Dicas

6 dicas de como encontrar os melhores leilões em 2022!

Com a alta nos preços dos carros devido à pandemia, comprar em leilão se tornou uma tendência no mercado. Mas como saber como encontrar leilões confiáveis? Confira nossas dicas!

Anúncios

por Carlos Zecchin

Publicado em 06/03/2022

Nunca mais perca um leilão: siga nossas dicas de como encontrar os melhores!

Mas, afinal, quais são as dicas para descobrir os melhores leilões? Fonte: Adobe Stock.
Mas, afinal, quais são as dicas para descobrir os melhores leilões? Fonte: Adobe Stock.

Então, com a chegada da pandemia, o que se viu foi uma reviravolta no comércio de veículos. E os leilões estão se tornando uma boa alternativa para adquirir um carro por preços abaixo da tabela. Mas é preciso ter alguns cuidados para não cair em uma cilada. Assim, conheça nossas dicas de como encontrar os melhores leilões do mercado.

Muito bem, as montadoras de veículos estão com dificuldade para atender a demanda por carros novos, em função dos problemas que vieram com a pandemia. Isso está acontecendo devido às constantes paralisações e falta de componentes e insumos na cadeia de produção, que praticamente paralisaram a fabricação.

Além disso, os hábitos do consumidor também tiveram uma mudança. Ter um carro próprio passou a ser uma alternativa para fugir do transporte público. Com isso, a procura por seminovos ou usados aumentou e, consequentemente, os preços também.

Desse modo, uma opção que vem ganhando força é adquirir um carro por meio de leilões. Neles, você encontra inúmeras alternativas para comprar seu veículo, com preços que podem chegar a ser 50% menores que os preços de tabela.

Porém, como a maioria atualmente é feita de forma online, é preciso tomar algumas precauções antes de escolher qual deseja participar, pois todos sabem que o que não faltam são pessoas mal intencionadas, que aplicam seus golpes pela internet todos os dias. Assim, é bom se prevenir para não cair em armadilhas.

Mas para garantir sua participação no mercado, as leiloeiras se aperfeiçoaram com novas tecnologias, oferecendo um ambiente seguro para os consumidores.

Então, vamos dar aqui uma lista com seis dicas. Elas podem te ajudar a encontrar os melhores leilões e fazer um bom negócio com segurança.

Mecânico mexendo no motor do carro

Como saber se a bateria do carro estragou?

Vai sair de manhã para ir ao trabalho e o carro não pega? Todo mundo já passou por esse problema, não? Então, veja como saber se a bateria do carro estragou.

Anúncios

Como fazer uma boa compra em leilão?

Então, como fechar o melhor negócio? Fonte: Adobe Stock.
Então, como fechar o melhor negócio? Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, existem vários motivos para que um carro seja leiloado. Assim, temos os leilões de bancos, financeiras, seguradoras, órgãos públicos e, também, das próprias montadoras.

Desse modo, nos leilões de financeiras ou seguradoras os carros são oferecidos por terem sido recuperados judicialmente, na falta de pagamento do comprador. Já as montadoras normalmente realizam leilões. Elas querem vender os veículos encalhados em seu pátio, e assim liberar espaço para os mais novos. Portanto, nesses dois tipos, os automóveis geralmente se apresentam em condições melhores de uso e até são novos. As chances de você encontrar um bom carro são maiores.

Já os leiloados por seguradoras são aqueles que tiveram algum sinistro ou avaria e, portanto, nem sempre estão em boas condições. E os carros de órgãos públicos costumam apresentar muitos problemas, pois além de estarem bem rodados, ainda são utilizados por várias pessoas. Mas de qualquer maneira, o importante é realizar uma boa pesquisa. Sempre há a possibilidade de fazer a vistoria no veículo pessoalmente para decidir se vale a pena.

6 dicas para não perder os melhores leilões e evitar golpes!

Listamos abaixo seis dicas para encontrar e não perder os melhores leilões. Acompanhe!

Anúncios

1. Escolha do leilão

Então, o primeiro passo é verificar se a agência realiza seus leilões com leiloeiros devidamente cadastrados na Junta Comercial. Para isso, consulte o site do Tribunal de Justiça onde está registrado o edital do leilão e obtenha essa informação.

2. Verifique a confiabilidade do endereço do site

É importante ficar atento aos leilões online. Fonte: Unsplash.
É importante ficar atento aos leilões online. Fonte: Unsplash.

Como se sabe, os golpes dados na internet são muito comuns. É preciso sempre verificar qual o grau de confiabilidade do endereço que está acessando. Assim, o nome do site da leiloeira já é uma boa pista. Se estiver escrito de forma incorreta, fuja dele. E ainda, outra forma de verificar sua segurança é procurando no canto superior esquerdo da janela o símbolo de um cadeado, que garante a autenticidade do mesmo.

3. Leia com atenção o edital

Muito bem, já escolheu a agência e se certificou que seu site é seguro. Então, vamos à próxima dica.

Saiba que cada leilão possui seu próprio edital, mesmo sendo realizado pela mesma leiloeira. Portanto, é muito importante que você o leia com atenção, pois ali estão todas as informações específicas e detalhadas.

4. Cobrança de pagamento adiantado

Pois bem, você leu o edital e verificou que nele está informado que deve fazer um pagamento antecipado de um valor, seja como uma taxa, depósito de garantia ou qualquer outro motivo. Fuja imediatamente! Pois ao participar de um leilão, seja de forma presencial ou online, você só precisa fazer o pagamento se realmente arrematar um carro e não existe cobrança antecipada de nenhum valor.

5. Faça uma vistoria presencial do veículo

Bom, você já verificou todas as dicas anteriores e não encontrou nenhum problema, mas ainda está indeciso se vai fazer um bom negócio.

Dessa forma, para ficar mais tranquilo, saiba que você também pode fazer uma vistoria pessoalmente no carro que escolheu, pois essa é uma forma de avaliar com mais atenção e detalhes como estão as condições do veículo e ter certeza de que ele existe mesmo.

6. Fontes alternativas de leilões

Então, além de fazer sua procura somente em sites da internet, você deve pesquisar em outras fontes, como anúncios na TV ou publicações em jornais. E também outra forma é buscar em alguns Tribunais de Justiça que divulgam seus leilões em seu próprio site.

Assim, esperamos que com essas dicas, você fique tranquilo e seguro para arrematar o carro que tanto deseja, pois comprar em leilões se tornou uma boa opção, principalmente em função do menor preço que se paga em relação aos valores de tabela. Em alguns casos, a redução pode chegar a 50%.

Portanto, se deseja ou precisa adquirir um veículo, pense com carinho nessa possibilidade. E siga as dicas, tendo certeza de que fará um bom negócio.

De qualquer forma, é sempre mais uma alternativa, podendo fazer sua pesquisa sem custo e sem sair de casa. Quem sabe o carro que gostaria de ter não esteja esperando por você no pátio de uma leiloeira? Boa sorte e bons negócios!

E se você está precisando de um financiamento para comprar seu carro, confira a seguir mais informações sobre uma ótima opção no mercado, o financiamento de veículos Creditas!

Logo Creditas fundo verde

Financiamento de veículos Creditas: conheça

Conheça o financiamento de veículos Creditas, uma das maiores plataformas online de crédito do mercado!

Sobre o autor

Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Flua! locação de veículos: como se cadastrar e alugar

Procurando aluguel de automóveis sem complicações, e a preços acessíveis? Então, conheça a Flua! Locação de veículos e saiba como alugar.

Continue lendo
content

Importante: conheça 6 erros para não cometer em um leilão de carro

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Importante: conheça 6 erros para não cometer em um leilão de carros

Continue lendo
content

Comprar Caoa Chery Tiggo 8: Saiba como fazer um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Caoa Chery Tiggo 8: Saiba como fazer um bom negócio

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Prós e contras do Renault Kwid: Como é ter um exemplar em casa

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Renault Kwid: Como é ter um exemplar em casa

Continue lendo
content

Carro para estrada: melhores modelos para investir

Os melhores modelos de carro para você cair na estrada e fazer uma viagem inesquecível devem ser confortáveis e espaçosos. Veja opções!

Continue lendo
content

Financiamento de veículos BV: como financiar seu veículo

A BV está no mercado há mais de 20 anos e oferece condições especiais para você comprar seu carro. Então, veja aqui como financiar na BV!

Continue lendo