Listas

Fake news: Hyundai HB20 Sport não pode ser considerado esportivo

Por

Murilo C. 

| Publicado em

Hyundai HB20 Sport

Existem muitos veículos que são comercializados no Brasil que mais parecem do que são, e o Hyundai HB20 Sport parece ser o mais novo membro do clube dos modelos foram esportivados, que contêm modelos com um visual realmente esportivo, mas não dispõem do item mais importante: Um motor potente debaixo do capô.

Hoje nós vamos desmistificar o mito de que o novo Hyundai HB20 Sport é de fato um esportivo. Bora acompanhar a análise que nós do Senhor Carros Fizemos do modelo?

ANÚNCIOS

Hyundai HB20 Sport o esportivo que não é esportivo

Se a nova versão do HB20 Sport não é tão radical quanto um Sandero RS, pelo menos a montadora acertou em uma coisa: Equipou o modelo com o novo motor 1.0 turbo, muito mais esperto e econômico que o defasado 1.6 16V que equipa o seu irmão com pegada off-road, o HB20X.

O novo Hyundai HB20 Sport vem com uma reforma bacana em termos de visual e ganhou uma série de acessórios e itens esportivos, mas será que realmente vale a pena pagar mais caro por carro que dispõe somente de  uma “roupagem esportiva” e não tem uma tocada realmente emocionante? 

A resposta para esse questionamento passará a ser respondida agora. 

ANÚNCIOS

Visual tem apelo esportivo

Quem é ligado nos lançamentos nacionais, sabe que o HB20 2019 foi uma das novidades mais embaraçosas e polêmicas da montadora. As linhas ousadas realmente dividiram e até mesmo os defensores da marca reprovaram a mudança. 

Hyundai HB20 Sport Lateral
Linhas do Hyundai HB20 Sport agradam

Se você é mais um daqueles que não gostaram do visual do Hyundai HB20 2019, temos duas notícias: Uma boa e uma ruim. 

Como é comum nesses casos, vamos começar pela mudança ruim! Infelizmente, a montadora não mudou de vez o design do hatch. Entretanto, a boa nova é que o Hyundai HB20 Sport ficou muito melhor do que a sua versão “normal”.

O HB20 Sport recebeu um verdadeiro tônico embelezador, cuja fórmula tinha uma pitada de esportividade. Na parte frontal, a larga e desnecessária grade trocou a moldura cromada por um acabamento em preto brilhante.

Abaixo, um pequeno filete vermelho, dá o tom do nome “Sport”. Os faróis e lanternas ganharam uma máscara escurecida, enquanto as rodas de liga leve de 16 polegadas são itens exclusivos da versão, e trazem consigo uma calota central vermelha, que combinada com a “esportivação” que o modelo recebeu.

As capas dos espelhos retrovisores também ganharam pintura preto brilhante, mesma cor, inclusive, no bonito aerofólio traseiro. Um pequeno aplique na porção inferior do para-choque traseiro, remetendo a um extrator, dá o toque esportivo que é meramente visual.

No interior, o Hyundai HB20 Sport também tem uma pegada esportiva, com apliques em preto brilhante ao redor das saídas de ar e um acabamento que imita a fibra de carbono no painel.

Os bancos são revestidos em couro e trazem o nome da versão bordado nos encostos. Costuras aparentes na cor vermelha também são fáceis de serem vistas e notadas. 

Hyundai HB20 Sport Interior
Interior do Hyundai HB20 Sport tem apelo esportivo

Essa esportividade interna só não foi passada para o volante, que poderia ter um trabalho mais refinado para deixar o pacote completo. O espaço interno é bom e comporta de maneira confortável quatro adultos. Por fim, o porta-malas, com 300 litros está dentro da média do segmento. 

ANÚNCIOS

Equipamentos

A lista de equipamentos do Hyundai HB20 Sport é toda baseada na versão evolution, e esse é um dos pontos altos do modelo. 

Controle de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, ar-condicionado, direção e vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, piloto automático e sensores de estacionamento traseiro fazem parte da lista que vêm de fábrica no HB20 Sport. 

Entretanto, a “versão esportiva” oferece alguns itens a mais e o que mais chama atenção é o carregador de celular por indução, uma exclusividade da versão Sport, ou seja, que não é encontrada nem na versão top de linha do HB20 comum. 

Hyundai HB20 Sport painel
HB20 Sport conta com boa lista de equipamentos

O volante multifuncional é outra atração à parte, pois além dos comandos, possui também, paddle shifts, para troca de marchas. O único opcional de verdade no modelo, é a pintura metálica, que pode ser adquirida pelo valor de R$ 950.

ANÚNCIOS

Segurança e manutenção

No quesito segurança, o Hyundai HB20 Sport decepciona pois não oferece airbags laterais, somente as bolsas infláveis frontais que são obrigatórias por lei. 

Os controles de estabilidade e tração, aliado aos assistentes de partida em subida e os ganchos oferecidos para fixação, fazem o modelo cumprir o básico e o necessário em segurança. 

Do ponto de vista de manutenção, temos uma boa notícia. Pelo fato do modelo ser esportivado, e não ser um verdadeiro esportivo, os custos com manutenção são os mesmos que o do HB20 convencional, o que não deixa de ser positivo.

ANÚNCIOS

Motor, câmbio, desempenho e consumo

E aqui temos os verdadeiros pontos fracos do Hyundai HB20 Sport: O Motor, o câmbio, e consequentemente o desempenho. 

Ao contrário do HB20X, que é comercializado apenas com o defasado motor 1.6 16V de 130 cavalos, o HB20 Sport possui apenas o novo motor 1.0 turbo de 120 cavalos. Mesmo que seja menos potente, o conjunto entrega um desempenho superior. 

Uma das principais reclamações referentes ao Hyundai HB20 Sport é que o modelo é dotado apenas de câmbio automático de seis velocidades, e isso tem explicação. A montadora se defende das acusações, dizendo que o público-alvo do novo modelo não são os puristas que fazem questão de trocar de marchas, por isso, a opção pelo câmbio automático.

Hyundai HB20 Sport Motor
Hyundai HB20 Sport conta com motor 1.0 turbo de boa performance

Entretanto, de maneira surpreendente, a agilidade é uma das principais características do modelo. Mas não espere respostas explosivas dignas de um modelo esportivo. Se você não for um purista, o comportamento dinâmico do HB20 Sport certamente não irá te desagradar. 

A exemplo de sua geração anterior, o hatch traz ajustes para quem gosta de dirigir. O volante apresentar respostas diretas e funcionais, embora pudesse ser um pouco menos leve, o que iria proporcionar maior sensação de segurança em alta velocidade. 

Os 120 cavalos do motor turbo são mais do que suficientes para realizar ultrapassagens e retomadas de velocidade sem sustos. A suspensão é firme e literalmente gruda o carro no chão e isso resolveu um dos maiores incômodos de seus antecessores, o comportamento instável da traseira em diversas condições de rodagem. 

Com relação ao consumo, o HB20 Sport também não decepcionam, mesmo contando somente com câmbio automático. 

Abastecido com etanol, o carro faz médias de 8,2 km/L na cidade e 10,4 km/L nas estradas. Já quando o combustível muda para gasolina, os números sobem para 11,7 km/L nas ruas urbanas e 14 km/L nas rodovias. 

ANÚNCIOS

Valores e dimensões

O Hyundai HB20 Sport tem como intuito dar continuidade aos modelos esportivados anteriores da linha HB20. Antes dele, a montadora já tinha lançado as versões Spicy e R-Spec. 

O modelo custa a “bagatela” de R$ 70.990, sendo mais caro do que a versão evolution, que traz a mesma motorização, mas não é equipada com acessórios esportivos, nem com alguns itens de série. 

Hyundai HB20 Sport traseira
Estabilidade e agilidade são marcas do Hyundai HB20 Sport

O Hyundai HB20 Sport tem 3940 mm de comprimento, 1470 mm de altura, 1720 mm de largura e 2530 mm de distância entre-eixos. 

ANÚNCIOS

Conclusão

O HB20 Sport é uma opção interessante para os amantes o Hyundai HB20 convencional que estão dispostos a pagar um pouco mais para ter um modelo com visual esportivo, sem abrir mão do motor turbo econômico e com manutenção acessível.

Em termos de mercado, os principais concorrentes do Hyundai HB20 Sport são o Onix Premier Turbo e o Ford Ka Titanium. O modelo da GM é mais caro, enquanto o veículo da Ford é mais barato, o que pode trazer uma briga interessante dos consumidores. 

Mas agora, queremos saber de você. Qual sua opinião sobre o HB20 Sport? Gostou? Não? Por qual motivo? Deixe um comentário contando pra gente se compraria ou não o modelo esportivo da montadora Sul-coreana. 

E já que estamos falando de modelos esportivos, que tal conhecer mais um modelo com apelo das pistas, mas feito para a rua? Estamos falando do Toyota Corolla GR Sport. Para conhecer o veículo que deve chegar ao Brasil em 2021, é só clicar no botão a seguir!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Carros não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Carros. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.