Carro

IPVA 2023: como consultar e pagar pela internet!

Entenda como fazer para consultar seu IPVA em 2023 e comece o ano quitando dívidas. É possível realizar o pagamento online pelo internet banking.

Anúncios

por Klinsman Santana

28/12/2022 | Atualizado em 12/01/2023

IPVA 2023: uma das obrigações financeiras de quem é proprietário de quaisquer veículo

Mas, afinal, como consultar o IPVA em 2023? Fonte: AdobeStock.
Mas, afinal, como consultar o IPVA em 2023? Fonte: AdobeStock.

Entra ano e sai ano, e uma das poucas certezas que temos é justamente a de que as contas chegarão para serem pagas. O IPVA é uma dela, então é preciso saber como consultar seu valor em 2023 para não deixar dívidas.

homem de terno azul bate um martelo de juiz sobre uma miniatura de carro branca em sua mão

Leilão de carros seguro: 8 dicas infalíveis

Está pensando em participar de um leilão de carros seguro, mas tem medo de se meter em alguma encrenca? Hoje vamos te mostrar como saber se um site de leilões é seguro!

Portanto, se você é um proprietário de veículo automotivo, é essencial ficar em dia com o imposto para evitar problemas futuros. Então, veja a seguir um guia completo sobre o IPVA 2023!

Sobre o IPVA 2023

Primeiramente, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto obrigatório para proprietários ou possuidores de veículos motorizados em todo o território nacional.

Ademais, o imposto será calculado com base no valor do veículo para o ano vigente, e está sob responsabilidade das secretarias da fazenda de cada estado.

No entanto, ele pode variar de acordo com o cálculo tarifário, que estará disponível no respectivo portal em que a consulta for realizada.

No estado de São Paulo, por exemplo, o IPVA 2023 custará 10,77% a mais do que o de 2022. Isto pode pesar no bolso de alguns proprietários desprevenidos.

A que se destina a arrecadação do IPVA?

Então, veja para onde vai o valor do imposto. Fonte: AdobeStock.
Então, veja para onde vai o valor do imposto. Fonte: AdobeStock.

Assim como toda arrecadação de imposto, o estado vai reverter o valor em gastos de ordem pública. Nesse sentido, no caso do IPVA, por lei serão destinados 20% (vinte por cento) do valor arrecadado para o FUNDEB.

Já o restante da porcentagem será repartido em 50%. Então, metade para o Estado e a outra metade para o município de registro do veículo.

Ademais, as câmaras de cada estado ou município é que designam esses valores para diversos setores de ordem pública. Por exemplo, as áreas da saúde, da educação, da segurança pública e da infraestrutura.

IPVA 2023: o cálculo

O cálculo do valor do IPVA 2023 tem como critério principal o valor do veículo praticado para compra e venda ao fim do último exercício, no caso o fim do período de vigência do IPVA 2022.

Desse modo, a fim de que o valor chegue a números absolutos, realiza-se por sua vez ampla pesquisa de mercado sob responsabilidade de uma instituição pública em todo o território nacional.

Para este fim a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) lança periodicamente uma tabela com os valores médios praticados para compra e venda de veículos novos, seminovos e usados.

Bomba abastecendo carro

Etanol ou Gasolina? Descubra a melhor opção

Não sabe qual a melhor opção para seu carro, etanol ou gasolina? Leia agora sobre os dois tipos de combustível e saiba as vantagens de cada um!

No caso de veículos novos, ou zero comercializados pelas montadoras e revendedoras credenciadas, é considerado como referência o valor da nota fiscal.

Já para veículos importados há o cálculo do valor do imposto tendo como base o valor existente no documento de desembaraço aduaneiro.

IPVA 2023 como consultar

Veja como consultar e pagar o IPVA em 2023. Fonte: AdobeStock.
Veja como consultar e pagar o IPVA em 2023. Fonte: AdobeStock.

Pois bem, o IPVA é um imposto previsto em Lei federal, porém arrecadado por cada governo estadual. Desta forma, cada secretaria da fazenda dos estados brasileiros e Distrito Federal, terá seu próprio portal para consulta e emissão.

Uma maneira rápida de encontrar o portal para acessar seu IPVA 2023 e consultar o valor, é realizar uma busca rápida em mecanismos de busca da internet como o Google.

Digite “IPVA 2023” seguido do seu estado. Desta maneira o portal da secretaria da fazenda do estado pesquisado estará em evidência. A partir daí basta acessar o site e disponibilizar os dados necessários para realizar a consulta.

Para localizar o imposto e realizar seu pagamento você deverá utilizar o código RENAVAM devidamente presente no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV.

IPVA 2023 como pagar

O IPVA poderá ser pago em uma rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado) ou nas casas lotéricas distribuídas em todo o país.

Em São Paulo, para o exercício de 2023, também se encontra disponível no portal da secretaria da fazenda a possibilidade de realizar o pagamento via cartão de crédito. Você pode pagar à vista ou parcelado.

​​As datas limites para pagamento, os vencimentos do valor integral do IPVA ou das parcelas, vão se estabelecer pelo tipo de veículo e o número final da placa.

Documento de Veículo Digital: conheça

Conheça o app de documento de veículo digital ou CDT (Carteira Digital de Trânsito) que facilita sua vida em muitos aspectos, garantindo benefícios exclusivos.

Todas as secretarias estaduais responsáveis pelo recolhimento do imposto publicarão em edital, e é preciso respeitar as datas de vencimento!

Para veículos novos o valor integral do IPVA, ou a primeira parcela, devem ser pagos em no máximo até 30 dias da data da emissão da Nota Fiscal de venda ao consumidor sem encargos adicionais.

Todavia informações relativas a descontos aplicáveis ao pagamento integral, ou condições do parcelamento do imposto, podem variar de acordo com as publicações dos estados.

Desta maneira é importante consultar o site da secretaria da fazenda do seu estado.

Quem está isento de pagar o IPVA 2023

Pois bem, quem não precisa pagar o em IPVA 2023 são os veículos pertencentes a concessionárias de serviços públicos de transporte coletivo tendo mais de 15 anos de fabricação, além de veículos com potência inferior a 50 cilindradas.

Além disso, isentam-se também máquinas de uso agrícola, táxis de motoristas proprietários autônomos, veículos de embaixadas ou representações consulares e seus funcionários de carreira diplomática.

Estão isentos do IPVA 2023 também quaisquer veículos pertencentes à União, aos Estados, ao Distrito Federal, e aos Municípios.

Mulher de vestido vermelho segurando chave de veículo com carro branco ao fundo

Qual locadora de veículos mais barata e confiável

Alugar um carro no Brasil nunca foi muito barato. Mas, às vezes é necessário e bom saber onde encontrar a locadora de veículos mais barata para não gastar muito.

Veículos registrados junto a partidos políticos, fundações públicas, entidades sindicais e instituições de educação como escolas e universidades públicas. Assistências sociais sem fins lucrativos e organizações religiosas, também são isentos.

Apesar das condições que você já conferiu acima, a regra que aplica isenção após alguns anos de fabricação do veículo pode variar também de acordo com o estado onde você realiza a consulta. Confira abaixo:

  • Amapá: 10 (dez) anos contados do ano seguinte a data de sua fabricação.
  • Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Mato Grosso do Sul: fabricados em 15 (quinze) anos ou mais.
  • Mato Grosso: fabricados há 18 (dezoito) anos ou mais.
  • São Paulo, Paraná, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul: fabricados há 20 anos ou mais.
  • Santa Catarina e Tocantins: fabricados há 30 (trinta) anos ou mais

Além de saber consultar e pagar o IPVA em 2023, outro serviço essencial é o Seguro Auto. Nesse sentido, a seguradora Assurant pode te ajudar com opções acessíveis de seguro. Veja a seguir como contratar e previna-se!

Logo Assurant

Assurant Seguradora de Veículos: como fazer

Fazer um seguro para seu automóvel é importante para não correr riscos. A Assurant Seguradora de Veículos garante isto, então veja como contratar.

Sobre o autor  /  Klinsman Santana

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Lançamentos adiados pelo coronavírus: Os 10 carros que ficarão para depois!

A Pandemia afetou diferentes áreas da economia e foi brutal com o setor automotivo. Conheça os 10 principais lançamentos adiados pelo coronavírus!

Continue lendo
content

Rossi Leilões: conheça e saiba se é confiável

Para comprar em leilões de carros usados é importante saber sobre a confiabilidade. Vamos conhecer a Rossi Leilões e saber se é confiável!

Continue lendo
content

A2 Leilões: como se cadastrar para comprar

Se deseja arrematar seu veículo em uma leiloeira, descubra como comprar com a A2 Leilões e aproveite os melhores preços e ofertas!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Comprar Chevrolet Onix Plus: Descubra como fazer um ótimo negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar Chevrolet Onix Plus: Descubra como fazer um ótimo negócio

Continue lendo
content

Leilão de veículos apreendidos do DETRAN Rio Grande do Sul: veja 3!

Para comprar um veículo novo ou usado com desconto, veja mais sobre o leilão de veículos apreendidos do DETRAN no Rio Grande do Sul!

Continue lendo
content

Descubra quais são os hatches mais econômicos do Brasil

Descubra quais são os hatches mais econômicos do Brasil e economize não apenas na hora de comprar, mas também no combustível!

Continue lendo