Listas

Prós e contras do Renault Kwid: Como é ter um exemplar em casa

Conheça todos os prós e contras do Renault Kwid e saiba como é ter um exemplar na garagem de casa.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 24/11/2020

Prós e contras do Renault Kwid

Com uma robustez diferenciada de um aventureiro e a praticidade que vem sendo cada vez mais valorizada no mercado automotivo brasileiro resolvemos fazer um artigo especial mostrando os prós e contras do Renault Kwid que vem sendo considerado um verdadeiro case de sucesso em sua categoria. 

Prós e contras do Renault Kwid

Se você tem em mente comprar um exemplar para chamar de seu não deixe de conferir o artigo de hoje onde vamos te mostrar na prática como é ter um modelo para chamar de seu. Bora conferir?

Anúncios

Prós e contras do Renault Kwid

Vamos te mostrar agora os pontos positivos e negativos de se ter um Renault Kwid na garagem de casa. Não deixe de conferir! 

Pró: Economia

Não tem como falar do Renault Kwid e não exaltar a sua economia. 

O modelo tem o custo mais baixo no mercado hoje quando o assunto é economia. Além disso mantendo a ajuda ao proprietário em não gastar muito dinheiro o compacto apresenta ótimos níveis de consumo tanto na cidade quanto em rodovias. 

Se você quer ter um modelo para chamar de seu e ainda economizar na compra e no combustível então o Kwid é uma escolha um tanto quanto assertiva. 

Anúncios

Pró: Robustez

Chamar o Kwid de SUV compacto é um pouco exagerado como muita gente faz. Mas é impossível negar que o modelo tem a robustez como uma de suas principais características. 

O principal ponto dentro dessa questão é a sua altura em relação ao solo de 180 milímetros com protetores dos para-lamas e os bons ângulos de ataque e saída. 

Robustez
Robustez do Kwid agrada

Não é à toa que o modelo é considerado uma ótima opção para rodar inclusive em estradas de terra. O asfalto esburacado das ruas brasileiras não é nenhum problema para o modelo. 

Pró: Segurança

Dando continuidade na nossa lista de prós e contras do Renault temos a segurança como um ponto bastante positivo. 

A carroceria do Kwid é composta por materiais de boa resistência algo considerado como proteção primária. 

Além disso o modelo conta ainda com 4 airbags sendo dois frontais e dois laterais e sistema de fixação ISOFIX de cadeirinha infantil pensando na proteção e segurança dos pequenos. 

Para finalizar o quesito segurança o compacto conta ainda com freios ABS com discos nas rodas dianteiras e alerta do uso de cinto de seguranças para ambos os ocupantes da parte dianteira. 

Pró: Agilidade extrema

Um ponto que chama bastante a atenção do Renault Kwid é a sua agilidade extrema. 

O modelo apresenta um desempenho surpreendente para sua categoria sendo comparável a de veículos com motores mais potentes. 

Renault Kwid
Agilidade é ponto alto

Isso só é possível graças às boas relações do câmbio e ao reduzido peso da carroceria. Uma surpresa um tanto quanto positiva. 

Pró: Ampla gama de acessórios

Outro ponto muito positivo do Renault Kwid é a ampla gama de acessórios oferecidos ao comprador. 

No total é possível escolher entre 27 acessórios que fazem com que o proprietário possa configurar seu exemplar do jeito que bem entender. Isso faz com que dificilmente você se depare com um modelo igual o seu rodando nas ruas. 

Não é absurdo nenhum dizer que seu exemplar de Kwid certamente será único. 

Pró: Manutenção barata

Ainda falando dos pontos positivos em nossa lista de prós e contras do Renault Kwid temos a manutenção barata com mais um dos atrativos reforçando a ideia de economia do modelo. 

O Kwid tem uma das 10 manutenções mais baratas do Brasil. 

O plano de manutenção periódica até os 60 mil km inclui seis revisões com o intervalo de 10 mil quilômetros rodados entre cada uma delas. O preço total é de R$ 3.105,50 já com a mão de obra inclusa. 

Dependendo da revisão são trocados apenas itens como filtro de óleo, combustível e óleo de motor.

Contras: Regulagem do banco do motorista e volante

O primeiro item negativo na nossa lista de prós e contras do Renault Kwid é a ausência da regulagem da altura do assento do motorista assim como do volante. 

É importante dizer que o modelo confere uma posição confortável de dirigir para uma pessoa com biótipo médio. 

No entanto o banco posicionado um pouco alto faz com que sobre pouco espaço para a cabeça de motoristas e passageiros dianteiros que tenham mais de 1,75 metros de altura o que pode ser um pouco desconfortável. 

Contra: Espaço interno

Embora seja confortável na parte dianteira o espaço interno na parte traseira do Kwid não é o que pode ser considerado amplo. 

O modelo comporta duas pessoas de maneira confortável. Mais do que isso é considerado apertado e totalmente desconfortável. 

Espaço
Espaço interno deixa um pouco a desejar

Embora os bancos possam ser rebatidos o porta-malas também é pequeno. Não cabe muito coisa nos 290 litros de capacidade. 

Assim não é absurdo algum afirmar que o modelo é voltado para um casal sem filhos ou então para solteiros. 

Contra: Qualidade do acabamento

Embora possua um acabamento até divertido e bonito quando falamos de qualidade o acabamento do modelo deixa um pouco a desejar. 

É relativamente simples notar o excesso de plástico presente no painel e portas do compacto e com um pouco de calma e observação é fácil chegar a conclusão que se trata de um plásticos de qualidade não tão boas. 

Com o passar do tempo esses plásticos tendem a sofrer processo de dilatação e nos levam ao próximo tópico do nosso artigo. 

Contra: Barulho interno e vibração

Assim que se liga o motor é possível notar que o Kwid é um pouco mais barulhento do que deveria. 

Durante as acelerações o ruído do motor invade a cabine de maneira vigorosa impedindo até mesmo que a uma conversa em tom normal seja mantida o que pode ser um pouco estressante em viagens mais longas. 

Excesso de vibração
Excesso de plástico gera barulho e vibração excesiva

De maneira conjunta ao ruído do motor as vibrações também podem ser sentidas causando inclusive um pouco mais de ruídos desconfortáveis por conta do excesso de plástico presente em praticamente toda a cabine do modelo 

Contra: Pedaleiras imprecisas

Ao se conduzir o Kwid um aspecto um pouco estranho e facilmente notado são os pedais que apresentam uma falta de precisão um pouco incômoda em um primeiro momento. 

Para quem tem pés um pouco maiores isso pode se tornar um problema e até mesmo causar um pouco de insegurança ao motorista. 

O compacto espaço aliado à falta de regulagem do banco e volante e as pedaleiras imprecisas podem minar a confiança do motorista. Por isso é recomendado que se faça um test drive antes de efetuar a compra. 

Contra: Motor perde o fôlego com o carro cheio

E o nosso último item na lista de prós e contras do Renault Kwid é a falta de fôlego do motor quando o veículo está cheio. 

Embora o Kwid seja um veículo leve seu motor tem uma cavalaria mais reduzida e passou por adaptações para ser mais barato tanto em termos de produção quanto vendas. 

Por isso quando carregado com 4 passageiros e malas no porta-malas é preciso rodar com rotações mais elevadas para não perder potência. Algo natural para um veículo que rende 70 cavalos quando abastecido com etanol. 

Conclusão

Como já citamos em nossas análises em algumas ocasiões não existe no mercado nenhum veículo que seja 100% em termos de aprovação e o Kwid é mais um desses casos. 

Se você busca economia o modelo é sem sombra de dúvidas uma ótima opção para deslocamentos e ainda é capaz de oferecer beleza, funcionalidade e segurança e isso é tudo. 

Para o preço em que é vendido afirmamos sem sombra de dúvidas que o modelo possui ótimo custo x benefício. 

Se depois de conferir nossa lista de prós e contras do Renault Kwid você ainda nutra interesse em ter um modelo na garagem então nossa dica é que você clique no link a seguir onde vamos te mostrar as melhores formas de ter um modelo para chamar de seu. 

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Toyota Yaris 2021: Desvende as novidades do modelo

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Toyota Yaris 2021: Desvende as novidades do modelo

Continue lendo
content

Picelli Leilões: conheça e saiba se é confiável

Descubra se a Picelli Leilões é confiável e conheça as vantagens de comprar o seu veículo com a empresa, como experiência no mercado e mais!

Continue lendo
content

Conheça todas as vantagens do seguro auto Mapfre

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça todas as vantagens do seguro auto Mapfre

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Leilão de carros do Detran: como e onde participar

Se você quer descobrir como participar do leilão de carros do Detran, conheça o passo a passo para uma compra tranquila e segura!

Continue lendo
content

Renault Duster 2021: Confira as novidades do modelo!

Renault Duster 2021 chega com uma série de itens e acessórios, mas peca na motorização única. Confira as novidades e decepções do modelo!

Continue lendo
content

Unidas aluguel de carros: Saiba tudo sobre a locadora

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Unidas aluguel de carros: Saiba tudo sobre a locadora

Continue lendo