Siga nas Redes Sociais

Listas

Fake news: Hyundai HB20 Sport não pode ser considerado esportivo

Por

Murilo C. 

| Publicado em

Hyundai HB20 Sport

Existem muitos veículos que são comercializados no Brasil que mais parecem do que são, e o Hyundai HB20 Sport parece ser o mais novo membro do clube dos modelos foram esportivados, que contêm modelos com um visual realmente esportivo, mas não dispõem do item mais importante: Um motor potente debaixo do capô.

Hoje nós vamos desmistificar o mito de que o novo Hyundai HB20 Sport é de fato um esportivo. Bora acompanhar a análise que nós do Senhor Carros Fizemos do modelo?

ANÚNCIOS

Hyundai HB20 Sport o esportivo que não é esportivo

Se a nova versão do HB20 Sport não é tão radical quanto um Sandero RS, pelo menos a montadora acertou em uma coisa: Equipou o modelo com o novo motor 1.0 turbo, muito mais esperto e econômico que o defasado 1.6 16V que equipa o seu irmão com pegada off-road, o HB20X.

O novo Hyundai HB20 Sport vem com uma reforma bacana em termos de visual e ganhou uma série de acessórios e itens esportivos, mas será que realmente vale a pena pagar mais caro por carro que dispõe somente de  uma “roupagem esportiva” e não tem uma tocada realmente emocionante? 

A resposta para esse questionamento passará a ser respondida agora. 

ANÚNCIOS

Visual tem apelo esportivo

Quem é ligado nos lançamentos nacionais, sabe que o HB20 2019 foi uma das novidades mais embaraçosas e polêmicas da montadora. As linhas ousadas realmente dividiram e até mesmo os defensores da marca reprovaram a mudança. 

Hyundai HB20 Sport Lateral
Linhas do Hyundai HB20 Sport agradam

Se você é mais um daqueles que não gostaram do visual do Hyundai HB20 2019, temos duas notícias: Uma boa e uma ruim. 

Como é comum nesses casos, vamos começar pela mudança ruim! Infelizmente, a montadora não mudou de vez o design do hatch. Entretanto, a boa nova é que o Hyundai HB20 Sport ficou muito melhor do que a sua versão “normal”.

O HB20 Sport recebeu um verdadeiro tônico embelezador, cuja fórmula tinha uma pitada de esportividade. Na parte frontal, a larga e desnecessária grade trocou a moldura cromada por um acabamento em preto brilhante.

Abaixo, um pequeno filete vermelho, dá o tom do nome “Sport”. Os faróis e lanternas ganharam uma máscara escurecida, enquanto as rodas de liga leve de 16 polegadas são itens exclusivos da versão, e trazem consigo uma calota central vermelha, que combinada com a “esportivação” que o modelo recebeu.

As capas dos espelhos retrovisores também ganharam pintura preto brilhante, mesma cor, inclusive, no bonito aerofólio traseiro. Um pequeno aplique na porção inferior do para-choque traseiro, remetendo a um extrator, dá o toque esportivo que é meramente visual.

No interior, o Hyundai HB20 Sport também tem uma pegada esportiva, com apliques em preto brilhante ao redor das saídas de ar e um acabamento que imita a fibra de carbono no painel.

Os bancos são revestidos em couro e trazem o nome da versão bordado nos encostos. Costuras aparentes na cor vermelha também são fáceis de serem vistas e notadas. 

Hyundai HB20 Sport Interior
Interior do Hyundai HB20 Sport tem apelo esportivo

Essa esportividade interna só não foi passada para o volante, que poderia ter um trabalho mais refinado para deixar o pacote completo. O espaço interno é bom e comporta de maneira confortável quatro adultos. Por fim, o porta-malas, com 300 litros está dentro da média do segmento. 

ANÚNCIOS

Equipamentos

A lista de equipamentos do Hyundai HB20 Sport é toda baseada na versão evolution, e esse é um dos pontos altos do modelo. 

Controle de tração e estabilidade, assistente de partida em subida, ar-condicionado, direção e vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo, piloto automático e sensores de estacionamento traseiro fazem parte da lista que vêm de fábrica no HB20 Sport. 

Entretanto, a “versão esportiva” oferece alguns itens a mais e o que mais chama atenção é o carregador de celular por indução, uma exclusividade da versão Sport, ou seja, que não é encontrada nem na versão top de linha do HB20 comum. 

Hyundai HB20 Sport painel
HB20 Sport conta com boa lista de equipamentos

O volante multifuncional é outra atração à parte, pois além dos comandos, possui também, paddle shifts, para troca de marchas. O único opcional de verdade no modelo, é a pintura metálica, que pode ser adquirida pelo valor de R$ 950.

