Dicas

Carros usados vão baixar de preço em 2022?

As perspectivas são de que o mercado de veículos usados seja melhor no segundo semestre e no início de 2023. Mas será que os carros usados vão mesmo baixar de preço? Saiba aqui!

Anúncios

por Carlos Zecchin

Publicado em 17/03/2022

Carros usados tiveram aumento de preço em 2021, vai ter baixa agora?

Saiba se os preços dos carros usados vão baixar! Fonte: Adobe Stock.
Saiba se os preços dos carros usados vão baixar! Fonte: Adobe Stock.

Muito bem, durante todo o ano de 2021 o mercado automotivo enfrentou vários problemas, em função da pandemia. Isso elevou os preços dos automóveis, inclusive os seminovos e usados. Mas será que o preço dos carros usados vai baixar em 2022?

Entre as dificuldades, podemos destacar as constantes paralisações e a crise mundial na produção de semicondutores.

Pois eles são responsáveis pelo funcionamento de muitos equipamentos existentes nos veículos, em especial as centrais multimídias que equipam os carros hoje em dia.

E ainda, além dos problemas das montadoras, o que se viu foi uma mudança nos hábitos do consumidor, também por causa da pandemia.

Muitas pessoas passaram a precisar de um carro, para não depender de transporte público ou de serviços de aplicativos.

Assim, diante de todos esses motivos, os preços sofreram um aumento significativo, pois a procura se tornou maior que a demanda.

Então, muitos consumidores tiveram que adiar por um tempo o sonho de comprar um automóvel, aguardando assim uma baixa nos preços.

Nubank e Creditas: parceria para empréstimo

Você precisa de dinheiro emprestado? Então confira a nova parceria entre Nubank e Creditas para empréstimo! Juros baixos, cashback e mais!

Anúncios

Comprar carro usado vai valer a pena em 2022?

Descubra se vale a pena investir em um carro usado. Fonte: Adobe Stock.
Descubra se vale a pena investir em um carro usado. Fonte: Adobe Stock.

Pois bem, como visto, os preços dos carros novos continuam subindo pelos motivos citados acima.

As montadoras estão produzindo menos e mantendo sua rentabilidade. Direcionam as peças que chegam para versões e modelos específicos, que estão saindo mais.

Portanto, ainda não teremos uma situação totalmente normalizada na produção, em 2022.

Desse modo, a compra de um veículo usado é uma opção cada vez mais atrativa para muitos compradores com um orçamento limitado.

E ainda, devido aos avanços em tecnologia e fabricação, os modelos usados de hoje são mais confiáveis do que nunca.

Assim, se estiver pensando em adquirir um, no próximo ano pode ser que seja o melhor momento.

Mas de todo modo, você deve fazer seu planejamento financeiro, para saber o que realmente pode comprar. Assim, não terá dores de cabeça depois de fechar o negócio.

Algumas dicas na hora de comprar

Mas é preciso estar atento para alguns detalhes necessários, se realmente precisa comprar um automóvel em 2022.

Primeiro não caia na tentação de comprar apenas pela emoção, é preciso também usar um pouco a razão.

Então, faça a pesquisa nas mais diversas opções. Procure as marcas e modelos onde irá conseguir maior poder de negociação.

E também, procure saber o histórico do veículo. Sempre que possível, faça um test-drive para descobrir as reais condições do mesmo.

Ainda se achar necessário, peça a opinião de um mecânico de sua confiança.

Comprar em concessionária ou de um particular? Como encontrar o que desejo? São perguntas que todos fazem.

Enfim, as opiniões são diversas, sendo que alguns opinam que não se deve comprar carro usado, mas outros acham que vale a pena, por ser mais econômico.

Anúncios

Tendências de mercado para os carros usados: vão baixar de preço?

Mas, afinal, o preço dos carros usados vai baixar? Fonte: Pexels.
Mas, afinal, o preço dos carros usados vai baixar? Fonte: Pexels.

Assim, diante de tantas variáveis para analisar, vamos ajudá-lo com informações sobre as tendências do mercado de carros usados para 2022. Acompanhe a seguir.

De fato, até 2022, estima-se que mais de 39% de todas as vendas serão de veículos usados.

Portanto, se você está mesmo pensando em comprar, fique tranquilo. Você não está sozinho!

Uma pesquisa aponta que 95% dos interessados em comprar ou trocar de automóvel, tem a intenção de fazê-lo ainda em 2022.

Outra pesquisa mostra que janeiro de 2022 foi o pior mês em volume de vendas, desde 2017.

Então, o consumidor deve se perguntar se os preços não devem realmente começar a diminuir.

De fato, espera-se que o custo médio diminua em cerca de 3%.

Isso mostra que a compra em 2022 deve ficar mais barata.

E o que dizem os especialistas do mercado?

Muito bem, os especialistas do mercado opinam que o melhor momento para comprar deve ser no segundo semestre de 2022 ou no início de 2023.

Pois a produção de carros novos tende a se normalizar. Assim, os preços podem começar a cair e você poderá encontrar melhores oportunidades de fazer um bom negócio.

Afinal, a conjuntura atual é de baixos estoques nas concessionárias, aliado com a falta de componentes e da sazonalidade desse período.

Além disso, o crédito ao consumidor para financiamentos foi restringido pela alta de juros, o que está ocasionando uma perda de renda nesse momento.

Até agora só temos especulações sobre o comportamento do mercado automotivo durante o ano de 2022, e fica difícil saber com certeza o que vai ocorrer.

Aliás, por envolver uma série de variáveis, a própria tabela FIPE pode sofrer alterações significativas de preços. 

Assim, diante de todas essas condições, o que se vê são os consumidores perdendo o interesse em comprar, ou estão aguardando os preços baixarem em algum momento.

Desse modo, é preciso por enquanto aguardar para ver como o mercado vai se comportar nos próximos meses.

Pois caso as vendas continuem baixas, provavelmente as montadoras vão começar a oferecer condições melhores para alavancar suas vendas, e não ficarem com veículos encalhados no pátio.

Conclusão

Enfim, adquirir um veículo usado nem sempre é uma tarefa fácil. O custo não é barato e você sempre poderá encontrar surpresas desagradáveis, depois de fechar o negócio.

Mas faça uma pesquisa com calma, pois são muitas as opções que vai encontrar, seja em concessionárias ou diretamente de um particular.

Ou ainda, poderá pensar na possibilidade de comprar um carro de leilão, que também é uma boa alternativa de compra, por preços vantajosos e abaixo da tabela.

Assim, sempre fique atento ao seu orçamento, para não fazer uma negociação levado pela emoção.

Tome os cuidados necessários, conforme algumas dicas que demos acima no artigo. Com certeza vai encontrar o carro que procura, em condições de atender suas expectativas e necessidades.

Dessa forma, sairá satisfeito e dirigindo sem preocupações o veículo que tanto sonhou em ter na sua garagem.

E se você acha que os leilões podem ser uma boa oportunidade para adquirir o seu veículo usado, confira a seguir mais informações sobre o Edgar Carvalho Leiloeiro, onde você pode encontrar uma grande variedade de ofertas para fechar o melhor negócio. Confira!

Logo Edgar Carvalho Leiloeiro

Edgar Carvalho Leiloeiro: como se cadastrar

No escritório Edgar Carvalho Leiloeiro você encontra uma boa oportunidade para conseguir seu carro usado: saiba como comprar!

Sobre o autor

Carlos Zecchin

Entusiasta da escrita, tem interesse pessoal em assuntos relacionados a negócios, empreendedorismo e, como todo brasileiro, por carros. Acredita que todo conhecimento adquirido é um bem pessoal intocável.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comprar Nissan Kicks: Conheça as dicas para fazer um bom negócio!

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Nissan Kicks: Conheça as dicas para fazer um bom negócio!

Continue lendo
content

Os 10 carros mais beberrões do Brasil em 2021: Saiba quais são

Saiba quais são os 10 carros mais beberrões do Brasil em 2021 e faça uma escolha econômica na hora de escolher seu exemplar!

Continue lendo
content

Financiamento de veículos Bradesco: conheça e saiba se é confiável

Descubra aqui se o financiamento de veículos Bradesco é confiável e aproveite condições incríveis e até 60 meses para pagar!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Lut Leilões: conheça e saiba se é confiável

Na Lut Leilões, você pode encontrar o carro que procura por um bom preço. Então saiba como funciona a Lut Leilões e se é confiável!

Continue lendo
content

Saiba quais são os 15 carros mais roubados no Brasil

No Brasil, a SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, permite consultar índices de veículos roubados e furtados, assim como o número de sinistros de cada modelo. Com isso, alguns carros acabam sendo vendidos em maior quantidade e por terem maior comercialização, acabam por ter um maior número de roubos e furtos

Continue lendo
content

Como comprar na Leilão Hasta Vip

Saiba quais são os passos para comprar na Leilão Hasta Vip e adquira o melhor carro por até metade do preço da Tabela Fipe. Confira!

Continue lendo