Artigos

Guia completo de como economizar no seguro de carro

por

Maria Eduarda

Publicado em

Quem tem automóvel, sabe o quanto é importante ter seguro de carro. Há muitos fatores externos que podem ocorrer, e é importante estar assegurado. 

Entretanto, na hora de contratar esse serviço, o bolso pesa. E ninguém quer gastar mais do que tem, não é mesmo? Por isso é importante encontrar um valor que caiba dentro do seu orçamento. 

Antes que você comece a formular maneira de economizar, já avisamos que não é necessário cortar coberturas para realizar a economia no seguro de carro. 

Afinal, de que adianta um seguro se você não possuirá cobertura de sinistros, por exemplo?

Neste guia completo de como economizar no seguro de carro, iremos elencar dicas e cuidados que você deve ter antes de contratar este serviço e durante a vigência da apólice. Vamos lá!

seguro de carro
ANÚNCIOS

Como economizar no seguro de carro antes da contratação?

Esta é a primeira pergunta que deve ser respondida. Você não deve fazer a contratação de um seguro de carro antes de prestar atenção em algumas questões. São elas:  

Simulação do seguro de carro

Antes mesmo de comprar um carro, você deve fazer a simulação do seguro do modelo que está pensando em adquirir.

Apostamos que talvez você nem tenha pensado nisso, não é mesmo?

Muitas pessoas se deixam levar pela emoção, pela necessidade ou apenas pelas características do carro. Mas, o fato é que é preciso levar em conta o modelo do carro. 

Isso porque alguns veículos contam com o prêmio (que é o preço do seguro) com um custo bastante acessível. O motivo? O baixo índice do roubo de veículos. Diferente de modelos mais visados.

Outro ponto que você deve pensar antes de adquirir o automóvel refere-se a facilidade com que você pode encontrar peças para reposição. Afinal, isso também é bem importante quando o custo da proteção é calculado.  

Carros de anos mais antigos, por exemplo, tendem a ter um seguro com preço mais elevado. 

corretor de carro

Contrate um bom corretor

Ter a ajuda de um profissional especializado na hora de realizar uma simulação é bem importante. Sim, você pode realizar simulações online primeiro. Mas, depois é importante fazer contato com o corretor. 

É ele quem vai tirar suas dúvidas quanto ao seguro de carro e também mostrar coberturas mais interessantes para o seu veículo e que caibam no seu orçamento familiar. 

Ele não só auxilia na escolha, como também na própria contratação do seguro. 

Um especialista é a melhor opção na hora de entender as suas necessidades e qual o melhor produto para sua situação.

Ademais, corretores têm acessos a cotações que muitas vezes você, sozinho, não consegue obter. Além de possíveis descontos!

Contudo, aqui fica um alerta: é importante que o corretor escolhido seja registrado no SUSEP, Superintendência de Seguros Privados. Somente profissionais cadastrados são autorizados a atuar com seguro de carro. 

homem dirigindo

Faça pesquisa de empresas de seguro de carro

Antes de escolher a seguradora para seu veículo, é importante verificar a empresa. 

Realizar cada empresa realiza a análise de risco de maneira diferente, o que impacta no preço final do seu seguro de carro. 

Algumas questões levadas em conta nessa cotação, são: modelo de carro, onde você mora, o seu perfil como motorista, etc. 

Cada um desses pontos tem um diferente peso na hora do cálculo de custo da proteção. 

Sendo assim, quanto mais seguradoras você entrar em contato, mais fácil você descobrir aquela com melhor custo benefício. 

seguro

Contrate apenas o que você precisa

Não é segredo que quando temos muitas opções, podemos ficar perdidos. E com isso, ficamos bastante voltados a incluir diversas coberturas na apólice do seguro de carro. 

Por isso, na hora de contratar, tenha em mente o que você precisa. Afinal, cada cobertura impactará no preço final do seguro. 

Leve em conta fatores externos: você mora em uma região com muitas chuvas e propensa a sofrer inundações? Então inclua essa cobertura no seu seguro de carro. 

Não tem esse problema? Não inclua.

Contrate o que é necessário e não o que é luxo.

seguro veículo

Analise diferentes tipos de seguro de carro

O tipo de seguro de carro mais comum é o seguro chamado de compreensivo. Contudo, é importante saber que existem outras opções presentes no mercado

Isso porque uma delas pode se enquadrar melhor nas suas necessidades e no seu orçamento. 

Os seguros mais baratos são o básico e o “só para roubo”. 

Outras opções são o seguro popular e o rastreador. 

