Listas

Conheça o que o Toyota Corolla 2021 tem a oferecer

Descubra tudo e mais um pouco do que o Toyota Corolla 2021 tem para te oferecer e fique ainda mais apaixonado por esse carro que move legiões

Por

Murilo C. 

| Publicado em

ANÚNCIOS

Toyota Corolla 2021 é diferenciado

Já tem um tempo que o Brasil deixou de ser o país dos veículos compactos. Com o grande lançamento de SUVs e Crossovers, o brasileiro perdeu o gosto por pequenos, mesmo que o bom volume de vendas permaneça entre considerados veículos populares. Com isso quem nada de braçada são os sedans, e quando o assunto é sedan, o Toyota Corolla 2021 reina absoluto. 

Toyota Corolla 2021
  • Categoria: Sedan;
  • Preço médio novo: R$ 120 mil; 
  • Preço médio usado: R$  80 mil;
  • Versão recomendada: Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT
  • Consumo médio cidade: 9 km/L;
  • Consumo médio estrada: 12 km/L.

A atual geração do Toyota Corolla 2021 foi lançada no Brasil em setembro de 2019, quando sofreu mudanças profundas no visual e na oferta de versões como forma de se manter atualizado no mercado e na ponta do segmento dos sedans. 

Hoje vamos destrinchar literalmente o sedan por meio de análises detalhadas para mais uma vez te trazer o que há de melhor em termos de informações. Não deixe de conferir. 

ANÚNCIOS

Um pouco de história do Toyota Corolla no Brasil e no Mundo

O Toyota Corolla nasceu no ano de 1966 e a primeira geração durou até 1970 sendo batizada de E10 e muitos dizem que o modelo era parecido com o famoso Ford Corcel I. 

A segunda geração ainda era semelhante em termos de estilo e durou até 1974, quando a terceira geração do sedan ganhou curvas mais retilíneas, mas ainda manteve o porte compacto. 

A partir da quarta geração o Corolla começou a crescer em termos de tamanho, mas foi apenas na quinta e sexta gerações entre 1983 e 1981 que o sedan japonês ganhou uma aerodinâmica mais eficiente. 

Os brasileiros conheceram o Corolla a partir da sétima geração, comercializada até 1955. A primeira geração do modelo chegou ao Brasil logo depois, quando a Toyota construiu uma fábrica em Indaiatuba – SP a partir de 1997. 

Foi apenas na nona geração que o Corolla se popularizou por aqui, justamente no mesmo período em que ganhou fama de robusto, confortável e confiável.

De lá pra cá o modelo nasceu de braçada em sua categoria, sendo incomodado em ocasiões pontuais pelo seu maior concorrente, o Honda Civic. 

Hoje o Corolla é o carro mais vendido da história tendo ao todo mais de 44 milhões de unidades emplacadas. Embora a história seja gloriosa, é hora de olhar para o presente do sedan. 

ANÚNCIOS

Toyota Corolla 2021 o que há de novo?

Confira agora todas as novidades do Toyota Corolla 2021 detalhadamente!

Design é o começo de tudo

Como em todo o carro, a primeira coisa que chama atenção é o design. 

Olhando mais de perto, o Toyota Corolla 2021 chega com mudanças pontuais em seu visual com a intenção óbvia de torná-lo mais atraente. 

O carro que antes era chamado de modelo de “tiozão” agora chama atenção de todos que só olhavam para o Jetta e Civic. 

Design
Design é atração a parte no Corolla 2021

A nova plataforma TNGA-C deixou o modelo com um centro de gravidade 10 mm mais baixo o que influencia diretamente em seu visual, uma vez que deixa sua silhueta mais aerodinâmica e com linhas mais fluídas. 

Na dianteira é possível notar um para-choque com laterais mais trapezoidais com a grade frontal se ligando aos faróis por meio de uma linha elegante que se esvai pelas laterais dando um visual mais dinâmico ao sedan. 

Os faróis contam com luz de halogênio, mas as luzes diurnas em LED. Nas versões híbridas o acabamento é na cor azul o que dá um toque especial ao sistema como um todo. Abaixo da linha dos faróis há uma grade preta  junto aos faróis de neblina. 

Indo agora até a traseira do Corolla 2021 temos novas lanternas produzidas para harmonizar com o desenho do porta-malas e vincos marcantes no para-choque. 

A parte superior do porta-malas possui linhas que escorrem pelas laterais acima das maçanetas dando um ar de sofisticação ao modelo. E para finalizar, todas as versões vêm de série com rodas de liga leve. 

ANÚNCIOS

Interior é destaque mais do que positivo

Quando se fala em Corolla a primeira coisa que se vem à mente é o conforto e no modelo 2021 isso não poderia deixar de ser diferente. 

O interior do Toyota Corolla 2021 é realmente diferenciado. O primeiro item que chama atenção é o revestimento em couro e material sintético que nas versões superiores podem ser beges ou marrom. 

O painel central é todo produzido em Black Piano, o que integra luxo e funcionalidade de maneira conjunta capaz de agradar os condutores com os mais altos níveis de exigência.

Os difusores de ar possuem acabamento na cor prata como forma de destoar de maneira elegante do restante dos objetos.

Há ainda porta-copos e porta-objetos espalhados por todo o veículo como forma de trazer praticidade e comodidade a todos os ocupantes do veículo. 

E por fim um destaque tecnológico no interior do Corolla 2021 é o seu espelho retrovisor interno com sistema antiofuscamento eletrocrômico que garante melhor visão do condutor sem nenhum tipo de ofuscamento. 

Tecnologia e conectividade impressionam

Como na maioria dos carros da Toyota a tecnologia impressiona. E o fato de do modelo ser um campeão de vendas na sua categoria o alto poderio tecnológico e conectivo são literalmente um show à parte. 

Vamos mostrar agora cada um dos gadgets eletrônicos que o Corolla traz consigo. 

ANÚNCIOS

Computador de bordo

O computador de bordo do Toyota Corolla 2021 possui visor multifunção e tela TFT de 4.2’’. Por meio do gadget é possível conferir uma série de informações como consumo de combustível, pressão dos pneus e ter acesso ao odômetro, por exemplo. 

Além disso, o sistema Eco Driving voltado à uma condução mais econômica pode ser acessado e acompanhado pelo computador de bordo. 

Direção eletroassistida

O Corolla conta com direção eletroassistida progressiva. Quando parado ou lento, o volante fica leve, facilitando manobras e conferindo agilidade na movimentação. 

Conforme a velocidade aumenta o volante vai ficando mais pesado, o que garante uma tocada mais firme, estável e consequentemente segura. 

ANÚNCIOS

Start Button/Push Star e Smart Entry

Aqui temos um sistema necessário, mas que já não é tão impressionante que é o sistema que literalmente dispensa o uso de chave para travar e destravar as portas, bem como dar a partida no veículo. 

Start Stop
Engine Start Stop é tecnologia cômoda

Por meio de sensores inteligentes de aproximação, o veículo abre as portas quando a chave está por perto e as tranca quando se distancia. 

Usando a mesma lógica do ponto de vista tecnológico, o modelo reconhece a proximidade da chave e permite dar partida no motor por meio do botão de start/stop.

Ar-condicionado automático digital

O ar-condicionado automático digital é dual zone e permite a saída de ar quente e frio com controle de zonas específicas o que garante maior conforto uma vez que motorista e passageiro podem escolher as temperaturas que mais lhe agradam. 

Além disso, o sistema conta com filtro antipólen capaz de prevenir processos alérgicos ou incômodos no sistema respiratório dos ocupantes. 

ANÚNCIOS

Regulagem dos bancos do motorista e passageiro

Os bancos dianteiros do Corolla 2021 possuem possibilidades de regulagem visando maior conforto e comodidade aos ocupantes. 

O banco do motorista possui regulagem elétrica para oito ajustes que envolvem altura, distância, inclinação e altura com distância. 

Já o banco do passageiro possui capacidade para até quatro ajustes permitindo que se altere distância e inclinação. 

Trata-se de tecnologia à serviço da comodidade pouca vista em outros modelos. 

Central Multimídia com sistema Toyota Play+ 

E para finalizar a nossa galera de tecnologia e conectividade o Corolla 2021 traz uma central multimídia com sistema Toyota Play + com tela sensível ao toque de 8’’.

O sistema possui rádio AM/FM, MP3, entrada USB e Bluetooth. Além disso se conecta com Smartphones e tablets por meio dos famosos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Central multimídia
Central multimídia agrada

Com o sistema é possível fazer uso de apps como Whatsapp, Google Maps, Waze, Spotfy e muitos outros diretamente na central multimídia. 

ANÚNCIOS

Muita segurança

Os veículos da Toyota são mais do que exemplos de segurança e o Corolla 2021 segue a linha da montadora japonesa com muitos equipamentos e sistemas voltados inteiramente à questão da segurança. Vamos a eles. 

Limpador de pára-brisa com sensor de chuva

O primeiro item que merece atenção é o pára-brisa intermitente com sensor de chuva que nota a presença de pingos e automaticamente é ativado tornando a condução mais segura. 

ANÚNCIOS

Airbags

O Corolla 2021 é equipado de série não com 4 ou com 6, mas com 7 airbags. No total são dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para o joelho do motorista. Conferindo proteção total aos ocupantes do sedan. 

Barra de proteção nas portas

Outro item de segurança só encontrado no Corolla são as barras de proteção no interior das quatro portas. 

Esse sistema de proteção visa amortecer impactos laterais e proteger os ocupantes de todo o carro. Oriundo de carros de corrida é uma ótima opção de proteção. 

ANÚNCIOS

Controle de tração e estabilidade

O Corolla 2021 conta com controle eletrônico de estabilidade veicular e controle eletrônico de tração que funcionam de maneira conjunta e combinada. 

estabilidade
Estabilidade é surpreendente

Ambos funcionam ao mesmo tempo aumentando a estabilidade do veículo, garantindo maior poder de aderência em pisos secos, molhados ou no contorno de curvas. 

Assistente de subida em rampa

Outro item de grande importância no que diz respeito à segurança é o assistente de subida em rampa que mantém o veículo parado por alguns segundos impedindo que ele desça causando acidentes e incidentes. 

ANÚNCIOS

Sinal de frenagem de emergência

O sinal de frenagem de emergência consiste na ativação automática do pisca alerta em caso de frenagens mais bruscas. Isso serve como um sinal de aviso para os motoristas que vêm atrás evitando acidentes que podem dar origem a grandes engarrafamentos. 

Acendimento automático de faróis e lanternas

E para finalizarmos nossa lista de itens de segurança o Toyota Corolla 2021 conta ainda com o acendimento automático de faróis e lanternas por meio de sensores. 

Quando os sensores detectam quedas na iluminação, faróis, luzes diurnas nas lanternas dianteiras e traseiras são acesas para garantir maior segurança na condução. 

ANÚNCIOS

Motorização e câmbio

O Toyota Corolla 2021 possui duas opções de motorização. 

A primeira opção é o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC de ciclo de Atkinson Flex que rende 169 cavalos com gasolina e 177 cavalos quando abastecido com etanol. O conjunto é equipado com a inédita transmissão CVT Direct Shift de 10 velocidades 

Motorização
Sistema mecânico pode ser à combustão ou híbrido

A outra opção de motorização na verdade é um conjunto que conta com um inédito sistema que combina três motores – 2 elétricos e um à combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. 

A combinação é a seguinte: Motor 1.8 16V que rende 98 cavalos com gasolina e 101 cavalos com etanol + 2 motores elétricos MG1 e MG2 que juntos geram 72 cavalos de potência. 

A versão híbrida do Toyota Corolla 2021 faz do modelo o primeiro veículo híbrido e flex do mundo. 

Dirigibilidade

O Toyota Corolla 2021 possui ótima dirigibilidade é garantida pelos novos motores sob o capô e pela nova plataforma TNGA. 

Na versão Altis Hybrid, a tecnologia inovadora garante máxima eficiência e desempenho. 

Já para as versões a combustão Altis Premium, XEi e GLi, o novo motor 2.0L produz 177 cavalos de potência, além da nova transmissão automática Direct Shift de dez velocidades, que conta com a troca de marchas pelo volante com paddle shift e do botão de modo de condução Sport para uma direção mais esportiva. 

ANÚNCIOS

Consumo de combustível

A versão convencional com motor 2.0 possui consumo médio na cidade de 8,0 km/L com etanol e 11.6 km/L com gasolina. Nas estradas as médias são de 9,7 km/L e 13,9 km/L, respectivamente. 

Já na versão híbrida, como é de se imaginar, o modelo é mais econômico. 

A montadora divulgou uma média de consumo combinada entre etanol e gasolina. Assim o Corolla 2021 híbrido tem consumo de 18,9 km/L na cidade e 17 km/L na estrada. 

Essa média “diferente” é comum em veículos híbridos pois na cidade eles rodam com o auxílio dos motores elétricos, sendo mais econômicos no uso urbano do que em rodoviário. 

Toyota Corolla 2021 preços e versões

Como muitos outros veículos o Corolla 2021 possui uma série de versões e consequentemente de valores que podem ser conferidos abaixo. 

  • Toyota Corolla GLI 2.0 CVT: R$ 102.990;
  • Toyota Corolla XEI 2.0 CVT: R$ 114.090;
  • Toyota Corolla Altis Premium 2.0 CVT: R$ 130.390;
  • Toyota Corolla Altis Hybrid 1.8 CVT: R$ 130.390;
  • Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 1.8 CVT: R$ 137.390.
ANÚNCIOS

Conclusão

E depois de toda essa análise você certamente está ainda mais apaixonado pelo Toyota Corolla 2021

Mas se tudo que te mostramos não foi capaz de te convencer a ter um exemplar, não se preocupe. Criamos um artigo mostrando os pontos positivos e negativos de ter um Corolla na garagem.

Para conferir você deve clicar no botão abaixo!

Listas

Top 8: Conheça carros brasileiros que são elogiados no exterior

Por

Murilo C. 

| Publicado em

Carros brasileiros elogiados no exterior

Muitos brasileiros têm o costume de preferir carros gringos, mas o que poucos sabem é que existem muitos carros brasileiros elogiados no exterior.

Para aqueles que sofrem com o famoso complexo de vira-latas, isso seria algo inimaginável.

Como se sabe, o brasileiro é um povo apaixonado por carros e que muitas vezes não dá valor para os modelos produzidos e que rodam aqui. 

Foi pensando em valorizar a nossa cultura automotiva que a equipe do Senhor Carros reuniu informações e chegou a essa lista que conta com oito modelos de carros brasileiros elogiados no exterior.

Será que você consegue adivinhar quais são esses modelos? A resposta está logo abaixo! #Partiu conferir?

Carros brasileiros elogiados no exterior

Conheça agora oito modelos de carros brasileiros elogiados no exterior!

8. Renault Duster Oroch

A chegada da Renault Duster Oroch no exterior foi mais celebrada do que no Brasil, país onde a picape nasceu. 

Tanto que o programa britânico de carros e velocidade, Top Gear, em uma de suas edições rasgou elogios ao modelo da montadora francesa. 

Oroch
Renault Duster Oroch

Sam Philip, apresentador do programa na época, afirmou que o modelo era magnífico, afinal era robusto, podia transportar até cinco adultos, além de ter uma grande capacidade de carga na caçamba. 

Philip sugeriu até dar início a uma campanha pedindo que a Renault considerasse vender o modelo no mercado britânico, e olha que isso não foi humor britânico. 

7. Volkswagen Up! Tsi

Muita gente não sabe, mas o Up! Brasileiro é mais poderoso que o modelo que roda na Alemanha.

Além do modelo chegar antes no mercado brasileiro, o compacto brasileiro conta com 105 cavalos contra “apenas” 90 cavalos sob os capôs alemães.

Volkswagen Up! Tsi
Volkswagen Up! Tsi

Em 2014, o site especialista em carros Auto Motor und Sport fez uma comparação com o desempenho dos modelos dos países e lamentou a decisão da montadora que havia descartado a oferta da motorização turbo. 

A prova mais cabal disso é a história de um alto executivo da Volkswagen da Alemanha que veio ao Brasil tratar de negócios e quando voltou pediu que um exemplar brasileiro fosse enviado para seu uso pessoal. 

O compacto brasileiro tem moral ou não tem? 

6. Puma GT

Dando continuidade a nossa de carros brasileiros elogiados no exterior, temos o famoso Puma GT. 

Muitos sites estrangeiros especialistas em carros rasgam elogios até hoje a esse pequeno notável. 

Puma GT
Puma GT

Sites especializados apontam a Puma como uma das melhores fabricantes de veículos de fibra fazendo uso da mecânica Volkswagen.

Importante ressaltar que a marca é responsável por projetar modelos atraentes e inspiradores, como é o caso do Miura, por exemplo.

5. Renault Sandero RS

Aqui é preciso reconhecimento, afinal, além de ser um dos carros brasileiros elogiados no exterior, o Sandero RS possui uma legião de fãs no Brasil, mas como se sabe, se trata de um esportivo para poucos. 

Se no mercado brasileiro o modelo tem um preço salgado, no mercado Europeu, com um euro valendo pouco mais de seis reais, o Sandero RS é um modelo mais do que acessível. 

Renault Sandero RS
Renault Sandero RS

O famoso site automotivo francês “Caradisiac” classificou o Sandero RS como um verdadeiro esportivo de baixo custo.

Mas como não tinha condições geográficas de avaliar o carro, coletou impressões de sites mexicanos e argentinos para sua análise.

Após a leitura de elogios sobre desempenho, freios e dirigibilidade os franceses não esconderam o desejo de colocar suas mãos no Hatch. 

De acordo com puristas do país, o Sandero RS é um carro que teria muito espaço na França. 

4. Volkswagen SP2

O Volkswagen SP2 não é uma unanimidade no nosso mercado automotivo, é preciso ressaltar, entretanto, é mais um entre os carros brasileiros elogiados no exterior. 

A mídia automotiva especializada europeia define o SP2 como o carro lerdo mais rápido da história. O SP2 se tornou um sonho de consumo dos amantes dos modelos da Volkswagen refrigerados a ar espalhados pelo mundo.

Volkswagen SP2
Volkswagen SP2

Aqui no Brasil, inclusive, é cada vez mais difícil achar um modelo em bom estado para restauração. O modelo está se tornando cada vez mais uma mosca branca.

O SP2 tinha um visual esportivo, mas um desempenho pífio, uma vez que seu motor 1.7 de apenas 75 cavalos não condizia com seu design. 

A mídia estrangeira afirma que tudo foi pensado nos mínimos detalhes, afinal, ao andar devagar o SP2 permite que todos possam admirar a sua beleza. 

O Museu da Volkswagen, localizado na cidade de Wolfsburg na alemanha, conta com um reluzente modelo que arranca suspiros de todos os visitantes que passam por lá. 

3. Fiat Toro

Muito apreciada pelos brasileiros, a Fiat Toro já tem lugar cativo no coração dos gringos. 

Recentemente o repórter automotivo estadunidense Jonathon Ramsey fez uma análise da picape pedindo: Queremos a Fiat Toro nos EUA. 

De acordo com o especialista, por ser mais compacta do que as caminhonetes vendidas nos EUA, a Toro teria uma grande aceitação no mercado automotivo e ainda poderia alavancar as fracas vendas da marca por  lá.

Fiat Toro
Fiat Toro

Ramsey ainda destacou que a grande quantidade de versões poderia tornar o modelo acessível para as pessoas com os mais variados níveis de renda e que sua presença seria uma verdadeira revolução no mercado de picapes norte americano.

2. Troller T4

Quem diria que o Troller T4 poderia aparecer na lista dos carros brasileiros elogiados no exterior?

O modelo que foi lançado em 2014 teve melhor recepção no exterior do que por aqui.

A Revista norte americana AutoWeek, chamou o modelo na época de sucessor do Ford Bronco, sugerindo que unidades fossem importadas aos EUA.

Troller T4
Troller T4

Já o Autoblog, outro famoso blog especializado em automóveis, afirmou em letras garrafais que precisam do Troller T4 de maneira urgente no mercado automotivo estadunidense.

1. Volkswagen Karmann Ghia TC

E para completar a nossa lista de carros brasileiros elogiados no exterior temos o Karmann Ghia TC.

O TC possuía um design diferente do Karmann Ghia original, mas isso não foi um impeditivo de ter fãs dentro de fora do Brasil. 

Um dos maiores fãs do modelo é Jason Torchinsky, editor chefe do site especialista em carros Jalopnik

O jornalista afirma que o design do Karmann Ghia TC é magnífico, harmonioso e repleto de detalhes. 

Volkswagen Karmann Ghia TC
Volkswagen Karmann Ghia TC

Por se tratar de um modelo da Volkswagen, o modelo é bem-visto também entre os alemães.

Mas entre o povo bavário, existem divergências de opiniões, pois enquanto uns amam o Karmann Ghia TC, outros preferem o SP2. Realmente, a luta entre ambos é dura.

Conclusão

Como muitos dizem, é preciso dar valor ao que temos no Brasil e esse artigo é uma verdadeira prova disso. 

Embora alguns modelos realmente custem muito caro, é preciso reconhecer que os engenheiros automotivos brasileiros entendem de construção de carros. 

Dentre os carros brasileiros elogiados no exterior que acabamos de mostrar qual é o seu modelo preferido? Deixe um comentário contando pra gente. Sua opinião é muito importante. 

Depois de conhecer os carros brasileiros elogiados no exterior que tal conhecer os modelos nacionais considerados icônicos? Para isso, é só clicar no botão abaixo e mergulhar na nostalgia.

Continuar Lendo

Em Alta