Artigos
Faça você mesmo: guia de cuidados caseiros com o carro
Neste guia de cuidados caseiros com o carro você aprende como trocar o óleo, a bateria, substituir a paleta do limpador e muito mais!
Anúncios
Cuidados caseiros com o carro: aprenda a realizar pequenos reparos no seu veículo!
Saber alguns cuidados caseiros com o carro é uma ótima maneira de economizar dinheiro, ganhar conhecimento e de quebra manter um veículo funcionando adequadamente, pronto para qualquer passeio.
Afinal, quem já tem, sabe que manter um carro é uma das sensações mais prazerosas da vida. Entretanto, essa tarefa pode dar bastante trabalho e custo. Por exemplo, pagar seguro, IPVA, possíveis multas, combustível e estacionamento.
Qual a melhor opção: etanol ou gasolina?
Não sabe qual a melhor opção para seu carro, etanol ou gasolina? Leia agora sobre os dois tipos de combustível e saiba as vantagens de cada um!
Mesmo assim, existem formas de economizar, e a realização de cuidados caseiros com o carro é a melhor em termos de guardar aquele dinheiro, que pode ser reinvestido no próprio carro.
Por isso, mostraremos agora os principais cuidados caseiros com o carro que você mesmo pode fazer na garagem da sua casa, como trocar óleo, checar pneus, limpadores e mais. Confira!
Motivos para conhecer seu carro: segurança durante a condução do veículo!
Além do mais, conhecer seu carro não serve só para realização de cuidados caseiro por conta própria. É importante estar familiarizado com seu veículo para compreender o funcionamento dele e manter a segurança da condução.
Assim, se você conhecer seu automóvel de maneira específica e somar a isso um conhecimento básico de mecânica, será capaz de evitar problemas e ainda poderá economizar dinheiro com algumas manutenções.
Mas aqui cabe um aviso! É importante conhecer o limite dos cuidados caseiros com o carro e com isso saber que existem muitos casos onde apenas um mecânico de sua confiança poderá solucionar o problema.
Você será redirecionado a outro site
Cuidados caseiros com o carro: conheça 11!
Então, está querendo economizar um pouquinho com o seu carro? Saiba a seguir 11 cuidados que você mesmo pode aplicar no veículo para que ele tenha que parar menos vezes na oficina durante o ano!
Verificação e completação de fluídos
O simples ato de verificar semanalmente os fluídos do seu carro já uma grande ação de manutenção caseira com seu automóvel. Importante lembrar de que essa verificação deve ser feita com o motor frio, tudo bem?
Observe se o fluído de arrefecimento está nivelado de maneira adequada, de acordo com a marcação no reservatório. Caso esteja abaixo, basta completar, usando o fluído indicado pelo fabricante, disponível no manual do proprietário.
Quanto à verificação do óleo do motor, aquela sempre oferecida nos postos de combustível é extremamente simples de ser feita em casa, também. Basta retirar a vareta do motor, limpando com um pano ou toalha de papel.
Em seguida, é só colocá-la de volta e puxar para verificar se o nível bate com a marcação. Mas é natural que o nível do óleo esteja um pouco baixo, tudo bem?
Para contornar o problema, basta apenas completar com o mesmo óleo que foi usado na troca anterior. Lembrando que a aferição e a completação devem ser feitas com o carro desligado e o motor frio.
Substituição das paletas do limpador
Aqui temos um dos cuidados caseiros com o carro mais simples de serem feitos. Os limpadores de para-brisa não podem ser esquecidos, uma vez que são importantes itens de segurança, seja nas estradas ou dentro da cidade.
Por estarem sempre expostos, esse item tem uma vida útil bastante limitada perto de outras peças, cerca de seis meses ou até que comecem a ressecar ou riscar o vidro. Aliás, a troca de paletas é simples.
Basta de ter um pouco de cuidado para não forçar o braço do limpador quebrando-o. Além disso, é possível comprá-las em autopeças ou postos de combustível, basta encontrar um modelo que seja compatível com seu veículo.
Troca de óleo lubrificante e filtro
É muito comum que as pessoas façam a troca do óleo lubrificante e do filtro em oficinas ou até mesmo em postos de gasolina. Mas se você tiver o mínimo de conhecimento mecânico e um pouco de espaço, consegue fazê-la em casa.
Para isso, é preciso deixar o motor desligado, retirar o parafuso do cárter e deixar o óleo escorrer em algum recipiente. Após isso, o reservatório deve ser fechado novamente, tudo bem?
4 cuidados importantes com veículos à GNV
Saiba como cuidar de um carro movido a gás natural comprimido. Seguindo estes cuidados, você será capaz de usar seu veículo a GNV por muitos anos e com toda a segurança.
Antes de colocar a nova solução, aproveite para trocar o filtro, retirando-o com uma ferramenta específica para essa finalidade. Basta tirar o filtro velho e colocar o filtro novo e encher de óleo lubrificante logo em seguida.
As especificações de quais tipos de filtro e óleo utilizar, assim como a quantidade, também estão disponíveis no manual do proprietário. Após toda a retirada do óleo, lembre-se de descartar o produto num local adequado.
Checagem dos pneus
Esse é um dos cuidados caseiros com o carro mais simples de ser feito em casa. A checagem permite verificar se os pneus estão murchos, se houve danos na roda, se há algum furo, desgaste irregular ou se o pneu está careca.
A checagem dos pneus devem ser feitas semanalmente pelo proprietário do veículo, assim como a calibragem. Afinal, pneus descalibrados promove desgastes prematuros de peças do veículo.
Além disso, aumentam o consumo de combustível e até podem até mesmo diminuir a eficácia dos freios. Sendo assim, checar os pneus é um cuidado caseiro gratuito que promove uma série de economias futuras e traz segurança.
Troca de bateria também faz parte dos cuidados caseiros com o carro
Geralmente a bateria começa a apresentar algum tipo de problema com cerca de três anos de uso, o prazo médio de sua vida útil. A boa notícia é que a substituição dela é extremamente simples e não requer ajuda profissional.
Para iniciar o procedimento, é preciso soltar os parafusos com uma chave “L”. Os polos positivos e negativos estão informados com os sinais de + e – assim, comece soltando o cabo do polo negativo.
E em seguida, solte o do polo positivo. Depois, retire a bateria com problemas e coloque a bateria nova. No entanto, na hora de ligar os cabos o procedimento deve ser o inverso: conectar primeiro o polo positivo e depois o negativo.
Limpeza e substituição do filtro de ar condicionado
Aqui temos mais um exemplo simples de cuidados caseiros com carro. Caso seu carro tenha ar-condicionado, sabia que você mesmo pode fazer a manutenção do sistema?
Vídeos simples estão na internet mostrando como essa limpeza pode ser feita. Geralmente, o sistema é aberto e com a ajuda de panos de algodão e um filtro novo, você pode limpar e fazer a substituição.
Aliás, a limpeza do sistema e a troca do filtro devem ocorrer uma vez por ano. Entretanto, caso você more em uma cidade poluída, esse prazo pode ser menor.
Restauração de faróis ressecados
É muito comum que os faróis do carro embacem com o tempo. Por ser um tipo de plástico, o sol e o clima acabam por tornar o material opaco, mas a boa notícia é que é possível resolver esse problema de maneira caseira.
O primeiro passo para restaurar faróis ressecados é descobrir se o problema é interno ou externo. Caso o problema seja por fora, é possível restaurar a peça usando uma lixa d’água e uma massa de polimento.
Mas, passe com calma e precisa para não danificar ainda mais a peça, certo? Caso o problema seja interno, é provável que o farol tenha uma rachadura e nesse caso, o melhor a ser feito é comprar um novo e realizar a troca.
Troca de para-lamas
Quem enfrenta trânsito pesado com frequência e precisa usar garagens apertadas, normalmente acaba com algum amassado no carro, e os para-lamas são as áreas mais suscetíveis a quebras e achatamentos.
Mas o que poucos sabem é que esse é um dos cuidados caseiros com o carro mais simples de serem feitos. A troca de para-lamas não dá trabalho, mas requer um pouco de força.
3 dicas fundamentais para comprar um carro
Saiba dicas essenciais para comprar um carro usado de maneira segura e eficiente, formas de pagá-lo e onde consegui-lo. Escolha bem!
Ela envolve apenas parafuso, mas para isso é preciso soltar o para-choques antes de iniciar o processo. Dessa forma, basta desparafusar o para-lamas abalroado e parafusar a nova peça.
É possível efetuar a troca com uma chave de fenda ou então com uma parafusadeira elétrica. É um serviço simples, mas já adiantamos que requer um pouco de paciência.
Remoção de riscos e arranhões
A remoção de arranhões também faz parte do rol de cuidados caseiros com o carro, porém, trata-se de um serviço bastante específico, então é preciso ter bastante cuidado com essa tarefa.
Antes de tentar reparar um arranhão, tenha tempo para inspecioná-lo com cuidado. Por isso, é fundamental que esse procedimento seja feito em uma área com bastante iluminação.
É possível inclusive usar uma lupa para uma observação mais atenta e profunda. Para esse tipo de cuidado é importante ficar atento à profundidade dos riscos.
Isso porque muitos riscos e arranhões são superficiais e passam levemente pela cobertura da pintura. E são apenas esses os tipos de riscos que você pode facilmente remover em sua casa.
Alugar ou comprar moto: qual vale mais a pena?
Ter uma moto própria ou alugar? Se você tem essa dúvida, confira esse artigo que vai te mostrar as vantagens e desvantagens de cada opção.
Para realização desse tipo de trabalho, é preciso buscar produtos específicos de polimento que podem ser facilmente encontrados em lojas de produtos automotivos.
Há quem faça uso de lixa mesmo quando o arranhão ou risco é pequeno, nesses casos você deve procurar uma lixa número 2000 ou superior, lixas grossas podem danificar ainda mais a pintura do carro.
Para casos mais simples, a aplicação de cera no local afetado com um pano polidor em seguida já é o suficiente para resolver o problema.
Entretanto se você visualizar um risco ou arranhão com revestimento em branco, não tente resolver esse problema em casa. Nesse caso, busque uma oficina de funilaria de sua confiança.
Troca da antena
Independentemente do tipo de antena do seu carro, ela pode quebrar. Para trocá-la, em modelos novos, basta apenas desparafusar a antena quebrada e parafusar uma antena nova.
Caso seja um modelo mais antigo, a tarefa é um pouco mais trabalhosa, sendo necessário afrouxar os parafusos para retirar a antena velha e quebrada e colocar a antena nova.
Conserto de amassados
E por último, mas não menos importante dentre os cuidados caseiros com o carro está o processo de desamassar os amassados. Afinal, quem nunca deu uma barbeirada que atire a primeira pedra!
1. Água quente e água fria
Como se sabe, o calor é capaz de tornar materiais mais maleáveis e flexíveis. Sendo assim, a sugestão é esquentar uma panela de água e despejar de maneira lenta sobre a parte amassada do seu carro.
Às vezes, o simples ato de jogar a água quente pode fazer com que a lataria volte a ser como era de maneira instantânea devido ao processo de dilatação.
Caso seja uma parte plástica, como um pára-choques ou para-lamas, a peça ficará mais maleável e suscetível ao processo de desamassar.
6 melhores modelos de moto para viagem
Para fazer uma viagem tranquila e prazerosa a bordo de uma moto é preciso escolher aquela que mais combina com você. Então, veja quais as melhores motos para viagem.
Nesse caso, é possível despejar a água quente ou passar o pano umedecido sobre o amassado e empurrá-lo para o local original. Para realizar esse empurrão, é possível usar as próprias mãos ou então um martelo de borracha.
Em áreas difíceis de serem acessadas, onde não é possível alcançar por meio de batidas ou empurrões, é possível usar água bem gelada logo após ter utilizado a água quente. O objetivo dessa técnica é bem simples.
Através da variação de temperatura, as moléculas plásticas, em um primeiro momento, se afastam por meio do calor e em seguida se unem, por meio do contato com a água fria, o que faz com que a carroceria volte à posição original.
2. Desentupidor doméstico
Mesmo depois de ter jogado água quente e água fria, está esperando a lataria voltar à posição original e acha que um empurrão na face oposta da avaria seria uma boa opção para desamassá-la?
Para isso, basta usar um desentupidor doméstico. O ideal aqui é que se use desentupidores maiores e sem furos ou dobras, pois são mais eficientes para esse tipo de reparo.
Dessa forma, basta posicionar o desentupidor de modo firme no local do amassado, tentando recuperar toda a área. Assegure-se de que a pressão será aplicada no local correto e puxe de maneira delicada, mas firme.
3. Secador de cabelo e spray de CO2
E aqui temos a última forma dentre todos os tipos de cuidados caseiros com o carro: a reversão de amassados com o uso de Spray de CO2 e secador de cabelos.
Para isso é preciso apontar o secador na temperatura mais alta possível sobre o amassado e manter movimentos circulares no local por cerca de 2 minutos.
Após o aquecimento, aplique o spray de CO2, mas tenha cuidado e cheque antes de usar, pois elementos que causam resfriamento rapidamente, como o CO2, podem gerar bolhas ou estufar a carroceria.
Por isso, essa técnica é mais eficaz quando aplicada em áreas do carro que são menos rígidas, tudo bem? E agora que você já sabe quais são os principais cuidados caseiros com o carro, é hora de colocar a mão na massa!
E, se você quiser continuar acompanhando informações sobre carros, que tal entender sobre o IPVA deste ano? Saiba como consultar e pagar no conforto da sua casa a seguir!
IPVA 2023: como consultar e pagar pela internet!
Entenda como fazer para consultar seu IPVA em 2023 e comece o ano quitando dívidas. É possível realizar o pagamento online pelo internet banking.
Sobre o autor / Senhor Carros
Revisado por / Samantha Scorbaioli
Editor(a) sênior
Em Alta
Saiba quais são os prós e contras do Renault Duster Oroch
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Saiba quais são os prós e contras do Renault Duster Oroch
Continue lendoKinto Share locação de veículos: conheça e saiba se vale a pena!
A Toyota lançou um serviço para facilitar a locação de um carro. Mas vale a pena alugar no Kinto Share locação de veículos? Confira!
Continue lendoSeguro auto Itaú: Conheça as modalidades e vantagens
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Seguro auto Itaú: Conheça as modalidades e vantagens
Continue lendoVocê também pode gostar
Vale a pena comprar um carro esportivo
Clique e saiba o que levar em conta antes de comprar um carro esportivo, já que nem sempre ele vai se adequar ao seu dia-a-dia. Veja aqui!
Continue lendoComo comprar Volkswagen Virtus e fazer um bom negócio
Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar Volkswagen Virtus e fazer um bom negócio
Continue lendo5 dicas para pegar a estrada de moto de maneira segura e eficiente!
Pegar a estrada de moto nunca foi tão fácil e seguro com essas dicas que separamos para você! Veja agora e não adie sua viagem.
Continue lendo