Listas

Volkswagen T-Cross 2021: Descubra tudo o que o modelo tem a oferecer

Conheça tudo o que o Volkswagen T-Cross 2021 tem para oferecer e saiba porque você deve considerá-lo como o seu próximo SUV.

Anúncios

por Murilo C.

21/12/2020 | Atualizado em 22/12/2020

Saiba tudo sobre o Volkswagen T-Cross 2021

Com 52.961 unidades emplacadas entre janeiro e novembro de 2020, o SUV teve um ótimo ano de vendas, ficando atrás do literal carro chefe da montadora alemã. Com muito a oferecer, a montadora espera ao menos repetir a dose para o ano que vem e por isso o Volkswagen T-Cross 2021 já foi lançado e inclusive já pode ser comprado. 

Volkswagen T-Cross 2021
  • Categoria:SUV;
  • Preço médio novo: R$ 110 mil; 
  • Preço médio usado: R$  75 mil;
  • Versão recomendada: Volkswagen T‑Cross Comfortline 200 TSI.
  • Consumo médio cidade:9 km/L;
  • Consumo médio estrada: 12 km/L.

O modelo adota uma série de elementos do seu irmão mais velho, o Nivus, mas sem deixar de ser uma ótima opção de SUV para quem está em busca de um mais do que completo e por um preço acessível para chamar. 

Mais uma vez com a intenção de te trazer o que há de melhor em termos de análise automotiva nossos especialistas foram a campo e te trazem tudo e mais um pouco sobre o Volkswagen T-Cross 2021.

Descubra a seguir porque ele tem tudo para ser o seu próximo carro. 

Anúncios

Volkswagen T-Cross 2021

O T-Cross é o primeiro SUV produzido pela montadora alemã no Brasil, e chegou com um objetivo muito simples: revolucionar os padrões do segmento! 

O modelo consegue ser ainda mais dinâmico e inteligente do ponto de vista tecnológico e essa é uma das principais características dos veículos produzidos pela empresa sobre a plataforma MQB. 

Aliado a isso o T-Cross 2021 conta ainda com design único, economia, potência e o grande prazer que é dirigir um VW. 

Vamos agora destrinchar todas as especificações do seu próximo SUV. 

Visual único e arrojado

O modelo é imponente por fora e extremamente elegante por dentro. Trata-se de uma combinação ideal para uso urbano e off road. O capô alongado junto à ampla grade do radiador garantem ao SUV um visual único. 

A dianteira se destaca pela altura com uma grade ampla e faróis de LED integrados com luz de condução diurna. A tampa do motor também impõe grandeza ao olhar. A região inferior se difere por detalhes como os faróis de neblina inseridos de modo simples e marcante. 

Design
Visual do T-Cross é único

Nas laterais, uma linha característica acentuada divide os espaços proporcionando fluidez e um design único e inconfundível.

E a traseira conta agora com um novo elemento de design da marca: uma faixa de refletores transversal emoldurada por um painel preto de lanternas com tecnologia em LED criando um visual marcante e único.

Ao olhar o T-Cross 2021 por fora é  impossível não se apaixonar e quando se entra no SUV tudo fica ainda melhor!

Anúncios

Interior tem qualidade com funcionalidade

O interior do Volkswagen T-Cross 2021 é outra atração à parte. Qualquer um que entrar no SUV fica literalmente deslumbrado com o que se vê. 

O primeiro ponto que chama atenção é o teto solar panorâmico do tipo Sky View – onde dois painéis de vidro abrangem mais da metade da área do teto do carro com a primeira seção podendo ser aberta eletricamente. 

O painel é outro ponto que chama bastante atenção. Com uma cobertura própria ele é basicamente incorporado ao design moderno deixando o interior ainda mais estiloso. 

Interior
Interior é um show à parte

A iluminação ambiente, do painel, na região dos pés, console e maçanetas é toda em LED. Isso oferece um visual único para as linhas de design interno trazendo automaticamente a sensação de sofisticação e conforto. 

Por isso, não é absurdo afirmar que em termos de design e funcionalidade o T-Cross 2021 é TOP!

Conforto

Tão importante quanto ser bonito é ter conforto e o Volkswagen T-Cross 2021 é extremamente confortável, uma vez que conta com uma série de itens capazes de trazer uma experiência única ao condutor e aos ocupantes. 

Saídas de ar e USB traseiras

Pensando na comodidade e conforto dos ocupantes do banco traseiro, o descanso de braço central possui duas saídas de ar e duas saídas USB de carregamento.

Sistema Kessy

A montadora alemã juntou tecnologia e praticidade no sistema batizado de Kessy. Com ele é possível abrir o veículo sem precisar da chave, além de acionar o motor com um simples toque do botão start/stop.

Bancos rebatíveis

Outra opção pensando em conforto são os bancos rebatíveis. Eles permitem ajuste de acordo com a necessidade dos passageiros ou de espaço para a bagagem. 

Isso faz do modelo uma ótima opção para quem precisa de espaço, tais como, grandes famílias ou solteiros em busca de aventura. 

Sistema Climatronic

Com o ar-condicionado digital “Climatronic” é possível selecionar a temperatura de sua preferência e ele ajusta sua intensidade automaticamente para manter o ambiente do seu jeito.

Banco do motorista com ajuste lombar

E para fecharmos os itens voltados ao conforto, o T-Cross 2021 conta com um ajuste de banco na altura lombar que oferece maior prazer ao dirigir. 

Conectividade é ponto alto

A conectividade do Volkswagen T-Cross 2021 surpreende. O modelo conta com uma série de itens tecnológicos capazes de manter não apenas os ocupantes conectados, mas o próprio veículo em si. 

Central Multimídia VW Play

A central multimídia VW conta com tela sensível ao toque em HD, anti risco e apenas com botões virtuais. 

Com inúmeros recursos, os principais que podem ser elencados são conexão de internet via smartphone com o motorista, permitindo que o usuário baixe na própria central aplicativos dos mais variados tipos a partir da loja virtual VW Play apps. 

Para isso, a central conta com um HD interno com 10 GB de capacidade, que permite armazenar mapas de GPS e milhares de músicas. 

Além disso, a central conta também com o Manual Cognitivo e o APP ‘Meu VW’, que possibilita desde de esclarecer dúvidas referente ao veículo, caso uma luz-espia acenda no painel, por exemplo, até o agendamento de uma revisão periódica na concessionária Volkswagen de preferência do proprietário.

Active Info Display

Com o Active Info Display o motorista configura as telas que deseja ver no computador de bordo, podendo ter acesso a informações de velocidade, consumo, odômetro, telefone ou dados do veículo. 

Active
Active Info Display é ponto alto

Câmera de ré

A câmera de ré traseira é outro ponto de grande importância no que diz respeito à conectividade e segurança pois garante melhor visibilidade na realização dos mais variados tipos de manobras. 

Segurança surpreendente

Com a moderna plataforma modular MQB, e sistemas de segurança, o T-Cross assume um lugar de respeito entre os veículos mais seguros de sua categoria, o que passa tranquilidade e confiança para pegar qualquer caminho.

Controle de estabilidade

Batizado de ESC – Controle Eletrônico de estabilidade, o sistema evita a perda de estabilidade em curvas ou mudanças repentinas de direção. 

Assim que detecta a saída da trajetória determinada pelo volante o sistema realiza modificações em freio e motor trazendo o veículo de volta para a trajetória. 

Além disso, o sistema conta  Bloqueio Eletrônico de Diferencial (XDS+) que corrige o torque na roda que está perdendo tração.    

Frenagem automática pós colisão

O sistema de frenagem automática pós colisão é outra novidade que agrada, mas que ninguém deseja usar. 

Esse sistema aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente, o que evita colisões subsequentes.

Além do mais, vale destacar que o motorista sempre terá controle sob o veículo, podendo interromper a atuação automática do sistema ao retomar a condução, acelerando o veículo.

Sistema Isofix

O T-Cross possui como item de série o sistema Isofix e top-tether para a fixação de cadeirinhas infantis, garantindo mais segurança para a família como um todo. 

Assistente de partida em rampa

O assistente de partida em rampa mantém o veículo parado por até 2 segundos em aclives e o libera de maneira gradativa durante a aceleração. Com isso o veículo não volta para trás antes de ir pra frente evitando acidentes com outros veículos ou pedestres desavisados. 

