Artigos

Exeed: Conheça a marca de carros de luxo que chega ao Brasil em 2021

Por

Murilo C. 

| Publicado em

Exeed

O Brasil é visto pelas montadoras como um mercado automotivo bastante atrativo, prova disso são as quantidades de modelos e novidades que desembarcam por aqui todos os anos, como é o caso do novo volkswagen lançado recentemente, mas além de veículos, tem marcas querendo estrear por aqui, é o caso Exeed, linha de luxo da Caoa Chery.

Márcio Afonso, CEO da Caoa Chery no Brasil confirmou recentemente que a montadora pretende ampliar o portfólio de modelos no mercado brasileiro. ao que tudo indica, a Exeed deve iniciar sua participação por aqui a partir de 2021. 

Como não gostamos de deixar nossos leitores na mão, nós do Senhor Carros fomos atrás de todas as informações sobre essa nova montadora que vai desembarcar por aqui em breve. Quer saber mais? É só continuar a leitura desse conteúdo!

ANÚNCIOS

Exeed nasceu em 2017

O lançamento da Exeed ocorreu durante o Salão de Frankfurt em 2017. A marca de luxo foi criada pela chinesa Chery com o intuito de disputar os compradores de montadoras alemãs renomadas como Audi e BMW, da japonesa Lexus e da estadunidense Cadillac. 

Para trazer a marca à vida, a Chery contratou projetistas, designers e engenheiros de concorrentes de peso, como Mercedes, Land Rover, Jaguar e BMW, por exemplo. 

Já faz tempo que a Caoa Chery busca trazer a Exeed no Brasil. Cerca de dois anos atrás, a montadora construiu uma peça publicitária com imagens de modelos de luxo, dizendo que novidades chegariam ao mercado automotivo nacional em breve. 

Os modelos serão produzidos nas fábricas da Caoa em  Jacareí e Anápolis.

ANÚNCIOS

Marca quer estar associada à qualidade

Com o lançamento no Brasil, a Exeed busca se dissociar da imagem de carro barato com acabamento de baixa qualidade, um estigma que ainda costuma acompanhar veículos de fabricantes chinesas. 

Qualidade
Exeed quer ser associada a carros de qualidade

A nova marca busca atingir um público mais selecionado. Como a “montadora se autodenomina” trata-se de uma marca de luxo. 

ANÚNCIOS

Exeed LX deve ser o primeiro modelo da marca

Não há ainda uma informação oficial sobre quais modelos virão ao Brasil. Até o momento, o que se sabe é que todos eles são SUVs. A maior aposta é que o primeiro veículo da marca a ser lançado por aqui é o é o LX.

O lançamento do Exeed LX é totalmente compreensível, uma vez que o modelo faz uso da mesma plataforma dos Caoa Chery Tiggo 5X, 7 e 8.

Exeed LX
Exeed LX deve ser o primeiro lançamento da montadora

O LX é um SUV compacto premium, equipado com tecnologia de ponta presente somente em modelos mais exclusivos. Exemplos desse poderio tecnológico podem ser facilmente notados no painel de instrumentos holográfico, e reconhecimento facial para abertura das portas e partida do motor. 

E por falar em motor, acredita-se que a motorização do LX deve ser um 1.6 turbo flex  com 200 cavalos, com câmbio automático Getrag de dupla embreagem e seis velocidades banhado à óleo. Trata-se de uma versão atualizado do powershift, que será utilizado pelo novo Tiggo 8 que chega por aqui no final do ano. 

ANÚNCIOS

Exeed TXL também deve aparecer por aqui

Outro modelo que também deve aparecer por aqui, é o Exeed TXL, que na verdade nada mais é do que o modelo XL com algumas adaptações, tais como a distância entre-eixos alongada de 2,70 para 2,80 metros. 

TXL
Exeed TXL também é esperado por aqui

Enquanto o “compacto” XL tem capacidade para 5 ocupantes, o TXL é homologado para transportar até 7 pessoas. Não deve haver nenhum tipo de diferença tecnológica e de motorização entre ambos. 

ANÚNCIOS

Exeed VX pode ser grata surpresa

Outro modelo que é esperado por aqui, é o Exeed VX, que vai ser lançado esse ano no mercado chinês. O VX é o modelo topo de linha da marca, contando com 4,97 metros de comprimento e 2,9 metros de entre-eixos, além de muito poder em termos de tecnologia embarcada. 

Exeed EX
Se lançado, Exeed VX será boa surpresa

Embora não se tenha nenhum tipo de informação, acredita-se que o Exeed VX conte com a mesma opção de motor e câmbio do XL e do TXL como forma de otimizar e facilitar a produção e distribuição no mercado brasileiro. 

ANÚNCIOS

Modelos Híbridos são possibilidades

Outras possibilidades são os lançamentos de versões híbridas. O modelo conceito Exeed TX lançado no Salão de Frankfurt em 2017 é um híbrido do tipo plug-in, dotado com tecnologia que permite que suas baterias sejam recarregadas em tomadas simples. 

TX
Exeed TX híbrido

De acordo com a montadora, com o uso de um carregador rápido é possível recarregar 80% das baterias em 30 minutos.

ANÚNCIOS

Meta é crescimento em diferentes mercados

Além do mercado brasileiro, a Chery tem a intenção de lançar a Exeed em mercados automotivos mais competitivos e com grande representatividade, como Europa e Estados Unidos. 

A exemplo do que será feito no Brasil, a marca pretende lançar o TX nos EUA já em 2021. Para o mercado estadunidense, os veículos serão montados no chamado regime CKD - Completely Knocked Down, com 50% das peças sendo importadas diretamente da China e 50% obtidas diretamente de fornecedores locais. 

Exeed visa expansão global

São poucas as montadoras chinesas que se aventuraram na Europa, e na América do Norte, inclusive, nos EUA, o nome Chery foi vetado pela General Motors por conta da semelhança com “Chevy”, apelido dos carros da chevrolet no passado. Por isso, a Chery nos EUA se chamará Vantas!

ANÚNCIOS

Conclusão

A chegada da Exeed ao mercado automotivo brasileiro não deixa de ser uma boa notícia, pois além de mostrar que o país pode absorver essa demanda, haverá mais opções de escolhas para os consumidores e consequentemente os preços serão mais atrativos, principalmente para quem está buscando um SUV com preço competitivo. 

O que você achou dos modelos da Exeed? Teria algum? Deixe um comentário contando suas impressões. Sua opinião é muito importante para nós! 

E aproveitando que estamos falando de lançamentos para 2021, que tal saber tudo sobre a nova picape da Renault que também deve chegar por aqui ano que vem? A famosa Renault Alaskan. Para descobrir tudo sobre mais essa estreia é só clicar no botão a seguir!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta