Siga nas Redes Sociais

Listas

Descubra qual é a melhor época para comprar um carro 0km

Descubra se é melhor comprar um carro 0km no começa do ano, no começo do mês ou no final de cada um desses períodos e consiga economizar uma grana!

Por

Murilo C. 

| Publicado em

ANÚNCIOS

Acerte a data na hora de comprar um carro 0km

Você já parou para pensar qual seria a melhor data para comprar um carro 0km? Certamente não.  Mas se pararmos para analisar existem muitos produtos que são comprados de maneira sazonal e assim podem custar mais barato. Dessa forma por que não buscar uma época certeira para comprar um automóvel?

Se você quer comprar um casaco de inverno, um ventilador ou aparelho de ar-condicionado você certamente busca épocas onde a demanda é menor o que automaticamente faz com que os preços baixem. Assim o negócio fica ainda mais vantajoso. 

Comprar um carro 0km

Bacalhau, ovos de páscoa, sorvete, panetone, protetor solar são outros exemplos de produtos que possuem na sazonalidade a força para impulsionar as vendas. Quem nunca encontrou um panetone por menos da metade do preço em fevereiro?

Mas será que quando o assunto é comprar um carro carro zero é possível encontrar um momento certeiro para isso? Por mais que pareça maluco a resposta é: Sim! 

E agora nós do Senhor Carros te perguntamos: Você sabe quais são as melhores épocas do ano para fazer isso? Se você respondeu negativamente então precisa ler o artigo de hoje.

Se você está em busca do seu carro 0km nós vamos te mostrar a melhor época para comprá-lo. Confira!

ANÚNCIOS

Descubra qual é  a melhor época para comprar um carro 0km

Algo importante de ser elencado é que as opiniões variam muito de pessoa para pessoa assim como cada um dispõe de teorias específicas. 

Por isso nosso objetivo não é mostrar uma verdade absoluta, tampouco estabelecer um período específico mas sim falar sobre aqueles que são sem sombra de dúvidas os melhores momentos quando o assunto é comprar um carro 0km. Vamos lá?

ANÚNCIOS

Final do ano

O final do ano talvez seja a época mais citada para comprar um veículo zero. Principalmente no último quadrimestre entre setembro e dezembro. 

Esse é um bom momento afinal é possível encontrar veículos com descontos na faixa de até 15%. 

Essa redução de valores ocorre pois as montadoras têm o objetivo de acabar com o estoque de modelos do ano já que os veículos do ano seguintes estão chegando às concessionárias. 

Outro fator que contribui para o final do ano ser uma época boa para comprar seu carro zero é a desaceleração das vendas afinal muitas pessoas já começam a se preocupar e planejar as férias e festas de fim ano. 

Como boa parte do orçamento começa a ser direcionado para isso as vendas naturalmente caem. Obrigando assim que muitas lojas e concessionárias realizem promoções para atrair compradores. 

ANÚNCIOS

Pressão por metas te ajuda a fazer bom negócio

Outro ponto que deve ser levado em consideração na época do fim de ano á pressão que os vendedores sofrem para bater suas metas anuais. 

Se o final do ano está chegando e isso ainda não aconteceu pode ter certeza que eles vão facilitar sua vida para você levar um carro para casa. E para isso você pode ganhar alguns bônus como isenção de IPVA, instalação de acessórios, tanque cheio ou até mesmo algum tipo de desconto. 

Comprar um carro 0km no final do ano
Comprar carro 0km no final do ano é uma boa estratégia

Outro aspecto que favorece a compra nos últimos meses do ano é que muitas pessoas começam a receber seu décimo terceiro salário. Seja de forma integral ou parcelada. 

Assim talvez essa seja a única oportunidade que a pessoa tem de fazer um grande investimento como pensar em trocar seu carro uma vez que dispõe de dinheiro extra disponível. 

Mas como nem tudo são flores no mercado automotivo há um aspecto ao qual é preciso atenção: A desvalorização!

Caso a promoção seja referente a algum carro do ano corrente a perda futura com desvalorização pode ser grande. Veja o seguinte exemplo:

Se em dezembro um veículo modelo 2019/19 estava sendo ofertado ele vai ter uma desvalorização futura maior do que um modelo 2019/20. 

Essa desvalorização pode ser ainda maior quando o veículo não tem alguma atualização em termos de design ou pacote de equipamentos que o outro do ano seguinte receberá. 