É importante conhecer o que cada seguro tem a oferecer e analise se algum deles atende suas necessidades e tenha o melhor custo benefício. 

Aqui, você pode novamente contar com o auxílio de um corretor.

franquia

Considere a franquia

A franquia padrão é a primeira apresentada na hora de contratação de um seguro de carro. Ela possui um valor mediano, mas você precisa levar em conta o valor do seguro também. 

Ou seja, se o valor do prêmio já é alto, junto com a franquia, pode ficar pesado para você. Ou não. Por isso é preciso considerar a franquia. 

É possível diminuir ou aumentá-la. Uma franquia mais alta, por exemplo, geralmente significa um seguro de carro mais barato. 

Entretanto, isso significa que o motorista será o responsável por pagar a maior parte do prejuízo em caso de sinistro parcial. 

A franquia é sempre paga pelo usuário/segurado quando ele ocorre.

Por isso, tenha em mente que não vale à pena modificar o valor da franquia apenas para ter uma parcela menor de seguro de carro, se isso significará prejuízo no longo prazo. 

Às vezes, pagar um pouco a mais no seguro de carro previne que você tenha que pagar menos em situações não planejadas, como furto, inundações, etc. 

Sendo assim, é importante que você avalie as opções e situações que pode enfrentar e conversar com o seu corretor. 

formulário de risco

Formulário de risco

Na hora de contratar um seguro de carro você precisará preencher uma boa quantidade de formulários. 

Sim, sabemos que isso parece chato e dá até uma preguiça!

Contudo, preencher o formulário de risco é crucial para que a seguradora avalie o seu perfil de risco e a apólice que você poderá ter. E assim, será determinado o valor do prêmio que terá que ser pago. 

Se você não colocar que seu carro possui trava elétrica ou alarme, por exemplo, não terá desconto no seu seguro. 

E desconto é sinônimo de economia no seguro de carro!

Ademais, se você prover informações errôneas para a seguradora, ainda que sem intenção, isso significa que sua indenização pode ser negada. 

Imagina ter o carro furtado e ainda ter que arcar com todo o prejuízo, mesmo pagando o seguro?!

Além disso, você pode até mesmo ser processado por fraude! Portanto, dedica um bom tempo para preencher o formulário de risco e evite problemas desnecessários.

mulher dirigindo

Motorista mulher como condutora primária

Mulheres tendem a ser um perfil de menor risco na condução de veículos. Isso porque elas sofrem um número menor de acidentes. Consequentemente, o seguro de carro para mulheres é mais barato. 

Neste contexto, pode ser uma ótima ideia colocar uma mulher como condutora primária no seu seguro (caso você tenha essa possibilidade). 

Mas, fique atento na fraude outra vez: você só deve colocar a mulher como condutora adicional se ela, de fato, utiliza o carro também. E como condutora primária, ou seja, de forma frequente. 

condutor adicional

Condutores adicionais

Muita calma nessa hora! Sim, é possível adicionar condutores adicionais na contratação do seu seguro de carro. 

Contudo, tenha em mente que será cobrado um valor extra a cada pessoa adicionada, aumentando o preço final. 

Mas, se outras pessoas dirigem o carro de maneira frequente, elas devem ser mencionadas à seguradora. 

Contudo, se por exemplo, você tem um parente ou amigo que utiliza o carro apenas uma vez ao ano, você não precisa adicioná-lo. Isso só será um valor extra desnecessário.

carro estacionado

Local de estacionamento

Muita gente esquece desse detalhe. Mas, se você não possuir uma garagem privativa para estacionar o seu carro, isso pode afetar o valor do seu prêmio. 

Se esse for o seu caso, avaliar a necessidade de pagar um estacionamento mensal pode ser uma ótima opção. 

Estacionar na rua é considerado um risco, pois o carro está mais propenso a sofrer danos ou furto. Consequentemente, o preço final do seguro de carro aumenta. 

Uma boa forma de avaliar as opções é fazer uma simulação com garagem privativa e outra sem. Depois, compare os preços e veja o melhor custo benefício. Afinal, o custo com o estacionamento pode ser mais barato o que o custo extra no seguro.

carro

Contas pagas em dia

Como a seguradora está fazendo uma análise de risco, o seu score de crédito também será levado em consideração. 

Sendo assim, é importante manter as contas do seu orçamento familiar equilibradas e em dia. Afinal, ser um bom pagador indica que você irá pagar o seguro de carro em dia também. E que você irá acarretar com os custos devidos. Influenciando, portanto, no preço final. 

rastreador carro

Rastreador

O rastreador é uma opção a ser considerada, pois aumenta as chances do carro ser recuperado em caso de furto. 

Consequentemente, isso irá influenciar no preço do seguro de carro. Afinal, é uma proteção a mais para o veículo. 

Quer mais um motivo? O rastreador consegue baratear até aproximadamente 30% do seguro do carro. Considerável, não é mesmo?

Ademais, o rastreador diminui as chances de você ter que pagar uma indenização integral, que é paga quando o carro não consegue ser recuperado pela polícia. 

pagando seguro

Forma de pagamento

Pagamento à vista é uma boa opção para quem quer economizar no seguro de carro. Se você tem essa possibilidade, vá em frente! 

As seguradoras apreciam quem paga à vista. A maioria faz um valor bem mais em conta nestes casos. Ademais, é possível até mesmo parcelar o valor do prêmio sem o acréscimo de juros. 

Ninguém gosta de pagar juros, não é mesmo? Entretanto, é bom ressaltar que o número de parcela se torna reduzido. 

Mas, se o valor do seguro é alto, talvez seja mais vantajoso pagar parcelado ao invés de à vista.

acidente de carro

Danos a terceiros

Ninguém quer se envolver em acidentes, mas eles acontecem. 

Avaliar o acréscimo de uma cobertura de danos a terceiros deve ser levada a sério. 

Desta forma, a seguradora fica responsável por indenizar a outra pessoa envolvida e você não sai prejudicado. 

Contudo, neste caso, é importante tomar cuidado com o valor da cobertura de danos a terceiros. 

Você não precisa da maior cobertura, uma em torno de R$50 mil já pode ser o suficiente, não aumentando em demasia o valor do seu seguro de carro.

preenchendo informações

Informações atualizadas para o seguro de carro

Lembre-se: suas informações devem ser verdadeiras. Portanto, sempre atualize os dados que você forneceu ou irá fornecer à seguradora. 

Elas irão impactar diretamente no preço do seguro de carro. 

Então, se você mudou de endereço recentemente, se casou e tem mais um condutor primário. 

Ou ainda, agora você possui uma garagem ou paga um estacionamento mensal, atualize suas informações. 

A sua nova residência pode ser em uma área com menor risco de roubo, diminuindo o valor do prêmio. Ou então, a garagem irá diminui-lo. 

Todas as informações são importantes para encarecer ou diminuir o valor do seguro de carro. Mas, não esconda a informação mesmo se o valor for encarecido, pois você pode enfrentar consequências bem severas, conforme já mencionamos. 

E, com certeza, o custo extra do seguro será bem menor do que a contratação de um advogado para defendê-lo em um processo judicial que você muito provavelmente irá perder. Assim, além de uma indenização para segudadora, também terá que pagar os honorários do advogado da mesma. 

Um prejuízo enorme, não é mesmo? Sempre forneça a verdade.

contrate seguro

Sempre contrate um seguro de carro

Você percebeu quantos fatores devem ser levados em consideração antes de realizar um seguro? Para economizar com o seguro de carro, você deve começar a pensar nele antes mesmo de comprar um veículo!

Destacamos aqui, contudo, que não importa o seu orçamento familiar. Se você quer adquirir um automóvel, você deve contratar um seguro. Por isso, pense bem antes de tomar esse passo. Veja se conseguirá equilibrar as contas. Afinal, você não quer enfrentar um prejuízo em caso de um acidente ou em caso de furto. 

Agora que você leu o nosso Guia completo de como economizar no seguro de auto, que tal se divertir conferindo os veículos ostentados pelas celebridades brasileiras? Clique aqui

Listas

Top 10 carros chineses mais vendidos no Brasil em 2020

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Por muito tempo, o mercado automotivo brasileiro teve apenas marcas consolidadas e que inspiravam confiança nos consumidores.

Entretanto, hoje há muitos carros chineses brigando para conquistar seu espaço. 

Embora muitos ainda olhem de maneira desconfiada para os modelos de montadoras chinesas, é preciso ter em mente que eles chegaram para ficar. 

Carros chineses

Além disso, é importante ressaltar que mesmo em veículos de marcas famosas e antigas, há uma série de componentes e peças chinesas. 

Pensando no assunto, nós do Senhor Carros fizemos uma extensa pesquisa, e chegamos àqueles que são os 10 carros chineses mais vendidos do Brasil em 2020. 

Será que você sabe quais modelos estão na lista? Para conferir é só continuar sua leitura! 

Os 10 carros chineses mais vendidos em 2020

Saiba agora quais são os modelos chineses que mais venderam no Brasil até agora. 

10. JAC iEV20

Começamos pelo modelo elétrico da montadora chinesa JAC. 

O modelo, que é hoje considerado o elétrico mais barato Brasil, nada mais é em termos de design do que uma reestilização do antigo Jac J2 que saiu de linha em 2017. 

Com interior bonito e apertado, elétrico chinês consegue levar 4 passageiros de maneira confortável.

JAC iEV20
JAC iEV20

Mesmo com uma autonomia de até 400 km de acordo com a montadora, seu manso motor de “apenas” 68 cavalos sugere que seu uso é apenas urbano.

No entanto, o modelo parece ter agradado a poucos, já que até agora foram comercializadas apenas 18 unidades. 

9. Caoa Chery New QQ

Dentre os carros chineses lançados por aqui, o QQ foi uma verdadeira atração à parte, pois contava com itens de segurança e conforto que só estavam presentes em modelos mais caros e renomados. 

Durante algum tempo, o Chery QQ foi o carro mais barato do Brasil, mas acabou sendo superado por concorrentes como Fiat Mobi e Renault Kwid, por exemplo. 

Hoje esse pequeno notável é uma boa opção para deslocamentos urbanos.

Caoa Chery New QQ
Caoa Chery New QQ

Especialistas não indicam seu uso em longos trajetos que envolvem rodovia por conta de sua leveza, uma vez que pode ter seu desempenho afetado por intempéries do clima. 

Por conta de seu baixo número de vendas, o modelo saiu de linha no final de 2019, mas alguns modelos 19/20 estão disponíveis nas concessionárias da marca. 

Com o passar dos anos, desde seu lançamento em 2011, o modelo foi caindo no esquecimento. Prova disso é que apenas 21 unidades foram emplacadas até agora em 2020. 

8. JAC T50

O JAC T50 é um utilitário esportivo, produzido para brigar com modelos já consagrados por aqui, como Jeep Renegade, Honda HR-V, Nissan Kicks e até mesmo o Hyundai Creta. 

Para brigar com modelos consolidados, o JAC T50 possui preço acessível e uma lista farta de equipamentos para seduzir futuros clientes. 

JAC T50
JAC T50

Mesmo com amplo espaço interno, bom acabamento, itens de segurança, o T50 peca na motorização, que embora seja robusta, uma vez que o modelo conta com um motor 1.5 sob o capô, ele só pode ser abastecido com gasolina.

Ocupando a oitava posição no ranking dos 10 carros chineses mais vendidos do Brasil, foram vendidas somente 69 unidades do JAC T50.

7. JAC T60

Logo em seguida do T50, temos o seu irmão, o JAC T60. 

Análises mostram que o modelo é sim, todo novo, repaginado, mas não tem uma identidade definida. É difícil definí-lo, como um SUV ou um Crossover apenas ao olhá-lo. 

JAC T60
JAC T60

Equipado com muitos itens de série, como central  multimídia e volante multifuncional, além de itens de segurança, mas também peca na questão do motor, que não é Flex, e sim, só à gasolina.

Seu câmbio CVT é pouco preciso, e isso afeta diretamente o desempenho e o consumo. Por conta disso tudo, seus números de vendas são decepcionantes, pois apenas 83 unidades foram vendidas em 2020.

6. Caoa Chery Arrizo 6

O Arrizo 6 é um sedã médio, lançado em junho e que tem o objetivo de brigar com ninguém menos do que Toyota Corolla, Honda Civic e até mesmo Volkswagen Jetta. 

Com um motor 1.5 turbo flex, o modelo possui um câmbio CVT de 9 marchas simuladas, além de uma ampla oferta de acessórios e itens de segurança. 

Caoa Chery Arrizo 6
Caoa Chery Arrizo 6

O recente lançamento chama atenção pelo visual, entretanto, apenas o tempo irá dizer se o Arrizo 6 se dará bem no mercado brasileiro. Nesses quase 60 dias de vida, o modelo apresentou bons números, afinal foram 113 unidades emplacadas. 

5. JAC T40

Depois do lançamento, a JAC fez algumas atualizações no T40 para o modelo de 2020. 

Colocado na categoria de SUVs, ele sofre para roubar qualquer fatia da concorrência.

Assim como seus irmãos de marca que já mostramos aqui, o T40 é repleto de tecnologia e itens de segurança, mas a montadora insiste no erro de não usar um motor Flex.

JAC T40
JAC T40

Empurrado com um motor movido somente à gasolina, com um câmbio CVT pouco confiável e reclamações de baixa visibilidade traseira, o JAC T40 é mais um dentre os carros chineses com números ruins de vendas. 

Em 2020 apenas 205 unidades foram vendidas. 

4. Caoa Chery Arrizo 5

O Arrizo 5 é uma versão mais light do Arrizo 6, para facilitar a comparação, podemos exemplificar com as versões da Honda: City e Civic. Recentemente, o modelo ganhou uma versão totalmente elétrica.

O modelo possui o mesmo câmbio CVT de 9 velocidade do seu irmão maior. O motor é 1.5 turbo Flex. 

Caoa Chery Arrizo 5
Caoa Chery Arrizo 5

No quesito tecnologia e segurança, o Arrizo 5 também é completo, mas sua missão de disputar com marcas consolidadas, como Honda, Toyota, Volkswagen, Chevrolet e até mesmo Fiat é um tanto quanto ingrata. 

Mesmo com uma pandemia em percurso seus números de vendas são razoáveis, pois foram vendidas apenas 576 unidades. 

3. Caoa Chery Tiggo 7

O Tigo 7 passou por uma reestilização um tanto quanto pesado para se manter “firme” no mercado de SUV. 

As principais mudanças podem ser vistas no exterior, com a mudança de linhas e no interior, onde ganhou estilo mais retilíneo, painel central, instrumentos de comando e até mesmo acabamentos. 

Caoa Chery Tiggo 7
Caoa Chery Tiggo 7

Com motor 1.5 biturbo, o SUV entrega bom desempenho, além de um amplo espaço interno, bastante confortável para 5 passageiros.

Mas como sabemos, a briga no ramo das SUVs é grande. Ao todo, o foram emplacadas 1150 unidades do Chery Tiggo 7. 

2. Caoa Chery Tiggo 2

Na vice-liderança entre os carros chineses mais vendidos no Brasil em 2020 está o Tiggo 2. 

O modelo segue a linha de muitos exemplares chineses, com alta oferta de tecnologia embarcada, itens de segurança, com excesso de acabamentos em plástico que às vezes deixa a desejar. 

Caoa Chery Tiggo 2
Caoa Chery Tiggo 2

Na questão da motorização, a montadora não repete os erros da JAC, e tem sob o capô uma unidade de potência 1.5 Flex que rende até 115 cavalos com etanol. 

Confortável e com preços acessíveis o modelo não faz feio, já que ao todo foram vendidas 2467 unidades até agora em 2020.

1. Caoa Chery Tiggo 5X

E na liderança do nosso ranking de carros chineses mais vendidos no mercado brasileiro está o Tiggo 5X. 

O Tiggo 5X é de longe o carro chinês com maior aceitação e consequentemente confiança dos brasileiros. A começar pelo seu design, muito mais bonito que os dos outros SUV que compõem a nossa lista. 

Também repleto de itens de série, grande preocupação com segurança e com bom acabamento interno, a mecânica mais requintada explica seus bons números de vendas. 

Caoa Chery Tiggo 5X
Caoa Chery Tiggo 5X

O Tiggo 5X tem sob o capô um motor 1.5 turbo flex, capaz de gerar até 150 cavalos com etanol.

O modelo conta um câmbio automático de dupla embreagem, que proporciona boas trocas, ótimo desempenho e consumo de combustível agradáveis.

Até agora, o Tiggo 5X vendeu a todo 4514 unidades, é quase a soma do número de vendas de todos os outros modelos da lista. 

Conclusão

Quando se fala de carros chineses é preciso ser realista e afirmar que ainda existe um preconceito dos brasileiros com relação a eles. 

Embora modelos com a “nacionalidade” chinesa sejam bons em termos de confiança e funcionamento ainda há muito receio com itens como mão de obra especializada e oferta de peças. 

Algumas montadoras ainda cometem alguns erros grotescos, como é o caso da JAC que em pleno 2020 oferece alguns modelos com motorização apenas à gasolina, por exemplo.

Entretanto, a Caoa Chery vem fazendo a lição de casa, prova disso são seus sedans cada vez mais elogiados e a crescente participação do Tiggo 5X no mercado de SUVs. 

Mas agora queremos saber de você. Na sua opinião, qual é o melhor dentre os carros chineses mostrado nessa lista? Você tem interesse ou coragem de comprar um veículo com origem chinesa? Utilize os comentários para deixar sua resposta. 

E já que estamos falando de veículos oriundos de marchas chinesas que tal conhecer uma nova marca de SUV de luxos que vai desembarcar no Brasil em 2021? Estamos falando da Exeed. para saber tudo sobre ela, é só clicar no botão abaixo! 

Continuar Lendo

Em Alta