Avaliação de veículos
Peugeot Landtrek: Lançamento promete agitar o mercado de picapes
Peugeot Landtrek. Esse foi o nome escolhido pela montadora francesa para sua nova picape que será lançada no mercado da América Latina.
A primeira picape da marca terá a dura missão de concorrer com nomes de peso e já conhecidos que dominam o mercado por aqui, como Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e até mesmo outro dois lançamentos que estão por chegar no Brasil, a Renault Alaskan e a Hyundai Santa Cruz.
De acordo com informações da própria montadora, a Peugeot Landtrek será lançada primeiro no México, ainda no segundo semestre deste ano. Já a chegada da picape ao Brasil, está programada somente para 2021.
Mas como nós do Senhor Carros não gostamos de deixar nossos leitores sem novidades, trazemos agora todas as informações disponíveis sobre a Peugeot Landtrek. Confira agora, tudo o que se sabe sobre mais um lançamento que promete agitar o mercado de picapes.
Peugeot Landtrek: O que se sabe até agora
A nova Peugeot Landtrek foi pensada e desenvolvida nos mínimos detalhes a partir de uma colaboração estreita de diversos fornecedores internacionais com conhecimento em diferentes mercados automotivos do mundo todo. O resultado, foi uma picape totalmente nova e alinhada com os mais elevados padrões do mercado.
O lançamento do novo modelo da montadora, só reforça a visão de que a América Latina como um todo é um importante mercado automotivo, não somente do ponto de vista financeiro, mas também pelo lado do marketing, uma vez que se fazer presente em diferentes países e mercados passa um status de internacionalização da marca.
Atributos visam diferenciar Peugeot Landtrek
A mais nova picape da Peugeot possui uma série de atributos que a diferenciam dos concorrentes.
Um dos principais atributos da Peugeot Landtrek é o sua caçamba, uma das maiores do segmento. Além disso, a picape conta com modularidade inovadora de assento, trazendo um conforto que se assemelha com um SUV.
Capacidade de reboque e inovações tecnológicas que a tornam capaz de superar obstáculos, aliada à robustez são as principais apostas da montadora.
Outro ponto que chama atenção na Landtrek, é seu design inovador que foge à regra das picapes que rodam por aqui. As linhas da Picape da Peugeot são mais modernas e atraentes. Ao seu olhar o modelo de frente, é fácil confundi-la com um SUV.
Capacidade de carga: 1 tonelada
Um dos principais chamarizes da Peugeot Landtrek é sua capacidade de carga. De acordo com informações fornecidas pela própria montadora, a picape terá capacidade de carregar mais de uma tonelada de carga. Ainda assim, o modelo deverá ser mais voltado para lazer do que para o trabalho.
Tecnologia, novidades e segurança
O interior da nova Peugeot Landtrek foi projetado de maneira meticulosa, fazendo uso de uma série de equipamentos presentes em outros modelos da marca, o que faz com que a picape seja capaz de oferecer aos ocupantes muito conforto em qualquer tipo de rodagem.
Quando o assunto é tecnologia, a Landtrek dispõe de uma série de equipamentos tecnológicos de última geração que estão presentes nos SUVs da montadora francesa, tais como central de comando com tela tátil de 10 polegadas em HD compatível com Apple CarPlay e Android Auto com disco rígido de 10 GB.
O veículo conta ainda com o inovador sistema de visão panorâmica 360º, todo baseado em câmeras periféricas, além de uma visão em 3D inédita. Esse complemento tecnológico facilita a realização de balizas, detecção de obstáculos e até mesmo a passagem por caminhos de difícil acesso.
Os bancos traseiros podem ser 100% rebatidos, o que aumenta ainda mais o seu espaço e capacidade de levar cargas.
No quesito segurança, a Peugeot Landtrek também não decepciona. Seu projeto foi feito para oferecer um alto nível de segurança aos seus ocupantes, dispondo para isso dos melhores equipamentos do segmento, como o inovador Hill Descent Control – um sistema que permite manter o veículo em uma velocidade baixa e focar de modo exclusivo na direção, proporcionando maior controle e segurança em declives acentuados.
Além disso, o modelo conta com o TSC – Trailer Swing Control, um modo de assistência para reboques, que reage de modo automático a movimentos inesperados do reboque. A Landtrek possui ainda 6 airbags de série, sistema de freio ABS, auxílio de partida em subida e muitos outros itens de segurança.
Duas opções de motor
Uma informação revelada recentemente sobre a Peugeot Landtrek diz respeito aos seus motores. A picape terá à disposição duas opções de motor.
O primeiro é um 2.4 turbo movido à gasolina, capaz de gerar até 210 cavalos de potência com um torque de 32,6 kgfm. De modo conjunto a esse motor, a montadora coloca a disposição uma opção de câmbio manual Getrag de seis marchas, ou um câmbio automático Punch, também de seis velocidades.
A segunda opção, é um motor 1.9 turbo movido a diesel capaz de gerar 150 cavalos com torque de 35,7 kgfm. Essa motorização terá apenas transmissão manual de 6 velocidades.
De acordo com dados fornecidos pela própria Peugeot, ambos os motores possuem um consumo médio de 12,8 km/l.
Se levarmos em consideração as principais concorrentes brasileiras, a Peugeot Landtrek já sai perdendo em termos de motorização diante de suas principais adversárias no mercado que possuem os seguintes motores:
- Toyota Hilux: motor de 177 cavalos e 45,9 kgfm de torque;
- Chevrolet S10: motor de 200 cavalos e 51 kgfm de torque;
- Volkswagen Amarok: motor de 180 cavalos e 40,8 kgfm de torque;
- Ford Ranger: motor de 160 cavalos e 39,3 kgfm de torque;
- Nissan Frontier: motor de 190 cavalos e 45,9 kgfm de torque.
Com relação à tração, ambas as motorizações contarão com tração 4×2 e 4×4.
A tração 4×4, terá duas opções de uso: 4×4 H voltada para terrenos convencionais e 4×4 L, que contará com uma redutora de 2,7 para 1, ideal para terrenos de baixa aderência ou situações de subidas íngremes.
Versões e valores
Até meados de abril, não tínhamos conhecimento sobre quantas versões a Peugeot Landtrek teria disponível no mercado brasileiro. Entretanto, assim que a montadora registrou o modelo no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, foi possível saber quais seriam suas versões.
A Landtrek terá uma versão de luxo, com cabine dupla, e também uma versão de cabine simples, voltada ao trabalho.
Até então, alguns detalhes da versão top de linha já haviam sido reveladas pela própria Peugeot. Desenvolvida com a chinesa Changan, a picape média, terá uma cabine com bastante luxo e espaço para até seis pessoas, para enfrentar a Toyota Hilux e a Chevrolet S10.
Diferente da opção com cabine dupla, a versão mais simplória, terá para-choques pretos e faróis halógenos. Além disso, esse modelo, contará também com estepe lateral, como forma de facilitar o acesso à caçamba, além de ganchos para fixação.
Outro ponto que ainda é um incógnita para muita gente são os valores. Ainda não sabemos quanto a Peugeot Landtrek irá custar, nem onde ele será fabricada.
Conclusão
A Peugeot Landtrek vem pra inflar um mercado já bastante cheio, aumentando ainda mais a competitividade entre as marcas. Com tantas opções, é o consumidor que deve sair ganhando. Do ponto de vista de tecnologia e design, a picape chama atenção, entretanto, seu motor mais fraco que seus concorrentes diretos, pode ser um empecilho de vendas, principalmente entre o público que deseja comprar o modelo para trabalho. Vai ser interessante analisar o comportamento da montadora com relação a isso.
Agora que você já conheceu tudo sobre a Peugeot Landrek queremos saber sua opinião: Você gostou da nova picape da montadora francesa? Acredita que ela vai conseguir bater de frente com suas principais concorrentes? Deixe um comentário com sua opinião!
E já que estamos falando de picapes, que tal conhecer o lançamento do ano no segmento? Estamos falando do modelo esportivo da Hilux, a Hilux GR Sport. Para saber tudo sobre ela, é só clicar no botão a seguir!
Artigos
Chevrolet Trailblazer é SUV Raiz com uma pitada mais mansa
Chevrolet Trailblazer tem alma de SUV raiz, mas equipamentos e ajustes o tornam um pouco mais manso e romantizado do que suas versões anteriores.
Chevrolet Trailblazer é um carro pra família
Com espaço amplo e capacidade para abrigar 7 passageiros de maneira confortável é impossível negar que o Chevrolet Trailblazer possui vocação familiar. O modelo que se originou da famosa Blazer hoje já não tem aquela pegada aventureira que tinha no passado.
- Categoria: SUV
- Preço médio novo: R$ 257 mil
- Preço médio usado: R$ 180 mil
- Versão recomendada: 2.8 PREMIER 4X4 16V TURBO DIESEL 4P AUTOMÁTICO
- Consumo médio cidade: 8 km/L
- Consumo médio estrada: 10 km/L
Para falarmos de maneira popular, não é mentira alguma se afirmarmos que o Trailblazer passou por um processo de “nutelização”Afinal, o modelo era utilizado para ser exigido ao extremo, tanto no asfalto, quanto nas estradas de terra.
Embora conte com tecnologia e se dê bem em pisos irregulares a maioria dos seus proprietários hoje optam por utilizar o modelo para deslocamentos mais confortáveis e sobre asfaltos na maioria das vezes de boa qualidade.
No artigo de hoje vamos literalmente destrinchar o Chevrolet Trailblazer para que você fique por dentro de tudo o que há de novo nesse SUV que chama atenção por onde passa. Bora conferir?
Chevrolet Trailblazer: O que há de novo?
Confira agora o que há de novo no modelo da montadora norte-americana.
Versão Única
Diferente do que ocorre com praticamente todos os veículos comercializados no Brasil, o Trailblazer é comercializado em apenas uma única versão que foi batizada pela montadora como Premier!
Muitos itens de Série
Por se tratar de um veículo luxuoso como era de se esperar, o modelo é repleto de itens de série visando o conforto e a segurança de todos os integrantes.
A lista de itens é grande. Dentre os principais componentes que vem com o Chevrolet Trailblazer podemos citar:
Airbags duplo, lateral e de cortina que cobrem as 3 fileiras de bancos; alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa; controles de tração e estabilidade; sistema de freio ABS com distribuição de frenagem e assistência de frenagem de emergência.
Alto muito interessante de ser mencionado é que por ser comercializado em uma versão única o Trailblazer não dispõe de pacotes específicos que dispõem de itens pré-escolhidos.
Assim por meio de um processo de gamificação é comprador pode montar o modelo de acordo com suas preferências que podem se iniciar na cor do veículo até nos itens de série que podem compor o conjunto.
Design
O Trailblazer chama atenção tanto em seu exterior quanto interior.
Do lado de fora o modelo conta com linhas fluidas que remetem ligeiramente à Picape S10.
Estribos laterais, luzes de condução diurna em leds, alças universais no teto, rack de teto, rodas em alumínio de 18 polegadas fazem o modelo se destacar por onde estiver passando.
No interior o destaque para o design também é positivo. Com acabamento refinado e amplo espaço interno o Trailblazer se mostra superior aos seus principais rivais.
Bancos com revestimento premium, computador de bordo e tela central com MyLink tornam qualquer deslocamento mais confortável.
Conectividade
E já que falamos do interior e mencionamos a presença do MyLink com um dos destaques vamos falar da conectividade no TrailBlazer.
Como muitos outros modelos da montadora, o TrailBlazer conta com o sistema MyLink capaz de se integrar a smartphones por meio de Android Auto e Apple CarPlay.
Assim é possível conversar por mensagens, adicionar playlists e até mesmo acessar rotas e GPS por meio de comando da voz. A nova tela de 7 polegadas sensível ao toque também ajuda no processo de conectividade.
Módulo CPA se mantém como ponto positivo
Equipado na Trailblazer 2018 o módulo CPA – Centrifugal Pendulum Absorver continua sendo um ponto positivo do modelo.
Trata-se de um dispositivo que ajuda a reduzir os níveis de ruído e vibração a bordo tornando o deslocamento ainda mais confortável.
Além do conforto citado o módulo CPA passou por um processo de atualização capaz de trazer respostas mais rápidas, melhor controle de aceleração e ainda contribuir menor consumo de combustível.
Motorização e opções de tração
Sob o capô o Chevrolet Trailblazer conta com um poderoso motor 2.8 16V turbodiesel que conta com comando duplo e injeção direta capaz de gerar 200 cavalos de potência e alcançar torque de 51 kgfm.
Essa unidade de potência está acoplada a um câmbio automático de 6 marchas. E como era em suas versões anteriores o veículo em condições normais é movido apenas por tração traseira.
Entretanto há a disposição do motorista a opção pela tração 4×4 e 4×4 com reduzida para terrenos extremamente acidentados, onde dificilmente um Trailblazer será colocado.
Consumo
De acordo com dados do Inmetro, o modelo possui média de 10,5 km/L na estrada e 8,4 km/l na cidade. Como o tanque dispõe de capacidade para 76 litros em teoria o Trailblazer possui autonomia próxima dos 800 km.
Dimensões e preço
As dimensões do SUV são:
- Comprimento: 4,89 m;
- Largura: 1,90 m;
- Altura 1,84;
- Distância entre os eixos: 2,85 m;
- Porta-malas: 554 litros.
Com relação a valores o chevrolet Trailblazer com a configuração mais básica parte de salgados R$ 257.490,00.
Conclusão
De maneira geral as suspensões encaram as vias esburacadas sem grandes problemas e junto ao módulo CPA os ocupantes são isolados de qualquer tipo de impacto ou desconforto.
Diferente do que muitos possam acreditar o modelo se sai bem no uso urbano, mesmo com seu tamanho.
Lombadas e qualquer tipo de depressão são facilmente superados sem nenhum tipo de esforço. Mérito dos pneus 265/60 instalados nas rodas de liga leve.
A direção eletro-hidráulica recebeu ajustes que foram positivas em testes. Em baixa velocidade o SUV é fácil de ser manobrado e em vias mais rápidas o peso do volante aumenta o que torna a condução mais segura.
Em caso de acidente grave os atendentes do OnStar recebem um aviso e rapidamente tentam entrar em contato com os ocupantes.
Além disso também é possível bloquear o motor e rastrear o veículo no caso de roubo ou furto.
Embora o mercado de SUV aparente ser imune à crise o Trailblazer não deve ter vida fácil afinal seu preço é elevado perante à concorrência e o Jeep Compass – campeão de vendas na categoria por aqui deve continuar dominando ainda em 2021.
Entretanto o modelo pode ser uma ótima opção para quem deseja um SUV completo, moldável e exclusivo.
Agora queremos saber qual é a sua opinião sobre o Trailblazer. Gostou? Não gostou? Teria um na garagem? Deixe um comentário contando os motivos pelos quais o modelo te agrada ou desagrada. Sua opinião é muito importante para nós.
E já que estamos falando de um SUV que tal conhecer as novidades do modelo que deve continuar líder de vendas no segmento ano que vem?
Trata-se do Jeep Compass. Para saber o que há de novo na versão 2021 é só clicar no botão abaixo!
-
ListasPublicado 4 semanas atrás
Prós e contras do Volkswagen Nivus: Características do modelo
-
ListasPublicado 4 semanas atrás
Conheça as diferentes formas de comprar Volkswagen Nivus
-
ListasPublicado 4 semanas atrás
Seguro Auto Allianz: conheça os diferenciais e coberturas da seguradora
-
ListasPublicado 3 semanas atrás
Saiba tudo e mais um pouco sobre o seguro auto Mapfre
-
ListasPublicado 4 semanas atrás
Saiba quais são as vantagens do Seguro Auto Allianz
-
ListasPublicado 4 semanas atrás
Saiba Como contratar Allianz Seguro Auto e proteger seu veículo
-
ListasPublicado 2 semanas atrás
Descubra as maneiras de financiar veículo com score baixo
-
ListasPublicado 3 semanas atrás
Conheça todas as vantagens do seguro auto Mapfre