Siga nas Redes Sociais

Listas

Toyota Corolla Cross: Conheça o novo SUV que promete agitar o mercado

Conheça o novo Toyota Corolla Cross: SUV que deve ser produzido no Brasil já em 2021

Por

Murilo C. 

| Publicado em

A Toyota Revelou em meados de agosto na Tailândia o Corolla Cross um SUV de porte médio que deve se posicionar entre o Yaris Cross e o Rav4. Trata-se de um utilitário esportivo que a exemplo de outros modelos da montadora deve ser produzido no Brasil já em 2021.

O modelo é mais um SUV que vem para apimentar o concorrido mercado de SUVs já saturado e tem um trunfo na manga: O conhecido pós-venda da Toyota. Há anos que a marca é apontada pelos brasileiros como ótima prestadora de serviço depois de efetuar a venda de automóveis. 

Toyota Corolla Cross

Embora as marcas não assumam, a exemplo do Volkswagen Taos o novo SUV da Toyota é mais que vem para tentar desbancar o Jeep Compass. 

Cumprindo nossa missão de te deixar sempre informado quando o assunto são carros trazemos hoje pra você tudo e um pouco mais sobre o novo Corolla Cross. Bora se inteirar de mais um lançamento?

ANÚNCIOS

SUV Toyota Corolla Cross tem DNA do Sedã

Como muitos já devem imaginar as semelhanças entre o Sedã e o SUV não ficam apenas no nome. 

O SUV é totalmente derivado do sedã. No entanto o compartilhamento de componentes não é tão visível. O Cross usa a plataforma modular TNGA que também é utilizada em no RAV4, Prius e claro no clássico Corolla. 

Além do nome e da plataforma o Cross também vai usar o mesmo trem de força presente no sedã. 

ANÚNCIOS

Design próprio

Se onde os olhos não alcançam há um compartilhamento de componentes do lado externo a coisa é um pouco diferente. 

O design do Toyota Corolla Cross traz algumas referências discretas ao seu irmão sedã embora olhos mais atentos possam notar inspirações na RAV4 e até mesmo no C-HR. 

De acordo com informações da própria marca haverá opções de dois pacotes de acessórios chamados de Urban Sport Style e Adventure Style. Além disso haverá sete opções de cores para todos os gostos. 

Design
Corolla Cross tem design próprio

A exemplo do que ocorre no Sedã o SUV trará o pacote de assistências de condução Toyota Safety Sense. 

Neste pacote estão inclusos itens como piloto automático adaptativo, alerta de permanência e troca de faixa, alerta de colisão, sensores de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado. 

ANÚNCIOS

Interior peculiar

Ao olhar o interior os olhos mais treinados rapidamente vão notar que o painel do SUV é muito semelhante ao do Corolla sedã. O couro vermelho (meio marrom) que reveste os bancos não deve ser oferecido no Brasil. 

Outro item que chama atenção é a central multimídia com sistema touchscreen de nove polegadas que suporta tanto Android quanto Apple. 

Interior Cross
Interior do SUV é peculiar e compartilha itens com o Sedã

No quesito itens de série o modelo conta com 7 airbags, ar-condicionado digital com zonas de temperatura, abertura elétrica do porta-malas com acionamento por sensores debaixo do veículo, banco do motorista com regulagem elétricas e saídas de ar-condicionado e entradas USB para passageiros que estão no banco traseiro. 

ANÚNCIOS

Motorização com possibilidade híbrida

No mercado tailandês, onde foi lançado o Toyota Corolla Cross tem duas opções de motor:

Um 1.8 a gasolina de 140 cavalos e uma configuração híbrida.

No Brasil as motorizações devem ser as mesmas que compõem o Corolla sedã. Assim o SUV deve ter a disposição um motor aspirado de 2.0 de até 177 cavalos enquanto a unidade de potência híbrida deve ficar restrito à versão top de linha.

Já o câmbio deve ser o CVT que conta com 10 marchas simuladas que é muito elogiado pelos proprietários do Corolla Sedã. 

Híbrido
Modelo deve contar com versão híbrida

De acordo com a matriz asiática da montadora o SUV com motor 1.8 tem um consumo médio combinado entre uso urbano e rodoviário de 15,4 km/L. 

Já na versão híbrida o consumo diminui consideravelmente e a média combinada aumenta para 23,2 km/L. 

Por conta das mudanças recentes na gasolina brasileira esperamos um consumo muito semelhante do veículo Toyota Corolla Cross por aqui. 

ANÚNCIOS

Dimensões

Como citamos no começo do artigo o Corolla Cross deve vir pra encarar o Jeep Compass e reafirmamos isso por conta de suas dimensões:

O SUV conta com 4,46 metros de comprimento, 1,82 metros de largura, e 2,64 metros de distância entre-eixos e 1,61 metros de altura. As medidas são exatamente as mesmas do Compass. 

O porta-malas tem capacidade de 487 litros com kit de reparos ou 440 litros quando com estepe de uso temporário. 

ANÚNCIOS

Valores e produção

Depois de tudo isso você deve estar pensando: Ok, mas quanto esse novo SUV vai custar? 

Caso a proporção de precificação praticada na Tailândia se mantenha os valores do Corolla Cross no Brasil devem se manter em uma faixa entre R$ 135 mil e R$ 165 mil. 

Toyota Corolla Cross
Modelo será produzido no Brasil

O fato de ser produzido na fábrica de Sorocaba (SP), onde também são produzidos Yaris e Etios é algo positivo já que não será preciso pagar taxas de importações o que amortece o valor final do veículo. 

A Toyota tinha planos de dar início a produção do SUV no começo de 2021 mas ainda não se pronunciou se a pandemia de coronavírus vai atrasar o lançamento do modelo como atrasou muitos outros durante o ano até agora.

ANÚNCIOS

Conclusão

O mercado de SUVs segue aquecido e tende a se tornar ainda mais disputado a partir do ano que vem com a chegada de modelos como o Corolla Cross, o Volkswagen Taos e o Ford Territory.

Para os consumidores isso é bom afinal no meio de tantos modelos e marcas a maioria vai oferecer algum tipo de benefício como valores mais acessíveis, itens de série, melhores condições de pagamentos ou manutenções mais baratas. 

A nós que somos amantes de carros só resta esperar não é mesmo? 

Agora que você já sabe tudo sobre o Toyota Corolla Cross queremos saber qual é a sua opinião sobre o modelo? Deixe um comentário falando se você gostou ou não do novo SUV da montadora japonesa. 

E já que estamos falando da categoria de SUV que tal conhecer um revival reencarnado pela Ford? Estamos falando do novo Ford Bronco que também deve chegar ao Brasil em 2021.

Para saber tudo sobre ele basta clicar no link abaixo!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta