Artigos

Conheça as vantagens e desvantagens do carro híbrido no Brasil

Saiba quais são as vantagens e desvantagens do carro híbrido no Brasil e conheça alguns modelos interessantes que estão à venda por aqui!

por

Murilo C.

Publicado em

ANÚNCIOS

As vantagens e desvantagens do carro híbrido no Brasil

Enquanto o futuro dos veículos se desenha como 100% elétrico para muitas partes do mundo, como Europa e Ásia, principalmente, em outros locais, como no Brasil,  a hibridização deve ocorrer em breve e como é possível imaginar existem uma série de vantagens e desvantagens do carro híbrido.

Conteúdo Recomendado
carro híbrido de leilão

Carro híbrido de leilão

Descubra como garantir seu carro híbrido de leilão de maneira fácil e direta

Toda pessoa que gosta de carros no Brasil, sabe que ter um carro por aqui não é uma tarefa fácil.

Os problemas começam na compra, com preços caros e dificuldades de pagamento, assim como na manutenção, com impostos, taxas, seguro auto e combustível nas alturas.

Para alguns, comprar um veículo híbrido possui pontos positivos, para outros, esse tipo de automóvel tem pontos negativos. 

A grande verdade é que existem vantagens e desvantagens do carro híbrido no Brasil.

Pensando em te orientar sobre o que vai ser o futuro dos veículos por aqui, nossos especialistas prepararam um conteúdo mais do que especial sobre carro híbrido.

Bora descobrir quais são as vantagens e desvantagens do carro híbrido por aqui?

Então, partiu! 

Entendendo como os carros híbridos funcionam

Antes de falarmos sobre as vantagens e desvantagens do carro híbrido, vamos te mostrar o que são esses veículos e como eles funcionam. 

O carro híbrido é um veículo que para se movimentar combina um motor elétrico e um motor à combustão, onde seu sistema recupera energia por meio de frenagens regenerativas. 

Ou seja, esse tipo de veículo funciona com seus sistemas trabalhando de forma independente ou conjunta e o resultado é menos combustível consumido, o que favorece a economia.

carros híbridos são especiais!

A eletricidade é proveniente de uma bateria de alta voltagem que é recuperada graças ao processo de desaceleração. 

Os híbridos também utilizam os combustíveis para carregar e manter a bateria com a finalidade de reduzir o custo do carro. 

Esse modelo veicular existe há mais de 20 anos e as fabricantes japonesas deram início a veículos híbridos. O Toyota Prius é o primeiro modelo híbrido lançado mundialmente. 

Em rotações mais reduzidas, os híbridos garantem um pequeno período de condução totalmente elétrico, com o motor adquirindo força à medida que a velocidade aumenta.

Dependendo do modelo, a motorização elétrica é desligada, retornando quando surge a necessidade de energia extra, como para fazer ultrapassagens. 

O grande diferencial nesse caso, vem do controle de potência que faz o gerenciamento das fontes de alimentação. 

Grande parte dos veículos híbridos vendidos no mercado faz isso com excelência. 

A maioria dos modelos conta com uma caixa de transmissão variável - CVT, criada para potencializar a economia e dar tração suficiente em acelerações rápidas. 

Diferentes tipos de carros híbridos

Outro ponto que vai além das vantagens e desvantagens do carro híbrido é que existem diferentes tipos de veículos híbridos e cada um deles possui algumas particularidades próprias.

Bora conhecer esses tipos!

Carro Híbrido em série

Nesse tipo, os motores estão ligados em série, no qual saída de um envia energia proporcionando a entrada do outro.

Assim, nesse caso, o motor a combustível alimenta o elétrico e esse atua sobre as rodas, enquanto o primeiro apenas gera a eletricidade. 

Carro Híbrido em paralelo

Nesse modelo, os propulsores produzem a força necessária para o automóvel e apenas um deles funciona, enquanto o outro auxilia para melhorar o seu funcionamento, podendo inclusive, reduzir o nível de combustível usado no carro. 

Carro Híbrido misto

Esse é hoje o modelo mais habitual entre os carros híbridos vendidos no Brasil e no mundo.

Nesse modelo, os dois motores são utilizados de forma distanciada ou simultânea e os dois podem atuar sobre as rodas. 

Caso eles atuem de forma conjunta, um se encarrega de fazer o carro andar, enquanto o outro gera energia. 

Os componentes de um veículo híbrido

Tão importante quanto conhecer as vantagens e desvantagens do carro híbrido no Brasil, é saber quais são os componentes que fazem parte do sistema. 

E como aqui no Senhor Carros a gente gosta de tudo nos mínimos detalhes, também vamos mostrar isso agora para você. 

Um carro híbrido é composto de:

  • Bateria auxiliar: Em um veículo de reação elétrica, como o híbrido, esse componente garante eletricidade para ligar o carro antes que a bateria de tração seja acionada e assim, alimenta os outros sistemas; 
  • Conversor DC/DC: converte energia DC de alta tensão da tração em DC de baixa tensão. Isso é utilizado para ligas os extras do veículo e reabastecer a bateria auxiliar;
  • Gerador elétrico: responsável por gerar carga durante a frenagem das rodas, redirecionando para a bateria de tração;
  • Controlador de potência eletrônica: gerencia o fluxo energético fornecido pela bateria de tração, administrando o torque produzido e a velocidade do motor elétrico de tração;
  • Motor elétrico de tração: responsável por acionar a rotação das rodas do carro;
  • Sistema de escapamento: é responsável por canalizar os gases pelo escapamento e conta com um catalisador de três vias que faz parte de sua composição interna para diminuir a emissão de gases poluentes;
  • Sistema térmico: tem a responsabilidade de manter a temperatura adequada para o funcionamento dos sistemas e dos motores. 

E agora depois de conhecer os diferentes tipos de veículos híbridos e seus componentes, chegamos ao momento mais aguardado:

Conhecer quais são as vantagens e desvantagens do carro híbrido em solo brasileiro. 

Vantagens e desvantagens do carro híbrido

Como tudo no mundo, todo tipo de negócio envolve pontos positivos e negativos. 

Logo, quando falamos da compra e consequente utilização de veículos híbridos no Brasil, existem pontos positivos e negativos. 

Embora as vantagens sejam muito maiores nesse tipo de automóvel, é importante conhecer quais são os aspectos negativos, para que a compra seja guiada de maneira mais inteligente e menos passional possível.

Depois de muita pesquisa, nossos especialistas trazem para você as principais vantagens e desvantagens do carro híbrido. 

Bora conhecer todas elas?

Vantagens dos carros híbridos

Dando início à nossa série de vantagens e desvantagens do carro híbrido, vamos começar com os pontos positivos desse tipo de compra! 

Baixo consumo

A primeira vantagem dos híbridos é o baixo consumo energético. 

Um dono de veículo híbrido não sente tanto a variação dos preços dos combustíveis, uma vez que o motor à combustão é usado de forma moderada, inteligente e consequentemente sustentável.

Um ponto mais do que positivo em tempos de combustível caro. 

Boa potência e performance

Quando se fala de vantagens e desvantagens do carro híbrido, muita gente não acredita que esse tipo de carro tem boa potência e performance, mas esse é um dos pontos mais positivos!

Um veículo híbrido conta com um motor a combustão convencional, com potência que equivale à dos automóveis comuns, mas trabalhando em conjunto com o motor elétrico é possível obter até 50 cavalos de potência a mais. 

Por conta dessa combinação inteligente, esse tipo de veículo é capaz de ultrapassar todo e qualquer tipo de deficiência de um modelo movido apenas com energia. 

Com os dois sistemas de motorização funcionando de maneira simultânea, o motorista pode tirar o máximo da condução e ter mais segurança e economia.

Para obter o máximo de desempenho do carro híbrido é só pisar no acelerador e sair dirigindo, o que evita esforços extras do motor e poupa bastante combustível. 

Conforto, segurança e estabilidade 

Um ponto muito interessante e vantajoso nos veículos híbridos é que as baterias são fixadas na parte inferior do chassi. 

Isso automaticamente reduz a gravidade do carro e garante que o efeito de pêndulo seja amenizado na hora de contornar as curvas. 

Como parte central da massa do carro fica perto do carro, o veículo híbrido apresenta mais conforto, segurança e estabilidade nas curvas. 

Além disso, grande parte dos modelos híbridos oferecidos no mercado possuem tração integral por conta do trabalho paralelo dos dois motores - a combustão e elétrico.

Isso proporciona maior aderência das rodas e pneus no solo, principalmente em pisos molhados.

Apelo sustentável

Embora os automóveis 100% elétricos não emitam poluentes enquanto funcionam, as baterias de lítio utilizadas nesses veículos são nocivas à natureza. Não enquanto estão sendo utilizadas, mas sim durante a sua fabricação e também no seu processo de desmontagem, que gera grande emissão de Co2 na atmosfera. 

sustentabilidade é ponto alto!

Já veículos híbridos contêm menos baterias de íons lítio em seu sistema, o que diminui a demanda por baterias produzidas e descartadas. 

Além disso, por utilizar menos combustível à combustão e poluírem menos enquanto rodam, esses modelos são mais amigos do meio ambiente, pois causam uma preservação eficiente. 

Frenagem regenerativa

Aqui temos uma das vantagens praticamente insuperáveis do carro híbrido: a frenagem regenerativa.

Cada vez que o freio é utilizado em um carro híbrido, o gerador elétrico é acionado e recarrega a bateria. 

Isso faz com que não seja necessário parar o carro para recarregar em uma tomada. Simples e intuitivo. 

Desvantagens do carro híbrido

E como já havíamos dito, existem vantagens e desvantagens do carro híbrido. 

Depois de conhecer todos os pontos positivos, agora vamos te mostrar os pontos negativos de se ter um veículo desse tipo na garagem.

Mas já adiantamos que as desvantagens são bem menores. 

Vamos lá?

Preço de compra

O preço dos carros no Brasil é algo que atormenta a vida de quem deseja ter um automóvel e no caso dos híbridos fica ainda pior.

Carros híbridos apresentam valores longe dos considerados populares. Isso porque eles possuem tecnologias de ponta para garantir economia e eficiência ao motorista. 

Mas isso pode ser amenizado. A economia com combustível, pode ser um atrativo para quem pensa a longo prazo. 

Carro parcelado na promissória
Preço pode ser entrave, mas economia é garantida

Felizmente, existem maneiras de adquirir um veículo híbrido de forma mais facilitada, como é o caso dos consórcios, financiamentos e até mesmo por meio de leilões veiculares. 

De toda forma, quem opta por um carro híbrido, rapidamente nota que se trata de um investimento que vale a pena, embora seja um pouco mais caro para entrar nesse universo. 

Manutenção um pouco mais cara

O uso de novas peças no motor pode gerar alguns custos a mais na hora da manutenção. 

Entretanto, ao respeitar o cronograma de revisões do fabricante, essa questão pode ser amenizada. 

Realizar ajustes e trocas de componente dentro do tempo certo garante economia e bom desempenho do veículo, como em qualquer outro. 

Duração e preço das baterias

E por último temos o quesito bateria!

Assim como em qualquer outro sistema, a bateria possui vida útil e seu funcionamento depende dos ciclos, ou seja, da quantidade de vezes que é carregada e descarregada, como ocorre no celular, a duração do item depende da maneira de utilização. 

As que contém íons de lítio não podem ter menos de 20% de carga e nunca podem ser recarregadas quando estão em 80%. Ao seguir essas recomendações elas não ficam viciadas. 

Mas pensando na fidelização dos clientes, a maioria das montadoras oferecem garantias extensas das baterias podendo chegar até 10 anos. 

Como as baterias têm uma utilização mais contida, podem durar toda a vida útil do veículo, mas em caso de quebra ou defeito, é sempre importante levar em conta o valor da troca do componente. 

Boas opções de modelos híbridos no Brasil

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do carro híbrido, você deve estar se questionando quais seriam boas opções de híbrido para se ter na garagem. 

No Brasil o pioneirismo e a preferência do público está com a Toyota. Ao todo, os veículos híbridos que dominam a cena no Brasil são os Corolla, tanto o Sedan, quanto o SUV.

Vamos falar um pouco sobre eles para você!

Toyota Corolla

Aqui temos um dos sedans mais emblemáticos do Brasil e do mundo. Considerado um dos melhores veículos já produzidos, o modelo reina e tem uma grande legião de fãs. 

Embora seja apontado por muita gente como carro de tiozão, o Corolla vem dando um banho no seu principal concorrente, o CIVIC que inclusive deve ser retirado de linha por conta das baixas vendas. 

O que muita gente não sabe é que o modelo agora conta com tecnologia híbrida e motor flex para continuar líder de vendas no seu setor. 

Com valores considerados aceitáveis, é possível apostar em um Corollão híbrido para se ter como carro. 

Para saber mais sobre ele, é só clicar abaixo!

Toyota Corolla

Toyota Corolla

Toyota Híbrido

Toyota Corolla é sedan campeão de vendas por aqui!

Você permanecerá no site atual
Você permanecerá no site atual

Toyota Corolla é sedan campeão de vendas por aqui!

Toyota Corolla Cross

E a nossa segunda opção, como não poderia deixar de ser, é um SUV recém-chegado ao país. Trata-se do Corolla Cross. 

Considerado o irmão maior do Sedan, o SUV conta com os mesmos aparatos tecnológicos e divide uma série de peças e sistemas, como forma de torná-lo mais acessível ao público. 

Com tecnologia de ponta, conforto, segurança e itens de série, o Corolla Cross é uma ótima opção de veículo híbrido para se ter pensando em sustentabilidade e economia no futuro. 

Seus números de vendas são positivos. Entre o mês de março, quando foi lançado, até o começo de junho, mais de 10 mil unidades foram vendidas. 

Para saber mais sobre ele, é só clicar abaixo!

Toyota Corolla Cross
Toyota Corolla Cross

Toyota Corolla Cross

Toyota Híbrido

Lançado em março Toyota Corolla Cross já apresenta bons números de vendas!

Você permanecerá no site atual
Você permanecerá no site atual

Lançado em março Toyota Corolla Cross já apresenta bons números de vendas!

Conclusão

E com isso chegamos ao final de um artigo mais do que especial onde te mostramos todas as vantagens e desvantagens do carro híbrido. 

Como dito, trata-se de um veículo que ainda é caro, mas que por conta da alta oferta de combustíveis como gasolina e álcool no Brasil e a necessidade de veículos mais sustentáveis, deve ganhar cada vez mais espaço.

Com a popularização da tecnologia, os exemplares tendem a ficar mais baratos e todo mundo acaba aderindo!

Embora existam desvantagens, elas são supérfluas perto das vantagens que esse tipo de veículo pode oferecer aos seus compradores. 

Hoje a principal desvantagem desse tipo de veículo é o preço, mas a boa notícia é que isso pode ser facilmente contornado.

Já existem veículos híbridos disponíveis em leilões veiculares Brasil afora, sabia?

Nossos especialistas mostram que com a popularização, será cada vez mais fácil encontrar híbridos com preços até 40% mais baratos em leilões. 

Quer saber onde encontrar híbridos nessa faixa de preço? É simples, basta clicar no botão abaixo! 

Conteúdo Recomendado
carro híbrido de leilão

Carro híbrido de leilão

Descubra como garantir seu carro híbrido de leilão de maneira fácil e direta

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Listas

Não feche negócio: 10 Carros 0km que você deve evitar

Não feche negócio antes de ler esse artigo com os 10 carros 0km que você deve evitar de comprar!

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Você já parou para pensar que existem carros 0km que você deve evitar? Parece louco, mas é a pura verdade. Existe uma série de modelos que não devem ser comprados por uma série de motivos.

