Leilão de Carros

Moto de leilão pode rodar? 4 passos para regularizar

Descubra de uma vez por todas se moto de leilão pode rodar e quais são os caminhos para regularizar uma motocicleta que foi comprada em leilão!

Anúncios

Afinal, moto de leilão pode rodar?

Adquirir um veículo por meio de leilões é uma prática que felizmente vem crescendo. Isso tem acontecido por conta dos preços que são muito mais acessíveis, com isso muita gente conseguiu alcançar o sonho do carro ou da moto própria por meio de um leilão, mas uma dúvida ainda ronda a cabeça de muita gente: afinal, moto de leilão pode rodar?

image
Como e onde comprar moto de leilão

Como e onde comprar motos de leilão

Saiba quais são os passos para participar de um leilão de motos e onde encontrar os melhores exemplares.

Algo importante de se dizer sobre os leilões de motos é que essa é uma modalidade de compra dentro de lei e as motocicletas lá compradas podem ser tanto utilizadas como revendidas. 

Se você está em busca de uma moto para chamar de sua ou para revender e quer pagar um valor bem abaixo da tabela, saiba que um leilão é uma ótima alternativa para você. 

Como sempre fazemos, nosso objetivo é te informar da melhor maneira possível sobre mitos e verdades sobre negociações que envolvam diferentes tipos de veículos. Nesse caso em específico, falaremos das motocicletas. 

Se você tem dúvidas sobre motocicletas e principalmente se moto de leilão pode rodar, então precisa ler o artigo de hoje!

Bora descobrir se moto comprada em leilão pode rodar por aí? 

Anúncios

As vantagens e desvantagens de comprar uma moto de leilão

Uma das principais vantagens de comprar uma moto em leilão sem sombra de dúvidas é o seu preço final. 

Por se tratar de uma modalidade de compra onde a moto possui algum tipo de avaria mecânica ou problema de documentação, existe margem para uma compra pra lá de vantajosa em termos de valor final. 

No entanto, nem tudo pode ser flores em um leilão!

Existe a possibilidade de se deparar com algumas opções de compra que podem não ser muito vantajosas e gerar dor de cabeça para o comprador no futuro próximo. 

Para garantir que o negócio feito em um leilão de motos seja vantajoso, é importante checar com muita atenção a procedência da motocicleta, sua quilometragem, seu estado de conservação, pendência de multas e documentação. 

Todas essas informações estão descritas no edital e podem ser facilmente obtidas por meio de uma leitura atenta e coerente. 

Com isso em mente, é hora de partirmos para o nosso próximo tópico. 

Moto de leilão de pode rodar?

Você deve estar querendo saber: afinal, moto de leilão pode rodar ou não? 

Na verdade, a moto adquirida em um leilão pode ser classificada de duas maneiras e é  isso que irá responder se o veículo pode ou não rodar normalmente por ruas e rodovias.

Uma moto de leilão pode ser classificada como sucata ou como conservada. 

Então, a resposta para a pergunta é: Sim. 

Uma moto de leilão pode rodar, desde que ela esteja conservada para isso! 

Caso a moto arrematada esteja conservada, ela pode sim, rodar normalmente sem nenhum tipo de problemas para o seu novo dono. 

No entanto, dependendo da origem do veículo comprado, é importante se informar se é necessário realizar uma rematrícula no Detran, que como muita gente sabe, é o órgão responsável por regulamentar todos os tipos de automóveis do Brasil.

Ainda é importante que o dono pague o IPVA do ano em questão e todas as pendências burocráticas que houver sobre a moto que foi arrematada. 

Logo, antes de fechar um negócio em leilão, nós do Senhor Carros recomendamos que você saiba qual é a procedência e as pendências da moto para evitar qualquer tipo de problema futuro. 

Caso a moto arrematada seja classificada como sucata, por outro lado, não possui direito a uma nova documentação, sendo assim, impossível de ser utilizada. 

Nesses casos, as motos são vendidas diretamente para desmanches e ferro velho. 

Anúncios

4 Passos para regularizar sua moto de leilão para rodar

Como citamos, participar de leilões de motos é uma das alternativas mais usadas por pessoas que desejam comprar veículos em bom estado de conservação com preços mais acessíveis. 

No entanto, essa modalidade de compra traz muitas dúvidas e a mais comum é: como regularizar uma moto comprada em leilão para poder rodar com ela. 

Se você também quer saber como regularizar uma moto de leilão para poder rodar, confira abaixo os passos para isso!

Passo 4: Verifique toda a documentação

A moto adquirida em um leilão só poderá ser regularizada se no seu documento constar pequena ou média monta. 

Ou seja, danos reversíveis que não comprometem o funcionamento da motocicleta. 

Verificar toda documentação é importante passo para rodar com moto de leilão
Verificar toda documentação é importante passo para rodar com moto de leilão

Dessa maneira, os lotes que possuem grande monta que são as motos consideradas sucatas que apresentam mais de 75% de sua lataria comprometida não podem ter o a documentação regularizada. 

É por causa disso que o primeiro passo é avaliar a documentação do veículo antes de arrematá-lo. 

Passo 3: Faça a inspeção CSV

Depois de analisar a monta do veículo o passo seguinte é a inspeção. 

Um dos principais passos para quem pergunta se moto de leilão pode rodar é obter a regularização da moto  e realizar a inspeção CSV – Certificado de Segurança Veicular. 

É esse documento que declara a aptidão da motocicleta para poder voltar a circular. 

Essa vistoria verificará diversos itens de segurança. Como sistema elétrico, alinhamento, balanceamento e muitos outros pontos. 

Para executar essa importante etapa, você precisa obter uma autorização prévia de vistoria do Detran e levar sua habilitação e documento da moto até um posto especializado em vistorias que seja credenciado pelo Inmetro. 

Passo 2: Preste atenção aos prazos

Quando você arremata uma moto de leilão, a leiloeira que a vendeu é responsável por definir os prazos e as condições para regularização da motocicleta, sendo a responsável por dar início no processo de documentação junto ao Detran e ao antigo proprietário da moto. 

É importante respeitar os prazos
É importante respeitar os prazos

Dessa maneira, é importante que o comprador da moto (nesse caso, você) fique atento aos prazos combinados com a empresa e acompanhe de perto o procedimento de regularização. 

Isso previne a perda de prazos, multas, dores de cabeça e consequentemente prejuízos. 

Passo 1: Autorização do Detran

E o último passo é a Autorização do Detran!

Após a realização da inspeção da moto de leilão e obtenção do certificado CSV, é preciso comparecer ao Detran para dar abertura ao processo administrativo de regularização de documentos. 

O comprador da moto tem a responsabilidade de levar a nota do arremate ao departamento dentro de um prazo fixo de 30 dias. 

É importante saber que o atraso de se levar a documentação solicitada implica em multa de averbação e três pontos na carteira de motorista. 

Para fazer a regularização da moto leiloada, o comprador deve ir até o Detran com os seguintes documentos:

  • Requerimento para desbloqueio de sinistro;
  • Nota fiscal original de compra da moto do leilão que é emitida pelo leiloeiro;
  • Original do Auto de Leilão também emitida pelo leiloeiro;
  • Originais e cópias de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência;
  • Certificado de registro de veículo – CRV;
  • Certificado de segurança veicular – CSV;
  • Laudo de vistoria obtido em Empresa Credenciada de Vistoria – ECV;
  • Comprovante bancário do pagamento da taxa de emissão do CRV – Certificado de Registro do Veículo.

Outro ponto importante de ser dito aqui é que o prazo mínimo para o Detran realizar a regularização da moto de leilão documentada vai de 30 a 90 dias úteis. 

Conclusão

Como você acabou de descobrir, moto de leilão pode rodar sem problema nenhum.

