Dicas

Tabela Fipe: o que é e como consultar?

Vai comprar ou vender um veículo? Então, fique por dentro dos preços de mercado consultando a Tabela Fipe. Saiba mais sobre ela aqui!

Anúncios

por Carlos Zecchin

Publicado em 04/08/2022

Saiba tudo sobre a Tabela Fipe e para que ela serve

Veja aqui o que é a Tabela Fipe. Fonte: AdobeStock.
Veja aqui o que é a Tabela Fipe. Fonte: AdobeStock.

Está fazendo pesquisas para comprar um veículo e já ouviu muito sobre, mas não sabe o que é a Tabela Fipe? Pois fique tranquilo, pois neste artigo te explicamos tudo o que você precisa saber.

Primeiramente, repare que a Tabela Fipe fornece os preços médios dos veículos comercializados no país. Sendo assim, ela serve de parâmetro para contratos de financiamento, seguros e outros negócios que envolvam veículos.

Celular com aplicativo da Receita Federal em cima de teclado do computador

Leilões da Receita Federal: encontre na sua cidade

Quer economizar dinheiro ao comprar seu carro? Veja como saber dos leilões da Receita Federal e encontrar um leilão próximo da sua cidade!

Os veículos podem ser carros, motos, caminhões ou ônibus. Aliás, a Fipe vem pesquisando estes preços desde janeiro de 2001 e, desde então, tornou-se uma referência que baseia todo tipo de contrato envolvendo um veículo.

Portanto, continue lendo para saber mais sobre o assunto e, inclusive, entender o que é a sigla Fipe, como ela surgiu e para que serve fora do universo de veículos automotores.

Anúncios

O que é a Tabela Fipe?

Fipe é a sigla para Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Essa é uma organização de direito privado sem fins lucrativos que foi criada em 1973.

Assim, tem como objetivo apoiar instituições de ensino e pesquisa, especialmente o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Entre diversas outras atividades, ela atua no desenvolvimento de indicadores financeiros e econômicos. Dessa forma, serve como referência para órgãos públicos e empresas privadas.

Daí o nome Tabela Fipe, que ficou conhecida como a tabela que fornece os preços médios de veículos comercializados em todo o país.

Como é feito o cálculo?

Mas, afinal, como é feito o cálculo da Tabela Fipe? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, como é feito o cálculo da Tabela Fipe? Fonte: AdobeStock.

A média de preços é calculada com base nas pesquisas feitas dos preços anunciados pelos vendedores de veículos.

O cálculo do valor é feito pela média dos valores encontrados, eliminando-se aqueles que são muito altos ou baixos, que não refletem a realidade.

Então, a tabela tem atualização mensal e é constantemente renovada em relação às características dos veículos, como versão e ano/modelo.

Porém, estão excluídos da tabela veículos de vendas especiais para: revenda, frotistas e órgãos governamentais. E ainda, veículos blindados e personalizados ou de marcas que não estão consolidadas no mercado brasileiro.

homem assinando documento e chave de carro com miniatura

Conheça e veja o que é seguro CDW e LDW

Se vai viajar para o exterior e planeja alugar um carro, é importante fazer um seguro. Saiba então o que é o seguro CDW e LDW!

Anúncios

Como consultar a Tabela Fipe?

Muito bem, se você pretende vender seu carro ou até mesmo comprar um novo ou usado, deve consultar a Tabela Fipe para ter um parâmetro de preço para fazer o negócio.

Para isso, basta acessar o site da Fipe e selecionar a opção “Preço Médio de Veículos”. Dessa maneira, você terá a alternativa de escolher entre “Carros e Utilitários Pequenos”, “Caminhões e Micro-ônibus” e “Motos”.

A Tabela apresenta os preços médios de modelos de carros fabricados desde o ano de 1985, caminhões e micro-ônibus desde 1981, e motos desde 1990.

Então, para carros 0 Km, a tabela apresenta preços das marcas com opcionais básicos, intermediários e versão completa. Ao escolher uma das opções, você terá as alternativas de “Pesquisa Comum” ou “Pesquisa por Código Fipe”.

Carro 4x4 em montanha

6 modelos de carro 4×4 para investir esse ano

Para quem gosta de emoção e aventura, ter um carro 4×4 é tudo de bom. Então, se esse é o seu caso, saiba qual carro 4×4 é melhor para investir em 2022!

Na “Pesquisa Comum” basta selecionar a marca, modelo e ano do veículo e clicar em “Pesquisar”. Então, aparecerá uma tabela com as informações que digitou.

Nela, você encontrará o preço do veículo em R$ (reais), referente ao mês/ano que aparece na tela. Caso deseje mudar algum item, basta clicar em “Limpar Pesquisa” e a tela retorna para a sua busca.

A outra opção é pelo Código Fipe. Caso você saiba este código, basta digitá-lo e também selecionar o ano de fabricação do veículo.

Entretanto, se não tiver essa informação, é possível obtê-la informando a marca e modelo do veículo que deseja consultar. Viu como é simples consultar a tabela?

A Tabela Fipe influencia mesmo nos preços dos veículos?

Então, como a Tabela Fipe influencia o preço dos veículos? Fonte: AdobeStock.
Então, como a Tabela Fipe influencia o preço dos veículos? Fonte: AdobeStock.

Pois então, se vai comprar um carro novo ou usado, ou ainda, está querendo vender o carro que possui, precisa de um parâmetro de preço para iniciar a negociação.

Afinal, é seu dinheiro que está em jogo. Nessa hora, temos que ficar bem atentos para não fazer um negócio e se arrepender depois. Assim, não peça palpites para os amigos ou colegas do trabalho sobre qual o valor do carro.

O melhor neste caso é consultar a Tabela Fipe, pois seus preços são baseados em pesquisas feitas em todas as regiões do país. Sendo assim, a Tabela é a principal referência para todos aqueles que comercializam automóveis.

Além disso, você também a utiliza como base para se calcular seguros e impostos. Porém, não é preciso obedecer a tabela fielmente, ela apenas serve de base como parâmetro para a realização de negócios.

Porém, ao fazer uma compra ou venda, é preciso levar em consideração alguns itens que podem influenciar na negociação. Confira a seguir!

O que avaliar?

É preciso estar atento à conservação do veículo, quilometragem rodada, acessórios e equipamentos e até mesmo avaliar a cor do automóvel. Isso porque existem veículos que são mais procurados e isso os deixa mais valorizados.

Com isso, o proprietário do veículo e o comprador podem considerar qual o valor justo a partir de uma base inicial (Tabela Fipe) e, assim, chegarem a um acordo que satisfaça ambas as partes.

Além disso, a negociação pode ser feita através de um intermediário, seja o vendedor da concessionária ou outro pela internet. Mas atente-se: dessa forma, pode haver acréscimo no valor pelas comissões e porcentagens.

De qualquer maneira, mesmo que o preço do veículo suba por conta de comissões, a tabela sempre irá auxiliar para que a negociação seja feita de forma mais objetiva e com preços compatíveis com o mercado.

Conclusão

Muito bem, agora você já sabe o que é a Tabela Fipe e como utilizá-la na hora de vender ou comprar um veículo, então esperamos que essas informações auxiliem você a realizar uma compra ou venda de veículo.

Aliás, se está querendo vender seu veículo ou procura algum para comprar e quer conferir a tabela, acesse o link abaixo e leia nosso artigo. Nele, apresentamos os 10 carros usados que valem a pena comprar em 2022.

Você pode usar a Tabela Fipe para saber seus preços e, quem sabe, adquirir um deles sabendo que fez um bom negócio!

Pessoa dirigindo na estrada

Carros usados que valem a pena: veja 10 opções

Dentre os carros usados que valem a pena ainda este ano, você pode apostar no Toyota Corolla, Caoa Chery Tiggo 8 e outros. Confira a lista!

Sobre o autor

Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Leilão de veículos apreendidos em Goiás: veja 2!

Em um leilão de veículos apreendidos no DETRAN em Goiás-GO, você pode encontrar o carro usado que deseja por um bom preço. Saiba mais aqui!

Continue lendo
content

Moto elétrica do iFood para entregador: veja como conseguir!

O iFood tem como novidade a comercialização da moto elétrica EVS Work para seus entregadores: conheça-a e saiba como conseguir comprar.

Continue lendo
content

O guia definitivo sobre como ganhar dinheiro comprando e vendendo carros

Conheça alguns passos que vão te auxiliar a ganhar dinheiro com compra e venda de carros e aproveite a oportunidade com bons negócios!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Sold Leilões: como se cadastrar para comprar

A Sold Leilões é uma boa opção no segmento de leilões de carros seminovos e usados: então saiba como se cadastrar para comprar com ela!

Continue lendo
content

Leilão online: Saiba onde encontrar um carro para chamar de seu

Confira os melhores sites de leilão online para adquirir o seu veículo por preços reduzidos e com muito mais praticidade. Saiba mais!

Continue lendo
content

Comprar van de leilão: Saiba como e onde arrematar a sua

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar van de leilão: Saiba como e onde arrematar a sua

Continue lendo