Connect with us

Artigos

Evolução do Ford Ka: O Carro Simples Que Alcançou O Topo

Por

Brendo Baker 

| Publicado em

Surpresa! É a palavra que define o majestoso Ford Ka, um veículo relativamente “simples”, que gradualmente foi conquistando seu espaço no mercado e se tornando o carro mais vendido da Ford no Brasil. O carro simples que alcançou o topo, conhecido por ser um dos melhores carros populares e por estar ativo em todas as áreas de comércio de automotores, como usados, leilões, premiações, mercado convencional, etc.

Confira agora a evolução do Ford Ka, o carro simples que alcançou o topo!

carro simples
Ford Ka - Senhor Carros

Origem

O Ka é um veículo fabricado pela montadora Ford, com produção brasileira na sua fábrica em Camaçari, antes era em São Bernardo do Campo, em São Paulo. Também é fabricado na Espanha, onde é comercializado para toda a Europa, enquanto a versão brasileira é comercializada para toda América Latina.

carro simples
Ford Ka - Senhor Carros

Ele surgiu como um veículo estilo hatchback e com um visual completamente peculiar, foi muito conhecido pelo seu design que o fazia ser único. No Brasil ele era um subcompacto em sua primeira geração, e na Europa oferecia versões mais desportivas, como SportKa e também conversíveis (StreetKa). 

Ele passou a ser compacto depois, mas ainda sim era um carro simples, com mecânica fiel a um excelente carro popular da época. Até que chegou sua terceira geração, cheia de novidades como o sedan denominado de Ka+ e o novo Ford Ka, que fizeram este simples carro alcançar os enormes números de hoje.

Gerações 

Começando com a primeira geração do Ford Ka, que foi lançada em 1996, na época o Volkswagen Gol estava em ascensão, então era bem difícil competir em busca de espaço. Ele foi oferecido como veículo de entrada da Ford, o carro mais barato que a Ford já comercializou, custando míseros R$11.000. Seu visual foi tão peculiar que inaugurou o conceito de design “New Edge”, que serviu de inspiração para a criação de modelos como Focus e Fiesta. O desenho é baseado em uma pirâmide, o Ford Ka tem inspirações egípcias e o nome “Ka” em egípcio significa “Alma”. O Ford Ka teve algumas séries limitadas em nosso mercado, o Ka Tecno com 800 unidades fabricadas, e o StreetKa com 37.076 unidades. 

carro simples
Ford Ka (primeira geração) - Senhor Carros

A segunda geração do Ka foi lançada em 2007 pela Ford como modelo 2008. Houve mudanças bem visíveis, mas ele continuava com o título de excelente carro simples de entrada da Ford. Das mudanças do Ford Ka, para os apreciadores a mais nítida foi o design, já que ele ficou com uma traseira mais arrojada similar ao Ford Fiesta. Também trouxe a motorização Rocam Flex bicombustível nas versões 1.0 e 1.6 do Ka. Sua capacidade de carga também aumentou, ficando mais confortável e podendo comportar três passageiros no banco de trás com facilidade e autonomia. A segunda geração do Ford Ka sofreu dois recalls e teve as versões Facelift e Ka Sport como as principais do modelo.

carro simples
Ford Ka (segunda geração) - Senhor Carros

Revelado no Brasil em novembro de 2013, o Ford Ka Concept inaugurou a terceira geração do Ford Ka. Com melhorias excepcionais, sem perder o posto de carro simples. Logo em seguida, em 2014, foi revelada a versão sedan chamada de Ka+, e somente em 2016 o modelo foi comercializado no mercado Europeu. Talvez exista outro carro simples que conquistou diversos títulos, mas não como o Ford Ka. De modelo de entrada a carro mais vendido da montadora, as versões da terceira geração do Ford Ka alavancaram a Ford, colocando ela no podium de vendas com o Hatch e no Top 20 com o Ka+, se tornando juntos, os carros mais vendidos da Ford.

carro simples
Ford Ka (terceira geração) - Senhor Carros

Especificações 

À primeira vista, para um carro simples o Ford Ka é bem potente, deixando o antigo motor 1.5 Ti-VCT flex de quatro cilindros 110 cv para usar o mesmo que o do Ford Ecosport 1.5 litro Dragon flex de três cilindros. São 136 cv com etanol e 128 cv de potência com gasolina, a 6.500 rpm.

Ford Ka - Senhor Carros

O desempenho do Ford Ka está relativamente razoável para um carro simples. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h. Isso com o Ka 1.0 Manual. Já o Ka 1.5 2020, faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h.

Ford Ka - Senhor Carros

O consumo do Ford Ka continua sendo um dos pontos fortes que fazem esse carro simples ser tão popular. De todas as versões, a média de consumo com etanol varia entre 8,4 km/l à  10,1 km/l. Enquanto com gasolina tem uma média de 10,1 km/l à 15,5 km/l. E alguns proprietários afirmam que fazem muito mais do que essa média com os seus Fords Kas.

Prêmios e Detalhes

O Ford Ka não é apenas o carro simples de entrada da Ford que dominou o mercado, ele é uma grande referência, dono de vários títulos e conquistas. Iremos listar algumas das conquistas e prêmios que o Ford Ka possui. Confira abaixo:

Ford Ka - Senhor Carros

Você pode conferir todos os prêmios da Ford aqui: prêmios Ford, se quiser olhar mais os detalhes destas conquistas. Além dos prêmios, o Ford Ka participa de uma corrida, com um modelo exclusivo chamado de Ka Rally. A corrida ocorre no Reino Unido e é algo muito interessante, pois ele foi projeto de série única com um veículo de entrada para participar da competição. Um carro simples em uma competição, é uma grande conquista para Ford. O Ford Ka é um veículo excepcional, que ainda tem muito o que mostrar, mas até agora, todos nós estamos satisfeitos por ver a evolução de um carro simples ao monopólio do mercado convencional.

Todas as versões 

____CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE____

SIGA NO FACEBOOK

Em alta