Artigos

Leasing de carros: saiba como funciona e garanta o seu!

Saiba como funciona o leasing de carros e como ele é a saída para você garantir o seu veículo na garagem de uma vez por todas.

Anúncios

por Murilo C.

Publicado em 22/07/2021

Leasing de carros sempre será uma ótima opção! 

Quando se planeja comprar um veículo, muitas dúvidas chegam à cabeça do consumidor. E não estamos falando só do modelo, preço, ano ou cor. Uma das maiores preocupações é como o veículo será adquirido e mesmo diante de tantas opções, o leasing de carros ainda é uma das melhores opções para quem quer ter um automóvel na garagem. 

image
Comprar carro com CNPJ

Comprar carro com CNPJ

Comprar carro com CNPJ garante desconto e facilidades. Saiba como proceder

Como se sabe, hoje existem diferentes maneiras de se comprar um carro.

Financiamento, consórcio, empréstimo com garantia, parcelamento na promissória e até mesmo arrematar o carro diretamente em um leilão veicular são opções utilizadas por quem deseja comprar carro. 

Mesmo que esteja caindo em desuso, o leasing de carros é uma maneira positiva de adquirir um automóvel que mistura um aluguel e um consórcio, mas que não é uma coisa nem outra. 

O mercado automotivo oferece hoje diferentes opções de negócios para adquirir um veículo 0km ou usado. 

Conhecer cada uma dessas opções é fundamental para tomar a decisão mais inteligente na hora de fazer uma compra.

Hoje vamos te mostrar tudo e mais um pouco sobre o leasing de carros!

Se você está querendo comprar um carro e busca por diferentes opções, a leitura de hoje é obrigatória.

Partiu conferir!

Anúncios

Entendendo o que é o leasing de carros

O leasing de carros é uma prática de venda reconhecida pelo Banco Central como arrendamento mercantil.

Na verdade, se trata de um tipo de acordo entre banco e concessionária onde o comprador é o principal beneficiário. 

Falando de maneira direta e popular, o leasing é como um aluguel de carro que o banco faz com alguns clientes. 

Mas ao término desse prazo, o banco dá ao cliente a opção de comprar o veículo. 

Quando se assina o contrato de leasing, o comprador tem a posse do veículo e pode usá-lo pagando uma parcela mensal por isso. 

Leasing é opção para compra de carros!
Leasing é opção para compra de carros!

E aqui, entra uma questão importante: o carro fica em nome do banco e isso significa que não é possível vender o veículo antes do contrato chegar ao fim. 

Por ter regras próprias, o leasing não é considerado um financiamento, mas um aluguel com possibilidade de compra. 

Se ao término do contrato você optar por ficar com o carro, na verdade você teria feito um financiamento por meio do leasing. 

Regras do leasing de carros

Como todo e qualquer tipo de negociação, o leasing de carros possui algumas regras que precisam ser seguidas pelo comprador e pela instituição financeira. 

São elas:

Todo e qualquer tipo de leasing de veículos possui duração mínima de 24 meses ou 2 anos, que pode se prolongar por até 42 parcelas. Isso depende de um comum acordo entre as partes;

É o contratante, no caso você, que determina o modelo, cor e ano do carro, mas o automóvel fica no nome do banco. Como dissemos, o pagamento mensal é como uma forma de aluguel pelo uso do veículo;

O valor residual, que é a garantia que falta para quitar o carro depois que for finalizado o período do aluguel, pode ser acordado de diferentes maneiras;

O cliente pode escolher, por exemplo, embutir o valor residual nas parcelas por meio de juros ou pode pagar a diferença para ter o veículo ao término do acordo pré-fixado;

A responsabilidade com seguro, manutenção e taxa de transferência fica por conta do usuário. Como se sabe, a taxa de transferência é necessária para passar o carro para o seu nome, caso você opte por ficar com ele. 

Anúncios

Existem três tipos diferentes de leasing

Existem hoje no mercado três tipos diferentes de leasing. São eles: operacional, financeiro e leasing back.

Vamos te mostrar as diferenças entre cada um desses tipos agora. 

Leasing operacional

No leasing operacional, o arrendador arca com custos de manutenção dos produtos. 

Já o arrendatário pode optar por desfazer o contrato em no mínimo 90 dias após o início com aviso prévio para a empresa ou contratante. 

Leasing financeiro

O leasing financeiro é muito semelhante com o aluguel, tendo como diferencial a possibilidade de compra do bem ao término do contrato, com o valor já estabelecido. 

É sobre esse tipo de negociação que se baseia o leasing de carros. 

Leasing back

Esse último tipo ocorre no meio empresarial, ou seja, é usado quando uma corporação necessita de capital de giro. Ela vende seus bens e os aluga de volta do locatário. 

As vantagens de um leasing de carros

O leasing de carros é um negócio que possui uma série de pontos vantajosos, para quem optar por ele. Os principais pontos nesse caso são:

Por não ter IOF – Imposto sobre Operações Financeiras os valores das parcelas são mais reduzidos;

Possibilidade de financiar o valor completo do veículo sem precisar dar nenhum tipo de entrada;

Leasing de carros possui vantagens e desvantagens
Leasing de carros possui vantagens e desvantagens

Maior chance de aprovação em relação a outros trâmites para a compra de veículos. Isso porque é o banco que tem a posse do carro, o que garante a retomada do bem em caso de não pagamento; 

Por conta da segurança para ambos os lados, os juros nesse tipo de negócio são menores;

Diferentemente do que ocorre em um consórcio, a pessoa já sai com o carro da loja após a assinatura do contrato. Não é preciso esperar para ser contemplado. Isso é visto como um grande diferencial para quem tem pressa;

Desvantagens do leasing de carros

E como em qualquer outro tipo de negócios, o leasing de veículos possui alguns aspectos que podem não ser vantajosos. São eles: 

Como já abordamos anteriormente, o carro não fica no nome do comprador durante o contrato. Essa é a garantia que a instituição financeira em casos de não pagamento;

Durante vigência do contrato, que tem no mínimo dois anos, não é possível vender o carro;

Para adquirir de fato o veículo, o comprador precisa esperar que o período de contrato acabe, para que o aluguel deixe de vigorar e ele possa começar a pagar o carro como seu. 

Embora seja uma característica em outros tipos de negócios que envolvem comprar veiculares, no leasing, o carro com juros e correção monetária acaba saindo mais caro que o valor inicial. 

Ainda falando de valores, é importante ter em mente que veículos sofrem desvalorização com o passar do tempo. Assim, como o contrato de leasing dura pelo menos dois anos, é possível que quando o veículo for comprado, ele valha muito menos do que no começo do negócio. 

Conclusão

Embora seja uma opção que não vem sendo muito oferecida, o leasing de carros ainda é uma forma palpável de comprar o seu veículo. 

Como mostramos, trata-se de uma opção que possui vantagens e desvantagens. 

Assim, cabe a você avaliar os pontos positivos e negativos desse tipo de negócio antes de assinar o contrato de leasing, uma vez que assinado o contrato, você ficará preso a ele por pelo menos dois anos. 

Se você está em busca de uma compra veicular funcional e racional e ainda quer garantir um ótimo preço, saiba que isso é possível por meio de uma compra com CNPJ. 

Se você tem um CNPJ você pode comprar um carro zero com até 30% de desconto com uma série de outras facilidades. 

Ficou interessado? Quer saber mais sobre isso? É só clicar no botão abaixo! 

Comprar carro com CNPJ

Comprar carro com CNPJ

Comprar carro com CNPJ garante desconto e facilidades. Saiba como proceder

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Prós e contras do Volkswagen Virtus: Saiba como é ter um exemplar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Prós e contras do Volkswagen Virtus: Saiba como é ter um exemplar

Continue lendo
content

Descubra quais são os hatches mais econômicos do Brasil

Descubra quais são os hatches mais econômicos do Brasil e economize não apenas na hora de comprar, mas também no combustível!

Continue lendo
content

Descubra as formas de contratar Azul Seguro Auto e proteger seu carro

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Descubra as formas de contratar Azul Seguro Auto e proteger seu carro

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Financiamento de veículos Banco PSA: conheça e saiba se é confiável

Conheça o financiamento de veículos Banco PSA e veja se é confiável para você comprar carros Peugeot e Citroën de acordo com seu orçamento!

Continue lendo
content

Aceena carro por assinatura: conheça e saiba se vale a pena!

Garanta o seu carro alugado 0km em condições bem vantajosas. Saiba como funciona e se a Aceena carro por assinatura vale a pena!

Continue lendo
content

Saiba como contratar seguro auto Youse: conheça as diferentes maneiras

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Saiba como contratar seguro auto Youse: conheça as diferentes maneiras

Continue lendo