Moto

Alugar ou comprar moto: qual vale mais a pena?

Ter uma moto própria ou alugar? Se você tem essa dúvida, confira esse artigo que vai te mostrar as vantagens e desvantagens de cada opção.

Anúncios

por Paulo Aléx

Publicado em 20/10/2022

Alugar ou comprar moto: entenda tudo antes de decidir!

Qual vale mais a pena: alugar ou comprar uma moto? Descubra. Fonte: AdobeStock.
Qual vale mais a pena: alugar ou comprar uma moto? Descubra. Fonte: AdobeStock.

Se você está querendo se livrar das aglomerações diárias do transporte público, começar a trabalhar ou ter mais liberdade para rodar na cidade e nas estradas, entenda agora qual é a melhor opção: alugar ou comprar uma moto. 

Entregador de delivery dirigindo

4 dicas para quem vai começar a trabalhar com moto

Está pensando em trabalhar com motos, mas está inseguro? Então, veja aqui algumas dicas importantes para começar bem!

Afinal, ambas alternativas possuem vantagens e desvantagens. Então, leia esse artigo até o final para entender e decidir qual delas se encaixa melhor para você. 

Anúncios

Alugar uma moto

Optar por um aluguel de moto é uma decisão que grande parte dos brasileiros está tomando. Afinal, as opções vão de uma moto simples, para trabalhar com entregas, por exemplo, até uma moto mais sofisticada para viagens.

Portanto, para quem não possui dinheiro disponível ou apenas não deseja comprar, alugar uma moto é uma boa opção. Além disso, existem situações em que o aluguel de motos vale mais a pena do que a compra.

Por exemplo, até você se sentir decidido ou ter o dinheiro necessário em mãos para tal, consegue testar o veículo que pretende comprar usufruindo do aluguel. Simples, não?

Vantagens

Bem, em primeiro lugar, vem a maior economia. Isto é, ao alugar uma moto, você fica livre de taxas como o IPVA e licenciamentos, além de manutenções e revisões. 

Neste ponto, também se encaixa a vantagem do combustível, que será o único gasto fixo, além do aluguel que será pago por quem aluga uma moto. 

Além disso, você tem a chance de alugar uma moto que se encaixa com o seu perfil, sem a necessidade de investir muito dinheiro nisso, como seria no caso da compra.

Sendo assim, você também poderá alugar por diárias e trocar de modelo quando quiser, sem burocracia e ir testando até encontrar uma opção que valha a pena comprar, se for o seu objetivo futuro.

Homem fazendo entrega

Entregador no iFood: como se cadastrar?

Como a demanda por serviços de entregas é cada vez maior, a procura de entregadores por aplicativos é grande. Assim, essa pode ser uma boa opção para conseguir dinheiro!

Outra vantagem de alugar uma moto é poder trabalhar com entregas, se o seu objetivo é gerar renda extra sem precisar desembolsar muito dinheiro.

O ponto positivo é que já existem empresas especializadas para atender pontualmente essa necessidade, com opções mais atrativas e econômicas. Existem locadoras para todas as necessidades, basta saber qual é a sua. 

Por fim, mesmo quem já possui uma moto própria pode usufruir do aluguel de motos, ou seja, se você desejar alugar apenas por um final de semana um modelo com mais potência, é possível.

Anúncios

Desvantagens

Um fato curioso é que se você tem menos de 20 anos, é possível que você não consiga alugar uma moto. Afinal, ainda que você possua uma carteira de habilitação e seja maior de idade, talvez não dê para fechar negócio.

Isso porque algumas empresas estabelecem uma idade mínima para determinar se o condutor tem experiência sob duas rodas. Além disso, o seu histórico de infrações será verificado.

Assim, a locadora saber que está entregando a moto em boas mãos. Agora, também existem alguns critérios que podem limitar o seu uso, como a quantidade de quilômetros que a moto poderá rodar.

Pessoa fechando negócio em locadora de moto

Aluguel de moto vale a pena?

Para trabalhar ou viajar, você pode ter a moto que deseja. Veja aqui em quais situações vale a pena alugar uma moto e opções de locadoras!

Ou seja, se você exceder esse limite pré-estabelecido, vai precisar pagar toda a quilometragem extra. Portanto, é um ponto de atenção muito importante para não ter prejuízo financeiro na devolução.

Também tem burocracia de deixar um valor como garantia, a famosa caução. Esse valor será reembolsado no final, se a moto for devolvida da mesma forma que foi entregue. Mas, se você não possuir o valor, será mais difícil alugar. 

Enfim, para sanar a sua dúvida entre alugar ou comprar uma moto, continue lendo o artigo. Vamos entender agora como funciona comprar uma moto, além das vantagens e desvantagens.

Comprar uma moto

Descubra se comprar uma moto vale a pena. Fonte: Adobe Stock.
Descubra se comprar uma moto vale a pena. Fonte: Adobe Stock.

Se você deseja ter a sua primeira moto, trocar o seu modelo ou até mesmo está abrindo mão do seu carro por uma alternativa menos confortável, mas mais econômica, comprar uma moto pode ser uma boa opção.

Agora, tudo vai depender da sua real necessidade e o seu orçamento. Aliás, existem diversas opções para ter uma moto própria. Por exemplo, se a sua preferência for por um veículo novo, existe a opção de financiamento ou à vista.

Já se você deseja investir em seminovo ou usado, pode conferir as opções em feirões de carros e leilões, uma alternativa mais acessível e totalmente segura já usada por milhares de brasileiros. 

Vantagens

A principal vantagem de comprar uma moto, se você tem o dinheiro em mãos, é adquirir um bem próprio, que estará no seu nome. 

Você não vai precisar se preocupar com a quilometragem ou ter qualquer tipo de obrigação enquanto roda. Além disso, a sua moto vai estar à sua disposição o tempo todo, na sua garagem e é só pegá-la quando quiser.

E, se você não tiver o dinheiro em mãos, pode realizar um financiamento e pagar em parcelas. Às vezes, também, o valor da moto é baixo e cabe dentro do limite do seu cartão de crédito, o que é uma facilidade. 

Desvantagens 

Agora, caso você não tenha a verba necessária para comprar uma moto à vista, será necessário um planejamento financeiro para que você compre sem se apertar. A opção de financiamento é ótima na maioria dos casos.

Mas cuidado para não arcar com parcelas muito altas, pois se ocorrer a falta de pagamento, você pode ficar sem o veículo. Aí é desvantagem total, não acha?

Já em caso de motos usadas, uma desvantagem é que você provavelmente vai precisar gastar um pouco antes de efetivar a compra, principalmente para saber se a moto realmente está em condições favoráveis.

Inclusive, isso pode demandar a atenção de um mecânico de confiança. Por fim, os custos de manutenção, revisão, documentos e impostos sairão do seu bolso. Aliás, qualquer despesa adicional do veículo será sua responsabilidade. 

Afinal, qual escolher: comprar ou alugar moto? 

Seja para comprar ou alugar uma moto, é preciso planejamento financeiro. Fonte: AdobeStock.
Seja para comprar ou alugar uma moto, é preciso planejamento financeiro. Fonte: AdobeStock.

Até aqui, você pode perceber que escolher entre comprar ou alugar uma moto estará relacionado com seu objetivo principal e planejamento financeiro. 

Com as informações do artigo, você pode avaliar o seu momento e entender para qual finalidade está buscando uma moto própria e, dentro disso, a melhor opção.

Afinal, se o seu objetivo é fazer renda extra com entregas, vale mais a pena alugar uma moto econômica, levantar uma verba significativa e comprar a sua própria para manter os serviços. 

O mesmo vale se você curte viajar e quer fazer isso com mais frequência com uma moto melhor. Aliás, pense quanto dinheiro você estaria perdendo ao comprar ao invés de alugar e poder planejar mais viagens. 

Porém, se você está decidido e só precisa de uma oportunidade para realizar a compra, o que importa é você estar dirigindo o veículo que mais deseja com as melhores condições de custo-benefício para o seu bolso!

Inclusive, se você precisa de dicas de por onde começar a procurar modelos de motos, acesse o conteúdo a seguir! Nós indicamos alguns modelos que são ótimos para iniciantes, então conheça-os!

Motociclista agachado em frente a moto

Qual a melhor moto para iniciantes?

Comprar a primeira moto é sempre uma experiência emocionante. Então, saiba aqui qual a melhor moto para iniciantes e faça um bom negócio!

Sobre o autor

Paulo Aléx

Amante da escrita, apreciador de carros e entusiasta gastronômico nas horas vagas. Ajudo você a se manter informado e tomar as melhores decisões quando o assunto é o mercado automobilístico!

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Geração millennial é a que mais compra veículos em leilão

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Geração millennial é a que mais compra veículos em leilão

Continue lendo
content

Como comprar Renault Logan: Conheça os principais macetes

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como comprar Renault Logan: Conheça os principais macetes

Continue lendo
content

Leilão de carros online: Como funciona e quais os benefícios

Comprar o seu veículo em um leilão de carros online pode ser uma ótima oportunidade para quem busca praticidade e economia. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

8 dicas para economizar em leilões de carros e evitar golpes

Conhecer como leilão funciona é importante para não cair em golpes. Veja dicas para economizar em leilões de carros e compre de forma segura!

Continue lendo
content

Top 10: Conheça os carros dos influenciadores brasileiros

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Top 10: Conheça os carros dos influenciadores brasileiros

Continue lendo
content

Carro de leilão pode rodar? Conheça os passos para regularizar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Carro de leilão pode rodar? Conheça os passos para regularizar

Continue lendo