Dicas

Truque para economizar combustível: conheça!

Sabia que existe um botão dentro do seu carro que pode te ajudar a economizar combustível? Saiba como poupar seu dinheiro!

Anúncios

Saiba mais sobre como fazer para poupar combustível!

Então, que tal conhecer esse truque e poupar dinheiro? Fonte: Pexels.
Então, que tal conhecer esse truque e poupar dinheiro? Fonte: Pexels.

Já ouviu falar do truque que ficou popular nos últimos tempos e que te ajuda a economizar combustível no seu carro? Será que essa novidade funciona de verdade? Aliás, são várias as dúvidas que circulam em torno desse tema.

Primeiramente, essa novidade foi trazida à tona na internet por uma usuária do TikTok. O perfil megansbubble postou um vídeo que já conta com mais de 500 mil curtidas. Ela questionava a utilidade do botão e explicava a função.

Carro branco sendo abastecido com gás

Combustível caro? Mitos e verdades sobre o GNV

Conheça os principais mitos e verdades sobre o GNV em época de combustível caro e descubra se o Gás Natural Veicular é realmente uma boa opção!

Mas, você consegue imaginar que botão é esse que ela estava se referindo? Essa é uma função que praticamente todos os carros atuais possuem! Quer saber qual é a função secreta e para que serve?

Então, continue lendo esse texto para aprender como economizar seu combustível a partir de agora! Afinal, o combustível não está tão barato e toda dica pode ser uma boa maneira de poupar!

Botão para economizar combustível!

Afinal, qual é esse botão que faz o truque para economizar combustível? Primeiramente, esse botão só existe em carros com sistema de ar-condicionado.

Assim, você já reparou em um botão com o símbolo de um carro e uma seta curva dentro do desenho do próprio veículo? Então, esse é o botão que ficou famoso recentemente na internet!

Mas, você sabe o que ele faz? Assim, a principal utilidade e funcionalidade do botão é fazer com que o ar que circula dentro do carro seja sempre o mesmo. Ou seja, ele reaproveita o mesmo ar, impedindo a entrada de novos ares.

Contudo, para essa funcionalidade ser eficaz, você deve estar com os vidros fechados. Do contrário, não haverá utilidade para acionar esse botão.

O Ar-condicionado pode aumentar o seu gasto?

Mas, será que o ar condicionado gasta mais? Fonte: Pexels.
Mas, será que o ar condicionado gasta mais? Fonte: Pexels.

Contudo, antes de seguir falando sobre o botão, você sabia que ativar o ar-condicionado do seu carro pode aumentar o consumo do combustível?

Pois é, e a explicação para essa situação está relacionada ao botão do truque para economizar combustível!

Assim, diversos estudos revelam que acionar o ar-condicionado do seu carro pode elevar o consumo do combustível pelo automóvel em até 10%. Dessa maneira, ao utilizar o botão, você está economizando dinheiro da refrigeração!

Como esse botão funciona?

Bom, o botão do truque para economizar combustível é a função de recirculação do ar. Ou seja, ele vai pegar o ar que já está dentro do carro e mantê-lo ali dentro.

Assim, não há a necessidade de ficar constantemente resfriando um ar que está quente. Então, o ar gela mais rápido e faz o compressor trabalhar menos, o que causa a economia de combustível!

Ou seja, o seu carro precisa trabalhar mais para gelar o ar! Então, se esse ar já estiver numa temperatura constante, o carro poderá trabalhar menos!

7 dicas para economizar combustível

Confira dicas incríveis e funcionais para economizar combustível no carro automático e salve uma bela grana no final do mês. Saiba mais!

Por outro lado, esse botão também tem outras vantagens. Assim, a recirculação impede a entrada de ar poluído e odores ruins dentro do carro.

Então, em situações que está parado no trânsito ou em lugares com cheiro ruim, é vantajoso usar o recirculador.

Contudo, alguns manuais de veículos e especialistas alertam que usar a função de recirculação com excesso, pode acarretar alguns problemas. Vamos descobrir quais são?

Desvantagens e alertas no truque para economizar combustível

Mas, será que vale a pena? Fonte: Pexels.
Mas, será que vale a pena? Fonte: Pexels.

Assim, existem alguns contextos e situações em que a recirculação pode ser uma desvantagem ou até mesmo representar um perigo! Vamos descobrir mais sobre esses momentos!

Temperatura ambiente

Primeiramente, em dias em que a temperatura externa está mais baixa que a interna, a recirculação do ar pode causar o embaçamento dos vidros.

Ou seja, isso pode apresentar um risco para o motorista que deixa de ver o caminho e outros carros. Isso acontece porque o ar dos passageiros é quente e condensa ao ser expirado.

Assim, é importante prestar atenção e desativar essa função nessas situações. Aliás, muitos modelos de carros atualmente desativam essa função quando o ar-condicionado está com a função de desembaçamento ativada.

Ar viciado

Outro ponto negativo desse truque para economizar combustível é que o ar dentro do carro acaba ficando viciado. Ou seja, como não há troca com ar novo, o ar preso no veículo fica reduzido de oxigênio, consumido na nossa respiração.

Desse modo, isso pode acarretar sonolência, cansaço rápido e falta de atenção. Ou seja, isso pode gerar acidentes graves na estrada! A maior recomendação dos fabricantes é a de desligar a função quando ela não for mais necessária.

Por esse motivo, alguns modelos já contam com um sistema que desliga automaticamente essa função após 30 minutos de uso. Ademais, vale ressaltar que esse truque não te faz economizar tanto combustível assim!

Então, não ache que vai poupar muito se usar esse botão com excessiva frequência. Assim, o importante é saber para que o botão serve e como ele pode te ajudar!

Quer um carro novo? Conheça o Consórcio Santander!

E então, o que achou desse truque para economizar seu combustível que ficou tão popular recentemente? Essa é uma dica que pode trazer proveito para o gasto de combustível e do ar-condicionado do seu carro!

Mas, caso você esteja em busca de um automóvel, que tal conhecer algumas possibilidades? Assim, o consórcio Santander é uma ótima ferramenta para você obter seu novo carro!

Quer saber mais? Você pode escolher o seu plano para o consórcio através do site do Santander! Ou seja, as facilidades são muitas e os preços atrativos! Então, confirar um passo a passo para te ajudar a tomar essa decisão.

Logo Consórcio Santander

Consórcio Santander: como se cadastrar

Hoje você vai descobrir exatamente como fazer o seu Consórcio Santander para conseguir seu carro novo. Continue a leitura e entenda!

Sobre o autor  /  Filipe Travanca

Bacharel em História e Audiovisual pela Universidade de São Paulo. Apaixonado pela escrita e pela literatura, atua como roteirista, redator e contista, explorando os mais variados temas e assuntos. Um grande curioso, que gosta de estudar de tudo um pouco e partilhar esses aprendizados em seus textos.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Quer dirigir um carro elétrico, mas não tem grana? Beepbeep é solução

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Quer dirigir um carro elétrico, mas não tem grana? Beepbeep é solução

Continue lendo
content

Os melhores carros para famílias

Pegar a estrada com a família não tem preço, é uma e realização perfeita. Mas, qual é o melhor carro para realizar tal feito com a família? Veja agora quais são os melhores carros para famílias.

Continue lendo
content

Omni: como financiar seu veículo

A Omni criou seu próprio banco para facilitar o acesso de clientes ao crédito. Então, veja como financiar seu veículo na Omni!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Leilão de ônibus: 4 maneiras de ganhar dinheiro com o seu!

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Leilão de ônibus: 4 maneiras de ganhar dinheiro com o seu!

Continue lendo
content

Contratar Aliro Seguro Auto: como manter seu veículo protegido

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Contratar Aliro Seguro Auto: como manter seu veículo protegido

Continue lendo
content

Carros de leilão: Vale a pena comprar? Aprenda a fazer bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Carros de leilão: Vale a pena comprar? Aprenda a fazer bom negócio

Continue lendo