Mas como muitos sabem o mercado automotivo não é algo que podemos chamar de justo. Principalmente quando falamos de carro 0km. 

ANÚNCIOS

Começo do ano

O começo do ano é outra boa época para comprar um carro 0km mas para isso o comprador precisa ter um pouco de paciência. Embora muitos não acreditem é possível ter algumas vantagens em adquirir seu novo veículo entre janeiro e fevereiro. 

As principais vantagens nesse caso são bem parecidas com às das compras no final do ano como a necessidade de acabar com o estoque de veículos do ano anterior.

Se isso já era necessário nos últimos meses imagine só depois que ano virar. 

Além do mais no início do ano é possível ter acesso a veículos atualizados o que diminui as chances de comprar uma versão desatualizada ou que até mesmo vai sair de linha e assim ter que arcar com uma desvalorização ainda maior no futuro. 

Carro começo do ano
Começo do ano também é boa época

No entanto tem muita gente que não liga para isso e diz que compra o carro para usar e não pensando em vender, embora seja importante pensar na futura venda. 

E por fim outro ponto pelo qual comprar seu carro zero no começo do ano pode ser uma boa é a vantagem das vendas ainda estarem frias. 

Se no final do ano as pessoas estão preocupadas em festas e férias após o réveillon as preocupações são IPTU, IPVA, material escolar e matrícula dos filhos na escola.

Com isso as vendas de veículos cai e as concessionárias precisam novamente apelar paras as promoções.  

ANÚNCIOS

Última semana de cada mês

Nesse momento você pode se perguntar: Poxa, mas vou ter que esperar até o final ou começo do ano para fazer um bom negócio? A gente te responde que não! 

Uma outra opção bacana quando o assunto é a melhor época para comprar um carro 0km é esperar pela última semana de cada mês. 

Assim como no final do ano onde os vendedores estão pressionados para bater as metas anuais existe também uma pressão para bater o número de vendas mensais. Embora seja uma pressão menor ela existe. 

última semana
A última semana de cada mês também é uma data boa para o comprador

Assim ir à concessionária no final de cada mês é uma ótima estratégia para ganhar algum desconto, instalação de algum opcional ou até mesmo um ano de seguro grátis. 

Algo muito comum em vendas na última semana do mês é ganhar o tanque cheio o que não é um mal negócio visto que o preço dos combustíveis não está tão barato. 

Uma dica para se dar bem é acompanhar os ritmos de vendas naquele mês. Uma ótima opção para acompanhar as vendas é por meio da tabela FIPE.

Com um relatório de vendas mensais em mão é simples saber se as vendas estão fracas. 

Caso o movimento esteja baixo pode ter certeza que a maioria dos vendedores vão fazer um esforço ainda maior para você comprar o seu carro zero e ainda ganhar alguns benefícios com essa compra. 

ANÚNCIOS

Conclusão

Diferente dos produtos que citamos no começo deste artigo infelizmente não há uma época ou mês específico que seja certeira em termos de fazer um bom negócio na compra de um carro zero. 

Existem sim várias opções e é importante analisar com calma qual seria a melhor no seu caso. O pior que você pode fazer é comprar por impulso. 

O mais importante na hora de comprar um carro novo é focar na negociação em si independente de qualquer que seja a data escolhida.

Infelizmente muitas pessoas são imediatistas e acabam perdendo bons negócios por simplesmente ter pressa. 

É muito comum que compradores não façam pesquisas de preços no site da fábrica nem em sites de compra e venda o que diminui a margem de negociação. 

Assim independentemente da época escolhida uma coisa é preciso ter em mente: Comprar à vista sempre será a melhor opção. Caso isso não seja possível tente ao máximo aumentar o valor da entrada. 

Se a maior parte do veículo for financiada os benefícios que citamos podem não ser tão representativos e isso se dá principalmente por conta da taxa de juros que costumam aumentar em tempos de crise

Agora te perguntamos: Você já pesquisou ou já comprou um carro 0km em alguma das épocas citadas? Qual foi o resultado? Compartilhe sua história com a gente e com os demais leitores nos comentários. 

E aproveitando que estamos falando sobre compra de carro zero, que tal descobrir quais são os modelo 0km que devem ser evitado? 

Preparamos uma lista incrível com 10 modelos dos quais você deve fugir. Quer saber quais são eles: É só clicar no botão abaixo.

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta