Listas

Saiba quais são os melhores carros para estrada de terra

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Carros para estrada de terra

Os carros para estrada de terra são muito bem vistos no Brasil. Isso porque o país possui uma longa extensão territorial e possui em muitos lugares asfaltos que são piores do que terra batida. 

Além disso, longe dos grandes centros, é relativamente comum ter que fazer uso de acessos em estrada para alcançar seu destino final. 

No artigo de hoje, nós do Senhor Carros vamos te mostrar o que carros para estrada de terra precisam ter para se adaptar aos desníveis do caminho, e apresentar os 15 melhores carros para esse tipo de piso. 

Se você transita em estradas rurais ou está pensando em comprar um carro que se dê bem em diferentes tipos de piso, então, o artigo de hoje foi feito pra você. Partiu conferir?

ANÚNCIOS

O que os carros para estrada de terra precisam ter?

Para se dar bem em pisos ruins, os carros para estrada de terra precisam ter: 

  • Tração;
  • Altura;
  • Pneus;
  • Ângulos de entrada e saída. 

Vamos falar um pouco sobre cada um dessas características. 

Tração

A tração é a força de atrito que um automóvel faz ao se deslocar. De modo geral, os melhores carros para estrada de terra são aqueles com tração 4X4, onde a potência do motor é distribuída entre as quatro rodas. 

Entretanto, os 4×4 não são muito econômicos. para quem busca uma opção mais acessível, carros equipados apenas com tração dianteira também dão conta do recado em estradas mais tranquilas. 

Altura

Veículos baixos não são indicados para terrenos com obstáculos, pois as chances do assoalho se chocar são altas. Isso pode causar problemas na parte inferior. 

Carros mais altos garantem uma condução segura e com boa visibilidade. Entretanto, é preciso cuidado com carrocerias que são muito altas, afinal, elas podem comprometer a estabilidade, além de aumentar riscos de capotamento. 

Pneus

Existem pneus que são considerados off-roads. Eles possuem sulcos mais profundos para assegurar a tração em terrenos mais acidentados, como é o caso de areia, lama e terra. 

Contudo, quando colocado no asfalto, esse tipo de pneu pode gerar ruídos, desgaste e aumento no consumo de combustível. 

Para quem procura bom desempenho no asfalto e na terra, o ideal é apostar em pneus de uso misto. Sendo a melhor opção para quem anda em centros urbanos e rodovias, e também precisam andar na terra. 

Ângulos de entrada e saída

A angulação determina se o automóvel é capaz de entrar e sair de declives sem choques tanto na traseira quanto na dianteira da carroceria. Nesse caso, carros que possuem a distância entre-eixos mais comprida são os ideais. 

Além disso, é importante que carros para estrada de terra tenham algum tipo de controle de estabilidade ou tração. Esses controles impedem a perda de equilíbrio em situações de risco, como por exemplo em contornos de curvas fechadas ou direção em piso escorregadio.

Os melhores carros para estrada de terra

Depois de de mostrar o que os carros para estrada de terra precisam ter, é chegada a hora de conhecer os melhores modelos para esse tipo de piso. Vamos lá?

15. Renault Kwid

Você certamente está surpreso de ver o Kwid nessa lista não é mesmo? O subcompacto é uma ótima pedida para os buracos do asfalto brasileiro por conta de seu vão livre do solo. 

Kwid
Renault Kwid

Além de boa altura, o compacto da Renault possui também boa angulação de entrada e saída, se saindo bem em estradas de terras mais tranquilas sem grandes emoções. 

14. Ford Ka Freestyle

O Ford Ka Freestyle segue a receita e a linha dos muitos hatches aventureiros comercializados por aqui

Ford Ka Freestyle
Ford Ka Freestyle

O modelo possui boa altura, rodas de liga leve, pneus de uso misto e conta com suspensão traseira mais firme elevada. Além disso, conta com opções de câmbio automático e manual, que podem trazer diversão ao rodar em terrenos irregulares. 

13. Volkswagen Saveiro Cross

A Volkswagen Saveiro Cross ganha o motorista logo de cara por sua boa dirigibilidade e dimensões compactas. 

O modelo possui estabilidade e segurança, principalmente por ser comercializada em cabine dupla. 

Volkswagen Saveiro Cross
Volkswagen Saveiro Cross

Além disso, a versão cross, possui equipamentos de série como controle de estabilidade e de subida, além de estribos, pneus de uso misto e suspensão elevada. Sendo um dos melhores carros para estrada de terra. 

12. Fiat Doblò Adventure

O modelo que tem seu visual um tanto quanto debatido, merece respeito, afinal é bom para transportar famílias inteiras, pode ser usado para trabalho e se dá bem em estrada de terras. 

Doblo
Fiat Doblò Adventure

O Fiat Doblò Adventure, que agora só pode ser encontrar como seminovo, possui altura de 22 centímetros, conta pneus de uso misto, suspensão reforçada e alguns possuem o sistema de tração locker. 

11. Fiat Palio Weekend Adventure

A exemplo do seu irmão de marca, o Doblo Adventure, a Palio Weekend adventure só pode ser comprada como seminovo e é, sem sombra de dúvidas, uma ótima opção para quem precisa encarar estradas de terra mais lights. 

Fiat Palio Weekend Adventure
Fiat Palio Weekend Adventure

O Fiat Palio Weekend adventure é literalmente um modelo projetado para andar nas estrada de terra. Com porta-malas espaçoso, suspensão elevada e pneus de uso misto, o carro é um aventureiro com espírito off-road. 

Modelos com o sistema Locker, são ainda melhores, pois podem bloquear eletronicamente o diferencial dianteiro, ajudando a sair de atoladas leves. 

10. Ford EcoSport

Muitos podem não concordar com o EcoSport nessa lista, mas calma que nós vamos explicar sua presença entre os melhores carros carros para estrada de terra. 

Ford EcoSport
Ford EcoSport

Como muitos sabem, o EcoSport é um pioneiro entre os SUVs de uso urbano, mas sua altura, bons ângulos de entrada e saída e opções de tração integral, fazem dele uma boa opção para estradas de terra de má qualidade. 

9. Renault Duster

O Duster é considerado o melhor custo x benefício em sua categoria e passou por uma processo de remodelação em março deste ano. 

O “novo” Duster, oferece bons ângulos de entrada e saída, possui proteção na lataria, supensão alta e robusta, além de amplo porta-malas e espaço interno.

Renault Duster
Renault Duster

Infelizmente, a nova versão não conta mais com a tração 4×4, mas é possível encontrar seminovos em bom estado de conservação equipados com o sistema. 

8. Troller T4

O Troller T4 é mais uma ótima opção entre os carros para estrada de terra. 

O “jipinho”, na verdade é uma boa opção para asfalto, terra, areia e lama. Com pneus largos, suspensão robusta e sistemas de tração e estabilidade, o modelo promete diversão e segurança.

Troller T4
Troller T4

Além disso, o modelo ganhou uma versão TRX, equipada com um interessante e inédito câmbio automático. 

7. Land Rover Defender

A Land Rover Defender pode ser definida em duas palavras: Força e Resistência!

Com ampla capacidade de carga e de tração, o “jipão” inglês é unanimidade quando falamos em carros para estrada de terra. Há quem diga que ele é literalmente um tanque de guerra. 

Land Rover Defender
Land Rover Defender

Hoje o modelo tradicional só pode ser encontrado como seminovo, entretanto, a marca já adiantou que o modelo que foi renovado lá fora deverá chegar ao Brasil até o fim de 2020.

6. Jeep Renegade

O Jeep Renegade é relativamente novo no Brasil, mas virou tradição e é muito bem quisto pelos brasileiros. Não é à toa que é um dos SUVs mais vendidos por aqui. 

O modelo possui diversas versões, e a melhora para terra é sem sombra de dúvidas o com motor turbodiesel e tração 4×4. 

Jeep Renegade
Jeep Renegade

Com controles de tração e estabilidade, dispositivos de partida em subida e descida, o Jeep Renegade é sem sombra de dúvidas, um dos melhores carros para estrada de terra. 

5. Ford Ranger

Quando se fala em aventura sobre quatro rodas, a Ford Ranger logo vem à mente de muita gente, afinal, trata-se de uma picape robusta, com ótimo acerto de suspensão e capacidade (aliada à facilidade) de rodar por trechos alagados e secos.

Ford Ranger
Ford Ranger

Embora seu acabamento seja simples, sua potência e torque em baixos giros garantem diversão e emoção sem arregar. A picape, ganhou, inclusive uma variação específica para aventuras off-roads. 

4. Mitsubishi L200 Triton

A Mitsubishi L200 Triton é uma ótima opção para quem vive em centros urbanos, mas que vira e mexe encara trajetos off-roads. 

Mitsubishi L200 Triton
Mitsubishi L200 Triton

Além de trazer bastante conforto e performance nas estradas, a L200 se destaca por sua altura em relação ao solo , bons ângulos de ataque com ótimas entradas e saídas, além de todo know-how técnico da marca japonesa. 

Recentemente, o modelo ganhou uma série especial em homenagem aos ralis. 

3. Jeep Compass

O Jeep Compass é considerado o irmão mais velho do Renegade e muito bem-visto por quem gosta de rodar na terra. 

Além de unir um design mais agressivo à sofisticação, o Compass é um SUV desenhado e projetado tanto para a cidade, quanto para terra principalmente por conta de sua altura e sistema de tração. 

Jeep Compass
Jeep Compass

Os pneus largos ajudam em pistas lisas e molhadas, além disso, seus ângulos de ataque de entrada e saída trazem praticidade para as surpresas a maioria das aventuras reserva.

2. Suzuki Jimny

Embora não seja tão conhecido, o Suzuki Jimny é um carro produzido para as estradas de terra. 

O modelo possui suspensão específica para a prática do off-road e bom livre do solo, o que reduz os impactos e traz robustez. O modelo acaba de ganhar uma nova geração, que conta com câmbio automático. 

Suzuki Jimny
Suzuki Jimny

Embora a nova geração esteja a todo vapor na fábrica da montadora em Catalão – GO, a versão mais antiga, e igualmente robusta, não saiu de linha, o que agrada os puristas, fãs do bom e velho câmbio manual. 

1. Toyota Hilux

E na liderança de nossa lista dos melhores carros para estrada de terra temos ninguém menos do que a Toyota Hilux

A Hilux é um verdadeiro desejo para quem deseja se aventurar por pisos de terra Brasil afora.  

Suas novas versões vêm com reformulações nas molas e suspensão, o que promete deixar a viagem mais confortável para ocupantes dos bancos traseiros, além de melhorar seus ângulos de entrada e saída. 

Toyota Hilux
Toyota Hilux

Recentemente, a picape estreou a configuração de motorização V6, o que permite torques e respostas otimizadas em baixas rotações, melhorando ainda mais seu desempenho em estradas de terra. 

Conclusão

Embora muitos não acreditem, você não precisa ter um carro que seja oficialmente um off-road para encarar estradas de terra. 

Entretanto, se você vai rodar nesse tipo de piso, é preciso uma pesquisa detalhada antes de comprar um modelo que não sofra nesse tipo de asfalto, pois se escolher errado, pode acabar no prejuízo. 

Dentre os melhores carros para estrada de terra qual é o seu favorito? Conta pra gente através dos comentários. 

E já que nossa lista contava com algumas picapes que tal ficar por dentro de um lançamento que certamente se dará bem em estradas de terra? Estamos falando da Renault Alaskan. 

Para saber tudo sobre essa novidade, é só clicar no botão a seguir!

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Listas

Hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020: Conheça o top 10

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Hatches fracassos de vendas

Com início da pandemia de coronavírus, alguns setores comerciais foram afetados, e o automotivo foi um deles, o que talvez contribua para o resultado do nosso levantamento que mostra quais foram os hatches fracassos de vendas no Brasil até agora. 

Embora modelos hatches sejam a preferência da maioria dos brasileiros, como ocorre em diferentes setores, existem os modelos preferidos e aqueles que são renegados. 

Mostraremos agora aqueles que são considerados os 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 até agora. Será que você consegue adivinhar quais são eles? 

Confira na leitura desse artigo mais do que imperdível que os especialistas do Senhor Carros prepararam exclusivamente para você!

10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020

Mostraremos agora a lista com aqueles que são considerados os 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020. 

10. Volkswagen Fox

O Volkswagen Fox é o primeiro dos 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020. 

O modelo que inclusive está na lista de dispensas da Volkswagen para deixar de ser produzido ainda agrada bastante os público brasileiro. 

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox

O Hatch “alemão” possui apenas motorização 1.6 e está disponível atualmente em duas versões: Connect e Extreme. 

Se compararmos com números antigos, as vendas do modelo não deixam de ser um fracasso. Apenas 10.097 unidades foram comercializadas até agora em 2020.

9. Fiat uno

Aqui temos outro hatch que embora seja muito apreciado pelos brasileiros, tanto por conta de sua compactabilidade quanto por sua economia. 

Fiat uno
Fiat uno

O modelo que já foi o chefe de vendas da Fiat, hoje não é a mais a estrela principal, mas não deixa de ser uma boa opção para famílias pequenas ou então para os solteiros. 

Até agora em 2020, apenas 7.274 unidades do Fiat uno foram emplacadas. 

8. Toyota Etios

O Toyota Etios é mais um entre os hatches fracassos de vendas em 2020. O modelo que conta com duas opções de motor e câmbios automático e manual é um bom veículo, tanto para usos urbanos, quanto para deslocamentos em rodovias. 

A potência do motor agrada e ainda existe a baixa visibilidade de roubos, o que faz com que seu seguro seja mais barato do que muitos outros modelos. 

Toyota Etios
Toyota Etios

Entretanto o Etios realmente não caiu nas graças dos brasileiros e seus números de vendas deixam isso ainda mais explícito, afinal, foram apenas 5.562 unidades vendidas. 

7. Nissan March

O Nissan March é hoje considerado o modelo de entrada da montadora nipônica no mercado automotivo brasileiro. 

O Hatch é mais um dos compactos repletos de qualidade. Equipado com um motor 1.0 de 3 cilindros, o March conta com bastante tecnologia embarcada, o que o torna, na opinião dos especialistas um modelo que praticamente não apresenta problemas.

Nissan March
Nissan March

O modelo ainda possui opções de câmbio automático e manual, capaz de render bem em estradas e cidades com bastante economia. Mas seus números, demonstram o fracasso: Apenas 2.208 unidades comercializadas. 

6. Peugeot 208

Os carros da Peugeot geram dois sentimentos nos motoristas: Ou você ama ou você odeia. A tecnologia francesa é pouca aberta, o que torna reparos mecânicos muito caros quando necessários. 

O Peugeot 208 conta atualmente com duas opções de motor, um 1.2 Puretech Flex de três cilindros capaz de gerar 90 cavalos com etanol, com boa força e torque em baixa rotação.

Peugeot 208
Peugeot 208

O outro é um 1.6 flex de quatro cilindros, atualizado, capaz de gerar 118 cavalos com etanol. O motor 1.2 é equipado com câmbio manual, enquanto no 1.6 só há opção de câmbio automático.

O atual fracasso de vendas do Peugeot 208 já era esperado, pois uma nova versão, totalmente renovada é esperada ainda esse ano por aqui. Ao todo, o modelo vendeu apenas 1140 unidades em 2020. 

5. Citroen C3

Na quinta posição, temos mais um carro de origem francesa que causa receio em muita gente por conta do surgimento de possíveis problemas que não são nada baratos de resolver. 

Na parte de motorização, o modelo dispõe duas opções de motor, uma 1.2 flex de três cilindros, capaz de render 90 cavalos com etanol e outra 1.6 também flex, mas com quatro cilindros, capaz de render até 118 cavalos. 

O Citroen C3 conta ainda com 3 versões distintas: Attraction 1.2 com câmbio manual; Attraction 1.6 com câmbio automático e Urban Trail 1.6 com câmbio automático.

Citroen C3
Citroen C3

Não é de hoje que as vendas do hatch francês não são boas. Na Europa, o veículo passou por uma profunda alteração visual, tornando-o bastante atrativo, mas de acordo com a montadora, a mudança não vai chegar ao Brasil. 

Os números de venda do modelo são vergonhosos. Até agora, apenas 583 unidades foram vendidas em 2020.

4. Mini Cooper

O Mini Cooper é um dos carros mais emblemáticos à venda no Brasil e realmente chama atenção por onde passa. 

O modelo é conhecido por uma ótima relação de peso X potência, pois é leve e potente ao mesmo tempo. 

Compacto e valente ele é uma ótima opção para uso urbano esporádico, pois sua potência, distância entre-eixos e controles de estabilidade e tração tornam seu uso em rodovias muito mais divertido. 

Mini Cooper
Mini Cooper

O Mini Cooper possui atualmente duas opções de motor. um 1.5 turbo de três cilindros e um 2.0 turbo de quatro cilindros. Ambos são movidos somente à gasolina e geram 136 e 192 cavalos respectivamente.

Entretanto, por conta de seu elevado preço, o Mini Cooper é um carro para poucos, o que diante do cenário de crise, o torna mais um fracasso de vendas. Até agora, apenas 335 unidades foram vendidas. 

3. Kia Rio

O Kia Rio é um desconhecido de muita gente. 

O modelo que é produzido no México e importado pra cá, foi lançado em janeiro, mas realmente não caiu nas graças dos brasileiros. 

Equipado com muitos itens de série, o Kia Rio tem sob o capô um motor 1.6 16V de quatro cilindros, flex capaz de gerar até 130 cavalos quando abastecido com etanol. O câmbio é automático de seis marchas. 

Kia Rio

Entretanto, a pouca confiança do brasileiro na marca e o alto preço do modelo, fizeram as vendas empacarem. Ao todo, somente 172 unidades do Kia Rio foram comercializadas. 

2. Audi A3

O Audi A3 já foi um modelo um tanto quanto popular anos atrás e disputava de maneira ferrenha a mesma classe de motoristas que gostava do Golf.

Com o passar dos anos, o hatch da marca alemã foi evoluindo em termos de mecânica e tecnologia embarcada, o que fez com que seus valores ficassem muito mais elevados do que o modelo da Volkswagen. 

Audi A3
Audi A3

O modelo é equipado com um motor 1.4 TFSI Flex de 150 cavalos, tanto com etanol, quanto gasolina. O câmbio é um tiptronic automático de seis velocidades. 

Embora salte aos olhos em termos de beleza, seja potente e recheado de tecnologia, o preço realmente é um impeditivo. Tanto que o A3 é mais um entre os hatches fracassos de vendas, com apenas 119 unidades vendidas. 

1. Fiat Palio

E na primeira posição dos hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 temos o Fiat Palio. 

Embora o modelo tenha sido descontinuado, ainda é possível encontrar algumas unidades à venda em concessionárias espalhadas pelo Brasil, e foi exatamente isso que aconteceu. 

Fiat Palio
Fiat Palio

Com uma histórico de bons números de vendas, o modelo que pode ser uma boa opção para o momento de crise pelo qual estamos passando registrou em 2020 o número de apenas uma unidade vendida, e por isso levou medalha de ouro em nossa lista. 

Conclusão

A exemplo do mercado de SUVs, o mercado dos hatches é um tanto quanto competitivo. Enquanto uns modelos se destacam, outros são totalmente jogados ao esquecimento. 

Depois de conferir a nossa lista daqueles que são os hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 que tal descobrir quais são os modelos chineses que os brasileiros mais gostam?

Para conferir, é só clicar no botão abaixo:

Continuar Lendo

Em Alta