Siga nas Redes Sociais

Listas

Dicas de como avaliar um carro usado antes de comprá-lo

Por

Murilo C. 

| Publicado em

como avaliar um carro usado

Em tempos de pandemia e crise, muitas vezes comprar um veículo zero é muito difícil por conta do alto valor, por isso, é natural que muita gente busque, um seminovo, mas a nossa pergunta pra você é a seguinte: Você sabe como avaliar um carro usado?

Pensando em te ajudar nessa empreitada, os especialistas do Senhor Carros se reuniram para montar o artigo de hoje, que te ensina como avaliar um carro um usado, e assim não cair em contos do vigário, ou histórias de vendedor

E aí? Bora aprender a avaliar um carro usado? Para isso é só continuar a leitura do nosso artigo! 

ANÚNCIOS

Aprenda como avaliar um carro usado de maneira adequada

Todo mundo tem um amigo ou conhecido que sempre faz bons negócios na hora de comprar um carro usado. Na verdade, ter sucesso nesse tipo de compra está mais ligado a conhecimento básico, do que soete. 

Muitos vendedores tentam vender carros usados por valores a mais do que eles realmente valem, por isso saber como avaliar um carro usado de maneira adequada é tão importante. 

As dicas que vamos mostrar agora são muito importantes, pois podem fazer você economizar ou até mesmo evitar de comprar um carro que é um verdadeiro mico. 

ANÚNCIOS

Pesquise preços antes de começar a avaliação

Antes de avaliar qualquer carro ao vivo, pesquise seus preços antes. Você pode pesquisar valores em sites de vendas online, como OLX, Webmotors, sites de concessionárias ou estacionamentos. 

pesquise preços
Pesquise preços

Depois dessa pesquisa prévia, nossa recomendação é: Visite a tabela FIPE, ela é considerada a melhor opção de realidade de valores e depreciação de veículos. 

Isso te dará uma ótima noção antes de você avaliar o carro usado que você deseja comprar. 

ANÚNCIOS

Avalie primeiro a lataria

A regra de ouro de como avaliar um carro usado é nunca conferir a sua lataria em um dia de chuva, pois as gotas de água, podem esconder imperfeições tanto na lataria, quanto na pintura. 

lataria
Comece avaliando a lataria

Outra dica muito importante é evitar o sol do meio dia ou do fim de tarde, pois podem incidir sobre a pintura, e também mascarar problemas. Assim, o ideal é buscar um local amplo e iluminado no meio da manhã ou da tarde.

ANÚNCIOS

Observe todos os encaixes

Todos os encaixes precisam de atenção. Por isso, na hora avaliar um carro usado, tenha muita calma. A pressa vai ser sua inimiga nesse processo. 

Comece avaliando os encaixes das portas, em seguida passe pelo capô e não se esqueça do porta-malas. Todos eles devem estar alinhados e os vãos precisam ter espaços idênticos. 

encaixa
Tudo precisa estar encaixando

Portas raspando nos batentes e diferença entre encaixes são sinais clássicos de acidentes. Outra dica muito válida é passar o dedo nos vãos das portas. 

A distância precisa ser a mesma em toda a extensão e em todas as portas. Se um lado tiver espaçamento menor do que é o outro, é sinal de acidente com conserto mal feito, ou problema crônico de alinhamento.

ANÚNCIOS

A pintura nunca mente

Outro ótimo indicador na hora de avaliar um carro usado é se atentar à pintura. 

Diferenças de tom da pintura externa em relação à interna, principalmente nas portas e batentes é um indício muito importante. Essa diferença precisa existir, pois do lado externo o carro é envernizado e brilha mais, na lataria interna, a cor é mais fosca. 

Quando há algum conserto, funileiros deixam tudo no mesmo tom, deixando claro que o carro passou por algum tipo de reparo anteriormente. 

pintura
Muita atenção à pintura

Em seguida, encare o carro de frente, encostando sempre o rosta no pará-lamas e espie toda a lateral. Essa é uma maneira eficiente de enxergar diferenças na textura da tinta, desalinhamento de portas e até pequenos amassados que podem ter escapado. 

preste muita atenção nas lanternas, grades, faróis e pára-choques. Pequenos pontos de tintas nesse lugar denunciam um processo de repintura. 

Muitas oficinas ao invé de desmontar a lataria, optam por empapelar essas peças para ganhar o tempo, e o resultado são pequenos respingos de tinta que apenas os olhos mais atentos conseguem enxergar. 

ANÚNCIOS

Não esqueça de porta-malas e teto

Na hora de como avaliar um carro usado, muitas pessoas esquecem ou simplesmente não sabem que precisam avaliar porta-malas e teto

Comece abrindo o porta-malas e levantando o estepe. Se o local onde fica o pneu estiver ovalado ou amassado isso indica uma batida na traseira que foi muito mal consertada. 

Estepe
Porta-malas, estepe e teto devem ser avaliados

Outro ponto importante de ser analisado é o teto, onde sempre haverá três borrachas que denunciam uma nova pintura: A da junção entre o pára-brisa e o capô e as que escondem as emendas do teto com as laterais. 

Assim, o ideal é levantar um pedacinho para observar ou apenas passar o dedo por baixo da borracha. Se houver diferença entre a tonalidade ou algum “degrau” de pintura, isso que quer dizer que a lataria já foi pintada. 

ANÚNCIOS

Atenção aos pontos de solda

Os pontos de solda também precisam de atenção, mas muita gente não sabe sequer onde ficam esses pontos, então vamos ensinar!

As borrachas que ficam ao redor dos batentes das portas são apenas encaixadas, ou seja, é possível (e fácil) retirá-las. 

Ao fazer isso, é possível encontrar os pontos de solda originais de fábrica. A distância entre esses pontos costuma ter um padrão variável entre 5 e 10 centímetros. A ausência desses pontos ou espaços irregulares denunciam que a lataria foi reparada.

solda
Retire as borrachas para ver os pontos de solda

Algumas oficinais colam as borrachas dos batentes para evitar que elas sejam retiradas, justamente para dificultar que se descubra um conserto feito anteriormente. 

ANÚNCIOS

Confira os números do chassis

Não deixe de conferir se todos os números do chassi que estão gravados no vidro são os mesmos que constam no documento do carro. 

Existem falsificadores que não remarcam os vidros, porque geralmente ninguém se lembra de checá-los. 

Chassis
Não deixe de conferir os números do chassis

É importante conferir também se o desenho das letras é igual em todas as marcações. É muito difícil que falsificadores sejam capazes de reproduzir o mesmo padrão de fábrica em um vidro novo.  

ANÚNCIOS

Itens de cuidado

Itens de cuidado também precisam de atenção. Comece conferindo os bancos, se estão firmes e não apresentam desgastes irregulares. 

Abra o porta-luvas e verifique se o manual está lá. Se o atual dono tiver a chave reserva isso é um ponto positivo e significa que o veículo foi bem cuidado. 

ANÚNCIOS

Teste os componentes elétricos

Problemas nos componentes elétricos podem dar muita dor de cabeça e custar muito dinheiro, por isso, olho neles. Ar-condicionado, travas, vidros e limpadores são os principais itens a serem conferidos. 

elétrico
Teste os componentes elétricos

Além disso, é importante conferir também o funcionamento de todas as luzes do veículo, passando por faróis, setas, luz de freio e lâmpadas internas. 

ANÚNCIOS

Olhe o carro por baixo

Essa é outra dica muito importante na hora de avaliar um carro usado: Não esqueça de olhá-lo por baixo. 

Por isso, vá até um posto de gasolina ou uma oficina mecânica de sua confiança e coloque o veículo em um elevador hidráulico. Isso permite uma checagem mais fácil da parte inferior do carro.

baixo
Olhe o carro por baixo

Ao observar o carro por baixo procure por marcas de soldas e trincas, vazamentos de óleo e escapamento enferrujado. Soldas e trincas são sinais de acidentes, e vazamentos e ferrugem no escapamento indicam problemas de motor. 

ANÚNCIOS

Airbag

Em modelos com airbag, o recomendado é girar a chave e se atentar ao quadro de instrumentos no painel. 

Ao girar a chave, a luz do airbag deve acender e apagar alguns segundos depois, indicando que tudo está funcionando adequadamente. Se a luz não acender, é sinal de que há algo errado. 

airbag
Atenção ao airbag

Há casos em que o dono veiculo equipado com airbag bate, repara o painel desligando a luz e não instala um novo airbag. 

ANÚNCIOS

Marcas de uso condizentes com a quilometragem

O hodômetro é o um itens que mais sofrem adulteração em um veículo usado. Por isso, é sempre importante checar o pedal de freio. 

confira as marcas de uso

Pedais desgastados indicam que um veículo tem mais de 60 ou até 70 mil km rodados. O mesmo é válido para o volante e o câmbio, que perdem suas rugosidades com o tempo.

ANÚNCIOS

Observe o desgaste dos pneus

Outro ponto importante no processo de como avaliar um carro usado é conferir se os pneus estão desgastados por igual, se são da mesma marca e do mesmo lote. 

Em carros com quilometragem mais baixa - menos de 30 mil km rodados, não há motivos para que tenham sido trocados. 

Carros com pneus trocados antes dessa quilometragem podem ter enfrentado algum problema como furo ou ter sofrido alguma alteração no odômetro. 

pneus
Avalie o desgaste dos pneus

Pneus com desgastes irregulares e medidas diferentes são sinônimos de problemas de alinhamento ou suspensão. 

ANÚNCIOS

Confira a mecânica

Conferir a mecânica do carro é algo básico na hora de avaliar veículo usado. Comece pelo básico, ligando o carro normalmente. Se ele demorar para dar partida é sinal de folga no motor.

Outra ação importante de ser feita é a retirada da vareta de óleo para sua conferência. Caso a vareta saia com uma mistura esbranquiçada, isso é um mal sinal de que há mistura de água com óleo.

mecanica
Confira a mecânica

Normalmente, o motor do carro é sujo de poeira e óleo. Um motor limpinho é sinal de que uma limpeza foi feita para esconder problemas ou vazamentos.

Por fim, ligue o carro e deixe-o funcionando por alguns instantes e vá até sua parte traseira e observe o escapamento. Se uma fumaça azulada estiver saindo, é um claro sinal de mau funcionamento do motor. 

ANÚNCIOS

Test-Drive na prática

Se depois de ter feito todas as análises posteriores e não tiver encontrado problemas, é chegado o momento de dirigir o carro. 

Em um test-drive na prática, cheque se durante a frenagem o carro não faz nenhum tipo de ruído, caso isso ocorra, é sinal de pastilhas gastas. 

Tente perceber se o carro não pende ou puxa para um lado. Se isso ocorrer, pode ser um simples desalinhamento ou então algo pior, um sintoma pós-batida.

test
Faça um test-drive

Ao dirigir o carro que está avaliando, passe por uma rua de paralelepípedo. É a melhor forma de verificar o funcionamento de suspensão, amortecedores ou ruídos estranhos.

ANÚNCIOS

É possível contar com a ajuda de especialistas

Caso você não tenha paciência para realizar uma avaliação tão detalhada por conta própria ou realmente não entenda nada do assunto, tudo bem, não tem problema! É possível contar com a ajuda de especialistas. 

Existem hoje empresas especializadas em vistorias técnica veicular. As análises custam em média de R$ 100 a R$ 300 dependendo da complexidade solicitada. 

especialista
Especialistas podem ajudar

Nelas, são verificados os mais variados dados de procedência e estado geral do veículo. Logo, um valor justo e realista pode ser dado ao veículo que você deseja comprar. 

ANÚNCIOS

Conclusão

Como é possível perceber, avaliar um carro usado é algo um pouco trabalhoso, mas não difícil. 

Não há nada de errado ou ruim em comprar um carro usado, desde que uma análise minuciosa seja feita previamente. Isso evita que você tenha qualquer tipo de problema posterior, ou pague um valor acima do que o veículo vale. 

É chegada então a hora de colocar o aprendizado em prática e daqui pra frente, fechar só bons negócios.

Agora que você já sabe como avaliar um carro usado, que tal permitir que mais pessoas também a aprendam as técnicas que acabamos de mostrar? Para isso é só compartilhar esse artigo em suas redes sociais. 

Que tal agora conferir um artigo que te mostra como comprar um carro usado em boas condições com descontos? Para isso, é só clicar no botão abaixo! 

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta