Artigos

Não faça isso: Coisas que anulam a garantia do seu carro

Sabia que existem algumas coisas que anulam a garantia do seu carro e que muita gente não sabe? Pois é… Hoje vamos te mostrar o que pode anular o processo de garantia e ainda pesar no seu bolso.

Por

Murilo C. 

| Publicado em

ANÚNCIOS

Garantia de fábrica pode ser facilmente perdida

Existem situações que anulam a garantia do seu carro e você pode nem imaginar. A garantia contra defeitos ou problemas provenientes de fabricação é um direito previsto no código de defesa do consumidor e vale para qualquer produto comercializado e isso também inclui os automóveis.

O tempo de garantia e os itens cobertos variam entre montadoras e modelos.

Aqui no Brasil a média de cobertura total que inclui motor e câmbio é de três anos embora já existem marcas que disponibilizam proteção por até cinco anos a partir do licenciamento do veículo. 

garantia do seu carro

Você já pensou que alguma modificação feita por você pode resultar na perda de garantia? 

Caso sua resposta tenha sido negativa então é melhor você dar uma lida com bastante atenção no nosso artigo de hoje. Ele pode te ajudar a economizar uma boa grana. 

ANÚNCIOS

Primeira dica: Sempre leia o manual do proprietário

Todo e qualquer veículo traz consigo o manual do proprietário e o termo de garantia detalhando em quais as condições ela é oferecida. 

O manual também aponta situações onde a cobertura da garantia pode ser anulada e a mais óbvia delas é a não realização das revisões programadas dentro do prazo ou da quilometragem estipulada.

Manual
Sempre leia o manual do proprietário

Entretanto existem casos nos quais o risco de perder esse direito não é algo claro para muita gente. Por isso vamos mostrar agora quais são as principais coisas que anulam a garantia do seu carro. 

ANÚNCIOS

Principais situações que anulam a garantia do seu carro

Descubra agora aquelas que são as principais situações que anulam a garantia do seu carro e podem te deixar literalmente no prejuízo. Vamos lá?

ANÚNCIOS

Modificação das especificações originais do veículo

Como citado o manual dos veículos diz de maneira expressa que alterações nas características originais de fábrica podem anular a garantia do seu carro. 

Dentre essas modificações estão mudanças para aumentar o desempenho como instalar uma nova central eletrônica de gerenciamento do motor, retirar o catalisador e acrescentar um turbo em modelo aspirado de fabrica, por exemplo. 

turbo
Configurações originais devem ser mantidas

Isso vale inclusive para acessórios não homologados pela própria montadora. 

Algo legal de ser dito aqui é que o no Manual do Chevrolet Tracker está escrito de maneira bastante clara: Nunca modifique o seu veículo. 

Adicionar acessórios não certificados ou realizar modificações que alteram as condições originais e as especificações de fábrica podem deteriorar a funcionalidade e o desempenho de sistemas afetando a segurança e durabilidade além de levar à perda de garantia. 

O manual do HB20 é bem semelhante e diz: Modificar os componentes do veículo cancelará automaticamente a sua garantia Hyundai. Seu veículo não deve ser modificado seja como for. 

Aquela alteração no motor que pode parecer inocente em um primeiro momento pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça. 

ANÚNCIOS

Tampa do tanque de gasolina

Você deve estar se perguntando: Mas quem mexeria na tampa do tanque de gasolina? Pois é… nós também mas é algo para se levar a sério.

O modelo em específico que levanta essa lebre é o Ford Ka 2020. Qualquer danos ao sistema de combustível podem levar à perda de garantia. 

Caso a concessionária constate que a tampa do tanque não seja original a garantia do seu carro pode ser perdida. 

Nessa situação o manual diz: A garantia pode ser anulada por qualquer dano ao tanque de combustível ou sistema de combustível quanto não for utilizada uma tampa que seja original Ford. 

É uma situação um tanto quanto específica mas que requer atenção. 

ANÚNCIOS

Filtro de ar do motor

Tão específico quanto o caso da tampa do tanque de combustível temos também o caso do filtro de ar do motor. Nesse caso a história se repete no Ka 2020. 

Deixar de utilizar o filtro de ar correto pode causar danos graves ao motor e a garantia pode ser anulada caso o dispositivo correto não seja adequado. 

ANÚNCIOS

Retirar a película do número do chassi

Um carro possui o número do chassi marcado em diferentes locais e também na documentação. 

Dentro da cabine a marcação está posicionada no assoalho e normalmente traz uma película de proteção aplicada sobre si como forma de evitar um processo de corrosão. 

Caso essa película seja removida para qualquer tipo de situação como a aplicação de uma nova pintura, por exemplo o veículo pode ter a garantia anulada com relação à uma eventual corrosão da carroceria. 

Chassis
Não retire a película sobre o número do chassis

O Volkswagen Gol tem essa numeração marcada logo a frente do banco dianteiro do passageiro.Assim seu manual faz o seguinte alerta:

“A película plástica aplicada na região da gravação do número de identificação do veículo possui finalidade de proteção anticorrosiva e não impede a transferência do número para uma folha de papel. Assim não deve ser removida de forma alguma - risco de perda da garantia contra perfuração por corrosão.”

É outro caso bastante específico mas que não deve ser deixado de lado. 

ANÚNCIOS

Funilaria fora da concessionária

Esse é um tema bastante polêmico. Afinal as próprias revisões para manutenção da garantia do seu carro em concessionárias são caras e convenhamos que na maioria das vezes apenas a troca de óleo é realizada.

Em casos de batidas e acidente é muito comum realizar o reparo em uma oficina que trabalhe de maneira independente. Muitas seguradoras inclusive possuem parcerias com empresas dessa natureza. 

funileiro
Atenção à funilaria

Entretanto essa prática funcional e muito utilizada para reduzir os custos do serviço pode anular a garantia contra perfuração por corrosão e quem levanta essa questão é novamente o Volkswagen Gol.

O manual do proprietário do modelo diz: “A garantia contra perfuração por corrosão não terá validade para veículos que forem direcionadas para serviços em oficinas que não pertençam ao grupo de concessionárias Volkswagen”.

A montadora inclusive orienta que antes de contratar uma apólice de seguro verificar a relação das oficinas que são credenciadas caso haja necessidade de reparo. 

ANÚNCIOS

Adulteração de quilometragem

E por último mas não menos importante temos algo que todos devem ter em mente como algo errado que é a adulteração de quilometragem. 

Como a garantia é válida de acordo com determinado tempo de uso ou com a quilometragem - sempre valendo quem vencer primeiro alterar a marcação do hodômetro é uma péssima ideia.

odometro
Alterar quilometragem é péssima ideia

Caso técnicos da oficina da concessionária constatem qualquer tipo de adulteração no componente a cobertura de fábrica será suspensa de maneira totalitária. 

O manual do Toyota Corolla 2020 diz o seguinte sobre adulteração de hodômetro: “Qualquer fato ou evidência característica de adulteração de quilometragem do veículo implicará na extinção total de sua garantia”.

ANÚNCIOS

Carros usados também têm garantia

Algo importante de ser mencionado é que se você comprar um carro usado ele também pode ter direito à garantia. No entanto algumas observações são importantes nesse quesito. 

Em um primeiro momento é preciso se atentar à data de licenciamento e se ela ainda estiver dentro do período de garantia fornecido pela montadora ela pode ser usada. 

O segundo ponto a ser observado diz respeito à quilometragem. Afinal as garantias levam em consideração ou período de tempo ou de quilometragem sempre valendo o que vencer primeiro. 

E por fim é preciso saber avaliar todas as nuances que mostramos no decorrer do artigo.

Embora comprar um veículo usado seja um bom negócio existem uma série de itens que devem ser analisados antes de fechar negócio. 

ANÚNCIOS

Conclusão

Como visto existem tanto situações óbvias quanto situações inimagináveis capazes de anular a garantia do seu carro. 

Você conhecia algumas dessas situações? Já passou por algum problema com a garantia do seu veículo? 

Em caso de situação positiva deixe um comentário contando pra gente qual foi o final da história. 

E já que estamos falando de cuidado e garantia do seu carro que tal conhecer coisas que você deve evitar fazer em seu veículo? Para isso é só clicar no botão abaixo!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta