Leilão de Carros

Como consultar se o carro é de leilão? Aprenda de forma gratuita

Saiba como consultar se o carro é de leilão e a importância de saber se o veículo já foi ou não proveniente de pregões veiculares!

Anúncios

Saiba como consultar se o carro foi de leilão ou não 

Aprenda como fazer de forma gratuita. Fonte: Pexels.
Aprenda como fazer de forma gratuita. Fonte: Pexels.

Afinal, como consultar se o carro é de leilão? Você certamente já se pegou fazendo esse questionamento. Afinal, muita gente ainda tem um pouco de preconceito e torce o nariz para veículos provenientes de leilões veiculares. 

Contudo, hoje a procura por leilões cresce dia a dia. Isso porque, os carros no Brasil estão cada vez mais caros. Tanto os 0km como os usados e seminovos apresentam valores que fogem da realidade da maioria das pessoas. 

Comprar carro online vale a pena?

Descubra se comprar um carro online vale a pena!

Assim, muita gente tem olhado para os leilões veiculares como uma forma de garantir um exemplar por um preço acessível. Além disso, os leilões veiculares são também ótimas oportunidades para ganhar dinheiro. 

Isso se deve ao fato de que, por ter preços mais baratos, a margem de lucro para revenda acaba sendo maior. E é exatamente por isso que muita gente busca meios para descobrir se um veículo já foi ou não de leilão. 

Dessa forma, explicamos aqui como você pode consultar para saber se o carro é de leilão. Então, se quer comprar um veículo, mas antes de fechar negócio deseja saber se o carro já foi de leilão, você precisa conferir o conteúdo de hoje. 

É importante saber a procedência de um carro de leilão

Antes de te ensinar como consultar se o carro é de leilão, a gente vai te mostrar a importância de conhecer a procedência de todo e qualquer veículo, inclusive aqueles que são vendidos em leilão. 

Um ponto importante a ser mencionado sobre leilões veiculares é que se tratam de negócios legalizados. Ou seja, existe toda uma legislação que regulamenta a ocorrência de leilões. 

Contudo, como em qualquer negócio que envolva algum item usado, é preciso conhecer o histórico antes de fechar negócio. Assim, saiba os três principais motivos pelos quais você deve aprender como consultar se o carro é de leilão. 

3. Ausência de vistorias

Normalmente, os veículos de leilão não passam por vistorias. Assim, existe a possibilidade de terem problemas graves que dificultam a sua recuperação, o que, naturalmente, faz com que a compra se torne menos interessante.

Isso porque, problemas podem demandar gastos altos no processo de conserto, tais como compra de peças de reposição, além de mão de obra especializada. Além disso, consertos estéticos e estruturais também são caros. 

Sendo assim, antes de dar um lance, é preciso conhecer o histórico do carro. 

2. Problemas de documentos

Dependendo da origem do veículo, é possível que existam restrições que impeçam o processo de transferência. 

Por exemplo, veículos provenientes de leilões judiciais normalmente apresentam pedidos por parte dos antigos donos que tendem a enrolar o processo como um todo.

Assim, enquanto não houver baixa no processo, a possibilidade de dificuldades de transferência são grandes. Por isso, saber como consultar se o carro é de leilão é fundamental para te livrar desse tipo de dor de cabeça futura. 

Contudo, é importante que a gente diga aqui que problemas de documentos envolvem apenas uma minoria dos carros vendidos em leilão, apesar de o risco existir. 

1. Dificuldade de serem aceitos em seguradoras

E o último motivo para você realmente saber se o carro é de leilão diz respeito à proteção do veículo. Isto é, dependendo da origem do veículo, algumas seguradoras podem não aceitar segurar o carro. 

Veículos com algumas origens específicas não são aceitos em seguradoras. Normalmente, os veículos de leilão que foram recuperados de sinistros ou tiveram uma grande monta em termos de danos não são aceitos nas seguradoras. 

Pessoa segurando celular com app da OLX

Como comprar carros usados na OLX? Veja dicas

Quer comprar um carro usado pela OLX, mas está na dúvida de como fazer isso com segurança? Veja nossas dicas e feche negócio!

Por outro lado, é preciso salientar que veículos que foram recuperados de financiamentos que não foram pagos ou que foram pegos para quitar dívidas, são aceitos em seguradoras sem nenhum tipo de problema. 

Assim, tão importante como aprender como consultar se o veículo é de leilão, é saber qual é a origem do veículo que foi leiloado. Em leiloeiras sérias e seguras, a informação consta tanto no edital, quanto no anúncio do veículo!

Como consultar gratuitamente se o carro de leilão?

Embora existam opções de como consultar se o carro é de leilão que precisam ser pagas, já há a possibilidade de realizar esse tipo de consulta gratuitamente. Acompanhe a seguir duas maneiras simples! 

Consultando pela placa

Uma ótima maneira de consultar se o carro é de leilão é pela placa do automóvel, usando o aplicativo Check Placa. Esse app foi lançado há pouco tempo pelo Ministério da Justiça do Brasil. 

Trata-se de um app funcional, que te ajuda a saber se o carro que você deseja comprar possui restrições. Elaborado em parceria com o Detran dos estados e o SINESP, o app puxa todo o histórico do veículo. 

Assim, ele te informa se há dívidas de documentos, multas, além de comunicados de roubos. Então, basta apenas inserir a placa do veículo que você vai saber se o veículo é ou não de leilão. 

Além desse app, existem alternativas pagas para se obter o histórico dos veículos por meio da placa. Um exemplo é o site Carcheck, que consulta o histórico do veículo, inclusive de acidentes, inserindo apenas o número da placa. 

Renavam

Outra forma muito bacana de conhecer todo o histórico do veículo, inclusive se ele foi ou não comprado em um leilão, é com o Renavam, o documento de identidade do carro. Ou seja, é como se fosse o RG do veículo. 

Assim, como número do Renavam do veículo basta entrar no site do Detran do seu estado e realizar a pesquisa.  Inserindo o número do Renavam é possível ter acesso a todo o histórico do carro que você tem interesse em comprar. 

Isto é, desde pendências de documentos, passando por acidentes, multas e até se ele foi ou não de leilão! Simples, rápido e o mais importante de tudo: grátis! 

pessoa segurando CRLV na mão; esse é o documento que possui o Renavam do veículo

Veja como consultar Renavam pelo celular

Veja aqui como consultar o Renavam do seu veículo e acessar todo o histórico dele: multas, modificações, possível recall, IPVA e mais!

Comprar veículo de leilão é bom negócio

Comprar um veículo em leilão é bom para si mesmo e para revender. Fonte: Pexels.
Comprar um veículo em leilão é bom para si mesmo e para revender. Fonte: Pexels.

E agora que você já sabe como consultar se o carro é de leilão de maneira gratuita é importante a gente te dizer que comprar um veículo de leilão é um bom negócio.

Então, e você está em busca de um carro para chamar de seu e quer economia e funcionalidade, não se preocupe. Separamos nada menos do que 10 opções de leilões veiculares para você encontrar e arrematar seu exemplar. 

Ficou curioso? Quer conhecer essas opções seguras e baratas? É simples, você só precisa clicar no botão abaixo! 

10 opções para comprar carro de leilão

Conheça 10 excelentes opções para você comprar carro de leilão de forma segura e barata hoje mesmo!

Sobre o autor  /  Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Cardif Seguradora de Veículos: como fazer um seguro?

A Cardif Seguradora de Veículos oferece condições acessíveis e facilitadas, então conheça e saiba como fazer um seguro!

Continue lendo
content

10 motos mais baratas para trabalhar: economize em 2022!

Uma moto é uma boa escolha de locomoção hoje em dia. Assim, veja quais os modelos de motos mais baratas para trabalhar e economize em 2022!

Continue lendo
content

Como funciona o aplicativo Maxim? Entregas e viagens com qualidade!

Receber e enviar produtos ficou muito mais em conta com a Maxim, ela funciona como outro aplicativo do tipo, mas com preços mais acessíveis!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Dicas de como avaliar um carro usado antes de comprá-lo

Muitas pessoas compram carro, mas poucas sabem avaliá-los, confira dicas de como avaliar um carro usado antes de comprá-lo

Continue lendo
content

Leilão de motos do Detran: conheça e saiba se é confiável!

O leilão de motos do Detran acontece em diversos estados do Brasil e tem veículos seminovos e usados para você arrematar com desconto!

Continue lendo
content

Fake news: Hyundai HB20 Sport não pode ser considerado esportivo

Hyundai HB20 Sport possui roupagem esportiva, mas desempenho não reflete tanta esportividade. Conheça as especificaçoes do modelo!

Continue lendo