Listas

Não vacile: 7 erros que devem ser evitados para economizar gasolina

Conheça os principais erros cometidos por muita gente que devem ser evitados por quem busca economizar gasolina em tempos de alta dos preços de combustível.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 05/03/2021

Economizar gasolina é muito fácil

Economizar gasolina virou quase que uma obrigação para todos que possuem carro no Brasil, afinal, combustíveis acumulam altas recorrentes em 2021 e afetam principalmente quem depende do veículo para garantir o sustento da família. 

image

Ouvir de alguém a frase “eu te dou uma carona até sua casa” é melhor do que o famoso “eu te amo”.

Brincadeiras à parte, existem muitos erros cometidos por quem dirige que aumentam o consumo de combustível pelo veículo. 

Seguindo nosso objetivo de sempre te manter informado, separamos hoje os principais erros que devem ser evitados na condução para que você alcance um dos principais objetivos nos dias de hoje: economizar gasolina.

Bora conferir quais são esses erros?

Anúncios

Economizar gasolina: 7 Erros que aumentam o consumo do seu carro

Confira agora quais são os principais erros cometidos por todos os tipos de motorista que elevam o gasto de combustível. Depois de ler o artigo de hoje, você vai virar um expert em economizar gasolina. 

7. Andar com o carro na banguela

Se você tem um carro com câmbio manual ou até mesmo automático, não tente usar o embalo obtido para rodar alguns metros na banguela. Nesse tipo de situação, o motor trabalhará em rotação de marcha lenta e pode passar a impressão de que está consumindo pouco combustível. 

Mas se trata de apenas impressão.

Quando o motor está desacoplado ao movimento das rodas a injeção eletrônica continuará a injetar combustível para que o motor continue funcionando. 

Andar no ponto morto aumenta gasto de gasolina
Andar no ponto morto aumenta gasto de gasolina

Essa técnica funcionava no passado, quando os carburadores ainda dominavam a alimentação dos motores.

No caso de veículos com câmbio automático, existe ainda o agravante dessa técnica prejudicar a própria transmissão que não deve trabalhar em neutro com o carro em movimento. 

Se você tinha esse hábito, nossa dica é uma ordem: nunca mais faça isso. 

Anúncios

6. Deixar o GPS de lado

Esse é um erro muito comum, praticado principalmente por quem mora em grandes centros. 

O fato de conhecer a cidade, pode fazer muita gente pensar que sabe chegar em determinado local, mas isso nem sempre funciona na prática. 

Quem anda em grandes centros normalmente erra a entrada de uma ponte ou pega uma saída errada, isso faz com que o deslocamento se torne ainda maior e causa um gasto desnecessário de combustível, de outros componentes do veículo, além da perda de tempo.

Além disso, usar o GPS é uma estratégia para evitar trânsito, e quanto menos tempo parado no trânsito, maior é a economia de gasolina. 

5. Utilizar o carro em trajetos curtos

A premissa para se ter um carro é utilizá-lo ao máximo, no entanto, quando o assunto é economizar gasolina isso pode não ser tão funcional. 

Utilizar o carro para trajetos curtos, muitas vezes aumenta não apenas o gasto do proprietário com combustível, mas também com outros componentes, como pneus, óleo e até mesmo freios. 

E ainda tem mais.Para quem mora em grandes cidades, além do gasto com gasolina, há também o gasto com estacionamento e possíveis multas. 

Assim, se o seu trajeto de ida e volta for curto, o ideal é optar por transporte público, transporte por aplicativos, locação veicular, como é o caso do Turbi ou até mesmo ir a pé ou de bicicleta. 

4. Esquecer de calibrar os pneus

Calibrar os pneus é uma tarefa simples, mas que precisa ser feita de modo frequente e que muita gente acaba deixando de lado, seja por esquecimento ou por pura preguiça.

Calibre os pneus
Calibre os pneus

A manutenção da calibragem dos pneus é algo que influencia de maneira direta no consumo de combustível, principalmente no uso rodoviário. 

Pneus com murchos ou com pressão errada podem interferir no rendimento do motor e sair muito caro quando o assunto é abastecer o carro. 

Por isso, a dica aqui é simples: Calibre os pneus do seu carro toda semana e enquanto eles estiverem frios. 

Depois que o pneu se aquece, o ar que está no seu interior se expande e acusa uma pressão maior no calibrador do posto. 

Ou seja, o equipamento vai entender que tem mais ar dentro do pneu do que realmente tem e com isso, você sai rodando com os pneus mais vazios do deveriam estar.

O resultado você já sabe, né? Maior consumo de combustível. 

3. Carregar peso extra sem necessidade

Tem pessoas que quanto mais gavetas tiver, mais tranqueira vai guardar e infelizmente, muitas passam esse hábito para o carro também. 

Pode parecer bobagem, mas levar qualquer tipo de peso extra no carro influencia no gasto de combustível. 

Por isso, sempre observe se há objetos largados no porta-malas ou no banco de trás. Se houver, avalie se é realmente necessário carregá-los para cima e para baixo. 

Embora eles possam parecer leves, a somatória de itens pode significar um passageiro a mais em termos de peso. E como se sabe, levar peso extra não ajuda a economizar gasolina. 

2. Falta de manutenção

Para quem quer eficiência energética para aproveitar cada gota de gasolina é necessário seguir de maneira rigorosa o cronograma de manutenção estabelecido pela montadora.

Isso quer dizer respeitar os intervalos de tempo ou quilometragem, assim como as peças de reposição recomendadas por ele. Na prática (quase) ninguém faz isso. 

Entre os itens que mais merecem atenção estão as velas, os tuchos do comando de válvula do motor e os pneus. 

Manutenção é importante
Manutenção é importante

Muitos carros são projetados com peças e pneus específicos, principalmente os de baixo atrito.

Por isso, tão importante quanto uma manutenção adequada é repor as peças de maneira adequada. 

Caso haja alguma dúvida, basta buscar as informações no manual do proprietário. 

1. abastecer com gasolina barata

E por último, mas não menos importante se você quer economizar gasolina, não compre a opção mais barata. 

Pensando em economia, muita gente acaba abastecendo em preços que cobram os menores preços. 

Preço baixo não é sinônimo de adulteração, mas vale a pena desconfiar quando os valores praticados estão abaixo da média da concorrência. 

Se você tiver optado por abastecer seu carro em um posto que oferece um preço mais em conta e o você tiver notado queda de performance ou aumento do consumo, faça uma denúncia ou peça a nota fisca da compra efetuada pelo posto: esse é um sinal clássico de adulteração. 

Portanto, cuidado com as clássicas economias porcas. 

O carro mais econômico do Brasil

Tão importante quanto saber como economizar gasolina é conhecer veículos que são considerados econômicos.

E como nós do Senhor Carros não perdemos tempo, nem dormimos no ponto, separamos um artigo que analisa por inteiro o Renault Kwid, o carro mais econômico do Brasil. 

Se você está em busca de um carro econômico para chamar de seu é só clicar no botão abaixo para conhecer o carro mais abstêmio do país.

card

Renault Kwid

Renault Kwid

Econômico Barato

Renault Kwid é o veiculo mais barato e mais econômico do Brasil

Você permanecerá no mesmo site

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Como funciona um financiamento de um veículo?

Quer comprar um carro e precisa de financiamento, mas não sabe como fazer? Saiba aqui como funciona o financiamento de um veículo!

Continue lendo
content

Unidas locação de veículos: como se cadastrar e alugar

Se você está procurando conveniência e flexibilidade ao alugar um carro, a Unidas locação de veículos é uma boa opção. Conheça e veja como!

Continue lendo
content

Crédito Caixa Auto: Saiba o que é e como conseguir compra seu carro

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Crédito Caixa Auto: Saiba o que é e como conseguir compra seu carro

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Primeirões: Conheça carros que estrearam no Brasil

Você sabia que somos um país onde veículos foram lançados ante do resto do mundo? Conheça carros que estrearam no Brasil

Continue lendo
content

Leilão de motos da Receita Federal ou do Detran: qual escolher?

Quer comprar uma moto por preço bem vantajoso? Você pode escolher entre o leilão de motos da Receita Federal ou do Detran e sair satisfeito!

Continue lendo
content

Porque veículos vão a leilão? Descubra quais são as 4 principais causas

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Porque veículos vão a leilão? Descubra quais são as 4 principais causas

Continue lendo