Artigos

Leilão de carros: Conheça os caminhos para uma compra certeira

Saiba quais são os melhores caminhos para fazer uma compra certeira em um leilão de carros e não sair no prejuízo

por

Murilo C.

Publicado em

ANÚNCIOS

Leilão de carros é alternativa para os altos preços

Mesmo antes da pandemia, leilão de carros já eram vistos como uma maneira efetiva de comprar um veículo por um preço acessível e realmente vantajoso. Inclusive, há muita gente que ganha a vida comprando e vendendo veículos provenientes de leilões, isso é possível desde que alguns cuidados sejam tomados.

Conteúdo Recomendado
Leilão de carros

30 carros para evitar de qualquer maneira

Conheça 30 carros que você deve evitar comprar. Seja em leilões ou em qualquer tipo de negociação que envolva compra e venda de veículos!

Algo importante sobre leilões veiculares é que eles são totalmente dentro da lei e os veículos lá comercializados podem tanto ser vendidos, como comercializados. 

Se você tem em mente comprar um veículo por um valor bem abaixo da tabela para usar como carro próprio, ou até mesmo para vender, saiba que um leilão é uma ótima alternativa para você. 

No entanto, para fechar um bom negócio, é preciso seguir algumas regras importantes! 

Como sempre fazemos, nosso objetivo aqui é te passar as melhores informações sobre veículos e negócios dos mais variados tipos que envolvam automóveis. 

Se você está em busca de informações confiáveis sobre leilão de carros, você veio ao lugar certo. Para conferir como comprar um carro em por meio de leilões você deve continuar a leitura de hoje! 

Leilão de carros: Aprenda a fazer um bom negócio

Leilões de carros, sejam eles físicos ou virtuais são uma ótima maneira de fazer excelentes negócios. 

A oferta de veículos recuperados por bancos, financeiras e seguradoras e colocados à venda está crescendo cada vez mais. 

Mas para se dar bem nesse mundo você precisa ficar atento. Confira agora as dicas de ouro dos especialistas do Senhor Carros para se dar bem em um leilão automotivo. 

Acostume-se com os leilões

A primeira dica antes de se aventurar em leilões é se acostumar com eles por meio do que chamamos de visita de campo. 

A dica que lhe damos é simples: comece acompanhando um leilão de carro somente como espectador. 

Essa é uma ótima maneira de se acostumar com jargões e a dinâmica envolvida nesse tipo de negociata. 

Logo, quando mesmo esperar já vai estar preparado para começar a fazer lances e consequentemente arrematar bons veículos. Não pule etapas. 

Leia o edital com muita atenção

O edital nada mais é do que o documento com todas as informações sobre o leilão. Nele estão todas as regras, taxas, estado do veículo e muito mais .

É preciso tomar muito cuidado com os custos ocultos no edital. É comum achar que um veículo está barato, mas depois perceber que havia uma grande quantia em multas que você não se atentou. 

Por isso, nossa dica aqui é uma ordem: Leia e releia o edital antes de entrar no leilão. 

Veja o veículo ao vivo

Um ponto importante sobre leilões, é que mesmo muitos sendo realizados de maneira oficial, é possível ver o veículo ao vivo antes do martelo ser batido.

A dica aqui é simples e direta: Veja o veículo ao vivo antes de fazer uma oferta por ele!

Apenas vendo o veículo ao vivo é que será possível confirmar qual é o seu real estado de conservação. 

É muito importante ver o veículo ao vivo antes de comprar em um leilão

É na visita de vistoria que se analisam itens que podem vir a apresentar problemas. 

O ideal é conferir se as portas estão alinhadas, a tonalidade da pintura que demonstra se o carro já foi pintado (o que é indicativo de acidentes) além é claro, do funcionamento do motor. 

Leve um mecânico de sua confiança

O veículo não pode ser ligado na vistoria, essa é uma regra que muita desconhece. 

Sendo assim, é preciso ficar atento aos mínimos detalhes. Por isso, é importante levar um mecânico de confiança junto com você. 

O ideal é levar um mecânico que entenda de carroceria. Batendo o olho ele vai avaliar e encontrar os mais variados problemas e certamente vai te tirar das mais variadas enrascadas. 

Avalie a gravidade dos problemas

Dificilmente você encontrará um veículo em perfeitas condições em um leilão de carros. 

A vistoria serve exatamente para você analisar e avaliar o que será preciso para deixar o veículo acertado. Seja para usá-lo ou então para vendê-lo. 

Não compre carros de outros estados

Essa dica é uma ordem para quem quer se dar bem em um leilão de veículos. 

Comprar um veículo de leilão de outro estado é bem mais caro. Isso porque o leiloeiro costuma entregar o veículo apenas com a nota do leilão. 

Com isso será necessário esperar alguns dias para tirar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo - que é o documento que permite o veículo rodar. 

Ou seja, será necessário gastar com guincho para levar o carro para casa. Além disso, é preciso também considerar os custos de ida e vinda até o leiloeiro.

Defina um valor limite pelo carro

Depois de avaliar e colocar um veículo como meta de compra defina um valor limite que vale a pena ser pago pelo carro.

Pare de oferecer lances quando a meta for atingida. Evite ser ganancioso e seja paciente. Embora existam muitas oportunidades em um leilão de carros, é comum não comprar nada. 

Seja realista

Embora os veículos comercializados em leilões sejam até 50% mais baratos em relação à tabela FIPE, quem os compra dificilmente conseguirá revender um carro comprado em leilão pelo valor da tabela.

Automóveis comprados em leilões costumam ser revendidos com valores entre 5% a 10% dos valores abaixo da tabela. 

Se você pensa nos leilões como um negócio, saiba que descontando as despesas, a margem de lucro de um carro de leilão gira em torno de 10% a 20%. Por isso: seja realista!

Fuja de leilões judiciais e de seguradoras

Algo importante de saber sobre leilão de carros é que eles não são todos iguais e existem alguns que devem ser evitados.

Nesse caso, os judiciais e o de seguradoras são os mais problemáticos para quem comprar qualquer veículo. 

Os leilões judiciais, como o nome já sugere, estão relacionados a processos na justiça. Assim, o dono do veículo pode entrar com uma liminar e atrapalhar todo o trâmite de regularização. 

Leilões judiciais e de seguradoras devem ser evitados

Já nos leilões de seguradoras, os veículos normalmente são sinistrados, ou seja, que passaram por algum tipo de sinistro, o que torna sua regularização mais difícil. 

Assim, nossa dica é uma ordem: fuja desses tipos de leilões. 

Prefira leilões de financiadoras e frotistas

Veículos em leilões de financiadoras ou frotistas são mais fáceis de serem regularizados e normalmente estão em melhores condições. 

Os veículos de financiadoras são aqueles de pessoas que não puderam pagar o financiamento e devolveram o carro para o banco ou financeira. 

Já os carros de frotistas são aqueles de empresas ou locadoras. 

Só dê um lance se tiver certeza de quer comprar

Não é permitido cancelar um lance em um leilão público e isso está escrito no edital!

Caso você compre o veículo e desista da compra será preciso pagar algumas multas e taxas como prestação do serviço do leilão, incidência de 5% de taxa do leiloeiro, taxas administrativas e tempo de pátio.

Por isso, se não tiver certeza de que realmente quer comprar o veículo seguro o impulso e não faça ofertas. 

Prepare-se para a retirada do veículo

Ter o lance aceito é apenas metade da compra. 

Preparar-se para a retirada do veículo é tão importante quanto a participação do leilão. 

Na maioria das vezes o veículo está sem combustível, sem bateria ou não pode rodar por conta de problemas mecânicos ou de documentação. 

Caso você atrase a retirada, terá de pagar aluguel do pátio, o que pode aumentar ainda mais os gastos com o veículo recém-comprado. 

Outro ponto importante é averiguar as condições do veículo arrematado antes de tirá-lo do pátio, uma vez que qualquer anormalidade no carro, em relação ao que consta no edital, dificilmente pode ser justificada após a sua retirada. 

Assim, confira o veículo por inteiro antes de solicitar um guincho ou cegonha embora, caso ele não possa ir rodando. 

Isso garante prevenção de outros gastos que podem minar o seu lucro em caso de revenda. 

E por último: regularize o veículo

Após a participação em um leilão de carros, o último passo é a regularização do veículo. 

