Moto

Revisão de motos: 8 dicas indispensáveis que você precisa saber!

Quer saber quais os cuidados necessários ao levar a moto para a oficina? Confira agora essas dicas para revisão de motos e evite imprevistos!

Anúncios

por Paulo Aléx

Publicado em 24/10/2022

Saiba dicas sobre como fazer uma revisão de motos de maneira segura e eficiente!

Sua moto precisa de uma revisão? Veja dicas para não errar! Fonte: AdobeStock.
Sua moto precisa de uma revisão? Veja dicas para não errar! Fonte: AdobeStock.

Você vai viajar e está pensando em fazer uma revisão de motos no seu veículo de duas rodas? Pois saiba que para isso é preciso algum conhecimento prévio. Mas, não se preocupe! Hoje você saberá as melhores dicas sobre o assunto.

Além disso, motos devem passar por revisões periódicas para garantir a segurança do condutor e evitar prejuízos, mesmo para andar nas cidades. E você sabia que o número de veículos desse tipo tem aumentado?

moto vermelha na estrada junto com capacete

5 dicas para pegar a estrada de moto!

Já pensou pegar a estrada de moto e viajar livremente sem ter que se preocupar? Então confira cinco dicas para pegar a estrada com segurança!

Sim! A frota de motos no Brasil em 2022 subiu 8,9% em comparação ao ano anterior, e está previsto para que até o final do ano o número de motocicletas seja de 30,5 milhões, segundo a Abraciclo.

Inclusive, esse crescimento ocorre devido a população estar optando por um meio mais fácil e ágil de locomoção, seja nos centros urbanos ou pequenas cidades, para trabalhar, locomoção ou até mesmo lazer.

Anúncios

8 dicas para a revisão de motos ideal

Então, para ajudar você no momento de revisão, criamos uma lista com 8 dicas eficientes e seguras para revisão de motos. Os itens listados são fundamentais para serem verificados e não podem ficar para trás!

Escolha bem o profissional

Tente encontrar um mecânico de confiança. Fonte: AdobeStock.
Tente encontrar um mecânico de confiança. Fonte: AdobeStock.

Escolher uma boa oficina ou mecânico é essencial para que a revisão da sua moto seja feita com cuidado e profissionalismo. Ou seja, nada de tentar realizar a manutenção por conta própria.

Além disso, também não recomendamos escolher o profissional mais barato, pois isso pode causar situações de risco. Assim, a primeira dica é investir em conhecimento e técnica de um profissional capacitado.

Por exemplo, alguém que vá fazer revisão de motos, precisa entender dos componentes e descartar corretamente os fluídos da manutenção, tudo bem? Então, pesquise bastante antes de fechar o negócio!

Anúncios

Atenção à parte elétrica

O sistema elétrico de uma moto também deve ser incluído na revisão. Afinal, a buzina, lâmpadas e luzes de sinalização são partes super importantes para evitar multas na hora de dirigir, além de reduzir as chances de um acidente.

Sendo assim, fique atento aos primeiros sinais de falha desses itens e faça a revisão periódica para uma revisão de motos eficiente! 

Duração da bateria

A duração ideal das baterias de motos é de 3 a 4 anos. Contudo, se houver mau ou falta de uso, o tempo de vida pode diminuir. Então, fique atento!

Por exemplo, repare na oxidação nos terminais da bateria, pois isso é sinal de problema e de que a moto deve ir para a revisão! Sendo assim, não fuja das recomendações indicadas pela montadora do veículo.

Freios

Aqui, o ponto de maior atenção deve ser o desgaste, pois a sua eficiência não deve ser colocada à prova somente na hora da necessidade! Os freios devem ser regulados e lubrificados regularmente.

Além disso, fique de olho na ocorrência de vazamentos e também ao período de troca recomendado pela montadora. E mais: só faça essa verificação com um profissional de confiança, para evitar alterações que causem acidentes.

A revisão completa do sistema de freios deve ser feita a cada 10 a 15 mil quilômetros, dependendo do uso da motocicleta. Lembre-se que os freios são equipamentos importantíssimos de segurança!  

Não esqueça o carburador

Se você já se perguntou se a limpeza do carburador é mesmo necessária, a resposta é apenas uma: sim! Ainda que muitas pessoas esqueçam dele, a higienização é uma das dicas de revisão de motos.

Afinal, essa peça é a responsável por misturar o ar com o combustível. Sendo assim, ela é primordial para o bom funcionamento da sua moto, evitando problemas na partida ou ainda constantes “afogamentos” ao ligar.

Portanto, inclua o carburador na revisão da sua moto!

Inclua os pneus na checagem

Para manter a sua segurança e conforto, inclua os pneus na revisão da sua moto. A calibragem deve ser realizada semanalmente, de preferência. Contudo, para avaliar maiores danos e desgaste, leve a um profissional especializado.

E ainda, você mesmo deve conferir diariamente antes de fazer a próxima viagem a integridade dos pneus, isto é, verificar se não há alguma alteração causada por rasgos ou furos.

É importante saber que a vida útil de um pneu é de até 5 anos. Após esse tempo, é recomendado que ele seja trocado.

Suspensão e amortecedores

O amortecedor é o item responsável por absorver os impactos da moto, por isso deve estar com a revisão em dia.

Assim, alguns sinais para saber se a peça já perdeu a sua eficiência são: instabilidade, gerando problemas na condução; surgimento de ruídos conforme o uso; e vazamentos – como o derramamento de óleo.

E ainda, o recomendado é que o amortecedor seja substituído a cada 10 mil quilômetros rodados, independentemente se é hidráulico ou pressurizado. 

O capacete também deve estar na revisão de motos

Não se esqueça desse item de segurança. Fonte: Pexels.
Não se esqueça desse item de segurança. Fonte: Pexels.

Aqui, você pode estar se perguntando: até o capacete? Isso mesmo! Embora o item seja esquecido por muitos condutores, a checagem do capacete do motorista e do carona deve ser feita regularmente a cada partida.

Por isso, verifique sempre se as fitas que prendem a cabeça estão estáveis e fortes, sem frouxidão. Também cheque se a viseira está limpa e sem riscos que possam prejudicar o campo de visão no momento de dirigir.

Embora o capacete não seja um item perecível, a recomendação é de que ele seja trocado após 3 anos de uso. Agora, você já sabe todas as dicas de revisão de motos para rodar com tranquilidade e segurança!

Além disso, as vantagens de comprar uma moto são inúmeras o próprio valor de manutenção, que é muito inferior ao de um carro. A moto consome menos combustível, dá a você maior agilidade e ainda possui menor custo de compra. 

E atenção! Se você procura uma moto com preço acessível e valores abaixo do mercado de maneira totalmente segura e confiável para o seu bolso, aperte agora o botão abaixo e conheça o leilão de motos online!

Motos estacionadas

Saiba como funciona um leilão de motos online

Leilão de motos online: Saiba como participar e arrematar!

Sobre o autor

Paulo Aléx

Amante da escrita, apreciador de carros e entusiasta gastronômico nas horas vagas. Ajudo você a se manter informado e tomar as melhores decisões quando o assunto é o mercado automobilístico!

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Chevrolet Onix Plus 2021: As vantagens e novidades do sedan

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Chevrolet Onix Plus 2021: As vantagens e novidades do sedan

Continue lendo
content

TOP Car Leilões: conheça e saiba se é confiável

Já pensou em comprar carro em um leilão? Você pode conseguir um bom negócio. Conheça a TOP Car Leilões e saiba se é confiável!

Continue lendo
content

Locadora Alamo: conheça e saiba se vale a pena!

A Locadora Alamo oferece condições e planos diferenciados para locação de um veículo: saiba como funciona e se vale a pena!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Carro parcelado na promissória: Saiba quais são as vantagens

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Carro parcelado na promissória: Saiba quais são as vantagens

Continue lendo
content

Conheça as principais vantagens da Azul Seguro Auto

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Conheça as principais vantagens da Azul Seguro Auto

Continue lendo
content

Descubra como ganhar uma renda extra como motorista de Uber

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Descubra como ganhar uma renda extra como motorista de Uber

Continue lendo