Avaliação de veículos

Volkswagen Virtus 2021: Conheça os detalhes do modelo

Conheça todos os detalhes do Volkswagen Virtus 2021 e descubra porque ele é uma compra mais do que óbvia

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 15/01/2021

Volkswagen Virtus 2021 é diferenciado

Embora tenha sido apresentado ao público pela primeira vez em 2018 o Virtus só foi lançado em meados de janeiro de 2019 com uma festa em São Paulo onde a imprensa pode conhecer o modelo nos mínimos detalhes. Com dois anos de vida, o Volkswagen Virtus 2021 chega às ruas para continuar ganhando seu espaço. 

Volkswagen Virtus 2021
  • Categoria: Sedan;
  • Preço médio novo: R$  90 mil; 
  • Preço médio usado: R$ 70 mil;
  • Versão recomendada: Virtus Comfortline 1.0 TSI;
  • Consumo médio cidade: 9 km/L;
  • Consumo médio estrada: 13 km/L.

Durante o ano de 2020 o Virtus teve ao todo 30.886 unidades vendidas e foi o quarto veículo mais vendido da montadora alemã, ficando atrás apenas do VW T-Cross, VW Gol, VW Saveiro e VW Polo. 

Hoje os principais concorrentes do modelo são o Honda Civic e o Toyota Corolla. 

No ano passado, o Virtus superou as vendas do exemplar da Honda, mas perdeu para o Corolla.

A intenção esse ano é diminuir o gap para o famoso sedan de tiozão e para isso, o modelo conta com uma série de armas que mostraremos ao longo do artigo de hoje.

Se você quer saber tudo sobre o Volkswagen Virtus 2021 veio ao lugar certo. Pois hoje, vamos destrinchar o modelo nos mínimos detalhes. Partiu conferir?

Anúncios

As novidades do Volkswagen Virtus 2021

A primeira grande novidade que podemos citar do Virtus 2021 foi que após seu lançamento e chegada, temos a continuidade da versão GTS que também ocorre na linha Polo. 

O sedan esportivo se diferencia em questões estéticas, como para-choques exclusivos, bancos esportivos e rodas diferenciadas. 

No entanto, o principal diferencial aqui está no motor 1.4 TSI capaz de entregar até 150 cavalos de potência com um torque de 25,5 kgfm. Tudo isso com um câmbio manual de seis velocidades. 

Além da chegada dessa nova versão, a linha do Virtus 2021 conta também com outras novidades.

A versão Highline passou a contar com uma série de itens e acessórios, além de novas rodas de 18 polegadas como opcionais na versão GTS. 

Mas o que realmente chama a atenção é a que o Virtus (e também o polo) conta com uma série de itens compartilhados com o Nivus e um exemplo clássico desse compartilhamento é a Central Multimídia VW Play. 

Outra novidade do Volkswagen Virtus 2021, mas essa não tão boa foi o aumento de preço em todas as versões, mesmo naquelas que não receberam nenhum item novo. 

Design sempre chama atenção

O Virtus 2021 continua esbanjando muito charme e elegância.

Do lado de fora a traseira impressiona de maneira natural. Ela é alongada e cabe no design sem destoar. Ela, inclusive, é quem proporciona que o modelo chegue a quase 4,5 metros. 

O conjunto ótico traseiro com lentes retangulares e bipartidas em conjunto com a tampa remetem os mais atentos ao famoso Audi A3, embora outros elementos também tenham semelhança com o modelo das quatro argolas. 

Design
Design do Virtus é lindo

Nas laterais um vinco forte se eleva para criar um defletor de ar natural sobre as tampas. Além disso, há também vincos superiores que proporcionam mais volume ao design do sedan. 

Em termos de silhueta, é possível afirmar que o modelo tem uma traseira suave com uma vigia que se prolonga sobre o bagageiro. 

Já a frente é mais curta, como no Polo sem nenhum tipo de elementos exclusivos, mas mesmo assim linda. 

As rodas de liga leve com aro de 17 polegadas do Volkswagen Virtus 2021 são exclusivas, assim como o logotipo highline e outros detalhes externos. 

Os para-choques possuem detalhes que remetem ao cromado com boa aparência. A tampa possui maçaneta para abertura, dispensando assim o uso de um botão próximo ao câmbio, exatamente como no Polo. 

Anúncios

Interior agradável e boa ergonomia

Por dentro o Virtus 2021 continua bem amplo e extremamente agradável. 

Na frente, praticamente tudo é igual ao Polo, exceto a ausência do botão de abertura do bagageiro como acabamos de citar. 

No entanto, é possível diferenciar um do outro. O Virtus agrega um padrão diferenciado dos assentos com tons mais claros e suaves. 

Além disso, o sedã possui ótimo espaço para as pernas. Isso só é possível por conta de seu entre-eixos maior. A altura interna é razoável e comporta bem pessoas altas. 

O banco traseiro é completo em termos de segurança e logo atrás há dois grandes alto-falantes. 

O encosto é bipartido e permite levar objetos de até 2,60 metros. Caberia um apoio de braço central com porta-copos, mas o dispositivo inexiste.

Ergonomia
Ergonomia é destaque positivo

A posição de dirigir é ótima e a ergonomia é algo que merece enorme destaque. 

O teto conta com luzes de leitura na frente e atrás, além de porta-copos na frente. O porta-luvas com CD, SD, iluminação e refrigeração. 

Entre os bancos dianteiros há o apoio de braço ajustável. A única coisa que falta no Virtus 2021 é um teto solar que deixaria o veículo ainda mais valorizado. 

Conectividade e tecnologia são pontos que impressionam

A conectividade e tecnologia embarcadas no Volkswagen Virtus 2021 são impressionantes.

O sedan conta com uma série de gadgets surpreendentes que tornam a viagem muito mais tranquila e divertida ao mesmo tempo. Bora conferir tudo o que o modelo oferece?

Active Info Display

O Active Info Display é responsável pela navegação e dados do veículo conforme configuração. 

O sistema conta com um painel digital de pouco mais de 10 polegadas que permite escolher as telas que o motorista deseja visualizar.

Active
Active Info Display é incrível

É possível escolher entre computador de bordo, infotainment, telefone e dados do veículo. 

Além disso, o mapa de navegação pode ser projetado diretamente na tela, o que facilita a visualização e evita qualquer tipo de distração. 

Central multimídia com  Discover Media

A central multimídia do Virtus 2021 conta com o sistema Discover Media que permite conectividade avançada por meio do App-Connect – Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink.

Com tela sensível ao toque de 8 polegadas com sensor de aproximação e sistema de navegação, o gadget oferece ampla interatividade com uma série de opções de informações e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico. 

Nele é possível ainda conectar até dois celulares por meio de conexão Bluetooth. 

Câmera de ré

A câmera de ré é um literal assistente para manobras. Com ela é possível realizar manobras com segurança e praticidade. 

A imagem é projetada diretamente na tela da central multimídia em alta definição, sendo de grande auxílio em diversos momentos. 

Climatronic

O sistema Climatronic é equipado com ar-condicionado digital. Com ele é possível ajustar a intensidade de maneira automática de acordo com a temperatura programada e a preferência de cada um dos ocupantes. 

Volante multifuncional

O volante multifuncional é mais uma atração à parte no Virtus. 

Ele conta com comandos de computador de bordo e sistema infotainment e pode ser acionado por comando de voz.

Por meio dele é possível ainda selecionar os diferentes tipos de mídia (CD, Sim Card, Bluetooth, entrada auxiliar e USB), operar o telefone e todo o sistema de navegação. 

Sistema Kessy and Go

A Volkswagen juntou tecnologia e praticidade para trazer a chave eletrônica de ignição até você. 

O Sistema Kessy abre o veículo por meio da aproximação da chave e aciona o motor ao toque de um botão. É a tecnologia a favor do conforto e da praticidade. 

Sistema Park Pilot

Com o sistema Park Pilot ninguém mais fica na dúvida se está próximo ou longe de obstáculos. 

Equipado com sensores, eles apitam e trabalham de maneira conjunta à câmera de ré, indicando o controlador de distância no display da Central Multimídia. 

We Connect Go

Aqui temos mais uma inovação simplesmente incrrível. Trata-se da tecnologia We Connect Go.

Ela traz diversas informações do veículo via bluetooth através de um aparelho ligado na porta “OBD2” para seu smartphone com o aplicativo. 

We Connect
We Connect Go é um marco

Através dele é possível ter acesso a dados como quilometragem total do veículo, autonomia, velocidade média, trajeto percorrido, e valor gasto para percorrer determinada distância. 

Além disso, é possível exibir a localização do automóvel em um mapa e dados da rede de concessionárias nos trajetos.

Manual Cognitivo

Através do aplicativo Meu Volkswagen (disponível para IOS e Android) é possível interagir com um assistente virtual baseado em inteligência artificial e tirar as principais dúvidas sobre o Virtus 2021.

A comunicação pode ser feita via voz ou texto, em linguagem natural, como se estivesse conversando com outra pessoa.

Acendeu uma luz no painel? O assistente é capaz de reconhecer a imagem da luz espia e trazer uma resposta de forma rápida.

Segurança digna de prêmio

No Volkswagen Virtus 2021 a segurança tem destaque a parte a começar pelo teste de segurança Latin NCAP. 

O Virtus 2021 alcançou a nota máxima em segurança pelo Latin NCAP com cinco estrelas tanto para a proteção de ocupantes adultos como para os ocupantes infantis. 

Os airbags laterais, o sistema de retenção de cadeira infantil (ISOFIX) e a estrutura de aços especiais da moderna plataforma MQB foram fundamentais para esta avaliação. 

Além disso, também foi reconhecida a proteção para pedestres com o Latin NCAP Advanced Award.

Não é absurdo algum falarmos que o Virtus é seguro tanto para seus ocupantes, quanto para as pessoas ao redor. 

Vamos conhecer agora todos os componentes de segurança que fazem parte do veículo. 

Sistema de frenagem automática pós colisão

Aqui temos um sistema inovador e que deve ser visto em muitos outros veículos em futuro próximo.

O Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, aciona automaticamente os freios do veículo quando ele se envolve em uma batida.

Essa ação é importante para reduzir a energia cinética residual e evitar outro impacto que torne o acidente ainda mais grave. 

Airbags

O Virtus 2021 é equipado de série em todas as versões com quatro airbags. Dois dianteiros e dois laterais. 

Airbag
Virtus conta com 4 airbags

Com grandes dimensões, as bolsas laterais protegem a cabeça e o tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando significativamente a segurança dos ocupantes.

Detector de fadiga

Depois de analisar o comportamento de direção do motorista, o sensor de fadiga é capaz de determinar se a concentração do condutor está dispersa. 

Em caso positivo, ele emite um aviso visual e sonoro comunicando que é hora de fazer uma pausa. 

Sistema RKA

O Sistema RKA é o indicador de pressão de pneus. Por meio dele é possível conferir se os pneus estão murchos ou se há algum furo. 

Em ambas as situações tratam-se de ações de segurança. Afinal, os pneus são a área de contato que o veículo tem com o solo. 

Controle eletrônico de estabilidade

O controle eletrônico de estabilidade evita que o carro perca a estabilidade direcional em curvas ou mudanças repentinas de direção. 

Ao detectar uma situação de perda de controle, a central do sistema atua no motor e freios para trazer o veículo de volta à trajetória. 

Sistema Isofix

O Virtus 2021 é equipado de série em todas as suas versões com os sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis, as famosas cadeirinhas.

Trata-se de um sistema que oferece mais segurança para a família e tranquilidade para o motorista. 

Luz de conversão estática 

Pensando na sua segurança, o farol de neblina amplia a área iluminada quando o carro estiver em uma curva de baixa velocidade. 

Quando os faróis estiverem ligados e a seta for acionada ou o volante for girado, o farol de neblina do lado correspondente se acende aumentando a visibilidade do motorista. 

Luz de condução diurna em LED

A luz de condução diurna em LED facilita a visualização do seu Virtus por outros veículos além de reforçar o design moderno e futurista do modelo.

Versão GTS é um espetáculo à parte

Para quem gosta de um veículo com uma pegada mais esportiva, o Virtus GTS pode ser a solução ideal. 

GTS
Virtus GTS é atração à parte

A versão GTS traz um sedan travestido em esportivo com uma tocada bastante divertida e funcional. Vamos conhecer agora suas características. 

Motor diferenciado e único

O Virtus GTS é equipado com o motor 250 TSI que desenvolve potência de 150 cv tanto no etanol quanto na gasolina. Seu torque máximo é de 25,5 kgfm, independentemente da mistura de combustível. 

Esse motor está combinado ao câmbio automático de seis velocidades com trocas rápidas e precisas proporcionando esportividade digna de um autêntico GTS.

Faróis Full Led 

Os faróis em LED são exclusivos da versão GTS e garantem excelente iluminação noturna e a luz de condução diurna facilita a visualização durante o dia, além de proporcionar visual moderno.

Interior exclusivo

O interior da versão GTS é exclusiva e diferenciada. 

A cabine é escurecida e conta com bancos esportivos com revestimento parcial em couro sintético com o intuito de oferecer o apoio adequado para o corpo para a realização de curvas e garantir a esportividade do modelo. 

Já o apoio de cabeça integrado que remete aos bancos utilizados em carros de competição, linhas horizontais e a sigla GTS gravada no encosto traduzem toda a sofisticação do interior. 

Além disso, o espírito esportivo do Virtus GTS pode ser evidenciado pelo seu volante exclusivo com acabamento de couro e costuras vermelhas e a sigla GTS na base. 

Detalhes na cor vermelha também podem ser encontrados nas molduras das saídas de ar, na base da alavanca do câmbio e tapetes.

Rodas com design exclusivo

O Virtus GTS é equipado com rodas de 17 polegadas diamantadas e com pneus 205/50 R17.

Há ainda o opcional de rodas 18 polegadas com pneus 205/45 R18 permitindo uma combinação equilibrada entre conforto e estabilidade em curvas.

Seletor de perfil de condução

O “Seletor do perfil de condução” permite ajustar toda a dinâmica do carro alterando a configuração do motor, ar-condicionado, escape e outros aspectos de funcionalidade. 

O sistema garante a  melhor experiência de direção entre os modos disponíveis . São eles:

  • Normal
  • Ecológico
  • Esportivo
  • Individual

Diferentes opções de motor e consumo

O Volkswagen Virtus 2021 conta com três opções de motores diferentes. 

Motor 1.6 16V MSI

A primeira opção é o 1.6 16V MSI que equipa a versão de acesso. Ele entrega até 117 cavalos com etanol e tem um torque na faixa de 16,5 kgfm. 

Com esse motor o Virtus acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e possui a opção de câmbio manual e automático.

Na cidade o motor 1.6 faz média de 8 km/L com etanol e 10 km/L com gasolina. Já na estrada o consumo sobe para 9,5 e 13/km/L, respectivamente. 

Opções de motor
Há 3 opções de motor

Motor 1.0 TSI

A segunda opção é o 1.0 TSI que entrega até 128 cavalos no etanol com um torque capaz de alcançar os 20,4 kgfm e é capaz de levar o sedan a 100 km/h também em 10 segundos. 

Com essa opção de motorização só há opção de câmbio automático. 

No uso urbano o motor 1.0 TSI faz média de 7,8 km/L com etanol e 10 km/L com gasolina. Já na estrada o consumo sobe para 10 e 14/km/L, respectivamente.

Motor 1.4 TSI

E a última opção é o motor 1.4 TSI de 150 cavalos e 25,5 kgfm que está presente apenas no Virtus GTS. 

Com ele sob o capô, o GTS consegue alcançar os 100 km/h em 8,7 segundos e atingir velocidade máxima de 210 km/h. O Virtus GTS só possui opção de câmbio automático.  

Na cidade o motor 1.4 TSI faz média de 7,5 km/L com etanol e 11 km/L com gasolina. Já na estrada o consumo sobe para 9,6 e 13,7 /km/L, respectivamente.

Volkswagen Virtus ganhou prêmio

O Virtus foi eleito como o melhor na sua categoria na pesquisa ‘Os Eleitos’, realizada pela revista Quatro Rodas.

A pesquisa leva em consideração a opinião dos proprietários dos 50 veículos mais vendidos do Brasil e o Virtus obteve a maior pontuação entre os sedans compactos. 

Volkswagen Virtus 2021 versões e valores

Como praticamente em todos os veículos, o Virtus 2021 conta com diferentes versões e consequentemente valores. 

Hoje os preços do exemplar de acordo com suas versões são os seguintes:

  • Sense 1.6 AT (PCD) R$ 68.490;
  • Sense 1.6 MSI MT5 R$ 76.050;
  • Sense1.6 MST AT6 R$ 82.090; 
  • Comfortline 1.0 TSI AT6 R$ 86.250;
  • Highline 1.0 TSI AT6 R$ 100.490;
  • GTS 1.4 TSI AT6 R$ 115.310.

Conclusão

Como é fácil notar, o Volkswagen Virtus 2021 é um veículo realmente diferenciado em todos os aspectos. 

Não é à toa que em tão pouco tempo ganhou espaço e está entre os modelos mais vendidos da montadora e do Brasil. 

Se você é um amante do Virtus certamente já pensou como seria ter um exemplar para chamar de seu.

Para não ficar apenas no pensamento, nossos especialistas escreveram de maneira detalhada como é ter um Virtus para usar no dia a dia. 

Para saber quais são as vantagens e desvantagens do Virtus é só clicar no botão abaixo.

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Seguro Auto Allianz: conheça os diferenciais e coberturas da seguradora

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Seguro Auto Allianz: conheça os diferenciais e coberturas da seguradora

Continue lendo
content

Casamento na certa: carros que ficam um bom tempo com os primeiros donos

Casamento na certa: conheça 10 modelos de carros que ficam por um bom tempo com os primeiros donos por uma série de fatores

Continue lendo
content

Os melhores carros elétricos chineses à venda no Brasil!

Os carros chineses estão se modernizando e são uma ótima opção de compra. Conheça os melhores carros elétricos chineses à venda no Brasil!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Como comprar na Hasta Pública Leilões

Descubra os principais passos para comprar na Hasta Pública Leilões e confira dicas para fazer um ótimo negócio e comprar o carro dos sonhos!

Continue lendo
content

Como comprar seu veículo na Pacto Leilões

Conheça todos os passos necessários para comprar na Pacto Leilões e garantir seu exemplar por até metade do preço, com segurança!

Continue lendo
content

Qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular

Descubra qual a diferença entre seguro auto e proteção veicular e saiba qual é a melhor forma de manter seu veículo protegido!

Continue lendo