Sistema Park Pilot

E por último, mas não menos importante há o sistema Park Pilot que são os sensores de estacionamento com a finalidade de facilitar manobras com alertas sonoros e projeção de distância de obstáculos na tela do rádio.

Em casos de colisão iminente, a frenagem de emergência é acionada automaticamente. Essa função funciona para manobras para frente ou em marcha a ré com velocidades entre 1,5 km/h e 10 km/h. 

Motorização e câmbio

O Volkswagen T-Cross 2021 conta com duas opções de motorização um 1.0 e um 1.4. 

O motor 1.0 possui três cilindros e é o mesmo usado em Polo, Virtus e Golf que é dotado de turbocompressor, injeção direta de combustível, bloco e cabeçote feitos em alumínio. Essa opção desenvolve 115 cavalos com gasolina e 128 cavalos etanol. 

Com o motor 1.0 é possível optar por um câmbio manual de seis velocidades ou transmissão automática Tiptronic também de seis velocidades. 

Motor
Há duas opções de motorização

Já o motor 1.4 conta com 4 cilindros, também turbocompressor e injeção direta. Esse motor conta com as mesmas configurações do Golf e entrega 150 cavalos tanto com gasolina, quanto com etanol. 

Nessa opção só está disponível o câmbio automático tiptronic de seis marchas. 

É importante ressaltar que os modelos com o motor mais potente contam com um seletor de modos de condução. Nesse modo é possível selecionar “normal”, “ecológico”, “esportivo” e “individual”. Com isso, os parâmetros de motor são alterados de acordo com as preferências e necessidades do condutor. 

Consumo de combustível

O consumo de combustível do T-Cross 2021 é o seguinte:

Com motor 1.0 e câmbio manual apresenta médias de 7,7 km/l com etanol na cidade e 9,4 km/l com etanol na estrada. Com gasolina, os números sobem para 11,2 e 13,2 km/l, respectivamente.

Ainda com motor 1.0, mas com câmbio automático o consumo é de 7,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol e 11 e 13 km/l, respectivamente, com gasolina no tanque de combustível.

Por fim, o motor 1.4 com câmbio automático tem média de 7,4 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol e 10,5 e 13 km/l, respectivamente, com gasolina.

Volkswagen T-Cross 2021: Versões e valores

Como em muitos outros modelos, o T-Cross 2021 possui diferentes versões e consequentemente, valores como pode ser visto a seguir:

  • Volkswagen T‑Cross 200 TSI Manual: R$ 91.660;
  • Volkswagen T‑Cross 200 TSI Automático:R$ 99.090;
  • Volkswagen T‑Cross Comfortline 200 TSI: R$ 112.120;
  • Volkswagen T‑Cross Highline 250 TSI: R$ 120.600.

Conclusão

Como é possível notar o T-Cross 2021 é realmente diferenciado e para muitos ter o modelo na garagem é um grande sonho de consumo. 

Pensando em trazer ainda mais informações sobre o modelo, fizemos um artigo onde mostramos como é ter um T-Cross na prática. Para conferir você só precisa clicar no botão abaixo:

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comprar Chevrolet Tracker: Descubra como fazer um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Chevrolet Tracker: Descubra como fazer um bom negócio

Continue lendo
content

Leilão de veículos dos Correios: como se cadastrar para comprar

Você quer comprar uma moto ou um utilitário por um preço vantajoso? Saiba como funciona o Leilão de veículos dos Correios e como comprar!

Continue lendo
content

Conheça quais são os prós e contras do Chevrolet Spin

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça quais são os prós e contras do Chevrolet Spin

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como dirigir carro automático? 10 dicas simples

Confira 10 dicas simples e extremamente funcionais para dirigir carro automático da melhor forma possível e ter bom desempenho sem errar!

Continue lendo
content

Leilões de veículos do Banco Santander: conheça e saiba como funciona

Vai comprar um carro e acha que leilões são uma opção? Os leilões de veículos do Banco Santander são boas oportunidades e preços reduzidos!

Continue lendo
content

Super carros: conheça os carros mais velozes do mundo

Listamos para você uma relação de 12 Super Carros que atingem velocidades incríveis. Confira aqui e conheça os carros mais velozes do mundo!

Continue lendo