Listas

Conheça todas as mudanças da nova gasolina do Brasil

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Nova gasolina do Brasil

A partir de agosto, o brasileiro terá à disposição um novo tipo de gasolina, com maior qualidade e mais semelhante com combustíveis que são comercializados na Europa e Estados Unidos, mas ainda há muitas dúvidas com relação a ela. Por isso, o time de especialistas do Senhor Carros traz agora para você tudo sobre a nova gasolina do Brasil. E aí? Bora ficar por dentro do assunto?

ANÚNCIOS

Saiba tudo sobre a nova gasolina do Brasil

Para falarmos sobre a nova gasolina do Brasil precisamos voltar um pouco no tempo e entender porque o nosso combustível era (e ainda é) tão criticado. 

A má qualidade da gasolina brasileira é algo antigo.

Na década de 80, ela era tão ruim, que os carros importados precisavam passar por uma alteração mecânica para reduzir a taxa de compressão do motor, para que o carro pudesse funcionar com a “sua baixa octanagem”. 

Até 1994 a gasolina do Brasil ainda era conhecida por sua toxicidade, pois havia em sua composição chumbo tetra-etila, que foi substituida pelo etanol anidro, o que a tornou mais limpa e ainda aumentou sua octanagem.

No ano de 2014, mais uma mudança para aumentar a qualidade da nossa gasolina: a redução do teor de enxofre de 200 para 50 ppm – parte por milhão.

Com essa medida e a elevada octanagem, nosso combustível passou ser considerado um dos melhores do mundo. Mas ainda havia espaço para melhorias. 

Densidade: A principal mudança da nova gasolina do Brasil

Para nosso combustível ter padrão internacional, faltava uma regulamentação específica para sua densidade. 

A atual densidade da gasolina brasileira gira em torno de 700 kg por m³ enquanto a do etanol gira ao redor de 750 kg por m³. Apenas para efeito de comparação a da água é de 1kg por m³ ou seja, 1 kg por litro. 

Densidade
Densidade da nova gasolina do Brasil vai mudar

A eficiência de um motor, depende da densidade do combustível. Quanto mais densidade, mais potência e menos consumo.

No entanto, por conta de uma ausência de regulamentação, a gasolina brasileira podia variar de densidade, embora quase todas sejam refinadas e fornecidas pela petrobrás. 

Mas com a possibilidade de ser importada e reformulada por outras refinarias, parte da gasolina comercializada nos postos brasileiros poderia ser reformulada com densidade inferior, o que interfere na potência e no consumo. 

Resolução da ANP eleva qualidade da nova gasolina do Brasil

Em janeiro, a ANP – Agência Nacional do Petróleo, órgão responsável pela regulamentação dos combustíveis no país, estabeleceu novos padrões para a nossa gasolina, incluindo a densidade mínima. 

A resolução 807 de 23 de janeiro de 2020 reclassifica a octanagem, que é seu poder de resistir à compreensão do motor antes e durante a combustão. 

A octanagem possui dois padrões de medicação: O método de pesquisas – RON e o método do motor – MON.

Qualidade
Gasolina brasileira terá mais qualidade

O método RON é o utilizado na Europa. No Brasil, hoje se adota a mesma metodologia utilizada nos EUA, que é a média entre RON e MON, chamado de índice antidetonante – IAD. 

A gasolina comum do Brasil, por exemplo, tem uma octanagem de 82 pelo método MON e 93 pelo método RON.

A média entre as duas: MON 82 + RON 93 dividido por dois é de 87, o que corresponde a 87 IAD, que é o índice utilizado aqui e nos EUA, conforme mencionamos. 

Entendendo na prática as alterações da nova gasolina do Brasil

Em relação à octanagem, muda o padrão de classificação da gasolina do IAD que utilizamos atualmente para o Europeu RON.

A especificação da nova gasolina do Brasil, determina então, que a gasolina comum, seja ela fabricada no Brasil ou importada tenha uma massa de densidade mínima de 715 kg por m³ e octanagem de pelo menos 92 octanas seguindo o padrão RON. 

Importante destacar que existem gasolinas especiais no mercado brasileiro com octanagem superior às 92 octanas não padronizadas pela ANP,são exemplos a Podium da Petrobrás, a Octapro da Ipiranga e a Shell Racing da Shell, mas não são encontradas em todos os postos. 

Com relação a adição do etanol anidro em sua composição, não houve alteração. Manteve-se os níveis de 27% para gasolinas comum e aditivada e 25% para a gasolina premium. 

A nova gasolina do Brasil já está disponível nos postos?

A resolução estabelecida ainda em janeiro entrou em vigor no dia 03 de agosto e terá de ser oferecida em 100% dos postos do país em até 90 dias.

Por isso, só haverá certeza de que você irá abastecer seu carro com a nova gasolina do Brasil a partir do dia 3 de novembro. 

Entretanto, de acordo com a Petrobrás (responsável pela refinaria de 90% da gasolina brasileira) o combustível com maior qualidade já está sendo produzido desde o início do ano. 

Gasolina
Você poe ter rodado com a nova gasolina e nem saber disso

Muita gente não sabe, mas já pode ter ou estar rodando com a nova gasolina brasileira há algum tempo.

É importante destacar que não é possível identificar o novo combustível na bomba, ela não traz nomenclatura específica, e é visualmente idêntica à antiga. 

A ANP informou que empresas e postos que forem flagrados vendendo gasolina antiga após o prazo de 90 dias poderá ser multada em valores que variam de R$ 20 mil a R$ 5 milhões. 

Potência e economia

ao contrário do que muita gente acredita, a nova gasolina do brasil não proporciona potência ou torque acima dos valores informados pelas montadoras aos diversos modelos de carros. 

Entretanto, especialmente no caso dos carros flex, a potência e o torque com o novo combustível podem sentir.

Sabemos que muitos automóveis bicombustíveis possuem maior desempenho quando abastecidos com etanol, porém, com a nova gasolina, essa diferença deve cair, especialmente em motores mais modernos, dotados de turbo e injeção direta. 

Com relação a questão da economia e eficiência, a nova gasolina do Brasil tem a promessa de maior eficiência energética, e redução de consumo de até 6%.

Valores da nova gasolina do Brasil

E como era de se esperar, a nova gasolina, por dispor de mais qualidade será mais cara. No entanto, a Petrobras não informa uma estimativa de quanto o valor médio aumentou ou ainda irá aumentar. 

Atualmente o valor do combustível no Brasil é definido por cotação no mercado internacional e outros tipos de variáveis, como o valor do barril de petróleo, câmbio e até mesmo o frete. 

Por isso, esses fatores podem variar tanto para mais, quanto para menos e são mais influentes no preço do que o custo adicional da nova especificação. 

É importante mencionar que a Petrobras acrescenta que é responsável somente por 30% do preço final da gasolina aos postos de combustíveis.

Petrobras e preço
Petrobras é responsável por apenas 30% do valor da gasolina

Os demais percentuais que compõem o valor final da gasolina são compostos por tributos, preço do etanol adicionado e as margens de lucro de distribuidoras e revendedores. 

Agora que você já sabe tudo sobre a nova gasolina do Brasil, se for abastecer questione o frentista ou gerente se a gasolina que está sendo colocada no seu carro já está com os novos parâmetros.

Se a resposta for positiva, atente-se às respostas do motor, assim como o consumo e deixe um comentário aqui em nosso post. 

É sempre legal quando nossos leitores participam dando opiniões e mostrando fatos que ocorrem no dia a dia. 

E já que estamos falando de combustível que tal conferir uma lista com aqueles que são os 30 carros com menor consumo na estrada?

Para conhecê-los, é só clicar no botão abaixo! 

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Artigos

As 20 melhores SUVs no Brasil em 2020

por

Senhor Carros

Publicado em

| Atualizado em

Existem modelos de SUVs que serão lançados em 2020, com grandes melhorias e alto conforto. Os utilitários são carros de um segmento bastante cobiçado mundialmente, e com o avanço da tecnologia, os novos modelos de 2020 recebem poderosos recursos para a melhoria de seu desempenho e mecanismo. 

Confira agora a lista dos 20 melhores SUVs no Brasil em 2020! 

20 - Chevrolet Tracker 

O Tracker é um SUV bastante conhecido da GM. Bem como, possui grande renome e ótimos resultados no mercado. Em 2020, logo ele terá uma versão com grandes melhorias que serão bem nítidas ao comprador em potencial. Ainda mais, seu porta-malas, que era de 306 litros, passará a ser 360 litros, um grande aumento de espaço, além do mais, também terá acréscimo de comprimento e entre-eixos razoável, aumentando a comodidade dos passageiros.

Chevrolet Tracker

19 -  Renault Duster

Mesmo com alguns problemas em modelos passados, o Renault Duster terá uma tremenda atualização prevista para posteriormente no primeiro semestre de 2020. Ainda mais, seus pontos fortes em relação à comodidade sempre serão o entre-eixos e o seu porta-malas, que ajudam a comportar com ótimo conforto 5 pessoas. O entre-eixos é um dos maiores do mercado de SUVs, com 4,67 m de comprimento, enquanto o porta-molas comporta 478 litros, por isso, o Renault Duster é um dos melhores SUVs de 2020.

Renault Duster

18 - Citroën C5 Aircross

Sabemos que os veículos da Citroën tem forte uso de tecnologia, do mesmo modo, o novo C5 Aircross da montadora francesa terá um conjunto de qualidades que fazem deste carro ser um dos melhores SUVs de 2020. Antecipadamente, o que mais atraí nesse modelo, além de seu belo design similar ao Cactus, é o seu grande porte e tamanho incrivelmente adequado. Com três bancos adaptados na traseira sobre trilhos, que podem ser deslocados 15 centímetros para frente ou para trás, sem nenhum problema. Em suma, para completar, uma das principais coisas que chamam atenção neste utilitário em relação a conforto e comodidade é seu grande porta-malas, de poderosos 580 litros de comporte.

Citroën C-5 Aircross

17 - Audi Q3 

O novo modelo Q3 da Audi já passou por testes aqui no Brasil (confira) e tem previsão para lançamento após março de 2020. O novo SUV da marca alemã ganhou novos recursos que o encareceram e o faz entrar em conflito com grandes modelos do mercado. Assim como o C5 Aircroos, o Audi Q3 também possui o sistema de reposicionamento dos bancos traseiros de até 15 centímetros, o carro tem um grande porta e um ótimo acabamento interno, seu porta-malas varia de 530 a 675 litros. Sem sobra de dúvidas esse modelo será um dos melhores SUVs em 2020.

Audi Q3

16 - Land Rover Defender 

Após ter parado a fabricação em 2016, o Land Rover Defender volta com tudo esse ano. O modelo clássico e tradicional tem previsão de chegada no mercado nacional ainda no primeiro semestre de 2020. O SUV terá motorização apenas para combustível a gasolina, mas um dos principais destaques da nova geração do Defender, que o fazem ser um dos melhores SUVs de 2020 é a sua proposta. Com duas versões, ele terá capacidade para comportar 7 pessoas em uma delas, o Defender 110. Com autonomia e conforto, o Defender está causando bastante ansiedade para o mercado deste segmento.

Land Rover Defender

15 - Mercedes-Benz GLB

O novo Mercedes-Benz GLB chega no mercado para encarar a forte concorrência, o carro sempre teve ótimos recursos, e ele vem agora com um ótimo design robusto em formas quadradinhas. Foi batizado como GLB200, e será oferecido as versões GLB 35 e GLB 250 também, ambos com ótima autonomia e um excelente desempenho. Ele comporta de forma confortável 7 pessoas, com um bagageiro de 560 litros, o GLB200 é um dos melhores SUVs de 2020.

Mercedes-benz GLB

14 - Ford Territory

Desde já, o Territory é um grande e excelente SUV da Ford, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2020. Ele tem recursos bem admiráveis para um dos melhores SUVs de 2020. Em suma, ganhou aumento em seu comprimento, gerando mais conforto para os passageiros, com 4,58 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos tem um porta-malas com razoáveis 425 litros de comporte. O motor será 1.5 Dragon turbo, feito com parceria com a Yusheng.

Ford Territory

13 - Chery Tiggo 8

O novo Tiggo 8 da Caoa Chery sem dúvidas será um dos melhores SUVs de 2020 no mercado nacional, com previsão para maio desse ano, sua proposta é muito boa e consequentemente, terá bons resultados. O carro terá nova motorização de 1.6, mas o que chama atenção no novo veículo é suas principais melhorias, com capacidade para comportar 7 passageiros, são 4,70 metros de comprimento e 2,71 metros de entre-eixos, o Chery Tiggo 8 terá ar-condicionado de duas zonas, teto solar panorâmico e som premium, que fazem parte da versão mais completa, além do mais, o carro terá 5 anos de garantia.

Chery Tiggo 8

12 - Volkswagen Tarek

O Tarek, da montadora Volkswagen é um utilitário esportivo similar ao Compass,  modelo já começou a ser feito na Argentina, não tem previsão para sua vindo ao Brasil, mas esperamos que ocorra até o final do ano. O carro tem grandes melhorias, com 4,45 metros de comprimento e 2,68 metros de entre-eixos, se o Tarek chegar no Brasil ainda esse ano, com certeza ele será um dos melhores SUVs de 2020 do mercado nacional.

Volkswagen Tarek

11 - Volkswagen Nivus 

Talvez este seja o modelo mais simples desta lista. O Volkswagen Nivus é derivado do antigo Polo, comparando aos outros modelos apresentados aqui, o Nivus se destaca entre os melhores SUVs de 2020 pela sua simplicidade. Com previsão de chegada em abril de 2020, o modelo possui recursos razoáveis e aceitáveis, como sua distância entre-eixos de 2,56 metros e seu porta-malas pouco superior a 300 litros. Nitidamente, este será o SUV mais simples do mercado, o que gerará acessibilidade para diversos nichos de compradores, seu preço previsto está por volta de R$ 70.000. 

Volkswagen Nivus

10 - Audi e-tron

O e-Tron é o primeiro SUV elétrico da Audi, tem previsão de lançamento nacional em maio de 2020. O SUV elétrico faz de 0 a 100 km/hr em 5,7 segundos, segundo a marca, mesmo com mais de 2 toneladas do seu peso total. A autonomia que a marca assegura é de 400 km, terá câmeras ao invés dos espelhos tradicionais, mas para ter essa beleza de SUV terá que desembolsar no mínimo R$ 459.990.

Audi e-Tron

9 - Volkswagen T-Sport

O novo T-Sport da Volkswagen chegará no mercado matando a ansiedade de muitos que aguardam por esse veículo. O utilitário tem um acabamento esportivo muito chamativo, seu comprimento ganhou mais espaço, gerando mais comodidade e conforto para os passageiros. A proposta da VW é um SUV cupê urbano. Dos intens de série do T-Sport 2020 estão: Car Play, Controle de temperatura de três zonas, 480-watt sistema Fender acústica de 12 a cinco alto-falantes, aquecimento e ventilação da primeira fileira de cadeiras e assentos da segunda fila, bancos dianteiros elétricos entre outros incríveis recursos que fazem deste modelo um dos melhores SUVs de 2020 no mercado brasileiro.

Volkswagen T-Sport

8 - Nissan Kicks  

A princípio, o Kicks é um utilitário com grandes resultados da Nissan. O modelo é muito bem equipado e vem com alta tecnologia, ainda mais, com bancos de couro “gravidade zero”, chave inteligente, controle dinâmico de curva e câmera de ré como principais destaques. Ele foi um dos melhores SUVs de 2019, e ainda será em 2020 com grande força no mercado, o Nissan Kicks tem forte potencial e também alta satisfação dos consumidores.

Nissan Kicks

7 - Ford Ecosport

O Ecosport Freestyle Plus vem bem forte para o mercado deste segmento em 2020, o  modelo da Ford traz alta tecnologia e grandes recursos que fazem deste veículo ser um dos melhores SUVs de 2020 no comércio automotivo brasileiro. Além de ter seis airbags, o Ecosport também conta uma bolsa inflável para o joelho do motorista. Com câmera de ré, assistente de emergência, sistema anticapotamento, entre outras tecnologias incríveis deste utilitário que fazem ele ser destaque no ano de 2020.

Ford Ecosport

6 - Jeep Renegade

Ao contrário dos utilitários apresentados aqui, o Renegade, veículo da Jeep, perde no quesito de bagageiro, com somente 260 litros de comporte. O destaque do veículo vai para sua versão Longitude, contando com um motor 1.8 com até 139 cavalos, ele desloca-se de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos. Sua tecnologia também é admirável e destacável para ele ser um dos melhores SUVs de 2020, com bolsa inflável para o joelho do condutor, navegador GPS, freio de estacionamento eletrônico e muito mais. 

Jeep Renegade

5 - Hyundai Creta

A princípio, o Creta é um forte utilitário da Hyundai no mercado nacional, e o que faz deste modelo ser um dos melhores SUVs de 2020 são destaques como: tecnologia, custo-benefício e bagageiro. Com motor 2.0 de 166 cavalos, o Creta leva 9,7 segundos para atingir 100 km/hr. Dessa forma, seu porta-malas comporta 431 litros, vem com seis airbags, piloto automático e tremenda estabilidade. Em suma, além de ter recursos de última geração, como Android Auto e Car Play, banco do motorista refrigerado e saídas de ar no banco traseiro, ele é um grande veículo.

Hyundai Creta

4 - Honda WR-V

Assim como o Volkswagen Nivus, o Honda WR-V é um dos mais simples, comparado a todos desta lista. Dessa forma, ele é derivado do Honda Fit, ainda mais, vem com o motor 1.5 com até 116 cavalos e câmbio CVT de fábrica. Antecipadamente, o que torna este utilitário um dos melhores SUVs de 2020 no mercado nacional é seu destaque na versão EX-L, que conta com seis airbags, consumo médio pouco superior a 12 km/litro com gasolina e fazendo de 0 a 100 km/h em 12,3 segundos.

Honda WR- V

3 - Renault Captur 

A princípio, o Captur é um ótimo utilitário da Renault que tem grande presença no mercado brasileiro, sua versão Intense conta com um motor 1.6 com até 120 cavalos e câmbio do tipo CVT. De antemão, o destaque é do Intense, que torna o Captur um dos melhores SUVs de 2020 com ótimo acabamento interno, custo benefício e tecnologia, com 437 litros de comporte no porta-malas. Em suma, o Captur conta com ar-condicionado automático, câmera de ré, navegador GPS, luzes diurnas em LED, entre outras especificações que fazem deste utilitário um grande destaque.

Renault Captur

2 - Honda HR-V

Antecipadamente, o HR-V da Honda é um dos principais destaques do segmento aqui no Brasil, ainda mais, o modelo tem ótimos resultados e está bem acima no ranking de vendas. Em síntese, o destaque do Honda HR-V que o faz ser um dos melhores SUVs, do mercado é sua versão Touring, que conta com seis airbags, piloto automático, multimídia e controles de tração de estabilidade. Equipado com motor 1.8, o modelo tem 437 litros no porta-malas, banco de couro, GPS, faróis full LED e muito mais.

Honda HR-V

1 - Jeep Compass

O Compass é um dos líderes do mercado, ao lado de seu parente Renegade. Desde já eles dominam o mercado, dando alta credibilidade para Jeep. A princípio, o Compass Sport, equipado com motor 2.0 Tigershark com até 166 cavalos e câmbio automático de seis marchas, vai de 0 a 100 km/hr em 10,6 segundos. Em suma, um dos destaques principais deste modelo da Jeep que faz ele ser um dos melhores SUVs de 2020 é sua tecnologia, que conta com Android Auto e Car Play, multimídia, ar-condicionado automático dual zone, faróis de neblina, limitador de velocidade e muito mais. 

Jeep Compass

————————- Você também vai gostar ————————-
Os 18 Melhores Carros Para Viajar!
Os 42 carros mais econômicos no Brasil. Confira!
Os 20 melhores acessórios para carros

Continuar Lendo

Em Alta