O recibo sempre será preenchido com os dados pessoais do comprador mediante a um cadastro efetuado na própria plataforma do leiloeiro, não podendo ser preenchido no nome de terceiros. 

Feito isso, os recibos são encaminhados ao comitente para a assinatura, reconhecido de firma e liberados ao comprador em um prazo que costuma variar entre 30 a 90 dias.

Fique atento ao máximo de detalhes

Somente depois dessa liberação é que o carro pode ser revendido por venda direta em loja ou concessionária ou ser utilizado pelo comprador. 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os caminhos das pedras para participar de um leilão de carros, você só precisa colocar em prática todas as dicas que acabamos de dar para se sair bem nesse tipo de negociação!

Como gostamos de trazer o máximo de informação possível, existem alguns veículos a serem evitados a todo custo. 

Para saber quais são esses modelos e fugir deles nos leilões você só precisa clicar abaixo.

Conteúdo Recomendado
Leilão de carros

30 carros para evitar de qualquer maneira

Conheça 30 carros que você deve evitar comprar. Seja em leilões ou em qualquer tipo de negociação que envolva compra e venda de veículos!

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Listas

É o fim: Saiba quais são os carros que vão sair de linha em 2020

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Carros que vão sair de linha

Sempre que o ano chega em seu segundo semestre, notícias temerosas surgem no universo automotivo e em 2020 a história não é diferente. Muitos modelos já estão com data marcada para desaparecer. Embora alguns vão ser substituídos por novas gerações, há alguns carros que vão sair de linha. 

Se você escolheu 2020 como o ano para comprar um carro, não feche nenhum negócio antes de ler o artigo de hoje, afinal, comprar um carro que vai sair de linha nem sempre é uma boa idéia. 

Com o objetivo de te manter informado, nós do Senhor Carros vamos te mostrar hoje quais são os carros que vão sair de linha em 2020. Não deixe de conferir. 

Carros que vão sair de linha em 2020: Saiba quais são

Saiba agora quais são os carros que vão sair de linha em 2020

Chevrolet Cobalt

Com o lançamento do Onix Plus, a chevrolet disse que o Cobalt não sairia de linha. 

Até agora, o modelo ainda é comercializado em concessionários, mas de acordo com informações de representantes da marca, as unidades comercializadas são 2019/2020.

Cobalt
Cobalt é cotado para aposentadoria eterna

Assim que os estoques acabarem, o Chevrolet Cobalt chegará ao fim de sua jornada. Seu irmão menor, o Joy Plus (antes chamado de Prisma) ganhou sobrevida e deverá deixar o mercado apenas no fim de 2022.

Ford Fusion

As perspectivas são obscuras para o Ford Fusion. A montadora estadunidense já afirmou que o modelo, que é produzido no México e exportado para EUA e Brasil terá a produção encerrada. 

De acordo com a própria Ford, um substituto direto está descartado, uma vez que a marca vai abandonar o segmento de sedãs médios e grandes para focar em SUVs. A chegada do Bronco é um exemplo disso. 

Fusion
Fim da linha para o Fusion

O modelo ainda segue sendo comercializado nas concessionárias, mas sob a chancela de produção e modelo 2019/2020. 

Hyundai IX35

O Hyundai IX35 pode até não sair de linha em 2020, mas seu futuro é um tanto quanto incerto. 

O motivo do modelo estar na lista dos carros que vão sair de linha em 2020 é sua baixa participação no mercado. 

Além de sofrer derrotas consecutivas para concorrentes de outra marca, o Creta faz concorrência interna direta por ser mais moderno e ter valores semelhantes. 

IX35
Imbróglio jurídico e baixas vendas devem colocar fim na produção do IX35

Embora o modelo 2020 esteja sendo comercializado, e eIxista um contrato de produção entre a Hyundai e a Caoa, a empresa sul-coreana se recusa a renová-lo. 

O imbróglio é tão grande que está sendo analisado no tribunal de justiça de Frankfurt na Alemanha. Pela nossa experiência na área, é muito provável que 2020 seja o fim da linha para o IX35. 

Volkswagen Fox

O Fox pode até ganhar sobrevida e sobreviver mais um ano, mas se isso ocorrer, os modelos provavelmente serão comercializados como 2020/2021. 

A sobrevivência do pequeno hatch está atrelada ao seu desempenho comercial. Em 2019 o modelo foi o 19º carro mais vendido por aqui com mais de 38 mil unidades emplacadas. 

Fox
Vendas podem sacramentar a produção do Fox

O problema é que seus emplacamentos vêm sofrendo quedas constantes. É importante lembrar que a SpaceFox já foi descontinuada exatamente por conta de seu fraco desempenho de vendas. 

Gerações que sairão de linha em 2020

A exemplo de alguns carros que vão sair de linha em 2020, há também as gerações que estão se despedindo para dar lugar às suas sucessoras, que terão apenas seus nomes, mas que na prática serão totalmente diferentes. Bora saber quais são?

Renault Duster

Conforme já mostramos aqui, o novo Duster passou por algumas alterações que são fáceis de serem notadas, mas que deixaram a desejar. 

O carro foi sim, e é considerado pela montadora francesa como uma nova geração, mas só de olhar, é possível encontrar muitas semelhanças com a geração anterior. Além disso, a motorização é sem sombra de dúvidas o ponto fraco dessa “renovação”

O novo Renault Duster conta apenas com uma opção de motor, o “defasado” 1.6 Sce de 120 cavalos. 

Duster
Nova geração do Duster é semelhante à anterior

O aclamado motor 2.0 aspirado saiu de linha e o substituto natural, que seria o 1.3 turbo ainda não deus as caras por aqui. Algo que pode atrapalhar as vendas. 

Chevrolet Tracker

O Tracker é mais um modelo que terá sua geração renovada. 

O modelo que antes era fabricado e importado do México passou por idas e vindas no mercado brasileiro e agora tenta se firmar de uma vez por todas como um SUV competitivo e atrativo. 

Além do visual renovado, as versões mais básicas do novo Chevrolet Tracker trazem sob o capô um motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros, capazes de render até 116 cavalos de potência e câmbios manual ou automático de 6 marchas. 

Tracker
Chevrolet Tracker mudou da água pro vinho

Já as versões superiores, são equipadas com um inédito motor 1.2 turbo, também de três cilindros, flex, mas somente com câmbio automático de 6 velocidades. Sem sombra de dúvidas um “plus” para enfrentar a concorrência. 

Peugeot 208

Considerado o “carro chefe” da montadora francesa no Brasil, o 208 vai ganhar uma nova geração incrível. 

O modelo será igual ao europeu que foi lançado no ano passado. A exemplo de muitos outros veículos, o novo 208 teve seu lançamento e vendas atrapalhados pela pandemia do novo coronavírus. 

A geração atual do 208 é fabricada na fábrica de Porto Real no RJ, mas o novo será produzido na Argentina, na fábrica da montadora na cidade de El Palomar e será importado para o Brasil com os benefícios comerciais assegurados pelo Mercosul. 

208
Peugeot 208 passou sofreu mudanças profundas

O hatch é parte importante dos planos da Peugeot para aumentar a participação no mercado automotivo brasileiro a partir de 2021.

Honda FIT

A quarta geração do Honda Fit foi apresentada na última edição do Salão do Automóvel de Tóquio e é esperada aqui no Brasil ainda no segundo semestre de 2020. 

Embora tenha sido totalmente reformulado, o modo mantém o foco no aproveitamento do espaço interno e praticidade no interior do habitáculo. 

Além da renovação estética, o Fit conta com novidades no motor. Pela primeira vez, o modelo será equipado com uma unidade 1.0 turbo de três cilindros e injeção direta associado a um câmbio CVT. 

Honda Fit
Honda Fit passou por alterações mais do que necessárias

Já no mercado europeu, o Fit da nova geração terá uma versão híbrida, movida por um motor 1.5 à combustão movido a gasolina e outro elétrico. 

Agora queremos saber de você. Qual é o seu modelo preferido entre os carros que vão sair de linha de 2020? Deixe um comentário contando pra gente. 

E depois de descobrir quais são os modelos de carros que vão sair de linha em 2020 que tal conferir uma lista com aqueles modelos que mais se destacaram na última década? Para isso, é só clicar no botão a seguir.

Continuar Lendo

Em Alta