ANÚNCIOS

Segurança e manutenção

No quesito segurança, o Hyundai HB20 Sport decepciona pois não oferece airbags laterais, somente as bolsas infláveis frontais que são obrigatórias por lei. 

Os controles de estabilidade e tração, aliado aos assistentes de partida em subida e os ganchos oferecidos para fixação, fazem o modelo cumprir o básico e o necessário em segurança. 

Do ponto de vista de manutenção, temos uma boa notícia. Pelo fato do modelo ser esportivado, e não ser um verdadeiro esportivo, os custos com manutenção são os mesmos que o do HB20 convencional, o que não deixa de ser positivo.

ANÚNCIOS

Motor, câmbio, desempenho e consumo

E aqui temos os verdadeiros pontos fracos do Hyundai HB20 Sport: O Motor, o câmbio, e consequentemente o desempenho. 

Ao contrário do HB20X, que é comercializado apenas com o defasado motor 1.6 16V de 130 cavalos, o HB20 Sport possui apenas o novo motor 1.0 turbo de 120 cavalos. Mesmo que seja menos potente, o conjunto entrega um desempenho superior. 

Uma das principais reclamações referentes ao Hyundai HB20 Sport é que o modelo é dotado apenas de câmbio automático de seis velocidades, e isso tem explicação. A montadora se defende das acusações, dizendo que o público-alvo do novo modelo não são os puristas que fazem questão de trocar de marchas, por isso, a opção pelo câmbio automático.

Hyundai HB20 Sport Motor
Hyundai HB20 Sport conta com motor 1.0 turbo de boa performance

Entretanto, de maneira surpreendente, a agilidade é uma das principais características do modelo. Mas não espere respostas explosivas dignas de um modelo esportivo. Se você não for um purista, o comportamento dinâmico do HB20 Sport certamente não irá te desagradar. 

A exemplo de sua geração anterior, o hatch traz ajustes para quem gosta de dirigir. O volante apresentar respostas diretas e funcionais, embora pudesse ser um pouco menos leve, o que iria proporcionar maior sensação de segurança em alta velocidade. 

Os 120 cavalos do motor turbo são mais do que suficientes para realizar ultrapassagens e retomadas de velocidade sem sustos. A suspensão é firme e literalmente gruda o carro no chão e isso resolveu um dos maiores incômodos de seus antecessores, o comportamento instável da traseira em diversas condições de rodagem. 

Com relação ao consumo, o HB20 Sport também não decepcionam, mesmo contando somente com câmbio automático. 

Abastecido com etanol, o carro faz médias de 8,2 km/L na cidade e 10,4 km/L nas estradas. Já quando o combustível muda para gasolina, os números sobem para 11,7 km/L nas ruas urbanas e 14 km/L nas rodovias. 

ANÚNCIOS

Valores e dimensões

O Hyundai HB20 Sport tem como intuito dar continuidade aos modelos esportivados anteriores da linha HB20. Antes dele, a montadora já tinha lançado as versões Spicy e R-Spec. 

O modelo custa a “bagatela” de R$ 70.990, sendo mais caro do que a versão evolution, que traz a mesma motorização, mas não é equipada com acessórios esportivos, nem com alguns itens de série. 

Hyundai HB20 Sport traseira
Estabilidade e agilidade são marcas do Hyundai HB20 Sport

O Hyundai HB20 Sport tem 3940 mm de comprimento, 1470 mm de altura, 1720 mm de largura e 2530 mm de distância entre-eixos. 

ANÚNCIOS

Conclusão

O HB20 Sport é uma opção interessante para os amantes o Hyundai HB20 convencional que estão dispostos a pagar um pouco mais para ter um modelo com visual esportivo, sem abrir mão do motor turbo econômico e com manutenção acessível.

Em termos de mercado, os principais concorrentes do Hyundai HB20 Sport são o Onix Premier Turbo e o Ford Ka Titanium. O modelo da GM é mais caro, enquanto o veículo da Ford é mais barato, o que pode trazer uma briga interessante dos consumidores. 

Mas agora, queremos saber de você. Qual sua opinião sobre o HB20 Sport? Gostou? Não? Por qual motivo? Deixe um comentário contando pra gente se compraria ou não o modelo esportivo da montadora Sul-coreana. 

E já que estamos falando de modelos esportivos, que tal conhecer mais um modelo com apelo das pistas, mas feito para a rua? Estamos falando do Toyota Corolla GR Sport. Para conhecer o veículo que deve chegar ao Brasil em 2021, é só clicar no botão a seguir!

ANÚNCIOS

Em Alta