Dicas

Precisa ter CNH para pilotar bicicleta elétrica?

Uma dúvida comum no dia a dia dos brasileiros: precisa mesmo de CNH para usar bicicleta elétrica? Você vai entender tudo sobre isso abaixo!

Anúncios

Entenda agora se você realmente precisa CNH para pilotar sua bicicleta elétrica

Será que precisa de CNH para pilotar bicicleta elétrica? Fonte: AdobeStock.
Será que precisa de CNH para pilotar bicicleta elétrica? Fonte: AdobeStock.

A bicicleta elétrica tem se popularizado bastante de alguns anos para cá por causa de sua mobilidade, efetividade e economia. Mas, será que precisa de CNH para dirigir esse veículo?

Afinal, essa pode ser uma opção de locomoção para trabalho, para ir a padaria ou traçar qualquer destino mais curto. Inclusive, pode auxiliar bastante o corpo nas subidas íngremes.

CNH Digital: como baixar o aplicativo?

Você sabia que já é possível ter sua Carteira Digital de Trânsito em seu celular? Ela tem a mesma validade do documento impresso. Então, vamos conhecer como baixar o app.

E, como acréscimo, sabemos que a bicicleta elétrica é mais cômoda, pois não depende tanto da força física do ciclista. E, se você decidir substituí-la por um carro, ainda vai escapar do trânsito!

Então, saiba mais sobre o assunto a seguir e entenda de uma vez por todas se é necessário ter CNH para dirigir uma bicicleta elétrica. Assim, você tem mais uma opção de meio de transporte!

O que é uma bicicleta elétrica?

A resolução 465 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de 2013, informa que:

Se [o veículo] possuir até 350 watts de potência, e sua velocidade máxima for 25 km/h e ele não possuir um acelerador que não seja ativado por pedalar, ele é classificado como uma bicicleta elétrica.

Bicicleta elétrica é diferente de ciclomotor

Além disso, o Contran diz que as habilitações de categorias A e ACC são apenas para veículos de duas rodas e potência superior a 351 watts, até seus 4.000 watts, e uma velocidade de até 50 km/h com autonomia de aceleração.

Aliás, conforme resolução 582 do Contran, tais veículos se enquadram como ciclomotores (e não bicicletas elétricas) e, para conduzi-los é preciso apenas ter idade mínima de 18 anos.

Aliás, é bom você estar ciente sobre alguns equipamentos que devem ser utilizados com o ciclomotor, pois a falta deles pode resultar em algum desentendimento com a lei ou até em um acidente.

Por exemplo, é preciso espelhos retrovisores nos dois lados, e faróis dianteiros branco ou amarelo, com lanterna traseira vermelha, buzina, velocímetro e pneus revisados.

E não poderia faltar o mais essencial, o capacete de ciclista! Sempre fique atento nos específicos, pois a loja que você comprar pode não prestar tanta atenção quanto você deve.

Precisa de CNH para pilotar bicicleta elétrica?

Não, não é necessário possuir CNH para conduzir uma bicicleta elétrica, desde que ela se encaixe nos padrões da resolução 465 do Contran. Ou seja, não ultrapasse 25 km/h e nem chegue aos 351 watts de potência.

Contudo, é importante manter em mente que se a bicicleta elétrica possuir espaço para mais de uma pessoa, você precisará da CNH mesmo dentro das especificações antes passadas!

Portanto, é de se entender que, por causa de um passageiro ou espaço para tal, já se vira uma regra, ou melhor, uma lei, ter a CNH para pilotar, tudo bem?

Onde e como devo circular com minha bicicleta elétrica?

Saiba como circular com a bicicleta elétrica. Fonte: AdobeStock.
Saiba como circular com a bicicleta elétrica. Fonte: AdobeStock.

Essa é fácil! Já que é categorizada como bicicleta, prefere-se que seja circulado em ciclovias, ciclofaixas e passagens de pedestre com o veículo.

Além disso, sempre fique atento ao trânsito, mesmo que nessas vias, porque a última coisa que você quer é se envolver em um acidente… Mas caso se envolva, é preciso estar preparado e equipado para se proteger!

