Siga nas Redes Sociais

Artigos

Leilão de caminhões: tire suas dúvidas!

Por

Maria Eduarda 

| Publicado em

Leilão de caminhões é uma ótima forma de encontrar ótimas oportunidades para comprar caminhões pesados e extrapesados. Você pode conseguir comprar por até metade do valor solicitado no mercado. E, através de um investimento seguro. Muitos caminhoneiros consideram o leilão de caminhões um caminho seguro com um preço vantajoso. Isso porque neste tipo de transação há bastante transparência na hora de realizar a compra. 

Sem sombra de dúvida a maior vantagem do leilão de caminhões é o preço pago pelo bem na hora da compra no leilão. Afinal, as opções dispostas neste evento estão com um preço bem mais abaixo do mercado. O motivo? O modelo de negócio é escalável e sempre com data marcada para ocorrer. 

Sabemos que mesmo sendo um negócio seguro, com bastante transparência e com um preço vantajoso, ainda assim podem surgir dúvidas, até mesmo se vale à pena comprar um caminhão através do leilão. Por este motivo, no post de hoje iremos tirar todas as possíveis dúvidas que você pode ter na hora de participar de um leilão de caminhões. Vamos lá!

O que é um leilão de caminhões?
ANÚNCIOS

O que é um leilão de caminhões?

Basicamente, o leilão de caminho é um evento em que é realizado a venda desse tipo de bem. Através dele, o comprador pode dar lances que acordo com o seu orçamento. E, aquele que conseguir fornecer o melhor lance, ou seja, a melhor oferta para o caminhão, arremata o bem. 

Esse tipo de leilão pode ser realizado tanto por órgãos públicos, por conta dos leilões judiciais com veículos apreendidos, quanto por empresas privadas. No caso dos leilões realizados por empresas privadas, ele pode ser tanto empresarial quanto extrajudicial. Mas, em ambos os casos os valores são bem vantajosos, algumas vezes até metade dos praticados no mercado. 

Por que comprar caminhões em um leilão?
ANÚNCIOS

Por que comprar caminhões em um leilão?

Já afirmamos, mas não custa ressaltar: leilão de caminhões oferecem um preço extremamente vantajoso. De fato, em 99% dos casos de leilões, tanto realizados por órgãos públicos quanto por empresas privadas, o valor está bem abaixo do mercado. Até mesmo metade do preço! O que realmente é um ótimo negócio. 

O que não quer dizer, de maneira alguma, que há algo errado com os bens leiloados. Apenas que os veículos foram apreendidos, no caso judicial, ou o dono não pode pagar mais pelo bem, dentre outras opções. 

É importante ressaltar que para visitação dos caminhões em caso de leilão judicial, pode ser necessário solicitar uma petição judicial no processo de visitação. No caso de leilões realizados por empresas privadas, é a própria gestora do leilão, só é necessário que a solicitação seja feita pelo interessado na visitação.

Outro motivo que chama bastante atenção dos interessados do leilões de caminhões é a oportunidade de investimento. É possível comprar dois caminhões pelo preço de um, por exemplo. Já que o valor fica bem abaixo do mercado. Isso torna o caminhão atrativo tanto para o comprador tanto para quem deseja revender o bem. 

Assim, o leilão de caminhões se torna uma vantajoso não só por conta do valor solicitado pelo bem, mas também por conta da possibilidade de investimento e de revenda. O retorno a curto prazo se torna bem mais alto e com pouco risco. Afinal, o leilão é seguro e com processos bem transparentes. 

Contudo, para garantir essa segurança e transparência, é importante que você escolha bem a gestora que está propondo o leilão, garantindo que há clareza e honestidade nas condições de cada caminhão.

Onde encontrar leilões desse tipo de bem?
ANÚNCIOS

Onde encontrar leilões desse tipo de bem?

Basta procurar na internet a divulgação dos leilões de caminhões. São diversas gestoras privadas que realizam esse tipo de evento e as datas são divulgadas com bastante antecedência. E, assim que você ver a divulgação, pode realizar uma pesquisa para assegurar-se de que a gestora é de confiança e preza pela segurança dos compradores e revendedores. 

Como funciona a dinâmica do leilão?
ANÚNCIOS

Como funciona a dinâmica do leilão?

Geralmente, os lotes são abertos no site dos órgãos públicos e das empresas privadas. A  divulgação é realizada com prazo de 7 a 15 dias antes do encerramento. 

Quando você decidir participar de um leilão de caminhões depois de ver a divulgação, é ideal que você se encaminhe até onde o caminhão está sendo mantido para uma visitação. Assim, você consegue apurar com maior detalhe quais as condições do caminhão. 

Afinal, é melhor ver com os próprios olhos o estado do bem ao invés de só confiar na descrição oferecida pela gestora do leilão. Isso gera mais segurança e confiança na hora de fazer o seu lance.

Para participar do leilão você precisa ter um cadastro no site que realizou a divulgação. Normalmente, é preciso realizar esse cadastro em até 3 dias antes do encerramento. Isso dá tempo da gestora do leilão habilitá-lo e você também consegue tirar qualquer dúvida que você possa ter antes de decidir dar um lance no dia do evento. 

O interessante é que as informações sobre o veículo, tais como marca, modelo, versão, ano e localidade podem ser encontradas todas na página da gestora do leilão. Assim, você já sabe o que irá encontrar antes de realizar a visitação. 

O encerramento das inscrições de cada lote é controlado por um relógio regressivo. E, caso ocorra um lance nos últimos minutos, o encerramento pode ser adiado por mais 3 minutos e assim sucessivamente. Isso porque existem participantes do leilão online e os participantes que estão em forma presencial. 

Caso você esteja interessado em um caminhão em particular, saiba até quanto está disposto a investir. Isso porque, por conta dos valores vantajosos, de 50% a até 80% abaixo do valor de mercado, há muitos interessados na compra, tanto para si próprio quanto para revenda. A economia é um verdadeiro chamariz e você precisa estar preparado para “brigar” pelo caminhão que você quer. Mas, não se deixe levar pela emoção do momento e mantenha-se dentro do seu orçamento. E também selecione mais de uma opção, caso você não consiga a sua primeira através do lance feito. 

Lance automático
ANÚNCIOS

Lance automático

Existe também a possibilidade de realizar o lance automático. Ele é particularmente interessante para caminhoneiros. Porque assim é possível definir o valor máximo que você está disposto a pagar - conforme afirmamos acima. E, assim, o sistema irá realizar a administração para você, sempre cobrindo o lance com o incremento mínimo até o valor máximo estipulado. Ou, até o valor incrementado caso ninguém chegue ao valor do seu lance. 

Por isso, mesmo que você não utilize um lance automático, tenha essa mentalidade quando for participar do leilão: estipule um valor máximo e respeite-o durante o leilão. 

Quais os cuidados que você deve ter?
ANÚNCIOS

Quais os cuidados que você deve ter?

É fundamental verificar qual a gestora que está realizando o leilão e a procedência do caminhão em que você está interessado. Essas informações estão disponíveis em todo lote. E, é importante destacar que cada empresa tem um política diferente quando se trata da manutenção do caminhão. E você, como caminhoneiro, sabe disso. 

Outra boa prática, conforme já mencionamos, é não dispensar a visitação do modelo antes do dia do leilão de caminhões.

A análise presencial é necessário, pois é quando você pode verificar com calma as condições do caminhão e também se dar o tempo de verificar os detalhes. Como há diversos leilões online, essa pode ser sua única chance de verificar o bem antes de arrematá-lo. E conferir o estado do seu investimento antes de realizá-lo é muito importante. 

A questão do valor limite também é algo que não se pode deixar de levar em conta. Não dê um lance no calor da emoção. Isso pode comprometer o seu equilíbrio financeiro e de nada valerá a economia feita. Afinal, você gastou mais do que podia. Por isso, fique dentro da sua meta. 

Outro ponto que muitos se esquecem é das taxas. Esteja atento aos valores administrativos, a diária do pátio e outras taxas que a gestora do leilão pode comprar. Por isso, leia o edital com muita atenção. 

Alguns caminhões podem ter avarias e outros danos, além de possíveis problemas de mecânica. Por isso, conte com um mecânico de sua confiança para fazer essa análise e quais possíveis gastos você pode ter depois de arrematar o bem. 

Também esteja atento quanto às possíveis fraudes e histórico do veículo. Alguns leilões podem ser arriscados, fornecendo veículos com péssimas condições, mal estado de conservação, que estão em briga judicial ou históricos de sinistros. E outras possíveis fraudes. Por isso, sempre pesquise sobre a gestora de leilão que você deseja participar e conte com a ajuda de um especialista. 