Pensando em te manter informado nós do Senhor carros separamos 10 modelos de carros 0km que você não deve comprar. As razões são as mais distintas e vão desde incerteza de continuidade até o preço em si. 

Carros 0km que você deve evitar

Se você está prestes a comprar um carro aqui vai um aviso: Não feche negócio antes de ler o artigo de hoje. Ele pode salvar o seu bolso! 

10 carros 0km que você deve evitar

Conheça agora quais são os 10 carros 0km que você deve evitar. 

10. Mitsubishi ASX

O Mitsubishi ASX é um carro legal que muita gente gosta, mas é preciso dizer que ele parou no tempo. 

O modelo é produzido há dez anos sobre a mesma plataforma e mesmo com reestilizações, ainda tem um design ultrapassado perante aos seus rivais e até mesmo quando comparados a outros modelos da marca. 

Mitsubishi ASX
Mitsubishi ASX

O acabamento é um tanto quanto simples para o seu valor. Além do mais, proprietários afirmam que o motor 2.0 Flex deixa a desejar e o pós-venda tem fama de complicado.Por fim, o preço também um tanto quanto salgado.

Existem outras opções no mercado que são mais espaçosas e mais acessíveis em termos financeiros como é o caso do Jeep Compass e o Volkswagen Tiguan Allspace. 

9. Chery New QQ

O New QQ já não pode mais nem se valer de ser o carro mais barato do país, já que o Moby é agora o detentor desse título. 

O New QQ tem uma estrutura frágil, motor fraco e sua manutenção tem fama de ser complicada. Além disso a montadora já confirmou que 2020 é o fim da linha para o modelo. 

Chery New QQ
Chery New QQ

Tão ruim quanto comprar um New QQ 0km é ter que vendê-lo no futuro. Por isso, se você tem amor ao seu dinheiro não compre os modelos remanescentes nas concessionárias por mais que isso possa parecer um bom negócio. 

8. Volkswagen Fox

Você deve estar pensando: Essa galera do Senhor Carros está louca. O Fox é um carrão! Sim… Não há dúvidas quanto a isso e vamos mostrar porque o modelo está nessa lista. 

O Volkswagen Fox ficou um pouco deslocado na linha da marca depois da chegada do Up e do Polo. O Fox hoje é vendido em três versões que vão de  R$ 51 mi a R$ 56 mil. 

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox

Só que o Polo que é muito mais moderno e mais prazeroso de pilotar, tem preço inicial na faixa dos R$ 53 mil.  

Mesmo a versão 1.6 MSI do Polo que sai por R$ 61 mil acaba tendo melhor custo benefício por conta da tecnologia e segurança e novidades estruturais. Além disso, há rumores fortes que o Fox saia de linha já em 2021.

Ter nas mãos um carro obsoleto e fora de linha é prejuízo na certa. Por isso, o ideal é evitá-lo. 

7. Nissan March

Aqui temos um motivo direto para você evitar o Nissan March 0km: 2020 é o último ano do modelo. A Nissan já confirmou que ele sai de linha. 

O modelo já vinha meio esquecido pela Nissan há algum tempo. Além do mais seu preço era um tanto quanto salgado com valores entre R$ 51 mil e R$ 56 mil. 

Nissan March
Nissan March

Seria um negócio muito melhor comprar o sedã que usa a mesma plataforma e tem ainda um porta-malas maior e amplo espaço interno. Isso sem contar que é uma versão com menos desvalorização. 

6. Renault Duster

A reestilização do Renault Duster foi uma verdadeira vergonha e não apenas por isso que ele é mais um dos carros 0km que você deve evitar.

A montadora que estava prometendo mudanças drásticas à SUV fez apenas uma maquiagem no exterior e pouco mexeu no interior e na mecânica, tirando ainda uma das versões mais vendidas que era a 4x4. 

Renault Duster
Renault Duster

A nova versão conta apenas com um tipo de motor o antigo e defasado 1.6. Para o futuro se espera o 1.3 t turboflex que entrega um ótimo custo x benefício em termos de desempenho e consumo. 