Embora seja uma ótima oportunidade de comprar uma moto por um valor mais acessível, colocar a motocicleta para comprar é um pouco trabalhoso e isso afasta quem não gosta de burocracias. 

Agora que você já sabe que moto de leilão pode rodar e quais são os passos para a regularização é hora de aprender como participar de leilões de motocicleta e onde encontrar comprar a sua. 

Para desbloquear o universo dos leilões de motos, você só precisa clicar abaixo.

Como e onde comprar moto de leilão

Como e onde comprar motos de leilão

Saiba quais são os passos para participar de um leilão de motos e onde encontrar os melhores exemplares.

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Em Alta

content

Conheça todas as vantagens da Turbi na hora de alugar um carro

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça todas as vantagens da Turbi na hora de alugar um carro

Continue lendo
content

Carros preferidos do público LGBTQIA+: Veja os modelos mais populares

Carros preferidos do público LGBTQIA+: saiba quais são os modelos mais populares, além do exemplar que deve ganhar o coração da comunidade!

Continue lendo
content

Como comprar seu veículo na Sodré Santoro Leilões?

Descubra quais são os passos necessários para comprar mais barato seu veículo na Sodré Santoro Leilões e sair dirigindo com muito menos gasto!

Continue lendo

Artigos

Citroen C4 2021: Um verdadeiro crossover entre cupê e SUV

Conheça o novo Citroen C4 2021: Modelo é um verdadeiro crossover entre cupê e SUV com pegada de hatch que conta também com versão elétrica!

Conforme o ano de 2020 avança, o mercado automotivo começa a se movimentar e passa a apresentar os lançamentos do ano que vem.

Embora a pandemia causada pelo novo coronavírus tenha afetado os planos das montadoras, economistas já projetam uma retomada e prova disso foi a apresentação do novo Citroen C4 2021.

De acordo com a Citroen, o modelo tem como missão substituir o Cactus a partir do ano que vem. Como nós do Senhor Carros vamos te mostrar no artigo de hoje, o modelo se tornou um verdadeiro crossover entre cupê e SUV, conseguindo inclusive manter uma pegada Hatch! 

Se você tem planos de comprar um modelo da montadora francesa, então, o artigo de hoje foi feito pra você! Confira!

Citroen C4 2021: primeiras impressões chamam atenção

A linha 2021 do Citroen C4 mostrou que o “novo” hatch recebeu uma forte inspiração de SUVs que dominam o mercado europeu, algo que também pode ser visto no seu agora concorrente, o Volkswagen Nivus. 

Olhando apenas de forma dianteira, seria possível pensar que toda essa mudança seria apenas uma reestilização do C4 Cactus, mas felizmente, se trata de um projeto totalmente inovador. 

O Citroen C4 2021 segue a mesma filosofia de outros veículos desta gama, com luzes de condução diurna alinhadas ao limite do capô e faróis alojados aos pára-choques. 

A traseira é área onde é possível observar as várias mudanças, uma vez que o modelo contará com lanternas horizontais divididas entre a carroceria, coluna C e tampa do porta-malas. Algo esteticamente agradável. 

Aliado a traseira, há também, uma queda acentuada do teto, que dá início a formação do spoiler sobre a tampa do porta-malas, uma clara inspiração em modelos como Mercedes GLE e BMW X6. 

Nas laterais, um pequeno hexágono plástico completa o acabamento, enquanto os vincos se incorporam naturalmente aos detalhes da carroceria. 

 E por fim, na parte frontal, o Citroen C4 2021 utiliza um acabamento em preto piano entre o pára-brisas e o teto solar, como forma de passar a impressão de continuísmo do vidro frontal. 

Todas essas alterações estéticas foram feitas porque o visual do “antigo” Citroen Cactus não foi bem aceito, principalmente no mercado europeu. Com isso, a montadora francesa matou dois coelhos com apenas uma cajadada, abandonando a defasada categoria dos hatches médios, e se mantendo na segmento mais crescente no momento, que é o de SUVs compactos e crossovers. 

Citroen C2 2021: Interior não é tão ousado quanto exterior

Diferente do que vemos no exterior, o interior do Citroen C4 2021 possui uma proposta mais conservadora e totalmente inspirada em seu antecessor, o C4 Cactus atual. 

O interior do novo Citroen C4 conta com a conhecida central multimídia horizontal ainda flutuante, mas agora com integração ao painel por conta do acabamento em black piano que vai desde os botões físicos até a lateral direita do display.

O quadro de instrumentos digital agora possui tela colorida, ao invés do antigo esquema do modelo monocromático. O que mais chamou atenção é o novo volante, que aparentemente é mais fino do que o atualmente utilizado. 

Modelo usará plataforma compartilhada

Como forma de enxugar custos, algo que se tornou comum entre as montadoras é o compartilhamento de plataformas e isso também vai ocorrer no Citroen C4 2021, que fará uso de uma plataforma modular CMP, que também é utilizada pelos Peugeot 208 e 2008. 

Conjunto mecânico

De acordo com informações fornecidas pela Citroen, o mais provável é que o C4 2021 ofereça os mesmos conjuntos mecânicos ofertados pelo 2008, que traz as opções de um motor 1.2 turbo de três cilindros capaz de gerar 100, 120 e 155 cavalos, além de uma opção 1.5 turbo movido a diesel com 100 e 120 cavalos, com opções de câmbio manual de seis marchas e automático de oito. 

Citroen e-C4 será realidade 

Já de olho nas leis europeias que irão proibir a venda de veículos movidos à combustão num futuro próximo a montadora vai lançar também o e-C4, que é o modelo elétrico do novo Citroen C4 2021. 

O modelo eletrificado vem com um motor elétrico capaz de gerar 136 cavalos e 26,5 kgfm. Suas baterias são de 50 Kwh e possui autonomia de até 310 km.

Chegada ao mercado brasileiro

No Brasil, o Citroen C4 Cactus ainda é recente, uma vez que foi lançado no segundo semestre de 2018, tendo “ somente 3 anos de idade”. A montadora ainda não se manifestou sobre seu lançamento por aqui, mas como o país tem se mostrado como um mercado atrativo para SUVs compactos, as chances do Citroen C4 2021 surgirem por aqui são grandes. 

Conclusão

A troca do Citroen C4 Cactus pelo Novo C4 foi estimulada pela baixa aceitação do modelo na Europa. Entretanto, mesmo sem previsões de vir para o Brasil, é notório que o veículo faria sucesso por aqui. 

As linhas do Citroen C4 2021 chamam bastante atenção, e embora os especialistas afirmem que não se deve deixar levar somente pela beleza na hora de comprar um carro, sabemos que gostar do visual do veículo é meio caminho andado para sua compra. 

Levando em consideração o conjunto estético e mecânico como um todo, as chances do C4 2021 se darem bem, tanto na europa quanto por aqui são grandes. 

E você? O que achou do novo Citroen C4 2021? Gostou? Não gostou? Por quais motivos? Deixe um comentário contado para gente quais são os pontos positivos e negativos na sua opinião. Para nós do Senhor Carros, o seu ponto de vista é muito importante. 

Aproveitando que estamos falando de lançamento que tal saber tudo sobre a novidade da Hyundai para o ano que vem? Trata-se da Santa Cruz, uma picape pra lá de invocada que deve chegar por aqui em breve. Para saber tudo sobre o modelo, é só clicar no botão abaixo! 

 

Você também pode gostar

content

Saiba qual a melhor cidade para comprar carros no Brasil!

Descubra de uma vez por todas qual é a melhor cidade para comprar carros no Brasil e faça negócios ainda mais atraentes!

Continue lendo
content

Descubra onde e como comprar carro antigo de leilão

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Descubra onde e como comprar carro antigo de leilão

Continue lendo
content

Quer dirigir um carro elétrico, mas não tem grana? Beepbeep é solução

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Quer dirigir um carro elétrico, mas não tem grana? Beepbeep é solução

Continue lendo