Artigos

Empréstimo com garantia de veículo alienado: um negócio vantajoso!

Empréstimo com garantia de veículo alienado é uma ótima forma de obter taxas de juros mais baixas e um crédito mais vantajoso. Saiba mais!

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 04/07/2021

Empréstimo com garantia de veículo alienado

Embora seja um nome complicado, o empréstimo com garantia de veículo alienado não é um bicho de sete cabeças. Na verdade é algo bem simples. A modalidade de crédito também é conhecida como refinanciamento de veículo, pelo fato de aceitar na operação um bem que ainda não esteja quitado, nada mais é do que uma maneira prática, segura e rápida de se obter dinheiro sem se desfazer do seu veículo, seja um carro, moto, caminhão, van ou até mesmo ônibus.

image
Carro parcelado na promissória

Carro parcelado na promissória

Descubra quais são as principais vantagens de comprar um carro parcelado na promissória!

Ao contratar crédito utilizando um veículo como caução da operação, ou seja, alienando o bem à instituição que irá fazer o empréstimo, é possível obter ótimas taxas e juros menores com prestações que realmente cabem no seu bolso.

Tá precisando de dinheiro e não quer se desfazer do seu carro? Então, vem com a gente que é sucesso total!

Anúncios

Afinal, o que é o empréstimo com garantia de veículo alienado?

Quando uma instituição financeira fornece o empréstimo para pessoas que estão endividadas ou querem dinheiro para investir em seus negócios ou alcançar algum objetivo como viagens ou estudo, por exemplo, esse credor precisa ter certeza que irá receber de volta a quantia que foi emprestada. 

Ou seja, quanto mais clareza a instituição tiver de que o dinheiro emprestado será devolvido ao seu caixa, maior é a possibilidade de ofertar o crédito, cobrando taxas e juros mais baixos e oferecendo maiores prazos de pagamento, uma vez que o risco é menor. 

Essa é, portanto, a lógica do empréstimo com garantia de veículo alienado. 

O cliente oferece um bem com a finalidade de comprovar que o débito será pago e em troca, recebe o empréstimo sem deixar de usufruir do seu bem.

Aqui no Brasil,veículos e casas são os bens mais utilizados como garantia de empréstimo. 

O primeiro, é conhecido como empréstimo com garantia de veículo e o segundo, como home equity. 

Outra garantia que vem sendo aceita pelas instituições financeiras que oferecem empréstimos é o salário do trabalhador que possui carteira assinada. 

Trata-se do crédito consignado privado. 

A exemplo do que ocorre com o carro e a casa, ter o salário como garantia de pagamento das parcelas possibilita juros menores no empréstimo. 

Alienando um veículo que já está alienado

Nesse momento, você pode estar se perguntando: Mas é possível alienar um veículo que já está alienado?

Sim, mas calma que vamos te explicar. 

Para entender se fazer um empréstimo com garantia de veículo alienado é uma boa ideia, primeiro é preciso compreender o que significa exatamente alienar um veículo que ainda está alienado. 

Empréstimo com garantia de veículo alienado é boa opção!
Empréstimo com garantia de veículo alienado é boa opção!

Sempre que um veículo é adquirido por meio de um financiamento, ele está automaticamente alienado à empresa que concedeu o crédito. 

Ou seja, por mais que os documentos estejam no nome do proprietário que está pagando pelo veículo, o carro ou a moto só será posse daquela pessoa de fato, quando as parcelas estiverem quitadas. 

Anúncios

Na verdade, é um refinanciamento

Fazer um empréstimo com garantia de veículo alienado, significa na verdade, solicitar um refinanciamento da dívida, colocando o próprio veículo como garantia, mesmo antes de ele estar 100% pago. 

Nesse caso, parte do novo empréstimo concedido servirá para pagar a dívida que falta com a primeira instituição, enquanto a outra parte irá para o proprietário do veículo que vai poder usar o dinheiro como bem entender. 

Importante: o veículo, é claro, continuará alienado, mas agora para a nova instituição que concedeu o crédito atual. 

O termo alienar, no dicionário significa transferir para outro o domínio ou a propriedade de algo. 

Falar sobre sobre empréstimo com garantia de veículo alienado, significa que que o proprietário de um bem está disposto a transferir seu carro ou moto para uma instituição de crédito em troca de um empréstimo, mas sem entregar o bem de maneira literal.

Ou seja, o veículo é apenas a garantia do negócio e só será captado pela credora em caso de inadimplência do acordo financeiro. 

No mercado, essa prática é conhecida como alienação fiduciária. Outra expressão aparentemente complicada, mas que significa que se trata de um empréstimo com garantia. 

No Brasil, a alienação fiduciária surgiu em 1965 com o objetivo de regular o mercado de capitais e substituir a antiga hipoteca.

Desde então, o empréstimo com garantia se tornou uma realidade para muita gente por aqui!

Empréstimo com garantia de veículo financiado é uma boa opção?

Você deve estar se perguntando se pedir um empréstimo usando seu veículo como garantia é uma boa opção.

Antes de responder, vamos fazer uma explicação prévia!

Por muito tempo, o Brasil ficou conhecido como o país que tinha os maiores juros do mundo. 

O motivo disso foi o Cartão de Crédito, cheque especial e o empréstimo pessoal, que por serem modalidades de crédito de fácil e rápido acesso, acabaram sendo amplamente utilizados por grande parte das pessoas. 

De acordo com uma pesquisa o Serviço de Proteção ao Crédito – o famoso SPC , no final de 2019, o principal responsável pelos nomes sujos e negativos no Brasil era o empréstimo pessoal contraído em bancos e financeiras. 

69% das pessoas que utilizaram essa modalidade de crédito estavam com restrição no nome. 

