Listas

Fiat Strada 2021 mostra que esperar valeu a pena: Saiba tudo sobre ela

Conheça tudo o que a Fiat Strada 2021 tem a oferecer e se surpreenda com um daqueles que é o melhor veículo do Brasil.

Anúncios

por Murilo C.

18/12/2020 | Atualizado em 05/04/2021

Conhecendo a Fiat Strada 2021

A nova Fiat Strada 2021 foi pré-lançada em abril de maneira virtual sendo mais uma vítima automotiva da ação do novo coronavírus. Passado algum tempo, então a pequena picape ganhou as concessionárias, bem como versões, valores e por último as ruas e estradas Brasil afora. 

Strada

Evolução da Fiat Strada

Saiba como o modelo mudou ao longo dos anos

Fiat Strada 2021
  • Categoria: Picape compacta;
  • Preço médio novo: R$ 65 mil; 
  • Preço médio usado: R$ 48 mil;
  • Versão recomendada: Strada 2021 Freedom 1.3 Cabine Plus;
  • Consumo médio cidade:11 km/L;
  • Consumo médio estrada: 13 km/L.

Quando lançada lá em 1996 a Strada nada mais era do que um Palio que havia ganho uma caçamba para entrar em um segmento um tanto quanto aquecido até os dias de hoje: O das picapes compactas. 

Com o pesado fardo de substituir a guerreira Fiorina Pick-up, a Fiat Strada teve como rivais a VW Saveiro e Ford Courier e com o passar dos anos foi ganhando concorrentes de peso, como a Chevrolet Montana e a Peugeot Escapade. 

A boa notícia para a montadora italiana é que a Strada sempre ganhou esses embates e fugindo da mentalidade de que quem time que está ganhando não se mexe, a Fiat Strada 2021 mudou e seguiu evoluindo. 

Entre janeiro e novembro foram vendidas 69.660 unidades da Strada que segue líder absoluta na categoria e agora você vai entender o motivo disso. 

Anúncios

Conheça a Fiat Strada 2021 de fio a pavio

Conheça por todos os ângulos o que a Fiat Strada 2021 tem para oferecer. 

Design é uma mescla de referências

Desde que as primeiras imagens foram divulgadas a sensação é que a a Strada 2021 seria uma versão de Mini Toro. 

De modo geral é possível afirmar que se pensarmos no conjunto ela é sim, uma versão reduzida da caminhonete, mas se olharmos nos detalhes isso cai por terra. 

Na parte dianteira da Fiat Strada 2021 existe uma grande semelhança com os compactos Mobi e Argo. Dependendo da versão os faróis podem ter iluminação com Led, embora sejam mais afilados e maiores com relação aos compactos da montadora. 

Design
Design é ponto positivo

Outro ponto que chama atenção é a grade dianteira que é bonita, imponente e maior do que em outros modelos da marca. 

Apreciando a Strada 2021 de maneira lateral é possível notar uma simplicidade. Já dizia Leonardo da Vinci que a simplicidade é o auge da sofisticação. 

Os olhos mais atentos irão notar que o formato e inclinação do pára-brisa e do arco formado pela porta dianteira são muito semelhantes ao do Fiat Mobi.

Os pára-lamas são igualmente “estufados”, mas as molduras das rodas não são tão redondas como no compacto, e sim, mais quadradas e com cantos arredondados.

Há um detalhe de design na junção dos pára-lamas com as portas como uma tentativa frustrada de disfarçar a semelhança entre os modelos. 

A Strada conta ainda com rodas de 15’’ e 16’’ montadas com pneu de uso misto 70% para o asfalto e 30% para estradas de terra. 

Na parte traseira há uma mistura de sensações entre a geração anterior e a Fiat Toro. Embora as lanternas pareçam às usada na caminhonete, elas são exclusivas da Strada assim como a assinatura em LED.

A tampa da caçamba também é única e como ocorre na grade frontal traz o logo da marca em letras garrafais. Sua abertura ocorre de maneira convencional, ao contrário da toro, cuja traseira se abre para os lados com formato de dupla-folha. 

Anúncios

Caçamba agrada demais

Depois de conhecer design exterior é hora de falarmos da funcionalidade da caçamba, que inclusive agrada MUITO.

A Fiat Strada 2021 conta com uma mola que alivia o peso da tampa na abertura e no fechamento, a exemplo do que ocorre na VW Saveiro e com a linha da Ranger desde 2020. 

O compartimento conta com a opção de capota marítima e uma iluminação em LED que pode ser acionada por um botão no topo do painel. 

Contanto com 1,17 m de comprimento, 61 cm de altura e 1,05 m de largura, a caçamba possui boa capacidade em termos de litragem e peso. No total, na Nova Strada é possível acondicionar até 844 litros e carregar 650 kg de peso. 

Um dos pontos altos da Strada está justamente em seu projeto anterior, que fez a picape compacta se tornar referência pelo trabalho pesado está sob a caçamba. 

Trata-se de um eixo rígido em formato de ômega que continua na versão 2021. Conhecido mais pela sua robustez do que pela dinâmica que é capaz de propiciar, ele continua ali, mas passou por uma reformulação. 

Esse eixo em formato de ômega possui agora novos amortecedores e um feixe de mola única com uma espessura variável, que ajuda a manter ótimos níveis de dirigibilidade mesmo quando carregada. 

A geometria da caçamba da Fiat Strada sofreu uma leve alteração e isso é algo a ser elencado. 

Apesar das aparências, a Fiat Strada 2021 é apenas 1 centímetro mais comprida que a sua geração anterior. Seu entre-eixos ficou mais curto, ela ficou 0,8 cm mais estreita e perdeu 4,5 cm de altura. 

Parece pouco, mas isso faz grande diferença em termos de estabilidade e dirigibilidade e claro, funcionalidade!

Interior funcional e confortável

Embora conte com medidas menos generosas em alguns aspectos cruciais a Strada 2021 está mais habitável do que nunca, principalmente na porção traseira que na geração da cabine dupla anterior dispunha apenas de 4 lugares e mal acomodava crianças com mochilas. 

Agora podemos afirmar que a Strada se trata de uma picape compacta e familiar. Com ótimos ângulos de abertura das portas traseiras que alcançam 80 graus de abertura, acessar os bancos de trás tornou- se uma tarefa fácil. 

Interior
Interior é funcional e agradável

Seria errado se não disséssemos que o espaço traseiro é mais do que satisfatório. Três adultos de estatura média viajam de modo confortável no banco de trás e ainda com cinto de três pontos e encosto de cabeça. 

Para quem tem crianças, há Isofix para duas cadeirinhas. Só se sente falta de uma outra saída de USB já que há apenas uma única saída disponível para os ocupantes que vão atrás. 

As portas e o painel dianteiro são todos forrados com plástico rígido que conta com uma superfície granulada. 

Com relação ao painel é importante frisar que se trata de uma peça única e exclusiva embora seja fácil notar que a inspiração é proveniente de modelos como Uno e Mobi, com um cluster digital bem no meio do velocímetro. 

O volante de base levemente achatada possui comandos multifuncionais do computador de bordo e comandos de som que tem como central uma tela multimídia de 7’’ sobre a qual falaremos mais tarde. Há ainda na parte dianteira mais uma saída USB e 11 porta-objetos.

Os bancos da Strada 2021 são feitos de tecidos entremeados por um material sintético com formas geométricas que é agradável de olhar e sentar. Sob o banco traseiro estão à disposição as ferramentas necessárias para a troca de pneus. 

O estepe fica sob o assoalho da caçamba, algo muito comum em qualquer tipo de picape. 

Por fim, a posição de dirigir poderia permitir ajustes mais baixos. O banco está posicionado em uma posição elevada, muito semelhante à posição utilizada por SUVs compactos o que pode diminuir um pouco a área de visão de motoristas mais altos. 

A falta de regulagem de distância do volante pode ser compensada pelo ajustes horizontais do banco do condutor. 

Tecnologia aflorada

Como dissemos anteriormente o que era bom ficou ainda melhor e isso pode ser notado na oferta de tecnologia da Fiat Strada 2021 que conta com uma série de componentes tecnológicos visando facilitar a vida do condutor e dos passageiros. Vamos agora te mostrar todos eles. 

Central Multimídia

O primeiro item é a nova central multimídia de 7’’ que é capaz de se conectar a qualquer smartphone sem o uso de fios. 

Central
Central Multimídia é funcional

Com sistema Android Auto e Apple CarPlay é possível sincronizar apps como Waze, Google Maps, Spotify e Whatsapp para viagens mais confortáveis e divertidas. 

Comandos no volante

O volante multifuncional é outra atração à parte na Fiat Strada 2021. Com ele é possível ativar comandos de rádio e telefone sem tirar as mãos da direção e os olhos do trânsito. 

Além disso, o volante conta com um acabamento em couro extremamente elegante. 

Ar-condicionado de série

Além de amplo espaço a cabine da Strada 2021 é ambientada por meio do ar-condicionado de série em todas as versões. 

O equipamento pode ser utilizado tanto para esquentar, quanto para refrescar a cabine e ajudar a desembaçar os vidros em condições de clima adverso. 

Painel TFT

O Painel TFT é uma atração tecnológica à parte que é ao mesmo tempo agradável e funcional. 

Localizado de maneira centralizada perante o velocímetro é possível personalizar uma série de informações que podem ser acompanhadas instantaneamente em um visor de 3.5 polegadas. 

Painel TFT
Painel TFT é atração à parte

Com ele é possível obter informações como odômetro, tempo de viagem, quilometragem percorrida e média de consumo de combustível. 

Tampa traseira poderosa

Essa novidade em termos de tecnologia é curiosa e funcional ao mesmo tempo. 

A tampa traseira da Nova Strada é leve e resistente ao mesmo tempo. Ela pode ser aberta e fechada com apenas uma mão e é capaz de suportar até 400 kg de carga quando aberta. 

Segurança surpreendente

Não basta ser bonita e tecnológica, é preciso ser segura e esse é outro ponto que precisa ser elencado na Strada 2021: A sua segurança.

Vamos te mostrar agora todos os equipamentos e sistemas que fazem da Strada uma referência em termos de segurança. 

Airbags

Além dos airbags frontais, os ocupantes estão protegidos também de forma lateral graças à presença dos bolsões laterais de ar. Ao todo a compacta picape conta com 4 airbags, visando o máximo de proteção possível a todos os ocupantes. 

Câmera de ré e sensor de estacionamento

Outro ponto que visa segurança principalmente na hora de estacionar ou realizar manobras é a câmera de ré com linhas dinâmicas que surgem na central multimídia, além do sensor de estacionamento que emite um alerta sonoro conforme se aproxima de obstáculos. 

Controle de estabilidade

Embora seja estável por natureza devido à toda sua construção e sistemas de amortecimento a Strada conta ainda com controle de estabilidade de série. 

O sistema ajuda o condutor a manter a direção em curvas mais acentuadas, terrenos irregulares e condições climáticas desfavoráveis. 

Sistema Hill Holder

Quando a carga é pesada, toda ajuda é bem-vinda. Por isso, a Fiat Strada 2021 possui o sistema Hill Holder, que mantém o carro parado e auxilia nas partidas em ladeiras.

Isso evita que a picape desça alguns metros ou centímetros em partidas em rampas o que previne acidentes com outros veículos ou incidentes com pedestres. 

Sistema E-LOCKER

O E-locker ou controle de tração avançado (TC+) é o que vai te ajudar a sair dos obstáculos. Ele identifica a roda que gira em falso e distribui a força do motor para a outra roda permitindo rodar em vias esburacadas ou estradas de terra sem nenhum tipo de problema. 

Sistema Isofix

E por último, mas não menos importante, as versões de cabine dupla da Strada 2021 contam com o sistema Isofix. 

Trata-se da trava de uso prática para a fixação de cadeirinha ou bebê conforto ao banco, possibilitando o transporte de crianças de maneira segura e eficaz. 

Ampla gama de acessórios

Além de tudo o que mostramos até agora, a Strada 2021 conta com uma ampla gama de acessórios para torná-la ainda mais funcional! Ao todo são mais de 50 opções disponíveis, vamos te mostrar agora aqueles que são considerados os principais. 

Extensor de caçamba

Como o nome já sugere, a maior caçamba da categoria pode ser tornar ainda maior graças ao extensor de caçamba de engate rápido. 

Engate reboque Mopar

O engate reboque Mopar possibilita a remoção da lança quando não está em uso, e não requer nenhuma furação adicional, mantendo a garantia da picape. A opção ideal para puxar cargas das mais variadas naturezas. 

Estribo lateral

O estribo lateral traz funcionalidade, proteção e estilo para a picape. Tudo isso em apenas um só acessório. 

Santantônio

O santantônio é mais do que um simples acessório. Trata-se de um item indispensável na hora de amarrar cargas e proteger a carroceria da picape.

Capota marítima

A capota marítima é a proteção ideal, tanto para a caçamba quanto para as cargas e é indicada para quem preza pela segurança da carga, além de cuidado com a estrutura da própria caçamba em si.

Motorização e consumo de combustível

A Fiat Strada 2021 conta com duas opções de motores e ambas são ofertadas de maneira conjunta a um câmbio manual de cinco marchas. 

A primeira opção é um propulsor 1.4 flex de quatro cilindros capaz de gerar 85 cavalos quando abastecido com gasolina e 88 com etanol. O torque é de 12,4 kgfm e 12,5 kgfm respectivamente.

A segunda opção é o motor 1.3 Firefly, também flex de quatro cilindros capaz de entregar 101 cavalos com gasolina  e 109 cavalos com etanol. O torque é de 13,7 kgfm e 14,2 kgfm respectivamente. 

Strada
Modelo ficou ainda melhor

A expectativa fica pela possível (e provável chegada) do motor turbo que ao que tudo indica até agora não parece ser uma prioridade para a montadora.

Fontes internas da alta cúpula da Fiat afirmam que é provável que uma versão com câmbio CVT seja lançada no ano que vem. 

O consumo de combustível da Fiat Strada pode ser visualizado a seguir:

Uso urbano:

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus 2021: 8,3 km/l com etanol e 11,8 km/l com gasolina;
  • Fiat Strada 1.4 Cabine Dupla 2021: 8,3 km/l com etanol e 11,7 km/l com gasolina;
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus 2021: 9 km/l  com etanol e 12,8 km/l com gasolina;
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Dupla 2021 – 8,4 km/l com etanol e 12,1 km/l com gasolina.

Uso rodoviário:

  • Fiat Strada 1.4 Cabine Plus 2021: 8,8 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina;
  • Fiat Strada 1.4 Cabine Dupla 2021: 8,9 km/l com etanol e 12,4 km/l com gasolina;
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Plus 2021: 9,8 km/l com etanol e 14,2 km/l com gasolina;
  • Fiat Strada 1.3 Cabine Dupla 2021: 9,4 km/l com etanol e 13,3 km/l com gasolina.

Fiat Strada 2021 preços e versões

Os  preços e versões da Strada 2021 são os seguintes:

  • Strada 2021 Endurance 1.4  Cabine Plus: R$ 63.590;
  • Strada 2021 Endurance 1.4 Cabine Dupla: R$ 74.990;
  • Strada 2021 Freedom 1.3 Cabine Plus: R$ 69.490;
  • Strada 2021 Freedom 1.3 Cabine Dupla: R$ 77.990;
  • Strada 2021 Volcano 1.3 Cabine Dupla: R$ 79.990.

