Artigos

Já pensou em nunca mais ter que estacionar um carro?

Anúncios

por Senhor Carros

Publicado em 23/07/2019

Para alguns condutores estacionar o veículo pode ser uma tarefa bem complicada, especialmente em vagas apertadas, que hoje são comuns devido ao grande número de carros em circulação. A tarefa não somente toma tempo como também pode gerar prejuízo, pois algumas vezes esbarrões acabam acontecendo.

Com o intuito de facilitar essas situações, foram criados os sistemas de estacionamento automático ou park assist. Já oferecidos em parcela significativa do segmento médio nacional, a tecnologia não é muito familiar a maioria da população e ainda é encarada como novidade no mercado.

Anúncios

Um pouco da história

A ideia de estacionamento automático é discutida desde o início dos anos 80, mas somente na transição entre os anos 80 e 90 se dispunha de tecnologia e investimentos necessários para o desenvolvimento de tal sistema. A tecnologia foi inicialmente apresentada pela Volkswagen em seu carro conceito Futura IRVW em 1989, que estacionava de forma totalmente autônoma, sem nenhum auxilio do motorista, através de um computador dedicado a essa função em seu porta malas.

No início do século XXI, no ano de 2003, o sistema foi lançado pela primeira vez em um veículo de produção em série no modelo híbrido da Toyota, o Prius. A partir daí ele foi sendo aplicado e melhor desenvolvido pelas montadoras. Hoje em dia, no Brasil, pode se encontrar o park assist nas marcas mais populares do país, como Chevrolet, Ford e Volkswagen. E tende a se estender para outras marcas e modelos.

Como funciona

Quando for sinalizado ao sistema a intenção de estacionar em uma vaga, o algoritmo do sistema de auxílio de estacionamento irá analisar a partir dos dados obtidos pelos sensores do veículo, possíveis vagas e alertará quando encontrar uma adequada. Então, será traçada pelo sistema uma sequência de manobras controladas levando em conta o tamanho e distância da vaga.

ford_estacionamentoautomatico_item

Anúncios

Princípio de funcionamento do sistema de estacionamento automático

O método de detecção e cálculo de manobras tende a seguir o mesmo sentido em todas as marcas e modelos, o que muda é o quanto o motorista é necessário neste processo. Nos sistemas mais simples, por exemplo, o motorista deve controlar a aceleração, frenagem e a posição do câmbio e o sistema é limitado a vagas paralelas. Em outros é adicionado a opção de vagas perpendiculares. Já em sistemas mais avançados, cabe ao motorista apenas selecionar a posição da alavanca, deixando o resto das ações por conta do sistema. Já existem modelos completamente autônomos, como alguns modelos da Tesla, que realizam a manobra sem necessidade de auxílio humano.

estacionamento-automatico

Confira neste incrível vídeo o sistema do Ford Focus em funcionamento:

Apesar destes sistemas de estacionamento ainda não estarem disponíveis em veículos populares, categoria mais consumida pelo público brasileiro, existem algumas tecnologias de auxílio a estacionamento, como os sensores e câmeras de estacionamento, que podem ajudar a evitar um esbarrão indesejado e número excessivo de manobras.

Os sistemas oferecidos na maioria dos carros do mercado brasileiro são uma forma de estacionamento conjunto entre condutor e sistema, um auxiliando o outro. Por isso, ainda é importantíssimo que o motorista mantenha foco e atenção nas manobras, pois o excesso de comodidade pode causar distração. Mantendo assim a segurança dos passageiros e pessoas em volta, além de evitar danos ao bolso. Duas situações extremamente desagradáveis.

Sobre o autor

Senhor Carros

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Conheça as 10 melhores motos para comprar em leilão

Confira aqui quais são as 10 melhores motos para comprar em leilão e escolha a que mais combina com você para fazer um ótimo negócio!

Continue lendo
content

Qual o melhor lugar para comprar carro usado: concessionária ou proprietário?

Seja com concessionária ou proprietário, comprar carro usado exige uma boa avaliação antes de fechar negócio. Então, veja aqui qual escolher!

Continue lendo
content

Primeirões: Conheça carros que estrearam no Brasil

Você sabia que somos um país onde veículos foram lançados ante do resto do mundo? Conheça carros que estrearam no Brasil

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como tirar carteira de motorista: O guia completo da CNH

Aprenda nesse conteúdo o passo a passo de como tirar carteira de motorista, além de saber os preços e diferenças entre as categorias!

Continue lendo
content

Financiamento de veículos com restrição no CPF: veja se é possível fazer!

É possível fazer um financiamento de veículos com restrição no CPF sim! Veja dicas para conseguir e compre o carro que deseja!

Continue lendo
content

Kronberg Leilões: conheça e saiba se é confiável

Conheça a estrutura, os tipos de pregões e o modo de funcionar da Kronberg Leilões e descubra se a empresa é confiável!

Continue lendo