Avaliação de veículos

Chevrolet Equinox: Descubra o que o SUV tem a oferecer

Se surpreenda com o Chevrolet Equinox e saiba tudo o que esse super SUV tem para oferecer.

por

Murilo C.

Publicado em

ANÚNCIOS

O gigante Chevrolet Equinox

Lançado no mercado dos EUA em 2004 o Chevrolet Equinox teve uma estreia relativamente atrasada no Brasil. O modelo só chegou por aqui em setembro de 2017 já comercializado como versão 2018. Com sua chegada  o preço também era especial, com a intenção óbvia de atrair potenciais compradores. 

Chevrolet Equinox
  • Categoria: SUV;
  • Preço médio novo: R$ 170 mil; 
  • Preço médio usado: R$ 110 mil;
  • Versão recomendada: Chevrolet Equinox Premier 2.0 Turbo ;
  • Consumo médio cidade: 8,5 km/L;
  • Consumo médio estrada: 10,5 km/L.

Ainda em 2017, tendo apenas o último trimestre para cair no mercado, o Equinox vendeu 1.240 unidades, superando modelos como Hyundai Santa Fé, por exemplo.

Em 2018 com as vendas partindo desde janeiro, foram comercializadas ao todo 1.521 unidades, o que o deixou dentro do tipo 20 de SUV mais vendido no acumulado de todo o ano. 

No ano de 2019 as vendas aumentaram consideravelmente, com 4.360 unidades emplacadas.

E por fim em 2020, o modelo como todos os outros sofreram diante da pandemia do novo coronavírus e acabou por emplacar 4.812 unidades ao todo. Uma boa marca, para um modelo considerado elitizado e com valores mais elevados. 

Para 2021 a meta é se firmar, entre os SUVs de luxo comercializados por aqui e se tornar literalmente referência na área.

Se você está pensando em comprar um Chevrolet Equinox saiba que veio ao lugar certo. Hoje vamos dissecar o modelo para você, trazendo tudo o que ele tem a oferecer.

Bora conhecer?

Chevrolet Equinox

Chevrolet Equinox

SUV Completo

Potência, conforto, segurança, tecnologia e conectividade. O Equinox é completo!

Você permanecerá no site atual
Você permanecerá no site atual

Potência, conforto, segurança, tecnologia e conectividade. O Equinox é completo!

ANÚNCIOS

Os detalhes do Chevrolet Equinox

O visual do Chevrolet Equinox é hoje sem sombra de dúvidas um dos seus pontos mais fortes, embora muitos apontem que o tamanho dos veículos vem se tornando algo subjetivo. 

Mesmo sendo um veículo de grande porte, o que passa naturalmente a impressão de robustez, ao olhá-lo é possível perceber rapidamente um toque de esportividade, que é reforçada por uma motorização poderosa. 

Exterior

A dianteira do SUV segue o mesmo padrão de outros exemplares globais da GM, com a grade proeminente e faróis em LED mais afilados e alguns itens cromados. 

Outro ponto de destaque na dianteira é o seu capô, que contém uma série de vincos que ajudam na aerodinâmica do modelo. 

Já quando se olha pela lateral, o modelo parece ser mais simples. Suas portas são lisas, o que passa um ar de sobriedade, algo que se encaixa muito bem no conjunto.

Os espelhos retrovisores e as molduras dos vidros também são cromadas e as rodas são de alumínio com aro de 19 polegadas, tudo combinando. 

Na traseira, o Chevrolet Equinox apresenta linhas fortes e da mesma maneira que ocorre com o capô, o aerofólio é discreto, pintado na cor do carro. 

Há duas saídas de escape, o que confere um ar de esportividade ao SUV e tudo se completa com uma moldura preta na lateral do vidro, o que passa a sensação de continuidade vinda dos vidros laterais. 

ANÚNCIOS

Interior

Não é absurdo algum dizer que o Interior do Equinox é uma atração à parte. 

Espaço é o que não falta no interior do SUV. Com seus pouco mais de 2,72 metros de distância entre-eixos, o modelo consegue acomodar bem até cinco passageiros. Há quem diga que o exemplar poderia comportar até 7 passageiros. 

A sensação de espaço é reforçada pela presença do teto solar panorâmico e pela forma com a qual o painel foi desenhado, separando a parte dos instrumentos de todo o restante. 

Os materiais presentes no Modelo são de ótima qualidade, assim como o encaixe das peças. Com uma mistura de partes em couro e plástico rígido, o interior do Equinox é sofisticado, versátil e funcional.

Interior
Interior do Equinox é refinado

Quem está a bordo do Equinox tem muito conforto, pois além de espaço, o exemplar conta com um rodar mais silencioso, graças a um sistema que faz uso de ondas contrárias para cancelar os ruídos externos que vêm do motor. 

Há porta-objetos espalhados por todos os lados, incluindo um espaço capaz de acomodar um guarda-chuva na porta do motorista. 

E para finalizar, as bagagens podem ser acomodadas em um compartimento que pode variar entre 468 e 1627. É conforto e espaço para ninguém botar defeito. 

Ampla paleta de cores

E para terminarmos de falar sobre os detalhes do Chevrolet Equinox, é preciso ressaltar sua ampla paleta de cores, capaz de agradar os mais diferentes tipos de preferência.

Hoje as cores que estão à disposição dos compradores são:

  • Azul Eclipse;
  • Vermelho Glory;
  • Branco Summit;
  • Cinza Graphite;
  • Prata Switchblade;
  • Preto Global.
ANÚNCIOS

Segurança é grande destaque

Um ponto muito positivo quando falamos do Equinox é a sua segurança e isso é fruto do trabalho e investimento que a GM tem feito já há alguns anos em todos os veículos e vem colhendo resultados positivos. 

Em termos de segurança, o SUV possui uma série de itens e sistemas que fazem a diferença, tanto para motorista e ocupantes, assim como pedestres e veículos ao redor. Vamos conhecer agora cada um deles. 

6 airbags

Quando falamos de segurança, um dos principais itens lembrados são os airbags e no Equinox eles são 6 bolsões de ar ao todo.

Em caso de colisão, há proteção frontal, lateral e do tipo de cortina. Importantes para minimizar os mais variados tipos de impactos. 

Alerta de colisão frontal

Sensores identificam veículos à frente e no caso de detecção de risco de uma colisão, o motorista é alertado com uma combinação de sinais sonoro e visual no para-brisa, aumentando as chances dos freios serem acionados. 

Alerta de detecção de pedestre com auxílio de frenagem

No caso de uma colisão iminente com pedestre, o sistema irá alertar o motorista e acionará os freios de maneira automática para reduzir a gravidade da colisão ou até mesmo evitá-la. 

Sistema de frenagem automática de emergência em baixa velocidade

Em situações de baixa velocidade (até 80 km/h), caso o sistema detecte riscos de colisão com o veículo que vai a frente os freios são acionados de maneira automática para reduzir a severidade do impacto ou até mesmo evitar a potencial colisão.

Banco do motorista com alerta de segurança

De modo conjunto com os outros alertas, o banco do motorista vibra caso seja detectado a iminência de algum acidente. 

Sistema auxiliar de permanência em faixa

Uma câmera frontal é capaz de detectar as faixas da pista e caso o condutor saia da faixa de maneira involuntária é emitido um sinal de alerta. O sistema corrige a trajetória do veículo automaticamente. 

Câmera de ré

É possível acompanhar tudo o que acontece na traseira do carro por meio da tela  de 8” do Chevrolet MyLink posicionada no console central do Equinox. 

Alerta de movimentação traseira

Essa é uma tecnologia que facilita a saída de ré de uma vaga de estacionamento, avisando sobre a aproximação de carros ou pedestres que podem surgir na direção perpendicular.

Alerta de ponto cego

Com sensores nos cantos traseiros, o Chevrolet Equinox consegue alertar o motorista se há algum veículo no ponto cego.

Alerta de esquecimento de pessoas ou objetos

Esse é um dos sistemas de segurança mais inovadores que compõem o Equinox. 

Quando as portas traseiras são abertas até 10 minutos antes do acionamento da ignição, o veículo memoriza a ação e adverte o motorista no seu desembarque. 