5. Citroen

A exemplo do que ocorre com o Nissan March, o Citroen C3 parece ter sido abandonado pela montadora francesa. 

O modelo que é repleto de itens de série e preços relativamente acessíveis era um chamariz para diferentes perfis de consumidores. Mas seu futuro no Brasil ainda é incerto. 

Citroen
Citroen

Seguindo o padrão atual do mercado automotivo de crossover, o C4 Cactus deve ganhar as ruas ano que vem e com isso modelos mais antigos tendem a cair no esquecimento ou até mesmo saírem de linha.

Embora a Citroen não confirme há fortes rumores de que o C3 está próximo de ser descontinuado. 

4. Fiat Grand Siena

O Fiat Grand Siena é mais um entre os carros 0km que você deve evitar. 

O modelo possui valor de entrada na faixa dos R$ 50 mil equipado com motor 1.0 e custa cerca de R$ 56 mil com motorização 1.6. No entanto existe outro sedã da mesma marca e com custo X benefício muito mais atrativo.

Fiat Grand Siena
Fiat Grand Siena

 Estamos falando do Cronos. Que embora parta de valores na faixa de R$ 58 mil vem equipado com o moderno motor 1.3 FireFly muito mais econômico e com melhor dirigibilidade sem contar os diversos itens de série. 

O Siena é um modelo ultrapassado que dificilmente vai passar por um processo de renovação. Por isso deve ser evitado. 

3. Lifan X60

O Lifan X60 tem um custo x benefício melhor que muitos outros veículos que são concorrentes. Além disso parte de uma faixa de R$ 70 mil, muito mais em conta que seus concorrentes EcoSport e Tracker por exemplo.

Lifan X60
Lifan X60

O Lifan X60 também vem recheado de opcionais de série. Mas então por que ele é um carro a ser evitado?

Simples: Existem poucas concessionárias e o modelo tem fama manutenção cara e complicada. Além do mais o modelo tem uma liquidez ruim o que o desvaloriza muito mais do que seus rivais. Triste não é mesmo?

2. Fiat Doblò

o Fiat Doblò é mais um caso de carros que não devem ser comprados 0km. 

Na verdade, modelo é uma verdadeira incógnita. Trata-se de um projeto antigo e sem nenhum tipo de renovação com um motor antigo e pouco eficiente. Além do mais o modelo só possui opção de câmbio manual e acabamento extremamente simplório.

Fiat Doblò
Fiat Doblò

O Doblò é um carro que serve para trabalhar e também para famílias que tenham algum ente portador de necessidades especiais. O modelo é muito mal visto no mercado automotivo e tem grande desvalorização.

Além do mais anualmente o Doblò é colocado na lista dos carros que podem deixar de ser produzidos. Por isso não recomendamos. 

1. Chevrolet Tracker

O Tracker vem sendo amplamente elogiado e isso é correto, afinal o modelo é muito bom e tem muita qualidade. Entretanto não se trata de um modelo que deve ser comprado 0km. 

A justificativa são: preço, plataforma e comparação com um veículo da mesma marca.A versão de entrada do Tracker parte de R$ 85 mil. Já a versão top de linha do Onix Plus custa R$ 80 mil.

Chevrolet Tracker
Chevrolet Tracker

O Tracker e o Onix Plus usam a mesma plataforma e o mesmo motor. Enquanto o Tracker vem pelado, por R$ 5 mil a menos o Onix Plus vem completão.

Assim, se você está pensando em comprar um Tracker 0km reveja com calma e dê valor ao seu suado dinheiro. 

Conclusão

E na sua opinião? Além dos modelos que mostramos aqui tem mais algum modelo que não deve ser comprado 0km? Se sim, deixe um comentário pra gente contando qual é o modelo.

Depois de conhecer os modelos de carros 0km que você deve evitar, que tal conhecer modelos baratos que são exemplos de segurança? Para isso, é só clicar no botão abaixo!

Continuar Lendo

Em Alta