Avaliação de veículos

JAC T60 Plus: Conheça o SUV diferentão que tem tudo para emplacar

Descubra tudo o que o JAC T60 Plus tem para te oferecer e saiba porque ele pode ser sim uma ótima opção de SUV para se ter na garagem!

por

Murilo C.

Publicado em

ANÚNCIOS

JAC T60 Plus: Conheça todos os detalhes

O JAC T60 Plus é um modelo oriundo do T60 e se em um primeiro momento ele pode parecer um tanto quanto diferentão, essa é a real intenção da montadora: causar impacto e com isso, aumentar as vendas! Embora em um primeiro o modelo pareça estranho, adiantamos de antemão que ele tem um grande potencial no mercado brasileiro. 

Conteúdo Recomendado

Ver como comprar JAC T60 Plus

Descubra quais são as melhores maneiras de comprar um JAC T60 Plus por meio de um bom negócio e ter na sua garagem um dos melhores SUVs do Brasil.

  • Categoria: SUV;
  • Preço médio usado: R$ 80 mil;
  • Preço médio novo: R$ 125 mil; 
  • Versão recomendada: JAC T60 Plus Pack 3 ;
  • Consumo médio cidade: 9,5 km/L;
  • Consumo médio estrada: 11,2 km/L.

Como já falamos várias vezes por aqui, os SUVs estão cada vez mais dominando o mercado automotivo brasileiro. 

Assim, é natural que novos modelos surjam de modo quase que automático e a bola da vez é o T60 Plus!

O modelo que representa uma reestilização radical ao antigo T60, chegou ao Brasil no fim de 2020 já sendo comercializado como 2021, junto com os também renovados T40 e T50 - ambos também Plus. 

O “novo” modelo da montadora chinesa tem como principal atrativo suas dimensões, que são similares às de grandes SUVs, como o famoso Jeep Compass, mas com um valor de SUV compacto. 

Apenas para efeito de comparação, o T60 Plus custa menos do que um Chevrolet Tracker Premier.

Com o intuito de te trazer o máximo de informações sobre veículos, preços e compras, hoje vamos destrinchar o JAC T60 Plus para você. Bora conferir?

JAC T60 Plus: As novidades visuais

Dos três SUVs da JAC que passaram por reestilizações ao final do ano passado, o T60 Plus é de longe o que passou por alterações estéticas mais radicais e por que não agradáveis? 

Exterior

Olhando de frente é impossível enxergar no SUV qualquer tipo de traço que o ligue a seu antecessor. Importante dizer que estamos falando de facelift e não de uma troca de gerações. 

A dianteira ficou mais quadrada e conta com linhas horizontais com grande amplitude, o que passa naturalmente uma maior sensação de largura, além de conferir ao modelo um ar futurista (tipo carro dos jetsons). 

O capô ficou mais alto e agora agrega o logotipo da marca. Já o conjunto óptico passa a ser dividido em dois segmentos. 

As luzes diurnas de LED em formato de bumerangue, ficam na parte de cima e são integradas por filete bonito em preto brilhante. 

Exterior do T60 Plus é diferente e agradável

A luz baixa, o farol baixo e o farol alto ficam concentrados em projetores que contam com lâmpadas halógenas no miolo do para-choque, uma alternativa interessante e diferente. 

Ao lado das lâmpadas, de maneira mais centralizada e em LED, surgem os faróis de neblina. Ambos ficam alojados em um grande nicho preto que também faz parte da entrada de ar. 

Só é possível perceber que o modelo é uma evolução do JAC T60 quando olhamos para o modelo de lado. 

As colunas A e B, junto com os para-lamas, portas, vidros, caixas de rodas, vincos e vigas laterais são as mesmas. Até mesmo as rodas de 17 polegadas seguem inalteradas (isso é que saber aproveitar o estoque de peças). 

Na traseiras as alterações foram mais abruptas e profundas! 

As lanternas passaram a ser integradas não por uma barra cromada, mas sim por um filete funcional de LED que é muito bonito. 

Os mais atentos conseguirão notar uma certa semelhança com o Kia Sportage, e até mesmo fazer uma comparação distante e assertiva com os SUVs da Porsche mais recentes. 

Sem sombra de dúvidas a traseira do JAC T60 Plus é o que mais agrada aos olhos no conjunto como um todo. 

Interior

O interior não apresenta grandes mudanças com relação ao seu antecessor, mas merece destaque positivo. 

Como era de se esperar há algumas novidades, como quadro de instrumentos digital, nova central multimídia agora maior compatível com Android Auto e Apple CarPLay, comandos de ar condicionado.

O acabamento é de qualidade e há ainda a opção de escolher entre bancos com tecidos sintéticos e de couro. 

O espaço é amplo. Independentemente se o deslocamento for curto ou longo, cinco adultos viajam de maneira um tanto quanto confortável nos bancos dianteiros e traseiros do T60 Plus. 

Dimensões

O JAC T60 Plus possui dimensões avantajadas. O SUV conta com altura de 1,66 metros; largura de 1,80 metros; comprimento de 4,41 metros e distância entre-eixos de 2,62 metros. 

O modelo conta pesa 1365 kg, enquanto seu porta-malas é capaz de acomodar 650 litros. Essa capacidade pode ser ampliadas para até 1210 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. 

No tanque, cabem exatamente 50 litros de combustível, como veremos mais adiante. 

Tecnologia e conectividade

Como não poderia deixar de ser, pelo fato de ser um veículo de uma montadora chinesa a lista de aparatos tecnológicos e conectivos é grande, maior até do que a maioria dos concorrentes. 

Um ponto importante de mencionarmos aqui, é que as montadoras chinesas com maior participação no Brasil, a JAC e a Chery possuem veículos mais completos que seus concorrentes e isso é algo para ser levado em consideração na hora de escolher seu carro. 

Dito isso, é hora de conhecermos todos equipamentos voltados à conectividade que aumentam o conforto, comodidade e facilidade para condutor e ocupantes do T60 Plus. Bora lá?

Central Multimídia

O primeiro item sobre o qual falaremos é a Central Multimídia de 10,2 polegadas sensível ao toque. 

Como em praticamente todos os veículos comercializados no mundo, ela conta com sistema Android Auto e Apple CarPlay para se conectar com diferentes tipos de smartphones. 

Assim, é possível sincronizar e fazer uso de aplicativos de celulares diretamente na central, como Whatsapp, Waze, Spotify e muitos outros. Ligou e conectou!

Painel de Led

Outro ponto tecnológico agradável, interessante e necessário ao mesmo tempo é o painel, que conta com três telas. 

Por meio delas é possível observar velocímetro, rotações e ainda ter acesso ao computador de bordo que traz uma série de informações sobre o veículo e trajeto em si!

No T60 Plus o condutor está sempre bem informado e possui fácil acesso aos mais variados sensores e sistemas do veículo. 

Volante multifuncional

Dando continuidade aos itens tecnológicos temos o volante multifuncional, pelo qual o condutor consegue controlar tanto informações no painel, quanto ter acesso à central multimídia. 

Painel de led e volante multifuncional agradam

Além disso, é possível realizar e receber ligações por meio dos comandos presentes no volante. Dessa forma o condutor não precisa tirar a mão da direção e os olhos da estrada para ter acesso a diferentes tipos de informações. 

Ar-condicionado digital

Outro item que na verdade tem se mostrado cada vez mais obrigatório é o Ar-condicionado digital. 

No caso do T60 Plus ele é dual zone, ou seja, é possível escolher temperaturas diferentes para o condutor e para o passageiro que vai ao seu lado, o que traz maior conforto! 

Além disso, o SUV conta com saída de ar-condicionado traseira, levando aos ocupantes do banco de trás, proporcionando assim, mais comodidade e conforto! 

Entradas USB e tomadas de 12V

Hoje em dia vivemos conectados a celulares, tablets e até mesmo notebooks e ficar sem bateria em qualquer um desses equipamentos pode se tornar um transtorno. 

Pensando nisso a JAC colocou no T60 Plus duas tomadas de 12V no console central, além de saídas USB dianteiras e traseiras. 

Uma alternativa pra lá de funcional e necessárias para os dias atuais! 

Sistema Keyless

O sistema Keyless vem se tornando cada vez mais popular e tem sido cada vez mais comum encontrá-los e não apenas em SUVs. 

Assim, seguindo a tendência nacional e mundial, o T60 Plus conta com o sistema Keyless que literalmente dispensa o uso da chave. 

Os sensores reconhecem a proximidade da chave e travam e destravam as portas do SUV automaticamente, além de permitir a partida por meio do botão Start/Stop. 

Destravamento remoto do porta-malas

Outro ponto que envolve tecnologia, conectividade e conforto é o destravamento remoto do porta-malas por meio do chaveiro do T60 Plus. 

Com um simples apertar de botão, é possível abrir o compartimento de bagagem de maneira remota, o que é convenhamos, é uma mão na roda. 

Teto solar elétrico

E por último, mas não menos importante em termos de tecnologia, conectividade e conforto, o JAC T60 Plus conta com um moderno teto solar elétrico que garante a entrada de raios solares durante qualquer tipo de deslocamento.

Teto solar é mais um ponto positivo

Altos níveis de segurança impressionam

Como não poderia deixar de ser, o JAC T60 Plus possui altos níveis de segurança que impressionam e agradam até mesmo os mais exigentes. 

O modelo conta com sistemas cujos alguns de seus concorrentes não possuem e isso deve ser visto como um diferencial na hora de escolher um carro para chamar de seu. 

Vamos conferir agora os principais componentes de segurança presentes no SUV da JAC. 

6 airbags e sistema ISOFIX

Não adianta. Sempre que falamos de segurança, o primeiro item que vem à cabeça de muita gente são os airbags. 

O T60 Plus conta ao todo com 6 airbags. São dois frontais; dois laterais e mais dois do tipo cortina, que visam garantir o máximo de proteção a todos os ocupantes em casos de impactos. 

Além dos famosos bolsões de ar, o SUV conta o também famoso e necessário sistema ISOFIX, desenvolvido para garantir uma adaptação assertiva às cadeirinhas infantis.

Assim, adultos e crianças estão totalmente seguros e protegidos dentro do SUV. 

Direção elétrica progressiva

Embora seja um item de cunho tecnológico, a direção elétrica e progressiva deve também ser vista como um item de segurança. 

Com boa calibragem, ela é extremamente leve quando o T60 Plus está parado ou em baixas velocidades, o que permite boas manobrabilidade e agilidades. 

Conforme o veículo ganha velocidade ela se torna mais firme, garantindo confiança e segurança ao condutor.

Controles de tração e estabilidade

Como ocorre em muitos outros veículos, principalmente SUVs, os controles de tração e estabilidade passaram a trabalhar de maneira conjunta, ou seja, um ajuda o outro e no T60 Plus isso também acontece. 

Ambos os sistemas atuam em sincronia para manter o veículo estável e em caso de perda de aderência, o freio pode ser ativado automaticamente, assim como o regime de funcionamento do motor pode ser alterado de maneira autônoma. 

Tudo isso para garantir o máximo de aderência e controle!

Sistema de monitoramento de pressão dos pneus

Como muita gente sabe, o contato de todo e qualquer tipo de veículo com o solo se dá por meio dos pneus. 

Assim, qualquer tipo de problema com a borracha, coloca em risco a segurança de todos que estão dentro e ao redor do veículo. 

Sistemas de segurança andam junto à tecnologia

Pensando em prevenir todo e qualquer tipo de acidente, o JAC T60 Plus conta com sistema de monitoramento de pressão dos pneus. 

Quando qualquer um dos pneus perde pressão automaticamente um sinal aparece no painel avisando o motorista. 

Sistema de assistência de freio (BAS)

O sistema de assistência de freio avisa o motorista por meio de sinais sonoros sobre as chances de uma colisão ou atropelamento à frente. 

Caso o motorista não consiga frear a tempo, o freio é automaticamente acionado visando diminuir danos ou até mesmo evitar a colisão! 

Sistema Auto Hold

O sistema Auto Hold tem como objetivo imobilizar o SUV após qualquer tipo de acidente, prevenindo assim maiores danos subsequentes. 

É uma tecnologia que vem crescendo em outros veículos, mas que poucos modelos ainda possuem. 

Hill Assist

O Hill Assist é um sistema que garante a segurança do SUV para subidas ou descidas íngremes. 

Na subida, o sistema atua como um assistente de partida em rampa, que evita que o T60 Plus role para trás antes de iniciar seu deslocamento, evitando assim incidentes ou acidentes com veículos e pedestres que podem estar atrás. 

Já em descidas íngremes, o sistema garante aderência e um freio motor poderoso, dando ao condutor o controle total do veículo. 

Sistema Follow Me Home

Quem nunca chegou a noite em casa e ficou sofrendo para abrir a porta da garagem? Ou então parou na rua com ausência de iluminação?

O Sistema Follow Me Home mantém os faróis ligados por um período de tempo até que o condutor e ocupantes possam entrar em casa, o que garante claridade e segurança. 

Luzes de conversão estáticas

As luzes de conversão estáticas ajudam a aumentar a segurança no momento de realizar conversões em 90º como é o caso das esquinas. 

O sistema reconhece por meio da ativação da seta para qual lado o motorista irá virar e com isso, aumenta a iluminação para esse lado, garantindo segurança dos ocupantes e também de terceiros. 

Luzes Diurnas em LED

E por último, mas não menos importante em termos de segurança, o T60 Plus conta com luzes diurnas em LED que são automaticamente ativadas assim que o veículo é ligado. 

Elas visam garantir que veículos que estão vindo na direção contrária sejam capazes de enxergar o modelo e com isso, garantem a segurança nas ruas e estradas. 

Motorização, desempenho e consumo

Depois de conferir tudo o que o modelo tem a oferecer em termos de conectividade, conforto e segurança é chegada a hora de conhecer o coração do T60 Plus: o seu motor! 

Motorização

O JAC T60 Plus possui sob o capô um motor 1.5 turbo 16V DOHC VVT movido apenas a gasolina capaz de desenvolver até 186 cavalos com um torque de 21,4 kgfm. 

Da mesma forma que só há uma opção de combustível, o SUV possui também, apenas uma opção de câmbio: O CVT com simulação de 6 marchas, que pode inclusive, ser controlado por meio de toques na alavanca central. 

Desempenho

A potência do T60 Plus é ótima para os padrões do seu segmento. 

Quando em rotações abaixo dos 2000 rpm o SUV se mostra um pouco singelo e até mesmo lento, mas quando atinge seu pico de torque acima dessa faixa ele embala e permite que o condutor possa sentir toda a sua elasticidade. 

Motorização e desempenho agradam

Parte dessa característica se deve à calibração do câmbio CVT que é muito longa, algo que é uma característica comum nos carros chineses. 

Pelo menos, a caixa de marchas proporciona respostas rápidas nas transições entre as múltiplas relações de marcha. 

De acordo com a JAC, o T60 Plus vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e a velocidade máxima é de 195 km/h. 

Falando em um âmbito geral, o SUV da JAC é mais ágil que um Compass 2.0 flex que atinge os 100 km/h em quase 11 segundos. 

Consumo 

E por fim temos o consumo de combustível. 

Para um SUV de grande porte como motor turbo e nem tão pesado assim, afinal são menos de 1400 kg no total, o nível de consumo do JAC T60 Plus é considerado apenas como OK. 

Com opção de ser abastecido apenas com gasolina, o SUV apresentou um consumo de 9,6 km/L no uso urbano e 11,2 km/L no uso rodoviário. Convenhamos que poderia ser melhor. 

JAC T60 Plus: Preços e versões

Como ocorre com muitos carros comercializados no Brasil e no mundo, o T60 Plus não é vendido em apenas uma versão, mas sim em duas. 

Entretanto, diferente de muitos de seus concorrentes, os preços entre as versões são próximos e, no geral, ele possui preços mais acessíveis. 

As versões e valores do SUV da JAC são:

  • JAC T60 Plus Pack 2: R$ 120.990;
  • JAC T60 Plus Pack 3: R$ 124.990.

As vantagens e desvantagens do JAC T60 Plus

Como ficou fácil notar até aqui, o modelo é repleto de itens, acessórios e altos níveis de segurança, sem falar no preço! 

Dessa forma, é natural que você tenha tido até uma certa vontade de comprar um exemplar, estamos certos?

Caso você tenha ficado com vontade de ter um T60 Plus na garagem, mas gostaria de conhecer o comportamento do SUV no dia a dia, você só precisa continuar a leitura deste artigo, pois agora mostraremos todos os prós e contras do modelo! 

Não deixe de conferir! 

Vantagem: Design

O primeiro ponto que deve ser elucidado aqui é o design do T60 Plus. Embora seja algo um tanto quanto futurista, o modelo não é feio e convenhamos: É chamativo!

Sempre que um T60 Plus passar na rua, cabeças irão virar para acompanhá-lo. Para alcançar bons números de vendas, um carro antes de ser bom, precisa chamar atenção e isso, o SUV da JAC faz com maestria e precisão!

Vantagem: Espaço interno

Como mostramos, o SUV possui dimensões avantajadas muito semelhantes, inclusive ao seu principal concorrente: O Jeep Compass. 

O T60 Plus possui um espaço interno que merece grande destaque, comportando cinco passageiros com muito conforto e dignidade, o que permite grandes deslocamentos sem nenhum tipo de problema ou incômodo. 

E já que estamos falando de espaço, outro ponto que merece destaque aqui é o porta-malas que possui capacidade para até 650 litros, sendo capaz de atender famílias grandes e amigos que viajam em busca de aventuras.

Vantagem: Conforto

Pegando carona no espaço interno, temos a questão do conforto. 

Um dos pontos mais positivos e até mesmo surpreendentes do T60 PLus é o seu padrão de conforto tanto nos bancos dianteiros quanto nos bancos traseiros. 

Conforto é vantagem do JAC T60 Plus

É fácil para o condutor encontrar uma posição cômoda de pilotagem o que é potencializado pela direção elétrica. 

Nos bancos traseiros o grande espaço para as pernas, aliado às saídas de ar-condicionado e USB deixam os deslocamentos mais imersivos e prazerosos. 

Vantagem: Dirigibilidade

A dirigibilidade é um destaque positivo do modelo. 

A primeira coisa que chama atenção é a moleza da direção elétrica e do conjunto de suspensões. 

A direção passa até mesmo um sensação de anestesia quando o modelo está parado de tão leve que ela é. 

Outro ponto que merece destaque é o excelente diâmetro de giro do SUV. Normalmente carros desse tamanho são difíceis de serem manobrados, o que não é o caso do T60 Plus. 

Já as suspensões macias sofrem um pouco dentro das cidades, principalmente se o asfalto for ruim. 

No entanto, quando colocado na estrada e a partir do momento que ganha velocidade o JAC T60 Plus parece flutuar, trazendo grande sensação de prazer. 

Vantagem: Acabamento

Um ponto que merece destaque aqui é o acabamento do T60 Plus.

Na verdade, todos os SUVs chineses comercializados no Brasil apresentam níveis de acabamento superiores aos modelos originários por aqui!

O T60 Plus possui um acabamento que agrada bastante até os mais exigentes nesse ponto. 

Bom acabamento impressiona!

O exemplar conta com superfícies que são macias ao toque. O painel central possui revestimento com material sintético similar a couro com costuras aparentes e caprichadas. 

Os encaixes e botões das portas são firmes e mostram que são de material superior. Os bancos podem ser de tecido sintético ou couro dependendo da versão escolhida. 

Vantagem: Grande lista de equipamentos

Na versão mais básica e mais barata o T60 Plus vem recheado de equipamentos e como mostramos para você a lista é um tanto quanto extensa. 

A coisa fica ainda melhor quando a versão completa é escolhida por um valor irrisório de apenas R$ 4 mil a mais. Olhando dessa forma é óbvio que a versão mais completa do SUV é a que mais compensa. 

Quando comparado aos concorrentes, a lista de equipamentos do T60 Plus é a mais completa de todas.

Vantagem: Segurança

Em relação à segurança, o T60 Plus é bem servido, trazendo airbags laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus, ajuste da altura dos faróis e imobilizador do motor em caso de colisão. 

É sem sombra de dúvidas um dos SUVs mais seguros comercializados no Brasil.

Vantagem: Preço

E o último ponto positivo do SUV da JAC é o seu preço. Como já falamos em algumas ocasiões, exemplares de origem chinesa tendem a ser mais baratos, justamente com o argumento de ser um chamariz para compra. 

Infelizmente, as montadoras precisam diminuir o preço por conta do preconceito que ainda existentes com carros oriundos da China. Uma pena!

Desvantagens: Não é Flex

Depois dos pontos positivos, é hora de mostrarmos as desvantagens que vêm junto com o JAC T60 Plus. A primeira delas é o fato de só haver uma opção de combustível. 

Como mostrado, o SUV é movido apenas com gasolina, o que é visto como desvantagem por muita gente, principalmente em tempos de combustível caro. 

Para realmente fazer frente à concorrência, o ideal é que o modelo fosse movido à diesel e também tivesse o etanol em seu hall de combustíveis. 

Desvantagem: Ausência de Shift Paddles

Aqui temos mais uma desvantagem pontual do modelo. Ele não tem Shift Paddles, ou seja, as famosas borboletas atrás do volante para trocar de marchas. 

Com um câmbio CVT e um desempenho positivo, poder trocar marchas no volante é uma opção um tanto quanto prazerosa e que pode até mesmo contribuir para mais economia de combustível. 

Desvantagem: Consumo

A terceira desvantagem do JAC T60 Plus é o seu consumo de combustível que é relativamente alto. 

Mesmo movido apenas com gasolina, o SUV apresenta números que não são tão agradáveis e isso é algo que pode ser considerado um entrave na hora de comprar um exemplar. 

Desvantagem: Mercado e preconceito com veículos chineses

Embora seja um carro mais barato, mais seguro e com mais itens de série do que a maioria de seus concorrentes, o JAC T60 Plus enfrenta a baixa liquidez de mercado, além do preconceito dos brasileiros com veículos chineses. 

Isso infelizmente é uma realidade que ainda não foi (e nem sabemos se será) superada. 

Tudo isso contribui para que o modelo sofra um processo de desvalorização maior do que seus concorrentes, o que afeta diretamente a sua compra. Uma pena não é mesmo? 

Conclusão

Depois de toda nossa análise ficou fácil concluir que o JAC T60 Plus é sim um ótimo carro e se você está pensando em comprar um SUV seguro, tecnológico e com um bom preço ele deve ser levado em consideração!

Como já dissemos em algumas ocasiões, nunca existiu, tampouco existirá um veículo que seja 100% de aprovação. É sempre importante termos isso em mente. 

JAC T60 Plus é boa compra diante do atual cenário

Se depois de tudo o que mostramos aqui, você tiver concluído que o um T60 Plus é o carro que você quer então basta clicar abaixo que mostraremos como fazer um ótimo negócio para comprar um exemplar para chamar de seu!

Conteúdo Recomendado

Ver como comprar JAC T60 Plus

Descubra quais são as melhores maneiras de comprar um JAC T60 Plus por meio de um bom negócio e ter na sua garagem um dos melhores SUVs do Brasil.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Artigos

Volkswagen Gol 2021: Depois de 40 anos modelo continua funcional!

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Tudo sobre o Gol 2021

Gol 2021

O Gol 2021 chegou de maneira discreta e sem fazer muito alarde. Logo após fazer 20 anos, o modelo que já foi considerado o queridinho de muita gente, perdeu o valor e o status de popular, o que não quer dizer que ele não seja um veículo funcional. 

Pensando em te manter informado, nós do Senhor Carros vamos voltar no tempo e te mostrar a história desse quarentão, além de te mostrar o que há de novo, no modelo 2021.

Ficou curioso? Então, não deixe de conferir o artigo a seguir! 

Linha do tempo do Volkswagen Gol

Como citado em maio, o modelo da Volkswagen completou 40 anos. Trata-se de idade para ninguém botar defeito, afinal, são poucos os carros que conseguiram se manter no mercado por todo esse tempo sem ser retirado de linha. 

Pensando nisso, fizemos uma linha do tempo, com os maiores feitos do Gol nesse quase meio século de vida. 

1980: idealizado para ser o sucessor do Fusca como carro-chefe da montadora, o Gol é lançado para disputar o mercado contra o Fiat 147 e o Chevrolet Chevette. O modelo era equipado com um motor 1.3 refrigerado a ar e 42 cavalos.

1981: A versão sedã do Gol, o famoso Voyage é lançado com motor 1.5 refrigerado a água, porta-malas espaçoso e um visual diferenciado. Nesse mesmo ano, o Gol passou a ser equipado com novo motor 1.6, ainda refrigerado a ar. 

1982: Chega a vez do lançamento da Parati, que mantém a motorização do Voyage, mas com um porta-malas ainda maior. A motorização é a mesma do Voyage. Ainda em 1982, a montadora lança sob a mesma plataforma o Saveiro. 

1984: É lançado o Gol GT, a primeira versão esportiva do hatch, equipado com motor 1.8 refrigerado a água com 99 cavalos, suspensão mais firme e bancos esportivos. 

1987: Com motores 1.6 e 1.8 AP, Gol, Voyage e Paraty passam por sua primeira reestilização, ganhando novos faróis, para-choques e lanternas. 

1988: A Volkswagen lança o gol GTI, que foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O modelo era equipado com um motor 2.0 AP de 112 cavalos. 

Gol GTI
Gol GTI marcou época

1991: O modelo passa pela sua última reestilização, ganhando a frente que é conhecida até hoje como “chinesa”. 

1992: É lançado o 1º Gol 1000.

1994: para enfrentar o Fiat Uno e o Chevrolet Corsa, o Gol chega a sua segunda geração, popularmente chamada de “bolinha”. O exterior e a arquitetura da cabine são novos. Seus motores eram de 1.0 com 50 cavalos, 1.6 de 76 cavalos e 1.8 de 91 cavalos. Neste ano, o Voyage também foi descontinuado. 

1999: A segunda geração, que ainda fazia uso da plataforma da primeira passa por mais uma renovação visual e é batizada de G3, deixando todo o conjunto ótico mais reto e alinhado. No interior o destaque fica por conta do painel de instrumento, muito semelhante aos utilizados pelos veículos da Audi na época. No ano seguinte, Gol e Parati ganham motor 1.0 turbo. 

2003: É lançado o primeiro Gol Total Flex, o primeiro carro bicombustível do Brasil.

2006: A linha 2006 passa a ser comercializada como G4, embora não passe por uma reestilização verdadeira. O conjunto ótico reto até então, volta a receber contornos arredondados. 

2008: Os designs externos e internos sofrem profunda alteração e os motores 1.0 e 1.6 da família EA 111 passam a ser utilizados. A produção do Voyage é retomada.

2009: A renovação de design chega à Saveiro, que ganha uma versão inédita com cabine estendida. Gol e Voyage ganham câmbio automatizado I-Motion;

2011: O Gol chega aos 25 anos de liderança no mercado nacional. A marca gera uma versão especial para 2012.

2012: O Gol passa por mais uma reestilização e passa a ficar parecido com o Fox. O modelo ganha também a versão ecológica Bluemotion.

2014: Versão Rallye estreia motor 1.6 de 120 cavalos. No mesmo ano, o reinado de liderança de vendas do Gol chega ao fim, com o Fiat Palio assumindo o posto.

2016: O Gol abandona o motor 1.0 de 4 cilindros e dá espaço para a chegada do motor 1.0 de 3 cilindros. O visual passa por pequenos retoques e uma nova central multimídia, passa a ser oferecida como item opcional. 

2020: Modelo comemora 40 anos de vida, ainda tendo lenha pra queimar. 

As novidades do Gol 2021 começam pela segurança

A principal novidade do Gol 2021 foi a adoção dos itens de segurança considerados obrigatórios para o mercado brasileiro. Ou seja, a montadora se viu na obrigação de adotar esses equipamentos. 

A partir do modelo 2021, o Gol passa a dispor de cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além do sistema de fixação Isofix para as cadeirinhas infantis. 

Visual externo mais robusto

Como é possível notar, o Gol 2021 é um pouco mais robusto, e isso é fruto de uma leve reestilização adotada ano passado. A dianteira foi redesenhada e passou a trazer o mesmo conjunto utilizado no antigo Gol Track e na Saveiro (que foi quem estreou essas linhas). 

Ainda no exterior, o capô é mais elevado e possui vincos marcantes, com faróis maiores e mais angulares interligados à nova grade, que também é mais ampla. O para-choque por sua vez também passou por reestilização, fazendo com que os faróis de neblina fiquem em uma posição mais elevada. 

Gol lateral
Gol 2021 mudou muito pouco

As laterais seguem sem mudanças. A única alteração são as novas rodas de liga-leve e calotas. Já a traseira não sofreu qualquer tipo de modificação. 

Interior com leve alteração

No interior, as novidades incluem detalhes de acabamento, com um novo grafismo para o painel de instrumentos e novas opções de revestimento para os bancos. Além disso, o Gol 2021 recebeu um novo pacote opcional com edição limitada batizado de Urban Completo II.

Gol 2021
Interior passou por modificações

Esse pacote agrega uma série de itens, como sensor de estacionamento, chave canivete, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos com ajustes elétricos, faróis de neblina, conjunto elétrico e rodas de 15 polegadas. O pacote custa cerca de R$ 3 mil. 

Além dessas novidades no interior, a central multimídia é outro item que chama bastante atenção. 

Motorização

Na questão de motorização, o Gol 2021 possui as mesmas opções do modelo anterior, um motor 1.0 e dois motores 1.6. 

O motor 1.0 conta com três cilindros e 12 válvulas, com componentes feitos em alumínio, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, comando duplo variável de válvulas e sistema de partida que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas a frio.

Esse motor rende 75 cavalos a gasolina e 82 cavalos com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas. 

O primeiro motor 1.6 é o velho conhecido 8V MSI flex com quatro cilindros, capaz de render 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos abastecido com etanol. Para essa motorização, está disponível somente um tipo de transmissão, a manual de 5 marchas que também é utilizada no 1.0.

Motor gol 2021
Gol 2021 tem 3 opções diferentes de motor

E por fim, a segunda opção de motor 1.6 é  moderno 16V MSI Flex de quatro cilindros que equipa o Polo, Virtus e a Saveiro Cross, pertencente à moderna família EA-211, esse propulsor traz bloco e cabeçote em alumínio, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável na admissão. 

Esse motor mais moderno, rende 110 cavalos com gasolina e 120 cavalos com etanol e está acoplado câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis velocidades com conversor de torque.

As trocas de marchas podem ser feitas por meio de alavanca ou shift paddles atrás do volante. Há também um modo de condução esportiva. 

As três versões do Gol 2021

O Gol 2021 conta com as seguintes versões:

  • Volkswagen Gol 1.0 manual;
  • Volkswagen Gol 1.6 manual;
  • Volkswagen Gol 1.6 automático.

Volkswagen Gol 2021 1.0

Equipado com motor 1.0 flex de 3 cilindros com 75/82 cavalos e câmbio manual de 5 marchas, essa versão conta com os seguintes itens de série. 

Sistema de freio ABS e EBD, sistema de partida frio, alerta de frenagem de emergência, 2 bolsas de airbags - para motorista e passageiro, alerta sonoro e visual de cinto de segurança, antena no teto, ar condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste altura, banco traseiro rebatível, chave tipo canivete, cintos de segurança com pré-tensionador, coluna central externa com aplique preto, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis com máscara escura, lavador e limpador do vidro traseiro, luz de freio elevada, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro com marcador do nível de combustível, preparação para sistema de som, revestimento dos bancos em tecido, rodas de aço de 14 polegadas, calotas em xisto, suporte para celular, tomada de 12V no console central, travamento das portas e vidros dianteiros elétricos. 

Volkswagen Gol 2021 1.6 manual

Equipado com motor 1.6 flex de 101/104 cavalos e câmbio manual de 5 marchas, essa versão conta com os mesmos itens de série da versão anterior, mais rodas de 15 polegadas com calotas gabro. 

Volkswagen Gol 2021 1.6 automático

Essa versão é equipada com o novo motor 1.6 de 110/120 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades e conta com os mesmos itens de série da versão anterior, além do câmbio automatizado. 

Diferentes ofertas de pacotes

Todas as três versões podem ser turbinadas com três pacotes diferentes oferecidos pelas concessionárias. Os pacotes são:

Volkswagen Gol
Gol 2021 conta com diferentes versões e pacotes
  • Urban completo;
  • Interatividade Composition Touch;
  • Interatividade Media Plus.

Pacote Urban completo

Esse pacote conta com sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, luzes dianteiras e traseiras, alças de segurança no teto, coluna de direção com ajuste e profundidade, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, espelhos retrovisores elétricos e com luzes indicadoras de direção integradas, faróis de neblina, lanternas traseiras escurecidas, para sol com espelho iluminado para o motorista e passageiro, rodas de liga leve de 15 polegadas, tampa do porta malas com abertura elétrica, travamento elétrico das portas e vidros elétricos. 

Pacote interatividade Composition Touch

Esse pacote é equipado com I-System com Eco-Comfort, computador de bordo, 4 alto falantes e 2 tweeters, sistema de som com touchscreen com App-connect e volante multifuncional com comando de sistema de som.

Pacote interatividade Media Plus

E esse que é pacote mais básico, conta com 4 alto-falantes, 2 tweeters e sistema infotainment Media Plus, com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-Card e Aux-In.

Desempenho, consumo e dimensões

O Gol 2021 apresenta bom desempenho com qualquer uma das opções de motorização. O 1.0 compacto de entrada apresenta boa disposição em saídas e retomadas, podendo ser considerado até mesmo surpreendente. 

Rodando em cerca de 3.000 rpm na estrada, é possível ter um ótimo rendimento e, termos de consumo, além de força suficiente para se manter embalado em ultrapassagens. 

Gol 2021 frontal
Gol 2021 possui bom desempenho e consumo nas três versões

Já nas motorizações 1.6, como era de se esperar, o desempenho é satisfatório, apresentando força para encarar subidas e realizar ultrapassagens na estrada, mas como é de se esperar, o consumo é mais elevado do que o 1.0. 

As médias de consumo são as seguintes:

Volkswagen Gol 1.0 manual

  • Consumo na cidade: 8,8 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada : 10,3 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 1.6 manual 

  • Consumo na cidade: 7,6 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
  • Consumo estrada: 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 1.6 automático

  • Consumo na cidade: 7,7 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada: 9,6 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina

As dimensões do Gol 2021 são as seguintes:

  • Comprimento: 3.897 mm;
  • Altura: 1.464 mm;
  • Largura: 1.656 mm;
  • Distância entre-eixos: 2.466mm.

Valores

Como era de se esperar cada uma das versões do Gol 2021 possuem valores distintos, sendo o 1.0 o mais barato e o 1.6 automático o mais caro. Os preços são:

  • Volkswagen Gol 2021 1.0 manual: R$ 50.250
  • Volkswagen Gol 2021 1.6 manual: R$ 56.490
  • Volkswagen Gol 2021 1.6 automático: R$ 61.390

Conclusão

Embora tenha a perdido a liderança de vendas em 2012 e ainda não tenha retomado o posto, o Gol 2021 é a continuidade de um modelo muito querido e que ainda é apreciado por muita gente, tendo “teoricamente” muito tempo de vida pela frente. 

Entretanto, previsões indicam que o modelo pode sair de linha no final do ano que vem para dar a lugar a um SUV compacto. Embora a montadora alemã não confirme essas informações, a verdade é que para enfrentar concorrentes como o Chevrolet Onix ou o Hyundai HB20, o Gol precisaria passar por algumas reestilizações estéticas, além de mudanças mecânicas. 

Agora queremos saber a sua opinião. O que você achou do Gol 2021? Você desembolsaria a quantia pedida pela montadora? Sim ou não? Deixe um comentário com a sua resposta. 

E já que estamos falando do veículo da Volkswagen com maior presença de mercado, que tal saber um pouco mais sobre o carro da Fiat com maior presença no comércio automotivo? Estamos falando é claro do Uno! Clique no botão abaixo e leia uma matéria que fizemos sobre a evolução desse popular de peso!

Continuar Lendo

Em Alta