Siga nas Redes Sociais

Artigos

Empréstimo com garantia de veículo

Por

Maria Eduarda 

| Publicado em

Para que serve um empréstimo com garantia de veículo? Esta é a pergunta que planejamos responder ao longo deste artigo. 

Uma vida financeira equilibrada. Dívidas quitadas, tranquilidade com as contas do dia-a-dia, sonhos tendo a chance de serem realizados. Esse provavelmente é o objetivo de todo brasileiro, não é mesmo? Colocar o orçamento familiar em ordem é um privilégio de poucos. Mas, poderia ser o seu. Tudo é possível nas finanças se você contar com um planejamento financeiro assertivo para sair do superendividamento de uma vez por todas. 

Ninguém gosta de entrar no cheque especial, lidar com o crédito rotativo, juros altíssimos do cartão de crédito e tantas outras pequenas e grandes dívidas que vão se acumulando ao longo da sua vida financeira. Entretanto, para mudar esse cenário só tem um jeito: gastar menos do que você ganha. 

Mas, sabemos que muitas vezes imprevistos acontecem, a reserva financeira emergencial precisa ser utilizada. Problemas de saúde, um reparo necessário na casa, etc. 

Quando isso acontece e, para não virar uma bola de neve, você precisa procurar alternativas de empréstimo que tenham taxas mais vantajosas no mercado. E, que além disso, oferecem um bom prazo de pagamento para que você consiga retomar as rédeas da sua vida financeira. 

Neste cenário, o empréstimo com garantia de veículo surge como uma ótima oportunidade para você recuperar-se do aperto financeiro. Nessa modalidade de empréstimo, a instituição financeira, como o próprio nome já sugere, utiliza o seu veículo como garantia. 

Ao optar por esse tipo de empréstimo, você não precisa justificar o destino do dinheiro, conquista taxas de juros mais baixas do que um empréstimo sem garantia e um prazo de pagamento maior. Além disso, não é preciso oferecer nenhuma garantia adicional, como um devedor solidário, por exemplo. E você não precisa parar de usufruir do seu carro enquanto o contrato está vigente com o banco. 

empréstimo com garantia de veículo
ANÚNCIOS

O que é empréstimo com garantia de veículo?

O empréstimo com garantia de veículo nada mais é do que um refinanciamento. É uma modalidade de crédito em que você utiliza seu carro como a garantia do pagamento, conforme o próprio nome da sugere. 

Uma das melhores partes de solicitar um empréstimo com garantia é que você tem acesso às taxas de juros mais competitivas do mercado. A taxa de juros de um empréstimo com garantia de veículo gira em torno de 1,49% ao mês, dependendo da instituição financeira que você escolhe. E, claro, do seu perfil de crédito, do seu score de crédito, dentre outros fatores. 

Com essa modalidade de empréstimo é possível conseguir um valor total de crédito que equivale até 90% do valor do seu veículo. Ou seja, te dá um bom fôlego, te ajuda a colocar as contas em dia e quitar as dívidas. 

solicitar empréstimo com garantia de veículo
ANÚNCIOS

Quando posso solicitar esse tipo de empréstimo?

É importante ressaltar, contudo, que só é possível solicitar um empréstimo com garantia de veículo com os que são destinados para passeio. Ou seja, o carro da família. A moto também pode ser utilizada para esse tipo de crédito. 

Além disso, o bem precisa estar quitado e no nome do solicitantes do empréstimo com garantia de veículo. Caso você seja casado, não é possível solicitar o empréstimo no seu nome e o carro estar no nome do seu cônjuge. 

Por conta dessas questões e outros tantos fatores, muitas pessoas têm dúvidas na hora de entender qual a melhor opção no mercado, e se, de fato, vale à pena apostar em um empréstimo com garantia. 

A seguir, vamos tirar as principais dúvidas.

dúvidas empréstimo com garantia de veículo
ANÚNCIOS

Principais dúvidas sobre empréstimo com garantia

Sim, as taxas realmente não menores. Não é balela. Porque a instituição financeira utiliza o carro como garantia, isso gera a confiança em emprestar o dinheiro. 

Além dessa garantia, é realizada uma análise do seu perfil. Essa análise busca verificar o seu nome, a sua pontuação de crédito, sua capacidade de pagamento e seu história como pagador. Por esses motivos, é solicitado um comprovante de renda e um comprovante de residência. 

Conforme a instituição financeira, outros critérios de avaliação de crédito podem ser considerados e também outros documentos podem ser solicitados. 

Depois desse primeiro momento, o seu carro também passa por uma avaliação. Ou a moto, se esse for o caso. 

critérios na hora de avaliar o veículo
ANÚNCIOS

Critérios na hora de avaliar o veículo

Os critérios utilizados são o ano de fabricação do veículo, a quilometragem rodada, como se encontra o estado de conservação do mesmo, qual o valor de mercado atual, dentre outros fatores. 

Muita gente não sabe, mas o empréstimo com garantia de veículo é uma opção para quem está com o nome sujo, ou seja, negativado. 

Sim, mesmo quem possui alguma dívida em aberto ou restrição em seu nome pode realizar a solicitação de um empréstimo com garantia. Também são realizadas as análises de perfil e do veículo. Afinal, você pode estar inadimplente e isso é algo que irá barrar a conquista do crédito. 

Também é importante ressaltar que não é só porque você tem o nome limpo e um carro quitado que você está apto para conseguir um empréstimo com garantia de veículo. Esse tipo de crédito também possui suas restrições. 

Restrições do empréstimo com garantia
ANÚNCIOS

Restrições do empréstimo com garantia

Como, por exemplo, não aceitar carros com mais de 15 anos de fabricação - em algumas instituições. E o valor oferecido pode variar de carro para carro, além da porcentagem concedida.

Os carros mais novos tendem a gerar taxas de juros mais baixas, além de condições de pagamento melhores. 

E, por fim, apesar de você poder usufruir do seu bem normalmente, o seu carro fica alienado. Ou seja, não é possível vendê-lo, utilizá-lo em outro financiamento, transferi-lo para o nome de outra pessoa, etc. 

Ademais, se o empréstimo não for pago, o seu veículo pode ser tomado pela instituição fornecedora do crédito. Portanto, mantenha os pagamentos em dia. 

É claro que você pode fazer um refinanciamento do empréstimo, mas as taxas de juros e os prazos de pagamento podem mudar e não ser mais tão vantajosos quanto da primeira vez.

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo
ANÚNCIOS

Vantagens do empréstimo com garantia de veículo

Ao refinanciar o seu veículo com um empréstimo com garantia, você está utilizando o seu bem para mostrar ao banco que você é um bom pagador. E, caso não seja, está “garantido”. Você está oferecendo algo em caso de não pagamento da dívida. E, por esse motivo, as taxas de juros são bem mais competitivas, ou seja, menores do que créditos sem garantia ou outras modalidades de empréstimo. E bem mais baratas do que o cheque especial, crédito rotativo ou os juros do cartão de crédito. 

Caso você não possua um veículo, sempre é possível analisar as opções de empréstimo pessoal online que algumas empresas oferecem. As taxas podem ser boas dependendo do seu perfil e score de crédito. Entretanto, um empréstimo com garantia de veículo, caso você possua um, quase sempre é a melhor opção. 

Quem é negativo também pode solicitar um empréstimo com garantia. Essa é outra das grandes vantagens. Mas, é claro que essa pessoa também passará por uma análise, podendo ser concedido ou não o crédito com garantia de veículo. 

Dependendo do ano de fabricação e do modelo do carro, é possível conseguir um montante de crédito entre 50% a 90% do valor total do veículo. Esse percentual também varia de acordo com as regras de cada instituição financeira. Mas, quanto mais novo o veículo, menores serão as taxas de juros e melhores serão as condições do empréstimo com garantia de veículo. 

Outra vantagem, graças à transformação digital, é o fato de que, depois de solicitado o empréstimo e contrato assinado, é possível realizar o pagamento com débito em conta. Assim, você não corre o risco de esquecer ou atrasar o pagamento.

Desvantagens do empréstimo com garantia
ANÚNCIOS

Desvantagens do empréstimo com garantia

As desvantagens do empréstimo com garantia de veículo é que você precisa estar com o carro quitado e no seu nome. E sabemos que a realidade de muitos brasileiros é o financiamento do carro. Nesses casos, não é possível fazer a solicitação porque o carro está atrelado ao banco do financiamento. Ou seja, ele ainda não é, de fato, seu. 

Além disso, mesmo que você esteja casado e o carro ou moto esteja no nome do seu cônjuge, não é possível solicitar um empréstimo com garantia pelo seu nome. 

Também é importante destacar que, embora você ainda possa usufruir do veículo, ele fica alienado ao banco. Então, não pode ser transferido para o nome de outra pessoa, nem vendido até que a dívida esteja quitada. Mais uma vez, o carro “pertence” à instituição financeira que está concedendo o crédito. Afinal, ela precisa da garantia caso você não cumpra o seu compromisso financeiro. 

Mesmo que você tenha um bom perfil e um carro quitado, em perfeitas condições, a instituição financeira não é obrigada a lhe oferecer um empréstimo com garantia de veículo. O concedimento de crédito fica à critério de cada instituição. 

Por fim, o empréstimo com garantia de veículo é bem mais burocrático do que a solicitação de um empréstimo pessoal, por exemplo. Afinal, é necessário que se faça uma vistoria do veículo, pois ele fica alienado e você está sujeito a perder o bem no caso de não pagamento. 

Por fim, mesmo que você tenha um carro, se ele for muito antigo, você corre o risco de não conseguir o empréstimo. Isso porque muitos bancos não aceitam veículos com o ano de fabricação superior a 15 anos da data de solicitação.

O que acontece em caso de não pagamento
ANÚNCIOS

O que acontece em caso de não pagamento?

Conforme mencionamos, se você não realizar o pagamento, você corre o risco de perder o veículo. Como ele está alienado ao banco, ele tem o direito de tomar o bem caso você não cumpra com os seus compromissos financeiros. 

Mas, lembramos que sempre existe a possibilidade de renegociar a dívida. Contudo, muito provavelmente você não obterá as mesmas taxas e condições de pagamentos previamente estabelecidas. Por isso, mantenha-se em dia com o pagamento das parcelas do empréstimo com garantia de veículo.

Requisitos para solicitar um empréstimo com garantia de veículo
ANÚNCIOS

Requisitos para solicitar um empréstimo com garantia de veículo

Primeiramente, seu veículo precisa estar quitado e no seu nome. Ademais, o carro precisa estar em um bom estado de conservação e funcionando, é claro. 

Deve ser o carro da família, ou seja, destinado para passeios. E não vinculado a uma empresa, por exemplo. 

Com isso em mente, você poderá solicitar o empréstimo e a instituição financeira fará a avaliação do bem e qual o real valor que será dado como garantia. 

Lembre-se que o veículo não pode estar no nome de outra pessoa, nem o seu cônjuge e muito menos alienado à outra dívida.

 Documentos necessários para solicitar o empréstimo
ANÚNCIOS

Documentos necessários para solicitar o empréstimo

Para solicitar o empréstimo, você precisa ter em mãos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência 
  • Documento do veículo (CRV). 

Você precisa se dirigir às instituições financeiras que realizam essa modalidade de empréstimo com garantia. Algumas delas, são: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Creditas, que oferece uma simulação online e é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário.

Os mesmos documentos serão solicitados para quem tem o nome sujo, ou seja, está negativado. Mas, a aceitação irá depender dos critérios estabelecidos por cada instituição financeira. Algumas aceitam o risco, outras não. E as condições provavelmente não serão as mesmas de quem tem o nome limpo. 

recapitulando
ANÚNCIOS

Recapitulando

O empréstimo com garantia de veículo funciona como um refinanciamento. Você precisa ter o carro quitado, em boas condições e no seu nome, pode ser que você conseguir o empréstimo.

Ademais, cada instituição bancária possui os próprios critérios para aprovar o crédito. Por isso, você precisa fazer a simulação e comparar as taxas de juros e prazos de pagamento.

Também verifique as taxas de juros de empréstimo sem garantia, para garantir que você está realizando o melhor negócio para o seu orçamento familiar. 

Por fim, em caso de aprovação, realiza o pagamento em dia, para não correr o risco do banco tomar o seu carro. E nem de ter que refinanciar e perder as condições originais oferecidas para você.

Nesse artigo, você compreendeu o que é um empréstimo com garantia de veículo, quais suas vantagens e como conseguir um.

Agora é o momento de você aprender como economizar com o seguro do carro e conseguir mais um fôlego na sua vida financeira.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta