Siga nas Redes Sociais

Listas

Os primeiros carros das maiores montadoras do mundo

Saiba quais foram os primeiros carros das maiores montadoras do mundo e onde é possível encontrar alguns desses modelos nos dias de hoje.

Por

Murilo C. 

| Publicado em

ANÚNCIOS

Primeiros carros são históricos

Quando falamos de montadoras de veículos as opiniões pessoais tendem a divergir.

Enquanto uns preferem carros de origem japonesa, outros preferem veículos italianos, por exemplo.

Mas o que muita gente nunca deve passado pela cabeça de muita gente é: quais foram os primeiros carros das maiores montadas que hoje dominam o setor automotivo?

Os primeiros carros das maiores montadoras do mundo

Essa é uma questão um tanto curiosa e até mesmo submersa em mistérios desconhecidos. Mas como nós do Senhor Carros gostamos de desafios, fomos atrás dos modelos que são considerados os primeirões entre as maiores montadoras de todo o mundo. 

Se você é chegado em um segredo ou uma curiosidade automotiva já adiantamos de antemão que o artigo de hoje está imperdível. Bora conferir? 

ANÚNCIOS

Os primeiros carros das maiores montadoras do mundo

Saiba agora quais são os primeiros carros das maiores montadoras do mundo e se surpreenda com modelos que vão de óbvios até descomunais. 

ANÚNCIOS

10. Volkswagen

Dando início a nossa lista dos primeiros carros das maiores montadoras do mundo temos o Fusca.

O Fusca foi o primeiro entre os carros produzidos pela Volkswagen. O modelo manteve sua forma inicial entre os anos de 1938 e 2003. 

Fusca
Volkswagen Fusca

O carro surgiu com a proposta de ser um modelo popular na Alemanha da década de 1930. Fiel a esse conceito foram produzidas mais de 20 milhões de unidades do modelo. De todas essas mais de 3 milhões foram feitas apenas aqui no Brasil

ANÚNCIOS

9. Toyota

Com grande inspiração nos modelos norte americanos da época o Toyota AA foi o primeiro carro da montadora japonesa. Sua produção ocorreu entre os anos de 1936 e 1942. 

Para se ter uma ideia esse foi o primeiro modelo produzida pela empresa em uma época que a fabricante era conhecida como Toyoda. 

Toyota AA
Toyota AA

Com um motor de seis cilindros e 62 cavalos foram produzidas “apenas” cerca de 1,4 mil unidades do Toyota AA. O modelo é uma verdadeira raridade e só há uma unidade restante. 

Embora muita gente não saiba o AA exposto no museu da Toyota nada mais é do que uma réplica. 

ANÚNCIOS

8. General Motors

Dando continuidade a nossa lista dos primeiros carros das maiores montadoras do mundo temos a General Motors também conhecida como GM. 

Hoje a General Motors é um grupo que engloba marcas como Chevrolet, Holden, Opel e Cadillac. 

Model B
Model B

Com mais de um século de existência o primeiro modelo da marca foi o Model B lançado no ano de 1904. Uma verdadeira raridade exótica. 

ANÚNCIOS

7. Hyundai

Continuando com a nossa lista dos primeiros carros das maiores montadoras do mundo chegamos à Hyundai.

Hoje com uma grande linhagem de veículos próprios a Hyundai surgiu como fabricante de automóveis somente no ano de 1968. 

Na época a montadora produziu sob licença o Europeu Ford Cortina. Mas foi somente no ano de 1975 que a marca lançou seu primeiro modelo: O Hyundai Pony que era muito parecido com os nossos antigos Passat e Gol. 

Hyundai Pony
Hyundai Pony

O Pony foi o primeiro carro 100% projetado e construído em solo sul-coreano. Um verdadeiro marco para o país na época. 

ANÚNCIOS

6. Ford

Ao contrário do que muita gente acredita o primeiro carro produzido pela estadunidense Ford não foi o famoso modelo T e sim um veículo batizado como Model A. 

Model A.
Model A

O Model A teve uma produção limitada a apenas 1750 unidades e foi fabricado entre os anos de 1903 e 1904. A exemplo de alguns carros de luxos o veículo era produzido de maneira totalmente artesanal. 

ANÚNCIOS

5. Honda

Hoje a Honda é conhecida por seus carros de alto padrão sendo o Civic e o HR-V os que fazem maior sucesso entre os brasileiros. 

Além disso sua fama nas pistas de corrida principalmente na década de 1980 na Fórmula 1 deve fazer muita gente imaginar que a Honda sempre produziu grandes máquinas. 

Mas isso é um ledo engano. A empresa japonesa teve um início bem mais modesto do que muita gente sequer é capaz de imaginar. 

Honda T360
Honda T360

O primeiro veículo da marca foi a pequena picape T360, lançada no ano de 1936 que era equipada com um motor ridiculamente pequeno de 0.4 cilindros com 30 cavalos de potência. Surreal não é mesmo?

ANÚNCIOS

4. Fiat Chrysler

Hoje tanto a Fiat quanto a Chrysler fazem parte de um mesmo grupo. Entretanto a marca italiana é a mais antiga tendo lançado seu primeiro carro no longínquo ano de 1899. O modelo em questão foi batizado de Fiat 3,5 HP

Fiat 3,5 HP
Fiat 3,5 HP

Já a Chrysler por sua vez é um pouco mais nova tendo surgido apenas no ano de 1925 com um modelo simplório que fora batizado de Model 70. 

ANÚNCIOS

3. Nissan

Também japonesa e hoje conhecida à nível mundial quando o assunto é automóvel a Nissan foi fundada no ano de 1934. Na época porém os carros da montadora eram comercializados sob a marca batizada como Datsun. 

Datsun 14
Datsun 14

Assim podemos afirmar que o primeiro veículo produzido pela Nissan foi o Datsun 14.

Lançado no ano de 1935 o modelo era equipado com um pequeno motor de 0.7 de quatro cilindros com meros 15 cavalos de potência. 

ANÚNCIOS

2. PSA Peugeot Citroen

Aqui temos mais uma união de marcas sob um mesmo grupo. 

A primeira empresa do grupo a aparecer foi Peugeot que foi fundada em meados do século 19. Seu primeiro carro foi o Type 2 produzido no ano de 1980 movido à gasolina.

Peugeot Type 2
Peugeot Type 2

Algo que muitos desconhecem é que o Type 2 foi o primeiro veículo com quatro rodas e motor à gasolina a roda no Brasil. Ele foi trazido pela família do pai da aviação Santos Dumont. 

Alguns anos depois mais precisamente em 1919 foi a vez da Citröen lançar o seu primeiro automóvel batizado de Type A. 

ANÚNCIOS

1. Suzuki

E para finalizarmos a nossa lista com os primeiros carros das maiores montadoras do mundo trazemos mais um veículo japonês. 

Suzulight
Suzulight

Lançado no ano de 1955 o primeiro modelo produzido pela Suzuki foi o minicarro batizado de Suzulight. O modelo era equipado com um inovador motor dois tempos de dois cilindros de 360 cilindradas e 18 cavalos. 

ANÚNCIOS

Conclusão

Embora o mundo hoje seja dominado por marcas reconhecidas e que gozam da confiança e admiração de muita gente o primeiro carro produzido no mundo não pertence a nenhuma das montadoras que conhecemos hoje em dia. 

Embora existam algumas controvérsias sobre a data de invenção e produção do primeiro carro, relatos mostram que O primeiro veículo do mundo foi o Patent-Motorwagen Criado no ano de 1886. 

O engenheiro alemão Karl Friedrich Michael Benz registrou a patente em janeiro e apresentou o modelo em junho do mesmo ano. 

Patent-Motorwagen
Réplica do Patent-Motorwagen no Museu da Mercedes-Benz

Com três pneus do tamanho de rodas de bicicleta, chassi feito de madeira e apenas um banco e um volante que na verdade era uma manivela o veículo já dispunha de um motor quatro tempos com os de hoje e somente um cavalo de potência. A velocidade máxima era de 16 km/h. 

Relatos históricos dão conta que o modelo colidiu com um poste algum tempo após a sua fabricação. Após o ocorrido seu inventor se uniu a outra figura histórica na evolução dos automóveis o também engenheiro alemão Gottlieb Daimler. 

Juntos ambos fundaram a Daimler-Benz que acabou por dar origem a uma das mais famosas marcas de carros do mundo: A Mercedes Benz. 

Depois de conhecer os primeiros carros das maiores montadoras do mundo conta pra gente qual foi o seu modelo favorito e por qual motivo ele é a sua escolha? Deixe um comentário contando pra gente. 

E depois de conhecer esses modelos pra lá de antigos que tal conhecer aqueles que são os carros mais raros do mundo? Para conhecer essa lista exclusiva é só clicar no botão abaixo!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta


Siga nas Redes Sociais

AVISO LEGAL

O Senhor Carros não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto financeiro, seja cartão de crédito, financiamento ou empréstimo. Caso isto aconteça, nos avise imediatamente.

Trabalhamos para manter todas informações o mais atualizadas possível. Porém, vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições financeiras e/ou de provedores de serviços de um site específico. Com relação a instituições com as quais não temos parceria: não garantimos a precisão e atualidade das informações. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições financeiras que você escolher. Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente os produtos sobre os quais escrevemos e revisamos, e também sobre a ordem dos "melhores" artigos e posicionamento de produtos no Senhor Carros. Dada a quantidade de informações em nosso site, não fornecemos nenhum tipo de garantia sobre a qualidade e atualidade das informações; por isso, priorizamos informações de nossos parceiros.