Listas

Prós e contras da Fiat Strada: Saiba como é ter a melhor picape do Brasil

Conheça agora todos os prós e contras da Fiat Strada e saiba como é ter a melhor picape compacta do Brasil!

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 18/12/2020

Prós e contras da Fiat Strada 

Após 22 anos a Fiat atualizou aquele que é um dos seus xodós em termos de vendas, a famosa Strada. Com um compartilhamento de itens com alguns modelos e um visual inspirado na Toro a intenção é continuar dominando o segmento do qual ela é líder há muito tempo. E mais uma vez pensando em te manter atualizado hoje vamos mostrar quais são os prós e contras da Fiat Strada

Prós e contras da Fiat Strada

Quando colocada lado a lado com a antiga geração é possível notar tudo o que realmente mudou na picape compacta, e isso passa pelo design, equipamentos e parte mecânica. 

Depois de nossos especialistas analisarem com calma e parcimônia trazemos todos os pontos positivos e também os negativos da Fiat Strada. 

Se você está pensando em comprar um exemplar, o artigo de hoje é leitura obrigatória! 

Anúncios

Os prós e contras da Fiat Strada

Conheça agora todos aqueles que são os prós e contras da Fiat Strada. 

Pró: Design

O primeiro ponto que merece destaque e foi um acerto da montadora é o Design. 

Embora a geração anterior não fosse, muito pelo contrário, pois há quem preferia a anterior à esta, o design da Nova Strada ficou diferente – e agradou.

É possível afirmar que embora ela tenha uma alma de Toro, sendo considerada inclusive, uma Mini Toro, mas os olhos mais atentos conseguem notar uma mistura de modelos, com peças externas que remetem ao Mobi e ao Argo. 

A velha máxima de que em time que está ganhando não se mexe foi deixada de lado e pelo visto já está dando certo. 

Anúncios

Pró: Segurança

A Nova Strada é construída sob uma nova plataforma da qual a montadora não revela muito sobre sua origem. 

Informações internas vindas de fontes extra-oficiais afirmam que ela traz alguns elementos de Argo, Mobi e (pasmem) Fiorino. Seja como for, a marca se esforçou para melhorar a construção da picape compacta em todos os aspectos. 

Strada
Segurança é ponto alto

Apenas para exemplificar, 90% da estrutura faz uso de aços ultra resistentes, com apenas 10% sendo de aços comuns que são aplicados na região atrás de trás do painel para deformação em caso de acidentes. 

Além disso, a Fiat equipou a Strada com controle de estabilidade e de tração de série em todas versões, além do assistentes de partida em rampas, item que só será obrigatório a partir do ano que vem. 

A Fiat Strada também conta com quatro airbags de série, outro equipamento que até então não era visto em picapes compactas. 

E para complementar a segurança, os faróis de LED oferecem melhor visibilidade, garantindo uma condução ainda mais segura. 

Pró: Espaço interno na versão com cabine dupla

Na geração anterior, a Fiat Strada tentou uma jogada incomum e criou uma versão de cabine dupla, porém com apenas três portas, fazendo com que o acesso traseiro fosse feito por meio de uma porta “suicida” (que abre na direção contrária).

Nessa geração para se ter acesso ao banco traseiro há à disposição dos passageiros mais duas portas. Assim, no total a Strada com cabine dupla possui 4 portas.

4 portas
4 portas na cabine dupla garantem o conforto

O projeto inicial já tinha como objetivo as quatro portas desde o começo. Assim o espaço interno da cabine, principalmente no banco traseiro, agrada e permite que cinco adultos viajem de maneira cômoda. 

Pró: Caçamba maior na cabine simples

Quem pretende usar a nova Strada para trabalhar ou curtir a natureza e tem o desejo de levar cargas ficará feliz em saber que a caçamba das versões da Cabine simples se tornou maior. 

Ela mede 1,71 metros de comprimento e suas laterais ficaram mais altas o que permitiu um aumento do volume total de 1.220 litros para 1.354 litros, enquanto a capacidade de carga também cresceu e atingiu 720 kg. 15 kg a mais do que a geração anterior. 

Além do mais, a tampa da caçamba recebeu um sistema de amortecimento que reduziu em 60% o esforço tanto para abri-la, quanto para fechá-la. 

Pró: Preços

Aqui temos um ponto que é muito importante. Principalmente para um modelo que deseja se manter na liderança de seu segmento. 

O preço é mais um ponto positivo na nossa lista de prós e contras da Fiat Strada.

Com valores partindo da casa de R$ 63 mil e atingindo no máximo a casa dos R$ 80 mil, muita gente que estava pensando em um sedan ou um SUV deve olhar para a picape compacta com outros olhos. 

Os valores são muito mais acessíveis que a sua principal concorrente, a VW Saveiro.

Além disso, é praticamente impossível encontrar um veículo repleto de tecnologia, conectividade e segurança pelos preços que a picape compacta custa.

Pró: Dirigibilidade

A dirigibilidade da Fiat Strada é outro item pra lá de positivo. A nova plataforma, os sistemas de tração e estabilidade e o formato do eixo fixo na traseira garantem uma tocada firme, divertida e o mais importante de tudo: prazerosa. 

Quando carregada, a Fiat Strada se comporta muito bem, sem causar sustos nos condutores e quando com a caçamba vazia a picape não tem a traseira solta como ocorre até mesmo em muitas caminhonetes. 

O fator dirigibilidade diferencia a Strada de muitos veículos, inclusive hatches e SUVs compactos. 

Contra: Caçamba curta na cabine dupla

Dando início aos pontos negativos na nossa lista de prós e contras da Fiat Strada temos a caçamba da picape que dispõe de cabine dupla. 

Enquanto a caçamba da Strada com cabine simples ficou maior não podemos dizer o mesmo da cabine dupla. 

Para que houvesse espaço o suficiente na cabine, a Fiat precisaria sacrificar algo e nesse caso, foi a caçamba. 

extensor
Extensor de cabine pode ser necessário

Ela possui 1,17 metros de comprimento, 54 centímetros a menos do que a cabine simples, o que reduziu sua capacidade total para 884 litros e 650 kg. Trata-se de uma perda um tanto quanto considerável. 

Apenas para exemplificar, isso impede o transporte de uma série de itens, como um jet ski, ou uma moto, por exemplo.

Entretanto, essa questão pode ser minimizada com o uso do extensor de cabine que pode ser comprado em qualquer concessionária Fiat. 

Contra: Ausência de câmbio automático

Como muita gente sabe e prefere cada vez mais os carros automáticos são preferidos pelos clientes, mas o segmento das picapes compactas sabe-se lá por qual motivo não vem acompanhando essa tendência. 

A Strada é um exemplo clássico disso, que chega às lojas com apenas uma opção de câmbio – o manual de cinco marchas. No entanto, já existem fontes fidedignas de dentro do alto escalão da Fiat que afirmam que isso mudará em breve. 

Para 2021 está prevista a inclusão de um câmbio automático do tipo CVT para o motor 1.3 que também deve chegar para alguns modelos como o Fiat Cronos e o Fiat Argo. 

Contra: Interior simplório na versão topo de linha

A Fiat Strada é hoje um veículo de uso misto.

Enquanto uns podem utilizar o veículo para passear, outros enxergam nela um instrumento literal de trabalho e embora a montadora não diga, a versão topo de linha com cabine dupla é produzida para tentar conquistar o público de sedans e hatches. 

Nesse aspecto, fica um pouco complicado olhar para o interior da versão Volcano e não aha que o acabamento é um tanto quanto simplório e semelhante ao de outras configurações. 

Há um excesso desnecessário de plástico rígido por toda a cabine e o quadro de instrumento remete ao utilizado no Uno, o que pode não ajudar o comprador a gastar todo o valor que a picape vale. 

Conclusão

Com todos os itens, equipamentos, acessórios e sistemas é muito provável que a Fiat Strada se mantenha no topo de seu segmento. 

Como é fácil notar, há muito mais pontos positivos do que negativos na Fiat Strada e ainda é preciso levar em conta que os “contras” aqui apresentados são circunstancialmente opinativos.

É preciso ter em mente que não existe, tampouco existirá um carro que tenha 100% de aceitação do público.

No entanto, a Fiat Strada que já agradava muita gente, deve passar a agradar ainda mais. 

Agora que você já conhece todos os prós e contras da Fiat Strada, que tal saber como comprar o seu exemplar?

Para isso basta clicar no link abaixo para conferir todas as dicas dos especialistas do Senhor Carros. 

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça qual é o passo a passo para vender seu carro na InstaCarro:

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça qual é o passo a passo para vender seu carro na InstaCarro:

Continue lendo
content

Volvo XC60: Confira as novidades e saiba porque um modelo usado pode ser uma boa ideia

Confira as novidades do Volvo XC60 2020,e saiba quais são os motivos pelos quais pensar em um modelo usado pode ser uma boa ideia!

Continue lendo
content

Comprar carro com CNPJ garante até 30% de desconto: Saiba mais

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar carro com CNPJ garante até 30% de desconto: Saiba mais

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Prós e contras do Mitsubishi Pajero Sport: Como é ter um exemplar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Mitsubishi Pajero Sport: Como é ter um exemplar

Continue lendo
content

Leilão de carros apreendidos em Santa Catarina: veja 4!

Em um leilão de carros apreendidos em Santa Catarina pelo DETRAN-SC, você tem a oportunidade de comprar um carro bom e barato. Conheça mais!

Continue lendo
content

Empréstimo com garantia de veículo Creditas: veja como fazer!

Veja aqui como fazer o empréstimo com garantia de veículo Creditas, uma opção segura e prática para quem está precisando de dinheiro. Confira!

Continue lendo