Outros dois grandes vilões da inadimplência na época eram o cartão de crédito – com 67% dos usuários negativados – e o cheque especial com 52% das pessoas enroladas com o limite bancário. 

Analisando esse cenário, e respondendo se o empréstimo com garantia de veículo alienado é uma boa opção, respondemos que sim! 

Isso porque ele oferece taxas de juros menores, prazos maiores para pagamento, justamente pela segurança de se ter um veículo como garantia. 

Como a pessoa que pega o empréstimo não quer perder o bem e como as parcelas acabam sendo menores por conta dos juros reduzidos, a inadimplência entre as pessoas que usam essa linha de crédito é muito menor. 

Boa opção para quem oferece e precisa de crédito!
Boa opção para quem oferece e precisa de crédito!

Saber que o veículo vai continuar na posse do dono também é outra vantagem! 

A pessoa terá o dinheiro em suas mãos, sem deixar de usufruir do seu bem. É por isso que a modalidade também é conhecida como refinanciamento de automóveis. 

5 perguntas e respostas sobre o empréstimo com garantia de veículo alienado

Mesmo sabendo que buscar um empréstimo com garantia de veículo alienado é um bom negócio, muitas dúvidas podem surgir durante o processo de aquisição desse tipo de negociação.

Assim, pensando em te ajudar, separamos as principais perguntas e respostas sobre o assunto para te manter informado ao máximo. Vamos lá?

5. Qual é o  melhor banco para refinanciamento de veículos?

Atualmente não são apenas os bancos que apostam e oferecem esse tipo de empréstimo que usa o carro alienado como garantia. 

Novas instituições também estão encontrando nesse mercado e por se tratar de empresas menores, focadas em poucos produtos e mais tecnologia, o processo de empréstimo costuma ser mais rápido e as taxas de juro oferecidas mais baixas. 

O mais importante antes de decidir com qual instituição você vai fazer um empréstimo com garantia de veículo alienado é pesquisar a respeito da empresa, tirar dúvidas com os especialistas que estão oferecendo o crédito. 

Além disso, é importante também comparar taxas e condições de diversas empresas. Tudo isso vai contribuir para que você faça uma escolha mais certeira. 

4.  É possível refinanciar um veículo com o nome sujo?

Essa não é uma prática muito comum no mercado.

Mas o cliente que estiver negativado, pode tentar conseguir um empréstimo com garantia do veículo alienado, mesmo estando com o nome sujo. 

O que pode acontecer, é a instituição financeira depois de analisar o perfil de crédito do cliente, desistir de emprestar o dinheiro por achar que ele não vai ter condições de pagar as parcelas. 

Ou ainda, liberar o crédito, mesmo para quem em está negativado, mas em troca, cobrar maiores taxas de juros. 

3. Quanto é possível pegar de empréstimo com garantia de veículo de alienado?

Geralmente, as instituições financeiras não costumam aceitar veículos com mais de 10 anos de uso. 

Ou seja, quanto mais novo for o seu carro, mais alto poderá ser o empréstimo liberado. Para isso, será feita uma avaliação de acordo com os valores da Tabela FIPE. 

Existem dois fatores que limitam o valor a ser emprestado: não pode ultrapassar 50% do valor do automóvel e as parcelas do refinanciamento não podem comprometer mais que 35% da sua renda. 

2. O carro alienado fica no nome de quem?

O veículo vai continuar no nome do cliente, mas alienado ao banco ou financeira onde o empréstimo foi feito. Isso quer dizer que ele está como garantia do banco. 

O carro só sairá dessa situação quando o empréstimo for quitado. 

1. O que acontece em caso de não pagamento das parcelas?

Em caso do não pagamento das parcelas, o nome do cliente ficará negativado, o carro será tomado e leiloado. 

Por isso, a nossa recomendação é que mesmo se tratando de uma ótima forma de conseguir crédito, que você analise com cuidado se as parcelas do empréstimo com garantia de veículo alienado cabem no seu bolso antes de fechar negócio. 

Conclusão

Agora que você já sabe tudo e mais um pouco sobre o empréstimo com garantia de veículo alienado e está precisando de crédito, buscar esse tipo de negócio é repleto de vantagens como acabamos de te mostrar. 

E já que estamos falando de bons negócios, mas que são pouco conhecidos você já ouviu falar de carro parcelado na promissória?

Se sua resposta tiver sido negativa, então, precisa descobrir essa excelente maneira de comprar carro! 

Ficou curioso? Clique abaixo e saiba mais sobre essa modalidade! 

Carro parcelado na promissória

Carro parcelado na promissória

Descubra quais são as principais vantagens de comprar um carro parcelado na promissória!

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Top 10 carros 1.0 mais caros do Brasil: conheça os modelos

Confira os dez carros 1.0 mais caros do Brasil e descubra quanto custa cada um deles antes de comprar o seu veículo. Saiba mais!

Continue lendo
content

Prós e contras da Fiat Strada: Saiba como é ter a melhor picape do Brasil

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras da Fiat Strada: Saiba como é ter a melhor picape do Brasil

Continue lendo
content

O Senhor Carros é um site seguro?

Conheça o senhor carros de forma mais aprofundada. Os temas abordados, sua confiabilidade, assim como a política de privacidade!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Toyota Yaris 2021: Desvende as novidades do modelo

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Toyota Yaris 2021: Desvende as novidades do modelo

Continue lendo
content

Unidas aluguel de carros: Saiba tudo sobre a locadora

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Unidas aluguel de carros: Saiba tudo sobre a locadora

Continue lendo
content

Leilão de carros recuperados de financeira: saiba tudo sobre

Descubra se participar de um leilão de carros recuperados de financeira é uma boa ideia e quais são os caminhos para uma compra certeira!

Continue lendo