Conclusão

Depois desse artigo completo é natural imaginar que a Strada 2021 vai continuar dominando seu segmento. Afinal, o modelo é completo, possui preços atrativos e é pau pra toda obra.

Se você está pensando em comprar um exemplar e ainda não está convencido, tudo bem. Fizemos um conteúdo completo mostrando todos os prós e contras da picape compacta que pode ser conferido no botão abaixo. 

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Em Alta

content

Para que serve o seguro DPVAT e como usar?

O DPVAT foi criado para proteger os brasileiros vitimados por acidente de automóvel. Descubra com mais detalhes para que serve o DPVAT!

Continue lendo
content

Zurich Seguro Auto: Saiba tudo sobre a seguradora

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Zurich Seguro Auto: Saiba tudo sobre a seguradora

Continue lendo
content

Leilão para comprar carro: Descubra como e onde arrematar o seu

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Leilão para comprar carro: Descubra como e onde arrematar o seu

Continue lendo

Financiamento

Quitar financiamento antes do prazo: vale a pena?

Recebeu o décimo terceiro ou vendeu algum bem e está com dinheiro disponível? Com isso, surge a dúvida se utilizar esse dinheiro para quitar o financiamento do seu veículo antes do prazo vale a pena. Então, vamos entender melhor esse assunto, acompanhe!

Quitar seu financiamento antes pode ser vantajoso, descubra se vale realmente a pena!

Então, você está com dinheiro sobrando na sua conta bancária, seja porque recebeu herança inesperada, o décimo terceiro, a restituição do Imposto de Renda ou vendeu algum bem. Assim, é melhor aplicar esse dinheiro e receber os rendimentos? Ou quitar o financiamento do seu veículo antes do prazo vale a pena?

Pois bem, todos sabem que é difícil fazer uma previsão exata de como a economia no Brasil vai se comportar.

Ainda mais que, no ano de 2022, teremos eleições e a pandemia está dando sinais de que está avançando novamente, o que influencia diretamente na variação das taxas de juros.

Em primeiro lugar, é preciso entender que a questão se resume basicamente na comparação entre taxa de juros aplicando o dinheiro e a taxa de juros do financiamento.

E como dissemos, as taxas de juros no Brasil sofrem uma variação muito grande, se considerarmos o prazo que ainda falta para quitar o financiamento.

Portanto, é preciso fazer as contas na ponta do lápis e encontrar a melhor solução para o seu orçamento.

Existem ferramentas na internet que podem ajudá-lo nos seus cálculos.

Portanto, vá com calma e tenha paciência para decidir se a melhor solução para você realmente é quitar o financiamento antes do prazo.

Assim, vamos entender se quitar o financiamento antes do prazo traz economia.

Logo Acelero

Financiamento de veículos Acelero: conheça

Seu carro usado pode valer muito na hora de fazer uma troca. Assim, conheça o financiamento de veículos da Acelero e saiba se é confiável.

Financiamento: quitar o seu antes do prazo traz economia

Pois bem, vamos analisar os prós e os contras para verificar se quitar o seu financiamento antes do prazo, traz economia para seu bolso.

Prós

Primeiramente, saiba que o código 52 do Código de Defesa do Consumidor garante a você que a instituição financeira deve aceitar o pedido de liquidação antecipada do financiamento.

E ainda, aplicar um desconto sobre os juros do financiamento.

Assim, se deve verificar qual a taxa de juros foi aplicada no seu contrato de financiamento.

Desse modo, se a taxa de juros for maior que a taxa de juros de rendimento da poupança, é vantagem fazer a quitação.

Lembrando ainda que existem outras opções de aplicações de baixo risco, que rendem mais que a poupança.

Em resumo, não faz sentido aplicar o dinheiro e ter rendimentos mensais menores que o valor que paga de juros no financiamento.

Contras

Pois bem, como comentamos antes, não convém quitar o financiamento, se o valor da aplicação que deseja fazer tiver um rendimento maior que os juros do financiamento.

Assim, você pode aplicar o dinheiro, garantir uma segurança financeira futura e continuar pagando o financiamento.

Mas, caso o dinheiro que está disponível não for suficiente para quitar o financiamento total, existe a possibilidade de você amortizar o valor das parcelas.

Portanto, quitar uma dívida, principalmente se for longa, traz certo alívio, mas é preciso fazer os cálculos antes de tomar uma decisão.

Como quitar um financiamento antes do prazo?

Pois bem, o primeiro passo é entrar em contato com a instituição financeira onde fez o contrato de financiamento, e informar da sua intenção de antecipar a liquidação total do valor ainda a ser pago.

Assim, deve solicitar o cálculo do desconto dos juros, e qual o valor a ser pago para quitação.

Desse modo, caso opte por quitar o financiamento antes do prazo, você solicita a emissão de um boleto do saldo devedor.

Porém, caso o prazo para pagamento da dívida ainda seja longo, pode ser que a instituição financeira não retire os juros integralmente, ou faça um desconto apenas parcial.

De qualquer forma, tente negociar uma solução que seja interessante, antes de tomar qualquer decisão.

Mas o importante é fazer os cálculos e verificar se vale a pena quitar o financiamento antes do prazo.

Para isso, encontram-se ferramentas de cálculos na internet, que podem auxiliá-lo.

Agora é só pagar o boleto, quitar a sua dívida e dormir tranquilo sem preocupação.

Vale a pena quitar antes do prazo?

Então, entrou dinheiro extra na conta e quer saber se vale a pena quitar seu financiamento antes do prazo? Vamos entender!

Em resumo, a regra é simples. Você deve comparar a taxa de juros da aplicação que deseja fazer, com a taxa de juros do financiamento.

Desse modo, por exemplo, considere a aplicação na poupança que rende 6% ao ano, com a taxa do seu financiamento.

Lembrando ainda que existem aplicações de baixo risco, como o Tesouro Direto, que rendem mais que a poupança.

Assim, se você está pagando uma taxa maior que a taxa das aplicações, com certeza vale a pena quitar o seu financiamento antes do prazo.

Mas leve em consideração o seguinte: pode ser que a diferença entre as taxas seja pequena, ou mesmo igual.

Ou ainda, o pagamento das parcelas do financiamento não está pesando no seu orçamento, e você consegue pagá-las em dia.

E mais, se for o caso, negociar com a instituição financeira uma amortização parcial da dívida, diminuindo o valor das parcelas.

Nesses casos, pode ser interessante continuar pagando as parcelas do financiamento, e aplicar o dinheiro que está sobrando.

Dessa maneira, estará fazendo uma reserva de emergência, que poderá utilizar futuramente para fazer novos financiamentos.

Ademais, pode surgir uma boa oportunidade de negócio, como trocar de carro, fazer outro investimento, reformar a casa, pagar os estudos e você deseje ou precise fazer um novo financiamento.

Pois, apesar de a economia no Brasil ser instável e a taxa de juros variar constantemente, encontram-se instituições financeiras com taxas de juros bem atrativas.

Portanto, nossa sugestão de financiamento é o Financiamento de veículos Bradesco. Acompanhe e saiba se é confiável!

Logo Bradesco fundo roxo

Financiamento de veículos Bradesco: como financiar

Encontrou o carro dos seus sonhos, mas o dinheiro disponível não é suficiente? Então, saiba como financiar com o Financiamento Bradesco e parcele em até 60 meses!

Você também pode gostar

content

Como e onde arrematar carro em leilão: Saiba tudo sobre o assunto

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como e onde arrematar carro em leilão: Saiba tudo sobre o assunto

Continue lendo
content

Comprar Volkswagen Amarok: Saiba como fechar um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Volkswagen Amarok: Saiba como fechar um bom negócio

Continue lendo
content

Picelli Leilões: conheça e saiba se é confiável

Descubra se a Picelli Leilões é confiável e conheça as vantagens de comprar o seu veículo com a empresa, como experiência no mercado e mais!

Continue lendo