Leilão de Carros

Leilões da Receita Federal: como encontrar na sua cidade?

Nos leilões da Receita Federal, você encontra ofertas boas e baratas para fazer um ótimo negócio ao comprar seu carro ou moto. Então, saiba como encontrar um próximo a sua cidade!

Anúncios

Entenda como saber dos leilões da Receita Federal próximos a você!

Veja aqui como encontrar um leilão da Receita Federal perto da sua cidade! Fonte: AdobeStock.
Veja aqui como encontrar um leilão da Receita Federal perto da sua cidade! Fonte: AdobeStock.

Está à procura de um leilão para comprar um carro ou moto? Então, veja aqui como saber dos leilões da Receita Federal e como encontrar algum leilão previsto para a sua cidade. Assim, você participa de um e economiza dinheiro ao adquirir um veículo.

Logotipo da Receita Federal

Como comprar no leilão da Receita Federal?

O leilão da Receita Federal é uma ótima oportunidade para quem quer fazer um bom negócio na compra de veículos. Saiba como comprar o seu aqui!

Como saber dos leilões de carros e motos da Receita Federal perto da sua cidade?

A Receita Federal realiza regularmente leilões com o intuito de arrecadar dinheiro e também se desfazer dos mais diversos produtos que ela apreende. Entre eles estão também veículos que normalmente se encontram em bom estado de conservação.

Esses leilões são feitos de forma totalmente online por meio de pregões eletrônicos. Desse modo, qualquer pessoa física ou jurídica pode participar enviando sua proposta de qualquer cidade do país ou até mesmo do exterior.

E para participar, pode parecer muito complicado, mas você não precisa ser nenhum expert no assunto. Então, vamos saber mais detalhes sobre como funcionam os leilões da Receita Federal e como participar, acompanhe!

Como encontrar um leilão da Receita Federal na sua cidade

Muito bem, para saber dos leilões da Receita Federal, basta acessar o site do órgão e procurar por “Leilão”. Assim, todas as informações de que precisa para participar encontram-se no edital dos leilões.

Dentre as informações disponíveis estão as localidades onde os produtos estão armazenados para visitação e para a retirada. Com isso, você pode pesquisar o que procura na cidade mais próxima a você e, se possível, fazer uma vistoria pessoalmente.

Como funciona o Leilão da Receita Federal para carros e motos?

Então, como funciona os leilões da Receita Federal? Fonte: AdobeStock.
Então, como funciona os leilões da Receita Federal? Fonte: AdobeStock.

Então, em um leilão da Receita Federal estão à venda uma variedade de bens e produtos, entre eles carros e motos. A maioria dos veículos é fruto de apreensões feitas pelo órgão em fiscalizações de rotina nos aeroportos, portos e aduaneiras.

Assim, acessando o site da Receita Federal você encontra a relação dos leilões que estão em andamento e uma lista dos lotes à venda. Inclusive, é importante salientar que as propostas devem ser feitas por lotes e não por um único item.

A Receita Federal adota este procedimento para que possa vender uma quantidade maior de itens e entre eles aqueles que têm pouca procura. 

Portanto, é muito importante que, ao selecionar um determinado leilão, você baixe o arquivo do edital. Pois, em cada leilão, são muitos lotes à venda e em alguns casos existem regras muito específicas sobre como comprar. Por exemplo, a compra de algum lote pode ser exclusiva para pessoas jurídicas. 

Desse modo, é importante ler o edital com atenção antes de fazer sua proposta.

Logotipo da Receita Federal

Como comprar no leilão de motos da Receita Federal

Confira dicas de como comprar no leilão de motos da Receita Federal para fazer o melhor negócio com os menores preços!

Como comprar em leilão da Receita Federal?

Saiba como comprar. Fonte: AdobeStock.
Saiba como comprar. Fonte: AdobeStock.

Então, vamos saber como comprar em um leilão da Receita Federal, acompanhe!

Inclusão de Proposta

A primeira etapa para participação em um leilão da Receita Federal é obter um certificado digital, seja pessoa física ou jurídica. E, pesquisando na internet, você encontrará o passo a passo para obter seu Certificado Digital.

Assim, de posse do certificado, você deve fazer seu cadastro no portal Gov.br para criar uma conta com login e senha de acesso.

Após a criação da conta, o próximo passo é acessar o e-CAC, que é outro site da Receita Federal, e fazer a opção por “Participar de Leilão Eletrônico da Receita Federal”. Desse modo, ao acessar o sistema, é necessário selecionar o edital do leilão que deseja participar e entrar na opção “Incluir Proposta”.

Para cada participante é possível a apresentação de somente uma proposta por lote e o valor dela deve estar de acordo com o valor mínimo definido para o lote escolhido. Uma curiosidade importante é que, durante o prazo para o recebimento de propostas, o participante pode alterá-la ou até mesmo excluí-la do leilão.

Realização da Sessão Pública

A realização do leilão se dará por meio de Sessão Pública na data e horário especificada no edital. Assim, na abertura da Sessão Pública, é informado o maior valor de proposta de cada lote, sendo este o valor do lance inicial da disputa.

Desse modo, os interessados podem efetuar lances sucessivos maiores que o valor inicial para conseguirem arrematar o lote. Ao final do tempo estabelecido para a realização do pregão eletrônico, o vencedor será aquele que tiver o maior lance.

É importante ressaltar que os itens arrematados se destinam exclusivamente ao uso pessoal, e portanto não podem ser objeto de revenda.  

Ainda, o arrematante deve efetuar o pagamento integral à vista através de uma DARF (Documento de Arrecadação da Receita Federal) emitida pela Receita Federal.

Contudo, existe a possibilidade do pagamento ser feito em duas parcelas. Assim, deverá ser pago o percentual de 20% no dia seguinte à realização do leilão e os 80% restantes em até 8 dias.

Outro ponto a se considerar diz respeito à retirada do lote, pois ele é de inteira responsabilidade do arrematante. Portanto, é preciso ficar atento aos prazos de retirada, caso o lote esteja em outra cidade.

Então, agora já sabe como encontrar um leilão da Receita Federal mais próximo da sua cidade e como participar e percebeu que não é tão difícil como parece. Então, procure saber dos próximos leilões da Receita Federal próximos a sua cidade e faça bons negócios!

Ademais, se quiser mais detalhes e dicas de como comprar em um leilão da Receita Federal, confira o link a seguir.

Logotipo da Receita Federal

Como comprar no leilão da Receita Federal?

O leilão da Receita Federal é uma ótima oportunidade para quem quer fazer um bom negócio na compra de veículos. Saiba como comprar o seu aqui!

Sobre o autor  /  Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Loja Pneustore: é confiável comprar no site?

Será que a PneuStore é uma loja confiável? Ela é exclusiva para artigos automobilísticos, e oferece preços acessíveis! Tudo online!

Continue lendo
content

Moto Elétrica Shineray: quanto custa e onde comprar!

Com muita agilidade, sustentabilidade e economia, a nova moto elétrica Shineray chega ao mercado: conheça e saiba quanto custa!

Continue lendo
content

4 cuidados importantes com veículos à GNV

Veículos à GNV são movidos à gás, combustível minimamente mais limpo, mas novo no mercado. Veja aqui cuidados e precauções com esses carros!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Novo app para melhorar a vida do motorista uber: conheça!

O app da Uber desenvolveu um novo serviço para ajudar o motorista. Com ele, você pode evitar utilizar o app e focar no painel do carro!

Continue lendo
content

Compre carros por até 70% abaixo do valor de origem

Você pode comprar seu novo carro num dos melhores sites de leilão de veículos disponíveis na internet. São ofertas com até 70% do preço!

Continue lendo
content

Moto seminova Honda: veja como comprar a sua!

Veja como comprar a moto Honda seminova que tanto deseja por um preço que cabe no seu bolso. Veja dicas, valores e mais.

Continue lendo