Artigos

Carflix: Uma ótima maneira de vender e comprar seu carro

Conheça a Carflix: Uma ótima maneira de comprar e vender seu carro e fazer um ótimo negócio em ambas ocasiões!

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 25/03/2021

Carflix: mais uma facilidade no mercado automotivo

A falta de qualidade de carros usados e seminovos é hoje a principal reclamação de consumidores desse setor. Um levantamento do Portal Reclame Aqui mostra que os itens mais criticados por compradores de seminovos em concessionárias são: veículos com defeito, atraso na entrega e mau atendimento, problemas esses, que têm sido contornados por startups veiculares, como é o caso da Carflix. 

image

Comprar e vender na Carflix: Saiba como fazer!

Conheça todos os caminhos para vender ou então comprar seu carro na Carflix com uma garantia nunca vista antes.

É crescente o surgimento de startups do segmento automotivo ou autotechs.

Elas têm revolucionado e inovado o mercado de seminovos, já que oferecem serviços que buscam solucionar problemas comuns causados pelo próprio mercado de seminovos e usados 

A Carflix é mais um exemplo dessas startups. Ela conecta compradores a vendedores de veículos seminovos previamente selecionados por meio de uma plataforma online.

O resultado de toda essa ação é um negócio justo e honesto onde todos saem ganhando!

Anúncios

Mercado de seminovos é grande e fragmentado

O mercado de seminovos é grande.

Apenas para efeito de curiosidade, no ano de 2019, um dos melhores no país, foram comercializados mais 14 milhões de veículos seminovos e usados no Brasil. 

No entanto, ao mesmo tempo que se trata de um mercado grande, o setor é muito fragmentado.

Pois a venda direta entre vendedores e consumidores não é prioridade, o que resulta em negócios mal feitos e consequentemente perda de dinheiro. 

A história da Carflix

Antes de criar a Startup, os empreendedores Alan Alan Ladeia e Fábio Pinto trabalharam respectivamente com vendas e operações em uma rede de concessionárias. 

Segundo a dupla de fundadores a Carflix surgiu dos problemas que surgiam da venda de um carro usado.

Pois há uma falta de simetria de informações entre concessionária e dono do veículo e entre o dono do veículo e o comprador final. 

Ano de fabricação, quilômetros rodados e estado geral do automóvel influenciam diretamente no preço de venda sem que muitos donos entendam como ele foi definido. 

Normalmente, os proprietários perdem de 20 a 30% do valor do automóvel na transação com a concessionária, afirmam Alan e Fábio. 

No caso de anúncios online, compradores não sabem se o veículo passou anteriormente por consertos e os dois lados da temem encontros inseguros ou fraudes, sejam nos documentos ou pagamentos. 

Para minimizar os problemas de quem compra ou vende carros que no início de 2018 nasceu a Carflix. 

Anúncios

Expectativas para 2021

A empresa cresceu 530% em termos de faturamento ao longo 2019, algo exponencial!

Só no segundo semestre de 2019 a startup vendeu 500 automóveis. Em 2020, por conta da crise, o mesmo rendimento não foi atingido. 

A expectativa da empresa é que no segundo semestre desse ano, com a reabertura econômica ocorra uma recuperação gradual do que foi perdido no ano passado. 

O movimento por busca de carros seminovos e usados é hoje muito maior do que a procura por veículos 0 km.

Isso se dá por conta dos altos valores praticados. 

A expectativa positiva da Carflix se dá por conta de um investimento de R$ 15 milhões em plena pandemia. 

Durante uma rodada de investimentos liderada pelo banco BV a startup foi escolhida pelo fato de ser apontada com um ótimo para a economia do país. 

O novo investimento deve facilitar o processo de retomada da empresa, que planeja colocar no mercado em breve um software de vistoria dos carros.

Esse software vai permitir escalar ainda mais o modelo de negócio. 

Com esse novo software o cliente precisaria apenas tirar as fotos do carro e toda a vistoria e análises seriam feitas de maneira remota por meio do uso de inteligência artificial. 

Como funciona a Carflix?

A forma de funcionamento da Carflix é muito semelhante ao de outras startups que atuam no meio de compra e venda veicular.

Outras opções que atuam de modo semelhante é a Kavak e da InstaCarro, por exemplo. 

O dono do veículo entra no site da startup, cadastra o automóvel e reserva um dia para realizar a inspeção.

Carflix garante compra e venda de veículos de forma segura e inteligente
Carflix garante compra e venda de veículos de forma segura e inteligente

Essa inspeção pode ser em domicílio ou em algum dos três centros de inspeção da startup na Grande São Paulo. 

O carro passa então por uma checagem documental que vai do financeiro à concorrência de sinistros.

Além disso, é feita uma checagem física com mais de 150 itens avaliados.  

Caso o veículo seja aprovado para venda, a empresa tira fotos e sobe anúncios em diferentes portais de compra e venda de carros seminovos e usados. 

Por meio de inteligência artificial e algoritmos, a startup filtra compradores, oferece financiamentos em parcerias com bancos e faz uma segunda checagem na hora da venda, além de cuidar da passagem de titularidade do fluxo de pagamentos. 

Quanto a Carflix cobra para vender meu carro?

Hoje a Carflix cobra uma comissão de 6% do valor de venda, somente quando o carro for efetivamente vendido. 

Caso a venda não seja concretizada, o proprietário do veículo não paga nada. 

Nessa comissão estão inclusos valores investidos no anúncio do veículo nos principais sites de compra e venda, contrato entre as partes, conta garantida para segurança do fluxo financeiro e 1 ano de garantia com cobertura para itens de peças e mão de obra referente a reparos de câmbio e motor. 

Carflix Turbo: Modalidade de venda mais veloz

A Carflix Turbo é uma modalidade de vendas que difere da tradicional utilizada para a comercialização da maioria dos veículos.

Nessa modalidade, o veículo é oferecido a uma rede credenciada de parceiros. Trata-se de uma venda mais rápida, como o nome já sugere. 

Caso o proprietário do carro aceite a proposta, basta marcar uma inspeção em um dos showrooms da empresa. 

Se após a inspeção o veículo for aprovado, a venda é fechada na hora e o proprietário recebe o dinheiro em até 24 horas. 

Quais carros podem ser vendidos na Startup?

Hoje a startup aceita carros a partir do ano modelo 2005, sendo que entre 2005 e 2009 ou com quilometragem acima de 180 mil quilômetros, o veículo será vendido na modalidade Carflix Turbo. 

Carros que passaram por leilão, restrições judiciais, tributárias, administrativas ou queixa de roubo e furto não são aceitos para processo de vendas da startup. 

Além disso, a empresa se reserva no direito de não aceitar determinadas marcas e modelos, conforme seu critério e não revelar ou discutir critérios de aceitação. 

Como o preço é definido?

O preço de venda dos veículos é decidido de maneira conjunta com a Carflix.

Execto na modalidade turbo onde a faixa de preço é pré-determinada e pode variar de acordo com condições, modelo e acessórios do automóvel. 

O banco de dados da Startup possui informações de inúmeros veículos pelo Brasil.

Isso garante o preço de venda mais justo possível, tanto para o comprador, quanto para o vendedor. 

Preço justo para ambos os lados: Essa é a filosofia da Carflix
Preço justo para ambos os lados: Essa é a filosofia da Carflix

A empresa acredita que uma venda saudável é aquela feita por um valor adequado e em um tempo adequado. 

De acordo com palavras dos fundadores:

“não adianta deixar um carro anunciado por um preço irreal no site e não conseguir vendê-lo por um longo período de tempo. É algo que não funciona para ninguém”.

Carro não precisa ficar parado

Uma grande vantagem de quem está em busca de vender seu veículo com a Carflix é poder continuar andando com o carro. Até que um comprador seja encontrado, não é preciso deixar o veículo parado, como ocorre em concessionárias e estacionamentos. 

Apenas no momento em que um real interessado para compra do carro é encontrado a equipe comercial entre em contato com o vendedor para que o comprador possa ver o veículo pessoalmente em um ponto da startup mais próximo. 

Essa visita é agendada e o carro pode ser levado diretamente pelo vendedor, ou a empresa pode ir buscá-lo de guincho, conforme for o mais fácil nesse momento. 

Quando a venda for fechada, aí sim o veículo precisa ser entregue à startup para garantir que nada acontecerá a ele. 

Mas isso não é algo com o qual qualquer vendedor precise se preocupar, pois haverá um contrato de consignação, garantindo que o veículo só será entregue após a confirmação do pagamento. 

Conclusão

Depois de conhecer a empresa e todo o seu modo de funcionamento, certamente deve estar se perguntando qual é o passo a passo para vender e comprar um carro com a Carflix?

A resposta você encontra ao clicar no botão abaixo!

Comprar e vender na Carflix: Saiba como fazer!

Conheça todos os caminhos para vender ou então comprar seu carro na Carflix com uma garantia nunca vista antes.

—-

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Unidas Pass: conheça e saiba se vale a pena!

Confira como funciona e se vale a pena usar o Unidas Pass, o serviço da Unidas que traz mais conveniência e agilidade a quem aluga um carro!

Continue lendo
content

3D Tuning: app para criar seu carro personalizado!

Descubra como funciona o app 3D Tuning, um dos melhores aplicativos para quem gosta de personalizar carros. Saiba mais e divirta-se!

Continue lendo
content

Leilão de motos da Receita Federal: benefícios e cuidados a se tomar

O leilão de motos da Receita Federal é uma ótima oportunidade para quem quer adquirir a sua moto de forma segura e com economia. Veja mais!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Prós e contras da Chevrolet Montana: Como é ter um exemplar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras da Chevrolet Montana: Como é ter um exemplar

Continue lendo
content

Como comprar Fiat Toro: Saiba quais são as diferentes formas

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar Fiat Toro: Saiba quais são as diferentes formas

Continue lendo
content

7 melhores revendedoras de carros usados: faça sua escolha

Entre as melhores revendedoras de carros usados estão OLX e Mercado livre. Veja outras e conheça dicas para garantir um ótimo negócio!

Continue lendo