Artigos

Leilão de carros: Conheça os caminhos para uma compra certeira

Saiba quais são os melhores caminhos para fazer uma compra certeira em um leilão de carros e não sair no prejuízo

Anúncios

Leilão de carros é alternativa para os altos preços

Mesmo antes da pandemia, leilão de carros já eram vistos como uma maneira efetiva de comprar um veículo por um preço acessível e realmente vantajoso. Inclusive, há muita gente que ganha a vida comprando e vendendo veículos provenientes de leilões, isso é possível desde que alguns cuidados sejam tomados.

image
Leilão de carros

30 carros para evitar de qualquer maneira

Conheça 30 carros que você deve evitar comprar. Seja em leilões ou em qualquer tipo de negociação que envolva compra e venda de veículos!

Algo importante sobre leilões veiculares é que eles são totalmente dentro da lei e os veículos lá comercializados podem tanto ser vendidos, como comercializados. 

Se você tem em mente comprar um veículo por um valor bem abaixo da tabela para usar como carro próprio, ou até mesmo para vender, saiba que um leilão é uma ótima alternativa para você. 

No entanto, para fechar um bom negócio, é preciso seguir algumas regras importantes! 

Como sempre fazemos, nosso objetivo aqui é te passar as melhores informações sobre veículos e negócios dos mais variados tipos que envolvam automóveis. 

Se você está em busca de informações confiáveis sobre leilão de carros, você veio ao lugar certo. Para conferir como comprar um carro em por meio de leilões você deve continuar a leitura de hoje! 

Anúncios

Leilão de carros: Aprenda a fazer um bom negócio

Leilões de carros, sejam eles físicos ou virtuais são uma ótima maneira de fazer excelentes negócios. 

A oferta de veículos recuperados por bancos, financeiras e seguradoras e colocados à venda está crescendo cada vez mais. 

Mas para se dar bem nesse mundo você precisa ficar atento. Confira agora as dicas de ouro dos especialistas do Senhor Carros para se dar bem em um leilão automotivo. 

Acostume-se com os leilões

A primeira dica antes de se aventurar em leilões é se acostumar com eles por meio do que chamamos de visita de campo. 

A dica que lhe damos é simples: comece acompanhando um leilão de carro somente como espectador. 

Essa é uma ótima maneira de se acostumar com jargões e a dinâmica envolvida nesse tipo de negociata. 

Logo, quando mesmo esperar já vai estar preparado para começar a fazer lances e consequentemente arrematar bons veículos. Não pule etapas. 

Anúncios

Leia o edital com muita atenção

O edital nada mais é do que o documento com todas as informações sobre o leilão. Nele estão todas as regras, taxas, estado do veículo e muito mais .

É preciso tomar muito cuidado com os custos ocultos no edital. É comum achar que um veículo está barato, mas depois perceber que havia uma grande quantia em multas que você não se atentou. 

Por isso, nossa dica aqui é uma ordem: Leia e releia o edital antes de entrar no leilão. 

Veja o veículo ao vivo

Um ponto importante sobre leilões, é que mesmo muitos sendo realizados de maneira oficial, é possível ver o veículo ao vivo antes do martelo ser batido.

A dica aqui é simples e direta: Veja o veículo ao vivo antes de fazer uma oferta por ele!

Apenas vendo o veículo ao vivo é que será possível confirmar qual é o seu real estado de conservação. 

É muito importante ver o veículo ao vivo antes de comprar em um leilão
É muito importante ver o veículo ao vivo antes de comprar em um leilão

É na visita de vistoria que se analisam itens que podem vir a apresentar problemas. 

O ideal é conferir se as portas estão alinhadas, a tonalidade da pintura que demonstra se o carro já foi pintado (o que é indicativo de acidentes) além é claro, do funcionamento do motor. 

Leve um mecânico de sua confiança

O veículo não pode ser ligado na vistoria, essa é uma regra que muita desconhece. 

Sendo assim, é preciso ficar atento aos mínimos detalhes. Por isso, é importante levar um mecânico de confiança junto com você. 

O ideal é levar um mecânico que entenda de carroceria. Batendo o olho ele vai avaliar e encontrar os mais variados problemas e certamente vai te tirar das mais variadas enrascadas. 

Avalie a gravidade dos problemas

Dificilmente você encontrará um veículo em perfeitas condições em um leilão de carros. 

A vistoria serve exatamente para você analisar e avaliar o que será preciso para deixar o veículo acertado. Seja para usá-lo ou então para vendê-lo. 

Não compre carros de outros estados

Essa dica é uma ordem para quem quer se dar bem em um leilão de veículos. 

Comprar um veículo de leilão de outro estado é bem mais caro. Isso porque o leiloeiro costuma entregar o veículo apenas com a nota do leilão. 

Com isso será necessário esperar alguns dias para tirar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – que é o documento que permite o veículo rodar. 

Ou seja, será necessário gastar com guincho para levar o carro para casa. Além disso, é preciso também considerar os custos de ida e vinda até o leiloeiro.

Defina um valor limite pelo carro

Depois de avaliar e colocar um veículo como meta de compra defina um valor limite que vale a pena ser pago pelo carro.

Pare de oferecer lances quando a meta for atingida. Evite ser ganancioso e seja paciente. Embora existam muitas oportunidades em um leilão de carros, é comum não comprar nada. 

Seja realista

Embora os veículos comercializados em leilões sejam até 50% mais baratos em relação à tabela FIPE, quem os compra dificilmente conseguirá revender um carro comprado em leilão pelo valor da tabela.

Automóveis comprados em leilões costumam ser revendidos com valores entre 5% a 10% dos valores abaixo da tabela. 

Se você pensa nos leilões como um negócio, saiba que descontando as despesas, a margem de lucro de um carro de leilão gira em torno de 10% a 20%. Por isso: seja realista!

Fuja de leilões judiciais e de seguradoras

Algo importante de saber sobre leilão de carros é que eles não são todos iguais e existem alguns que devem ser evitados.

Nesse caso, os judiciais e o de seguradoras são os mais problemáticos para quem comprar qualquer veículo. 

Os leilões judiciais, como o nome já sugere, estão relacionados a processos na justiça. Assim, o dono do veículo pode entrar com uma liminar e atrapalhar todo o trâmite de regularização. 

Leilões judiciais e de seguradoras devem ser evitados
Leilões judiciais e de seguradoras devem ser evitados

Já nos leilões de seguradoras, os veículos normalmente são sinistrados, ou seja, que passaram por algum tipo de sinistro, o que torna sua regularização mais difícil. 

Assim, nossa dica é uma ordem: fuja desses tipos de leilões. 

Prefira leilões de financiadoras e frotistas

Veículos em leilões de financiadoras ou frotistas são mais fáceis de serem regularizados e normalmente estão em melhores condições. 

Os veículos de financiadoras são aqueles de pessoas que não puderam pagar o financiamento e devolveram o carro para o banco ou financeira. 

Já os carros de frotistas são aqueles de empresas ou locadoras. 

Só dê um lance se tiver certeza de quer comprar

Não é permitido cancelar um lance em um leilão público e isso está escrito no edital!

Caso você compre o veículo e desista da compra será preciso pagar algumas multas e taxas como prestação do serviço do leilão, incidência de 5% de taxa do leiloeiro, taxas administrativas e tempo de pátio.

Por isso, se não tiver certeza de que realmente quer comprar o veículo seguro o impulso e não faça ofertas. 

Prepare-se para a retirada do veículo

Ter o lance aceito é apenas metade da compra. 

Preparar-se para a retirada do veículo é tão importante quanto a participação do leilão. 

Na maioria das vezes o veículo está sem combustível, sem bateria ou não pode rodar por conta de problemas mecânicos ou de documentação. 

Caso você atrase a retirada, terá de pagar aluguel do pátio, o que pode aumentar ainda mais os gastos com o veículo recém-comprado. 

Outro ponto importante é averiguar as condições do veículo arrematado antes de tirá-lo do pátio, uma vez que qualquer anormalidade no carro, em relação ao que consta no edital, dificilmente pode ser justificada após a sua retirada. 

Assim, confira o veículo por inteiro antes de solicitar um guincho ou cegonha embora, caso ele não possa ir rodando. 

Isso garante prevenção de outros gastos que podem minar o seu lucro em caso de revenda. 

E por último: regularize o veículo

Após a participação em um leilão de carros, o último passo é a regularização do veículo. 

O recibo sempre será preenchido com os dados pessoais do comprador mediante a um cadastro efetuado na própria plataforma do leiloeiro, não podendo ser preenchido no nome de terceiros. 

Feito isso, os recibos são encaminhados ao comitente para a assinatura, reconhecido de firma e liberados ao comprador em um prazo que costuma variar entre 30 a 90 dias.

Fique atento ao máximo de detalhes
Fique atento ao máximo de detalhes

Somente depois dessa liberação é que o carro pode ser revendido por venda direta em loja ou concessionária ou ser utilizado pelo comprador. 

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os caminhos das pedras para participar de um leilão de carros, você só precisa colocar em prática todas as dicas que acabamos de dar para se sair bem nesse tipo de negociação!

Como gostamos de trazer o máximo de informação possível, existem alguns veículos a serem evitados a todo custo. 

Para saber quais são esses modelos e fugir deles nos leilões você só precisa clicar abaixo.

Leilão de carros

30 carros para evitar de qualquer maneira

Conheça 30 carros que você deve evitar comprar. Seja em leilões ou em qualquer tipo de negociação que envolva compra e venda de veículos!

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Em Alta

content

Como comprar SUV em leilão: saiba onde arrematar o seu

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar SUV em leilão: saiba onde arrematar o seu

Continue lendo
content

Moto potente de leilão: Dicas para fazer uma ótima compra

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Moto potente de leilão: Dicas para fazer uma ótima compra

Continue lendo
content

Caoa Chery Tiggo 8: As novidades e vantagens do gigantesco SUV

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Caoa Chery Tiggo 8: As novidades e vantagens do gigantesco SUV

Continue lendo

Leilão de Carros

Carros clássicos de leilão: como e onde arrematar o seu

Carros clássicos de leilão como e onde arrematar o seu? Conheça todos os passos para garantir um clássico na sua garagem pagando até metade do preço de forma segura e prática!

Como comprar carros clássicos de leilão?

Carros clássicos de leilão como arrematar? 

Após a leitura do artigo onde mostramos todos os pontos positivos e cuidados de arrematar um clássico de leilão, você certamente gostaria de saber como comprar um veículo desse tipo. 

Afinal, como já citamos várias vezes, o mercado de veículos clássicos movimenta muito dinheiro, que em diversas situações supera os números de usados, seminovos e 0 km. 

Além disso, da mesma forma que ocorre com os 0km, arrematar um veículo clássico em bom estado é caro. 

Em diversas situações, é possível encontrar feiras de autos antigos, mas os valores são altos. 

Contudo, uma ótima maneira de comprar veículos clássicos vem crescendo por aqui:

Trata-se da compra por meio de leilões veiculares.

Assim, depois de ter te mostrado as origens e os benefícios de comprar um veículo clássico de leilão, agora vamos mostrar mais.

Por isso, vamos te ensinar todos os passos para você garantir o seu clássico em um leilão de forma assertiva e econômica. 

Tá em busca de um clássico para chamar de seu, mas não quer pagar caro por ele?

Então, bora conferir os passos para os carros clássicos de leilão como arrematar. 

Carro automático de leilão: benefícios e cuidados

Comprar carro automático de leilão tem várias vantagens, como preço acessível e facilidade. Veja os cuidados necessários para fechar negócio!

Passo a passo para arrematar carro clássico de leilão 

Carros clássicos de leilão como arrematar, afinal?  

Comprar um veículo de leilão é uma tarefa simples, divertida e rápida.

Contudo, muita gente ainda faz confusão sobre esse tipo de compra. 

Muita gente acredita que para comprar um veículo de leilão, basta chegar na leiloeira e pagar pelo carro que mais gostou.

Esse é um erro muito comum, mas que aos poucos vem se desfazendo. 

Assim, para comprar um carro clássico de leilão, é preciso passar por alguns passos básicos e isso vale para todas as leiloeiras. 

Ao todo, são necessários três passos simples e importantes para arrematar o seu clássico em leilão.

E aqui vai um aviso: não é possível pular nenhum deles. 

E embora pareça algo complicado, já adiantamos que todos os passos são bem simples. 

Assim, não há motivo algum para preocupação. 

Para te ajudar, nossos especialistas prepararam um passo a passo especial para você fazer esse tipo de compra. 

Bora então aprender cada um desses passos. 

Passo 1: cadastro

O primeiro passo para comprar carros clássicos de leilão é a realização de um cadastro diretamente no site da leiloeira. 

Mas a boa notícia é que esse cadastro é bem simples.

Para fazer o cadastro você precisa incluir alguns dados como:

Nome completo, endereço de e-mail, seu endereço residencial, número de telefone e documentos como RG e CPF. 

Esses são os únicos dados para se cadastrar. 

Assim que você terminar o seu cadastro, automaticamente começa o passo dois. 

Passo 2: aprovação e habilitação

Para quem questiona: carros clássicos de leilão como arrematar? O segundo passo é a aprovação e a habilitação. 

Assim, em pouco mais de cinco minutos, a confirmação já surge no seu email.

Contudo, você ter o cadastro aprovado não quer dizer que você já vai comprar o seu carro clássico. 

Mesmo com um cadastro aprovado, você ainda precisa fazer a sua habilitação. 

A habilitação é um passo simples, mas necessário de ser feito. 

Assim, para se habilitar, você precisa apenas fazer login no site da leiloeira. 

Então, a partir do momento em que você faz o login, você automaticamente já participa dos leilões. 

E assim, você parte para o melhor de todos os passos: o arremate do seu clássico! 

Passo 3: arremate

E o terceiro e último passo para quem deseja comprar carros clássicos de leilão é o arremate. 

Afinal, com cadastro, aprovação e habilitação é só seguir com o arremate do seu veículo. 

Dessa forma, você precisa somente buscar uma leiloeira de qualidade e começar a dar seus lances. 

Conheça os melhores sites de leilão do Brasil

Depois de conhecer os passos para comprar em leilão, você certamente está se perguntando:

Carros clássicos de leilão como arrematar e onde garantir o meu?

Depois de conhecer os passos para fazer sua compra, a gente vem para te dar outra dica. 

Na verdade, são dez dicas!

Isso porque nossos especialistas separaram nada menos do que 10 sites de leilões de leilões de veículos que são os melhores do Brasil. 

Em cada uma dessas opções existem MUITOS carros clássicos esperando para serem comprados. 

Assim, se você está em busca de um carro em boas condições e quer pagar um preço baixo, a nossa dica é simples:

Basta clicar no botão abaixo e começar a sua procura. 

A gente garante que você não vai se arrepender.

Conheça os 10 melhores sites de leilão do Brasil

Saiba quais são os 10 melhores sites de leilões de veículos do Brasil e garanta um exemplar de qualidade e barato para chamar de seu!

Você também pode gostar

content

Carros movidos a hidrogênio: Vantagens e desvantagens

Carros movidos a hidrogênio oferecem várias vantagens, como autonomia e sustentabilidade. Confira aqui como será o futuro dessa tecnologia!

Continue lendo
content

JAC T60 Plus: Conheça o SUV diferentão que tem tudo para emplacar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! JAC T60 Plus: Conheça o SUV diferentão que tem tudo para emplacar

Continue lendo
content

Saiba quais são os passos para vender seu carro na Kavak

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Saiba quais são os passos para vender seu carro na Kavak

Continue lendo