Dicas

Carro usado ou carro zero: qual compensa mais em 2022?

O mercado de venda de veículos no Brasil sofreu uma reviravolta desde o início da pandemia. Assim, é bom estar informado, caso deseje comprar um carro. Veja então se é melhor negócio investir em um veículo zero ou usado!

Anúncios

por Carlos Zecchin

Publicado em 02/03/2022

O que é melhor: carro zero ou usado? Descubra qual compensa mais!

Carro zero ou usado? Afinal, qual é a melhor opção hoje em dia? Fonte: Adobe Stock.
Carro zero ou usado? Afinal, qual é a melhor opção hoje em dia? Fonte: Adobe Stock.

Então, após a chegada da pandemia, o mercado de venda de veículos no Brasil sofreu profundas mudanças. Isso se deve a vários fatores que afetaram a produção das montadoras de carros zero e mudaram alguns hábitos do consumidor. Assim, fica a dúvida: carro zero ou usado, qual compensa mais em 2022?

Continue a leitura para saber tudo sobre o assunto!

Carros em avenida em São Paulo

Quais as marcas novas de carros no Brasil em 2022?

No competitivo mercado de automóveis do Brasil não faltam opções. E, em 2022, temos a promessa de novas marcas. Confira!

Anúncios

O que compensa mais: comprar carro novo ou usado?

Pois bem, se você pretende adquirir aquele carro que tanto deseja em 2022, precisa estar atento ao mercado.

Com a pandemia, as montadoras estão tendo dificuldades até hoje para normalizar suas linhas de produção. Elas foram afetadas, principalmente, pelas paralisações de suas fábricas.

E ainda, a fabricação de equipamentos, componentes e insumos da cadeia de montagem dos fornecedores também foi impactada.

Com isso, ainda temos longas filas de espera por um veículo novo. A estimativa é de que a produção só se normalize no segundo semestre de 2022.

Desse modo, diante desse cenário, o que se viu foi uma valorização dos seminovos e usados, pois alguns hábitos dos consumidores também foram afetados pela pandemia. Principalmente, quanto à necessidade de se ter um veículo próprio para se deslocar.

Outra curiosidade em relação aos hábitos do consumidor, é que até as tradicionais cores preto e branco estão deixando de ser tão procuradas, por serem mais valorizadas.

Ou seja, o que vale mesmo a pena são os preços e as condições mais vantajosas que você encontrar.

Portanto, se deseja comprar um carro, esteja bem informado. É importante fazer a escolha correta, que mais atenda seu orçamento e suas necessidades.

Pois com certeza, ao comprar um veículo novo, terá muitas vantagens. Dentre elas: tecnologia, segurança, conforto e outros itens. Mas também existem algumas desvantagens.

O mesmo se aplica aos usados, que também têm suas peculiaridades que devem ser consideradas na hora da compra.

Desse modo, um item muito observado atualmente é em relação à autonomia dos veículos. Isso por causa das incertezas da economia brasileira e a constante alta de preços dos combustíveis.

Enfim, vamos saber quais são as vantagens e desvantagens ao se adquirir um carro novo ou usado, e saber qual compensa mais em 2022.

Carro novo: vantagens e desvantagens

Então, quais os benefícios de um carro zero? Fonte: Pexels.
Então, quais os benefícios de um carro zero? Fonte: Pexels.

Pois bem, vamos começar a análise com os prós e contras de se adquirir um veículo zero. Confira!

Anúncios

Vantagens

  • Novos modelos: é o que o mercado espera para 2022, com a previsão de lançamento de diversas versões pelas montadoras;
  • Novas tecnologias: muito aguardadas nos novos veículos., principalmente nos itens que se referem à economia de combustível e, também, quanto à segurança e conforto;
  • Custos de manutenção: ao comprar um carro novo, você fica livre por um bom tempo de fazer revisão e, ainda, de ter gastos com problemas mecânicos;
  • Garantia: outra vantagem a ser observada. Em alguns casos, ela pode chegar até seis anos de duração;
  • Licenciamento: o licenciamento de carros novos é menos burocrático e, na maioria dos casos, a própria concessionária cuida dessa documentação.

Desvantagens

  • Desvalorização: comprar um carro novo não é visto como um investimento. Isso devido à desvalorização de até 20% em seu preço, assim que sai da concessionária.
  • Seguro: por serem veículos mais caros, o seguro também não fica muito barato.
  • Financiamento: também deve ser considerado, avaliando o orçamento de que dispõe.

Carro usado: vantagens e desvantagens

E o que esperar de um carro usado? Fonte: Adobe Stock.
E o que esperar de um carro usado? Fonte: Adobe Stock.

Agora é a vez dos carros usados! Entenda os benefícios e as desvantagens de comprar um.

Vantagens

  • Preço: apesar dos preços dos automóveis usados estarem em alta, ainda são mais baratos que os novos.
  • Pouca desvalorização: atualmente, eles estão sendo muito procurados. Isso faz com que os preços não sofram uma desvalorização tão grande, comparando com os novos.
  • Facilidade na compra: dependendo de onde ou com quem vai comprar, sempre é possível negociar um valor melhor.

Desvantagens

  • Custos de manutenção: diferente dos novos, o custo de manutenção deve ser considerado. Principalmente, com relação às condições do carro na hora da compra.
  • Seguro: costumam ser um pouco mais caros, em função da necessidade de consertos mecânicos constantes.
  • Eficiência de consumo: os veículos mais antigos não possuem as tecnologias dos modelos novos, no que diz respeito à economia de combustível. Este é um item muito considerado hoje em dia.
  • Defeitos ocultos: ao comprar um modelo usado, não se sabe exatamente quais problemas já apresentou anteriormente. Portanto, fique atento aos detalhes para não ter dores de cabeça no futuro.
  • Segurança: eles também levam desvantagem em relação ao item segurança quando comparados aos carros novos. Tanto à segurança do motorista e dos passageiros, quanto ao risco de roubo de veículo.

Então, como podemos ver, existem várias vantagens e desvantagens ao se comprar um carro novo ou usado.

Assim, fica difícil chegar a uma conclusão, não?

Dicas valiosas

Mas você deve considerar algumas questões, além das vantagens e desvantagens. Elas podem fazer a diferença na hora da sua escolha. Desse modo, veja a seguir algumas dicas, que certamente irão ajudá-lo a fazer um bom negócio.

Primeiramente, deve-se observar qual melhor custo-benefício poderá obter, diante do orçamento de seu planejamento financeiro.

Assim, não adianta comprar por impulso e fazer um financiamento, por exemplo. Depois, terá dificuldade em pagar as parcelas e correrá o risco de perder o veículo.

E por fim, pense no carro que realmente deseja e que atenda todas as suas necessidades, diante de tantas opções disponíveis no mercado.

Resumindo, não é uma escolha fácil! Mas com certeza, com muita tranquilidade e um pouco de paciência, encontrará a melhor alternativa para gastar bem o seu dinheiro. Então, é só fazer uma boa pesquisa para realizar um negócio vantajoso, e sair dirigindo seu carro novo ou usado em 2022!

Ademais, se você está precisando de um financiamento para concluir a compra do seu veículo, conheça a seguir uma ótima opção no mercado, o Financiamento Auto BB. Confira a seguir!

Logo Banco do Brasil fundo verde

Financiamento Auto BB: conheça o financiamento

Vai comprar ou trocar de carro e precisa de um financiamento? Então, conheça o Financiamento Auto BB e saiba se é confiável!

Sobre o autor

Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Creditas Auto: conheça e saiba como comprar ou vender seminovos online!

O Creditas Auto é uma plataforma de compra e venda de carros, totalmente digital. Assim, conheça e saiba como comprar ou vender seminovos!

Continue lendo
content

Marea Turbo: Meme ou vale a pena comprar esse carro da Fiat?

Descubra de uma vez por todas se o Marea Turbo é um veículo que foi injustiçado pelos memes ou se realmente vale a pena comprar um exemplar!

Continue lendo
content

Como comprar seu veículo na Mega Leilões

Descubra quais são todos os passos necessários para comprar na Mega Leilões e arremate um ótimo exemplar para chamar de seu!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Renault On Demand carro por assinatura: conheça e saiba se vale a pena!

Precisa de um carro, mas não quer comprar? Veja como funciona a Renault On Demand carro por assinatura e saiba se vale a pena!

Continue lendo
content

Moto de leilão pode rodar? 4 passos para regularizar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Moto de leilão pode rodar? 4 passos para regularizar

Continue lendo
content

Volkswagen T-Cross 2021: Descubra tudo o que o modelo tem a oferecer

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Volkswagen T-Cross 2021: Descubra tudo o que o modelo tem a oferecer

Continue lendo