Vantagens do leilão
ANÚNCIOS

Vantagens do leilão

Além de ser uma ótima oportunidade de economizar por conta do preço baixo. E também ser um investimento lucrativo para quem deseja revender, outra vantagem é a quitação do IPVA. Muitos não sabem, mas o valor do arremate já quita qualquer dívida relacionada a esse imposto e você só precisa se preocupar com a documentação e às taxas devidas ao leiloeiro. 

Além disso, os lotes apresentam uma grande variedade de modelos, de todas as marcas e diversos tipos de carroceria. 

Assim, você pode realizar uma lista os modelos que lhe interessam e planejar lances para cada um deles. Você tem o poder de decisão (outra vantagem) e pode pagar quanto quer pelo veículo. Se os lances começarem a aumentar e você não estiver disposto a pagar o valor, basta se retirar do negócio. Não há um vendedor tentando lhe forçar a compra, você pesquisa e toma sua decisão. 

O leilão de caminhões também é uma forma de compra bastante segura, com transparência e a possibilidade de tirar todas as dúvidas em relação ao modelo desejado com um atendente. A Associação Leiloeira Oficial do Brasil oferece um certificado com selo de segurança para as operadoras mais respeitadas. Assim, você já sabe quais são as melhores para realizar um bom negócio. É só acessar o site da associação.

Desvantagens do leilão
ANÚNCIOS

Desvantagens do leilão

Existem algumas desvantagens ao participar de um leilão de caminhões. A primeira delas está no fato de que ao participar deste tipo de evento, você precisa estar ciente de que o pagamento deve ser efetuado à vista. 

Ou seja, logo após arrematar o bem. Então, mesmo que você goste muito de um dos modelos do lote, caso você não possua o valor total no ato da compra, de nada adianta. Não existe negociação. 

Outra questão é que muito provavelmente você não poderá levar o veículo até o mecânico para uma avaliação mais detalhada. Ou seja, o veículo terá que ser avaliado por você mesmo no pátio. Mas, a boa notícia é que você pode, sim, levar um mecânico de confiança com você para avaliar os possíveis gastos. Mas, obviamente, eles não serão tão precisos. Coloque uma gordura no valor avaliado pelo mecânico. 

Se você optar por um veículo com danos estruturais, caso o caminhão tenha passado por uma enchente e tenha a parte elétrica danificada, por exemplo, é preciso avaliar os prós e contras. Às vezes o valor de até 80% abaixo do mercado é um atrativo, mas os custos após o arremate podem não fazer o negócio valer à pena. 

Sempre que possível, procure por veículos sem dados, como aqueles recuperados por conta de um financiamento não pago ou com pequenos danos. Quanto menor risco você precisar assumir, melhor será o negócio feito. Mas, é claro que esses serão os caminhões mais disputados no leilão. 

Outra desvantagem é na hora da contratação de um seguro. Algumas instituições financeiras e seguradoras avaliam esse tipo de veículo com um maior grau de risco. E, portanto, o valor do seguro se torna mais alto. Ou pode até mesmo ser negado. Por isso, avalie essa questão com a seguradora que você pretende contratar antes de se decidir por um arremate. 

Últimos lembretes e recomendações para participar de um leilão de caminhões
ANÚNCIOS

Últimos lembretes e recomendações para participar de um leilão de caminhões

Ressaltamos, por fim, que é importante contar com um especialista. Principalmente se esta for a primeira vez que você participar de um leilão de caminhões.

Como você pode perceber, existem diversos fatores a serem levados em consideração. As vantagens são diversas, mas também podem existir desvantagens e um especialista poderá lhe oferecer as melhores práticas e outras recomendações. 

Também é interessante contar com a expertise de um mecânico no dia da visitação para avaliar as condições do carro, se você tiver o contato de um. O que é bastante provável se você utilize um caminhão ou outro veículo diariamente, não é mesmo?

E, por último, sempre esteja atento às regras do edital e verifique a procedência de cada modelo do caminhão que você deseja dar o lance. Segurança e confiança em primeiro lugar.

leilão de caminhões

Agora que você tirou suas dúvidas sobre o leilão de caminhões é hora de conferir como participar dos leilões de carros da Polícia Federal.

De fato, para quem está procurando além de caminhões pesados e extrapesados, um veículo para passeio ou trabalho, o leilão da Polícia Federal pode ser uma ótima opção.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta