Listas

Prós e contras do Hyundai HB20: Como é ser dono de um exemplar

Conheça todos os prós e contras do Hyundai HB20 e saiba como é ter um exemplar do vice líder de vendas para encarar a rotina do dia a dia.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 16/01/2021

Prós e contras do Hyundai HB20

Quando a primeira geração do compacto chegou por aqui em 2012 seus concorrentes eram apenas VW Gol e Fiat Palio. O modelo sul-coreano chegou fazendo estardalhaço e logo tomou a ponta nas vendas. Hoje os tempos são outros, mas o modelo mostra que ainda tem lenha pra queimar. Hoje vamos te mostrar quais são os prós e contras do Hyundai HB20

Prós e contras do Hyundai HB20

Se você está pensando em comprar um exemplar de HB20 para enfrentar os percalços diários, não deixe de conferir o artigo de hoje. Ele é um verdadeiro norteador para os indecisos. 

Bora conferir?

Anúncios

Conheça todos os prós e contras do Hyundai HB20

Conheça agora quais são os prós e contras do Hyundai HB20 e ao término da sua leitura coloque na balança se vale a pena ou não comprar um exemplar para você e toda sua família.

Pró: Design diferenciado

Muita gente não gostou da última reestilização pela qual o hatch sul-coreano passou. 

No entanto, da mesma forma que muitos não gostaram, há muita gente que achou que o veículo precisava mudar. 

Nós do Senhor Carros somos adeptos de mudanças ao longo do tempo e assim com um pouco de calma e paciência chegamos à conclusão de que o novo layout do modelo está longe de ser feio.

Uma prova clássica disso são os números de vendas. O HB20 em 2020 foi o segundo carro mais vendido no Brasil.

E como muita gente sabe, brasileiro não compra carro feio. Assim, podemos afirmar sem sombra de dúvidas que o design do HB20 é sim, um ponto positivo no modelo. 

Anúncios

Pró: bom desempenho e consumo

Um grande destaque na nossa lista de prós e contras do Hyundai HB20 é o seu desempenho aliado ao consumo de combustível. 

Mesmo com três opções diferentes de motor diferentes, o HB20 apresenta bom desempenho tanto no uso urbano quanto no uso rodoviário. 

O condutor dificilmente passa perrengue. 

As respostas são ágeis na cidade e o carro anda muito bem na estrada. Chega até ser difícil de perceber que você está andando rápido demais. 

Em todas as opções de motorização o câmbio apresenta um bom escalonamento e engates precisos, o que torna a tocada divertida e gostosa. 

E pra fechar com chave de ouro a questão da motorização e câmbio, o veículo entrega aos condutores um consumo muito bom, tanto quanto etanol, quanto com gasolina no tanque. 

Pró: Espaço interno e conforto

Aqui temos um ponto muito importante, principalmente por se tratar de um carro hatch. 

O HB20 sempre fora confortável na parte da frente, mas eram comuns algumas reclamações de pouco espaço no banco traseiro. 

Entretanto essa falta de espaço chegou ao fim. 

Espaço
Modelo é amplo e confortável

O modelo 2021 ganhou quase 5 centímetros a mais de espaço para as pernas no banco do traseiro, o que é muita coisa. 

Com isso, os passageiros ganham com conforto tanto em pequenos quanto em grandes deslocamentos. 

Já que estamos falando de espaço, algo importante de se mencionar é que embora o porta-malas não seja grande coisa, com seus 300 litros é possível rebater totalmente os bancos traseiros. 

Com isso, a capacidade de carga do HB20 ultrapassa os 900 litros. 

Pró: Segurança

Antigamente os hatches eram conhecidos por seu preço baixo aliado à falta de segurança. 

Inclusive o hoje campeão de vendas, Chevrolet Onix já foi um dos piores em nota de testes de colisão. 

Felizmente isso mudou. 

Hoje o HB20 conta com uma série de sistemas e acessórios voltados à segurança de todos os ocupantes. 

A lista é grande. O modelo tem à disposição: controle de tração estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sistema de frenagem autônomo, alerta de mudança de faixa, 4 airbags, sensores de pressão nos pneus e cinto de três pontas. 

Quem compra um HB20 hoje, tem a certeza de que está comprando um veículo seguro. 

Pró: Dirigibilidade

A combinação motor e segurança conferem quase que de maneira automática uma excelente dirigibilidade ao HB20. 

Aliado a esses dois itens é preciso reiterar o trabalho da suspensão. 

Embora a plataforma seja a mesma da versão anterior, o modelo recebeu ajustes nas suspensões dianteiras e traseiras. 

Segurança
Segurança e dirigibilidade agradam

Esses ajustes tornaram HB20 ainda mais firme em termos de estabilidade. Quem pilota, afirma que tem o carro literalmente na mão. 

Sendo assim, a dirigibilidade é algo que merece ser exaltada. 

Pró: conectividade

A tecnologia avançou em nossas casas e os carros não ficaram para trás. Principalmente quando se fala em conectividade. 

Hoje um veículo que não tenha a disposição gadgets e equipamentos tecnológicos dificilmente sobrevive, o que não é o caso do HB20.

O principal ponto da conectividade do HB20 é a nova central Multimídia compatível com celulares com sistema Android e IOS. 

Por meio dela é possível espelhar aplicativos dos celulares, como Whatsapp, spotify, Waze, Google Maps e muitos outros, além de receber e realizar ligações. 

O sistema se torna ainda mais completo com entradas USB no console e volante multifuncional que permitem o controle de comandos sem tirar a mão da direção. 

Pró: Valores das revisões

Tão importante quanto comprar um carro é conseguir mantê-lo de maneira adequada. 

Sabe-se hoje que para que um veículo tenha a garantia de fábrica mantida é preciso realizar suas revisões dentro do período estipulado pelas concessionárias.

Trata-se de um gasto que deve ser levado em consideração por todos aqueles que desejam comprar qualquer veículo.

A boa notícia para quem está pensando em comprar um HB20 é que o modelo tem os valores de revisões mais baratos entre os hatches e isso é algo que não pode ser deixado de lado em hipótese algum.

Contra: Preço

Dando início aos pontos negativos da nossa lista de prós e contras do Hyundai HB20 temos o preço como um fator que em um primeiro momento pode afastar possíveis compradores. 

O modelo parte da faixa dos R$ 48 mil e pode acabar encostando nos R$ 80 mil. é uma disparidade importante a ser analisada. 

Cabe a cada futuro comprador fazer uma análise detalhada de custo x benefício de acordo com a realidade. 

Contra: Equipamentos apenas nas versões superiores

Como em muitos outros modelos de carros, o HB20 começa um tanto quanto pelado nas versões mais básicas. 

Entretanto é importante ressaltar que isso não é um defeito do modelo, mas sim uma prática normal no mercado automotivo brasileiro. 

Interior
Quanto mais caro mais equipado é o Hyundai HB20

Conforme as versões vão se tornando superiores (e mais caras), os acessórios dos mais variados tipos vão surgindo e o carro vai se tornando mais completo. 

Entretanto isso não deve ser considerado um entrave na hora de avaliar se compra ou não um HB20.

Contra: Barulho interno e um pouco de vibração

Reclamações provenientes de barulhos internos e um pouco de vibração eram comuns nas gerações anteriores do HB20. 

Mesmo com alterações de design e construção do veículo esses problemas ainda se mostram presente no novo HB20, de maneira inferior ao que era antes, mas ainda estão lá.

Quando é preciso levar o motor a rotações mais altas, é possível notar que o barulho invade a cabine. Em subidas ou trechos de estrada na serra isso pode ser um pouco desconfortável. 

Com relação às vibrações, elas só ocorrem quando se faz necessário elevar as rotações, portanto ocorrem de maneira pontual e não o tempo todo. 

Conclusão

Quando fazemos análises de prós e contras de qualquer tipo de modelo um bordão muito utilizado por aqui é o de que não existe nenhum veículo 100%.

Sempre vai existir algum ponto onde determinado veículo vai ter algum nível de falha que não atenda às expectativas do público e com o HB20 também é assim. 

Como é simples notar, o HB20 possui pontos muito mais positivos do que negativos. 

Inclusive dentre os aspectos “ruins” aqui apresentados, dois deles são totalmente opinativos, que dizem respeito ao preço e a presença de acessórios. 

Dessa maneira, é possível afirmarmos que o HB20 é sim uma ótima compra e quem diz isso são os números de vendas do modelo. 

Agora que você já conhece todos os prós e contras do Hyundai HB20 que tal conhecer as melhores formas de comprar um exemplar para colocar na sua garagem? 

Para isso, é só clicar no botão abaixo! 

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comprar Chevrolet Equinox: Aprenda a fazer um ótimo negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Chevrolet Equinox: Aprenda a fazer um ótimo negócio

Continue lendo
content

Top 10: Os melhores carros e os maiores campeões da história da Fórmula 1

Prestes a começar sua 70ª temporada, conheça aqueles são os melhores carros e os maiores campeões da história da Fórmula 1

Continue lendo
content

Prós e contras da Toyota Hilux: como é ter uma para chamar de sua

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras da Toyota Hilux: como é ter uma para chamar de sua

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Kleiber Leilões: como se cadastrar para comprar?

Na Kleiber Leilões você encontra diversas ofertas para comprar aquele carro bom e barato que deseja: veja como fazer seu cadastro e comprar!

Continue lendo
content

Toyota Corolla Cross: Conheça o novo SUV que promete agitar o mercado

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Toyota Corolla Cross: Conheça o novo SUV que promete agitar o mercado

Continue lendo
content

Como solicitar seguro na Pier Digital

Descubra quais são os passos necessários para solicitar seguro na pier digital facilmente e manter seu carro protegido de maneira prática!

Continue lendo