Listas

Prós e contras do Toyota Corolla: Saiba como é ter um exemplar

Conheça todos os prós e contras do Toyota Corolla e saiba como o modelo se comporta no dia a dia.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 17/12/2020

Prós e contras do Toyota Corolla

Conhecido por sua qualidade, robustez e segurança por conta do tempo de vida e consequentemente de estrada, o sedan japonês é hoje o sonho de consumo de muita gente não só no Brasil e no mundo. Mas você já  se perguntou como é ter um exemplar na garagem? Hoje nós vamos mostrar todos os prós e contras do Toyota Corolla

Prós e contras do Toyota Corolla

Se você está pensando em comprar um exemplar, deve conferir o artigo de hoje na íntegra, pois mostraremos tudo o que o modelo tem de bom e ruim. Bora conferir?

Anúncios

Prós e contras do Toyota Corolla

Conheça agora todos os prós e contras do Toyota Corolla e descubra como o modelo se comporta no uso diário e constante. 

Pró: Design

O primeiro ponto positivo na lista de prós e contras do Toyota Corolla é o seu design. O modelo que sofreu poucas alterações de 2020 para 2021 conseguiu ficar ainda melhor. 

Antes chamado de carro de tiozão, o modelo evoluiu e hoje não é absurdo nenhum afirmar que o sedan possui um ar agressivo e até mesmo esportivo com linhas mais fluídas e centradas. 

No quesito design uma coisa é certa: Por onde o Corolla passa ele chama atenção e isso não deixa de ser um ponto positivo. 

Anúncios

Pró: Estabilidade e diversão na tocada

O Toyota Corolla teve seu centro de gravidade rebaixado em cerca de 10 mm e embora pareça pouco isso fez muita diferença. 

Com essa sutil mudança e toda o auxílio dos controles de estabilidade e tração o modelo é estável e tem uma tocada bastante divertida. 

O ângulo de ataque permite entradas agressivas em curvas fazendo com que o modelo tenha um comportamento semelhante ao de um esportivo. 

Pró: Dirigibilidade

A nova plataforma TNGA fez muito bem ao Corolla.

Se a geração anterior precisou apelar para uma suspensão mais firme para encontrar uma boa dirigibilidade, essa atual geração adotou a suspensão traseira com uma base rígida para dar um passo além na tocada sem perder o conforto que se espera de um grande sedan. 

As rodas de 16 e 17 polegadas que vêm de série ajudam ainda mais na proposta de conforto e dirigibilidade por conta dos perfis mais altos de pneus. 

Drigibilidade
Dirigibilidade do Corolla é agradável

A direção eletroassistida tem ótima calibração e comunicação tanto em baixas quanto em altas velocidades. Quando colocado em condições extremas o Corolla aponta para a parte interna das curvas sem causar susto. 

E caso o motorista seja abusado, não tem problema, pois o controle de tração e estabilidade está lá pra ajudar. 

Pró: Conjunto mecânico à combustão 

O conjunto mecânico com motor 2.0 é um dos principais pontos positivos da lista de prós e contras do Toyota Corolla. Embora o propulsor seja “apenas aspirado” ele briga de igual com os oponentes que possuem motor turbo. 

No uso diário o Corolla é ágil e para quem prefere uma tocada na estrada o modelo possui força para seguir tranquilamente a velocidade de qualquer via e realizar ultrapassagens seguras. 

Pró: Conjunto híbrido

O protagonista das versões híbridas é o conjunto propulsor que une um motor 1.8 flex à combustão mais dois elétricos que são colocados junto ao câmbio. Somados eles alcançan até 173 cavalos. 

Como ocorre no Prius é possível acompanhar pelo painel ou pela central multimídia o fluxo de trabalho do sistema que mostra se é o motor à combustão que está em ação, se são os elétricos ou os três. 

Quando se tira o pé do acelerador ou o freio é acionado a energia é recuperada de volta para a bateria.

O sistema híbrido do Corolla como do Prius é autorrecarregável, assim não é preciso carregar o carro na tomada.

Na cidade, os motores elétricos conseguem, sozinhos, movimentar o carro no trânsito congestionado ou em manobra e p limiar de “entrada” do motor a combustão, no entanto, não é muito alto.

Ao acelerar de modo um pouco mais pesado o motor à combustão acorda para se unir aos elétricos e dar potência ao carro. 

Por meio de um botão (EV), é possível rodar de maneira exclusiva com os motores elétricos, mas apenas em baixas velocidades. Ao desligar o carro, uma espécie de “analista” aparece no painel e mostra se você está conduzindo de forma econômica.  

Aliado ao bom desempenho e funcionalidade a versão híbrida como era de se esperar apresenta bons níveis de consumo.

Pró: Itens de segurança

Dando continuidade à nossa lista de prós e contras do Toyota Corolla, outro destaque mais do que positivo é a segurança do modelo. 

Mantendo os 7 airbags e o ESP de modelos anteriores o Corolla segue em constante evolução em termos de segurança estrutural, assim como na segurança ativa. 

Dentro desse aspecto, o destaque fica por conta do Toyota Safety Sense. Um pacote de assistências de condução que incluem uma série de ajudas eletrônicas ao motorista tornando a tocada ainda mais segura. 

Essa combinação de sistemas é oriunda do SUV RAV4 e tem como objetivo ampliar a tranquilidade do condutor, principalmente na estrada. 

Mas a verdade é que tanto no uso urbano quanto no uso rodoviário o Corolla é um verdadeiro desbunde em termos de segurança e isso é algo que sempre deve ser exaltado. 

Pró: Conforto

O conforto é algo que acompanha o Corolla tanto na versão à combustão quando na versão híbrida. Em ambos os casos os propulsores aliado às transmissões de funcionamento assertivo 

permitem que o veículo rode de maneira lisa e sem nenhum tipo de trancos. Além disso, o silêncio da cabine é algo que agrada bastante em termos de conforto acústico. 

Outro aspecto que contribui para o bem-estar a bordo é a suspensão traseira, que agora é independente e usa amortecedores inclinados para a redução de impactos na cabine. 

Confort
Conforto é surpreendente

A nova plataforma também contribui mais para a solidez de rodagem. E por fim, é preciso dizer que os bancos foram redesenhados e se tornaram mais cômodos. 

O espaço interno é o mesmo de antes e na nossa opinião, a versão topo de linha, merecia uma saída de ar para o banco traseiro. 

Contra: Consumo da versão à combustão

O motor 2.0 aspirado do Corolla é moderno e conta com alta tecnologia com sistema de injeção direta e indireta de combustível, variador de fase de comandos de admissão e escape que resulta em bons resultados em termos de desempenho. 

No entanto, quando comparado à modelos concorrentes, como é o caso do Cruze ou do Honda Civic os números de consumo do Corolla ficam um pouco elevados.

Embora isso seja um ponto negativo não deve ser visto como um grande problema.

Contra: Pacote brasileiro

E para fechar nossa lista de prós e contras do Toyota Corolla é preciso falar do chamado pacote Brasil. 

A Toyota do Brasil afirma que foi obrigada a fazer algumas escolhas voltadas ao mercado brasileiro do que trazer o Corolla global para cá por conta de custos. 

Pacote
Pacote brasileiro é ponto fora da curva

Assim os equipamentos “adaptados” ao mercado brasileiro foram o freio de mão por alavanca e a central multimídia que precisou de uma cobertura de plástico na parte traseira que pode destoar do visual interno. 

Outros itens que ficaram de fora do nosso Corolla brasileiro, foram os braços pantográficos na tampa do porta-malas e a mola a gás para sustentação do capô. 

Conclusão

Já dissemos algumas vezes e vamos continuar a dizer que não existe nenhum carro que seja 100% mas depois de conferir a lista de prós e contras do Toyota Corolla é fácil concluir que o modelo é quase perfeito e que ter um é realmente como um sonho realizado. 

Se você já estava pensando em comprar um exemplar antes de ler esse conteúdo, certamente sua certeza só aumentou ao ler esse artigo. 

Por isso, nosso convite é simples: Clique no botão abaixo e descubra quais são os caminhos para comprar seu Toyota Corolla.

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Pareidolia Dos Carros: O Fenômeno Que Nos Faz Ver Rostos Em Veículos

Existem diversas curiosidades sobre carros, uma delas se chama Pareidolia, já ouviu falar? Clique e confira esse fenômeno que nos faz ver rostos em carros.

Continue lendo
content

Fiat 500e chega ao Brasil: descubra o preço e se vale a pena

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Fiat 500e chega ao Brasil: descubra o preço e se vale a pena

Continue lendo
content

Geração millennial é a que mais compra veículos em leilão

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Geração millennial é a que mais compra veículos em leilão

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Vai financiar sua moto? Nosso guia vai te ajudar!

Financiar uma moto pode facilitar sua vida, mas é preciso entender os detalhes e taxas que fazem parte desse processo. Aprenda com a gente!

Continue lendo
content

Leilão de sucata: Descubra como ganhar dinheiro com essa modalidade

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Leilão de sucata: Descubra como ganhar dinheiro com essa modalidade

Continue lendo
content

Como comprar na Leilão Lance 24h

Descubra quais são os passos para comprar na Leilão Lance 24h e, assim, realizar arremates precisos, certeiros e lucrativos!

Continue lendo