Aliás, não é porque não precisa de CNH que você vai sair correndo com a sua bicicleta elétrica, não é mesmo? Mantenha uma velocidade não tão alta. Para a sua segurança, e a dos demais, o essencial é em média 15 km/h.

Por fim, faça bom uso dos recursos de campainha e luzes, e tenha atenção nos freios, levando em consideração que a potência é superior à de uma bicicleta normal.

Prós de se ter uma bicicleta elétrica

Com certeza o mais positivo é que não precisa de CNH para circular com sua bicicleta elétrica. Fora isso, o veículo é sem dúvida alguma muito prático e econômico.

Aliás, se você pensa em poluição, essa é uma ótima alternativa para se deslocar, pois não gera gases no meio ambiente. Inclusive, numa bicicleta elétrica você pode carregar alguns pesos extras com facilidade.

Além do mais, o veículo conta com peças de extrema qualidade, até nos modelos mais básicos, dificilmente deixando você na mão, e fazendo com que você não precise se preocupar em pedalar horrores.

Com baterias que duram em média de 3 a 4 horas, também contam com a possibilidade de serem protegidas por seguradoras. Incrível, não?

Contras da bicicleta elétrica

O que mais deve impactar, certamente é o peso. Afinal, a bicicleta elétrica não tem o peso de uma bicicleta comum, e pode causar algum efeito até você se acostumar.

Outro ponto é o valor, que custa em média R$ 3.000,00 (os modelos mais básicos), tornando o acesso um pouco mais restrito (mas com certeza válido).

Pois bem, agora que você já descobriu tudo sobre a famosa bicicleta elétrica, desde equipamentos, onde circular, prós e contras e até se precisa ou não de CNH, já pode se considerar quase um perito no assunto.

Aliás, nós ficamos contentes em lhe ajudar a tomar a decisão certa para a sua vida. E não esqueça, na hora de escolher, pergunte, questione, entenda e saiba tudo do que está comprando.

E, além de bicicletas, que tal se você conhecer mais sobre os carros elétricos? Apesar de pouco populares, também são uma alternativa interessante. Conheça alguns modelos chineses a seguir!

Carro elétrico branco e verde sendo carregado

Os melhores carros elétricos chineses à venda!

A indústria chinesa de automóveis está se modernizando e se tornando uma das melhores opções. Vamos conhecer então os melhores carros elétricos à venda no Brasil!

Sobre o autor  /  Paulo Aléx

Amante da escrita, apreciador de carros e entusiasta gastronômico nas horas vagas. Ajudo você a se manter informado e tomar as melhores decisões quando o assunto é o mercado automobilístico!

Revisado por  /  Samantha Scorbaioli

Editor(a) sênior

Em Alta

content

O que é um refinanciamento de veículos?

O refinanciamento de veículos é uma boa opção quando você está precisando de dinheiro, mas não quer vender seu carro. Conheça aqui!

Continue lendo
content

Kovi aluguel e compra de carros: conheça e saiba se vale a pena!

Seja para viagens de lazer ou a trabalho, a Kovi vale a pena por oferecer uma diversidade de veículos com seguro e manutenção garantida!

Continue lendo
content

Carflix: Uma ótima maneira de vender e comprar seu carro

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Carflix: Uma ótima maneira de vender e comprar seu carro

Continue lendo

Você também pode gostar

content

TOP 5 motos bonitas, baratas e potentes!

Quer conhecer quais são as motos mais bonitas do ano? Levamos em conta a estética e desempenho da moto para escolher o top 5!

Continue lendo
content

Saiba quais são 10 carros mais vendidos da Fiat em 2020

No Brasil há mais de 50 anos, a montadora italiana é uma das preferidas dos brasileiros. Saiba quais são 10 carros mais vendidos da Fiat em 2020

Continue lendo
content

Consórcio Santander: conheça e veja como funciona!

Quer adquirir seu veículo sem pendências grotescas? Descubra como funciona o consórcio Santander e faça um adiantamento usando seu FGTS!

Continue lendo