Nesse momento um sinal sonoro soa e ao mesmo tempo aparece uma mensagem no visor do computador de bordo, relembrando que pode haver pessoa ou objeto no banco traseiro.

Embora possa parecer loucura, não são incomuns os casos de pais que esquecem filhos nos bancos traseiros. E com relação a objetos, quem nunca esqueceu a bolsa (ou a pasta) no carro?

Controle de estabilidade e tração

E para fechar o nosso setor de tecnologia, o Equinox conta com controle de estabilidade e tração que atuam de maneira conjunta. 

Nesse caso, os freios atuam e se antecipam se preverem uma possível perda de contato do pneu com o solo, garantindo o máximo de aderência e controle do veículo. 

Tecnologia e conectividade

Hoje os veículos mais robustos, ou seja, os SUVs contam com alto teor tecnológico e conectivo inclusos em seus sistemas. Não é absurdo algum afirmar que eles são verdadeiros computadores sobre rodas. 

No Chevrolet Equinox a história não é diferente, o modelo tem tecnologia e conectividade para dar e vender.

Sistema Easy Park

O primeiro ponto tecnológico sobre o qual vamos falar é o Sistema Easy Park que ajuda o condutor do Equinox a entrar e sair de alguma vaga de estacionamento de maneira simples e funcional. Com ele o motorista não precisa fazer baliza, o carro faz sozinho. 

Faróis Full Led Inteligentes

Aqui temos um item que na verdade une tecnologia e segurança. 

Os Faróis Full Led inteligentes são automaticamente acesos assim que os sensores notam a ausência de iluminação natural, garantido que o motorista tenha melhor visão do caminho à frente. 

Carregador Wireless

O Equinox conta com o  carregador wireless charger livre de fios para recarregar a bateria do seu smartphone.

O carregamento é feito usando uma base de carregamento disponível no console do Equinox. É só ligar o carro, encaixar o celular e pronto: a recarga começa.

Computador de bordo

O computador de bordo do Equinox é outro ponto positivo em termos de tecnologia. 

Com ele é possível ter acesso a uma série de dados, como consumo de combustível instantâneo, consumo médio, tempo de viagem, odômetro e pressão dos pneus em tempo real.

Central multimídia com Chevrolet MyLink

Para explorar os mais variados destinos é preciso estar e se manter sempre conectado. 

Com o Chevrolet MyLink, que possui integração completa com Android Auto e Apple Carplay, o condutor poderá conversar por mensagens, escolher rotas e até acessar as suas playlists favoritas usando apenas a sua voz. 

Conectividade
Conectividade e tecnologia embarcada do Equinox impressionam

Tudo isso em uma nova tela de 8 polegadas touchscreen de alta precisão que pode ser acessada tanto diretamente, quanto indiretamente por meio do volante multifuncional. 

Motorização, desempenho e consumo

Quando falamos que a GM pensou em tudo no que diz respeito ao Chevrolet Equinox isso é verdade. 

No que diz respeito à motorização, consumo e desempenho o SUV apresenta pontos positivos e agradáveis como vamos ver agora. 

Motorização

O primeiro ponto que vamos te mostrar é a motorização. 

Inicialmente, a Chevrolet optou por lançar o Equinox no Brasil apenas com o poderoso motor 2.0 ECOTEC Turbo SIDI à gasolina. 

Com 16 válvulas, 4 cilindros em linha e injeção direta o propulsor entrega incríveis 262 cavalos com um torque de 37 kgfm. 

A transmissão nessa opção é automática com nove velocidades e conta com com o inovador sistema Active Select e a função clutch to clutch, onde o motor engata uma marcha ao mesmo tempo no mesmo momento que desacopla a anterior. 

Motorização
Equinox conta com duas opções de motor

No entanto, a montadora voltou atrás e optou também por equipar o SUV com o novo propulsor 1.5 turbo. 

A opção mais modesta entrega 172 cavalos e possui um torque máximo de 28 kgfm que está associado à uma transmissão automática de seis velocidades e também só movido a gasolina. 

Desempenho

Mesmo pesando mais de 1600 kg o Chevrolet Equinox apresenta bom vigor em arrancadas ou então para atingir velocidades mais altas quando está se movimentando. 

De acordo com dados oficiais da montadora, com o motor 2.0 o SUV é capaz de atingir a marca de 100 km/h  em apenas 7,6 segundos e tem a velocidade máxima limitada em 210 km/h. 

Já a versão 1.5 turbo é um pouco mais tímida, para não usarmos o termo modesto, mas mesmo assim mostrou níveis interessantes. 

Com o propulsor “menos” potente, o Equinox vai de 0 a 100 km/h em pouco mais de 9 segundos e possui velocidade máxima de 199 km/h. 

Consumo

São poucas as pessoas que esperam que  um SUV tenha o desempenho de um esportivo, e quando isso acontece, como é o caso do Equinox, a expectativa é que o consumo de combustível seja afetado de maneira direta. 

No entanto, não foi isso que observamos, mas é preciso levar em conta duas variáveis importantes dentro desse aspecto: o peso do SUV e o fato de que ambas as motorizações só aceitam gasolina como combustível. 

Com o motor 2.0 a média de consumo do Equinox é 8,9 km/L dentro da cidade e 10,5 km/L na estrada. 

Para quem busca um modelo robusto e confortável, mas não abre mão da “economia” é possível optar pelo motor 1.5 que apresenta médias de 9,5 km/L em trechos urbanos e 11,7 km/L em rodovias. 

São médias boas? Sem dúvida alguma. No entanto, é preciso ter em mente que ele perde quando comparado aos concorrentes que usam diesel como combustível e que acabam custando menos para rodar. 

Chevrolet Equinox: Preços e versões

Tão importante quanto conhecer um modelo de maneira profunda, é poder ter acesso aos seus valores e versões. Hoje o SUV é comercializado em três versões (e valores diferentes). São elas:

  • Equinox LT 1.5 Turbo 2020: R$ 142.790;
  • Equinox Premier 1.5 Turbo 2020: R$ 170.290;
  • Equinox Premier 2.0 Turbo 2020: R$ 179.190.

Garantia de 3 anos

Pensando no bem-estar e satisfação dos clientes, hoje a GM comercializa o Equinox com uma garantia de fábrica de 3 anos livre de quilometragem. 

É uma prova literal de confiança de que o SUV aguenta o tranco nos mais variados tipos de situação, o que deixa os clientes ainda mais tranquilos com relação à compra e manutenção!

Novidades a vista para 2022

Outro ponto importante que é necessário ter em mente é que existem novidades no horizonte do Chevrolet Equinox. 

Hoje o modelo está em sua terceira geração, que passou por uma reestilização no ano de 2017, exatamente quando foi lançado por aqui. 

2022
Versão 2022 deve chegar no fim do ano!

Uma reestilização do modelo foi mostrada ao mundo em janeiro deste ano, mas que só começa a ser vendido na China. 

Além do visual renovado com destaque para a dianteira com faróis divididos, o SUV também ganhou uma versão com visual mais esportivo, que pode ser batizada por aqui de Equinox RS. 

A expectativa é que a versão desembarque por aqui apenas no final desse ano, ou então somente em 2022.

Conclusão

Agora que você já conhece tudo sobre o Chevrolet Equinox, que tal saber como é ser proprietário de um exemplar na prática?

Nossos especialistas testaram o modelo e fizeram uma lista de prós e contras desse SUV que aguenta tudo e mais um pouco sem reclamar. 

Para conferir, é só clicar no botão abaixo! 

Chevrolet Equinox

Chevrolet Equinox

SUV Tecnológico

Espaçoso, com boa dirigibilidade, seguro, potente e tecnológico. Esse é o Equinox!

Você permanecerá no site atual
Você permanecerá no site atual

Espaçoso, com boa dirigibilidade, seguro, potente e tecnológico. Esse é o Equinox!

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Listas

Hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020: Conheça o top 10

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Hatches fracassos de vendas

Com início da pandemia de coronavírus, alguns setores comerciais foram afetados, e o automotivo foi um deles, o que talvez contribua para o resultado do nosso levantamento que mostra quais foram os hatches fracassos de vendas no Brasil até agora. 

Embora modelos hatches sejam a preferência da maioria dos brasileiros, como ocorre em diferentes setores, existem os modelos preferidos e aqueles que são renegados. 

Mostraremos agora aqueles que são considerados os 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 até agora. Será que você consegue adivinhar quais são eles? 

Confira na leitura desse artigo mais do que imperdível que os especialistas do Senhor Carros prepararam exclusivamente para você!

10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020

Mostraremos agora a lista com aqueles que são considerados os 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020. 

10. Volkswagen Fox

O Volkswagen Fox é o primeiro dos 10 hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020. 

O modelo que inclusive está na lista de dispensas da Volkswagen para deixar de ser produzido ainda agrada bastante os público brasileiro. 

Volkswagen Fox
Volkswagen Fox

O Hatch “alemão” possui apenas motorização 1.6 e está disponível atualmente em duas versões: Connect e Extreme. 

Se compararmos com números antigos, as vendas do modelo não deixam de ser um fracasso. Apenas 10.097 unidades foram comercializadas até agora em 2020.

9. Fiat uno

Aqui temos outro hatch que embora seja muito apreciado pelos brasileiros, tanto por conta de sua compactabilidade quanto por sua economia. 

Fiat uno
Fiat uno

O modelo que já foi o chefe de vendas da Fiat, hoje não é a mais a estrela principal, mas não deixa de ser uma boa opção para famílias pequenas ou então para os solteiros. 

Até agora em 2020, apenas 7.274 unidades do Fiat uno foram emplacadas. 

8. Toyota Etios

O Toyota Etios é mais um entre os hatches fracassos de vendas em 2020. O modelo que conta com duas opções de motor e câmbios automático e manual é um bom veículo, tanto para usos urbanos, quanto para deslocamentos em rodovias. 

A potência do motor agrada e ainda existe a baixa visibilidade de roubos, o que faz com que seu seguro seja mais barato do que muitos outros modelos. 

Toyota Etios
Toyota Etios

Entretanto o Etios realmente não caiu nas graças dos brasileiros e seus números de vendas deixam isso ainda mais explícito, afinal, foram apenas 5.562 unidades vendidas. 

7. Nissan March

O Nissan March é hoje considerado o modelo de entrada da montadora nipônica no mercado automotivo brasileiro. 

O Hatch é mais um dos compactos repletos de qualidade. Equipado com um motor 1.0 de 3 cilindros, o March conta com bastante tecnologia embarcada, o que o torna, na opinião dos especialistas um modelo que praticamente não apresenta problemas.

Nissan March
Nissan March

O modelo ainda possui opções de câmbio automático e manual, capaz de render bem em estradas e cidades com bastante economia. Mas seus números, demonstram o fracasso: Apenas 2.208 unidades comercializadas. 

6. Peugeot 208

Os carros da Peugeot geram dois sentimentos nos motoristas: Ou você ama ou você odeia. A tecnologia francesa é pouca aberta, o que torna reparos mecânicos muito caros quando necessários. 

O Peugeot 208 conta atualmente com duas opções de motor, um 1.2 Puretech Flex de três cilindros capaz de gerar 90 cavalos com etanol, com boa força e torque em baixa rotação.

Peugeot 208
Peugeot 208

O outro é um 1.6 flex de quatro cilindros, atualizado, capaz de gerar 118 cavalos com etanol. O motor 1.2 é equipado com câmbio manual, enquanto no 1.6 só há opção de câmbio automático.

O atual fracasso de vendas do Peugeot 208 já era esperado, pois uma nova versão, totalmente renovada é esperada ainda esse ano por aqui. Ao todo, o modelo vendeu apenas 1140 unidades em 2020. 

5. Citroen C3

Na quinta posição, temos mais um carro de origem francesa que causa receio em muita gente por conta do surgimento de possíveis problemas que não são nada baratos de resolver. 

Na parte de motorização, o modelo dispõe duas opções de motor, uma 1.2 flex de três cilindros, capaz de render 90 cavalos com etanol e outra 1.6 também flex, mas com quatro cilindros, capaz de render até 118 cavalos. 

O Citroen C3 conta ainda com 3 versões distintas: Attraction 1.2 com câmbio manual; Attraction 1.6 com câmbio automático e Urban Trail 1.6 com câmbio automático.

Citroen C3
Citroen C3

Não é de hoje que as vendas do hatch francês não são boas. Na Europa, o veículo passou por uma profunda alteração visual, tornando-o bastante atrativo, mas de acordo com a montadora, a mudança não vai chegar ao Brasil. 

Os números de venda do modelo são vergonhosos. Até agora, apenas 583 unidades foram vendidas em 2020.

4. Mini Cooper

O Mini Cooper é um dos carros mais emblemáticos à venda no Brasil e realmente chama atenção por onde passa. 

O modelo é conhecido por uma ótima relação de peso X potência, pois é leve e potente ao mesmo tempo. 

Compacto e valente ele é uma ótima opção para uso urbano esporádico, pois sua potência, distância entre-eixos e controles de estabilidade e tração tornam seu uso em rodovias muito mais divertido. 

Mini Cooper
Mini Cooper

O Mini Cooper possui atualmente duas opções de motor. um 1.5 turbo de três cilindros e um 2.0 turbo de quatro cilindros. Ambos são movidos somente à gasolina e geram 136 e 192 cavalos respectivamente.

Entretanto, por conta de seu elevado preço, o Mini Cooper é um carro para poucos, o que diante do cenário de crise, o torna mais um fracasso de vendas. Até agora, apenas 335 unidades foram vendidas. 

3. Kia Rio

O Kia Rio é um desconhecido de muita gente. 

O modelo que é produzido no México e importado pra cá, foi lançado em janeiro, mas realmente não caiu nas graças dos brasileiros. 

Equipado com muitos itens de série, o Kia Rio tem sob o capô um motor 1.6 16V de quatro cilindros, flex capaz de gerar até 130 cavalos quando abastecido com etanol. O câmbio é automático de seis marchas. 

Kia Rio

Entretanto, a pouca confiança do brasileiro na marca e o alto preço do modelo, fizeram as vendas empacarem. Ao todo, somente 172 unidades do Kia Rio foram comercializadas. 

2. Audi A3

O Audi A3 já foi um modelo um tanto quanto popular anos atrás e disputava de maneira ferrenha a mesma classe de motoristas que gostava do Golf.

Com o passar dos anos, o hatch da marca alemã foi evoluindo em termos de mecânica e tecnologia embarcada, o que fez com que seus valores ficassem muito mais elevados do que o modelo da Volkswagen. 

Audi A3
Audi A3

O modelo é equipado com um motor 1.4 TFSI Flex de 150 cavalos, tanto com etanol, quanto gasolina. O câmbio é um tiptronic automático de seis velocidades. 

Embora salte aos olhos em termos de beleza, seja potente e recheado de tecnologia, o preço realmente é um impeditivo. Tanto que o A3 é mais um entre os hatches fracassos de vendas, com apenas 119 unidades vendidas. 

1. Fiat Palio

E na primeira posição dos hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 temos o Fiat Palio. 

Embora o modelo tenha sido descontinuado, ainda é possível encontrar algumas unidades à venda em concessionárias espalhadas pelo Brasil, e foi exatamente isso que aconteceu. 

Fiat Palio
Fiat Palio

Com uma histórico de bons números de vendas, o modelo que pode ser uma boa opção para o momento de crise pelo qual estamos passando registrou em 2020 o número de apenas uma unidade vendida, e por isso levou medalha de ouro em nossa lista. 

Conclusão

A exemplo do mercado de SUVs, o mercado dos hatches é um tanto quanto competitivo. Enquanto uns modelos se destacam, outros são totalmente jogados ao esquecimento. 

Depois de conferir a nossa lista daqueles que são os hatches fracassos de vendas no Brasil em 2020 que tal descobrir quais são os modelos chineses que os brasileiros mais gostam?

Para conferir, é só clicar no botão abaixo:

Continuar Lendo

Em Alta