Avaliação de veículos

Chevrolet Cruze 2021: Conheça o sedan médio por todos os ângulos

Conheça todas as novidades do Chevrolet Cruze 2021 e saiba o que esperar do sedan médio em mais um ano de batalha com gigantes de sua categoria.

por

Murilo C.

Publicado em

ANÚNCIOS

As mudanças no Chevrolet Cruze 2021

O Chevrolet Cruze 2021 está em sua segunda geração no mercado brasileiro e depois de apresentar bons números de vendas em 2020, ficou claro para a GM que algumas mudanças seriam necessárias. Como forma de se aproximar de concorrentes como Civic, Corolla, Virtus e Jetta, o sedã conta agora com um visual mais moderno, interior refinado, doses extras de tecnologia, além de um motorização pra lá de eficiente. 

Chevrolet Cruze 2021
  • Categoria: Sedan médio;
  • Preço médio novo: R$ 120 mil; 
  • Preço médio usado: R$  85 mil;
  • Versão recomendada:Chevrolet Cruze LTZ ;
  • Consumo médio cidade: 9 km/L;
  • Consumo médio estrada:12  km/L.

Embora a sua categoria tenha alguns modelos que são os queridinhos do público em geral, o Cruze ainda tem grande importância e relevância, tanto para o mercado quanto para a marca.

O sedan médio chega à linha 2021 com algumas novidades, inclusive o retorno da versão LTZ. 

Muito se falava sobre o fim do Cruze, uma vez que hoje, a Argentina é o único país a fabricá-lo para o mercado local e para o Brasil. Mas as modificações e novidades mostram que a Chevrolet manterá tanto a versão sedan, quanto o hatch em linha por mais um tempo. 

Hoje nossos especialistas vêm até você para mostrar todas as novidades e o que você pode esperar do Chevrolet Cruze 2021. 

ANÚNCIOS

Chevrolet Cruze 2021: Novidades

Enquanto muita gente acreditava que o Cruze estava fadado à saída de linha, especialmente por conta da demora da chegada de novidades, a montadora surpreendeu ao anunciar o lançamento da linha 2021 apenas em janeiro. 

A principal novidade é o retorno da versão LTZ, que agora fica como opção intermediária. 

Para chamar atenção para essa configuração, a Chevrolet mudou o visual na dianteira e deu ao modelo um novo para-choque com entradas de ar maiores, assim como pintura das rodas de 17 polegadas. 

O restante da linha permanece o mesmo, pelo menos em termos de design, motorização e câmbio, sendo as principais novidades voltadas às questões de tecnologia e segurança. 

Detalhes do Chevrolet Cruze 2021

Como muita gente sabe, o Cruze chama muita atenção por sua beleza e consequentemente funcionalidade. Assim, vamos destacar agora os detalhes externos e internos dessa jóia sobre rodas.

ANÚNCIOS

Exterior

O Chevrolet Cruze 2021 possui um estilo único que mescla equilíbrio e agressividade, o que remete naturalmente a uma esportividade. 

A questão esportiva fica ainda mais notória devido ao conjunto ótico de dupla parábola com ótimos contornos e um facho adaptativo, mas que não tem projetores de xenon ou led, apenas leds diurnos que são chamados de DRLS.

O para-choque do Chevrolet Cruze 2021 conta com spoilers integrados e agradáveis do ponto de vista estético.

A grade frontal lembra uma mistura de Chevrolet Malibu e o famoso esportivo Camaro, conferindo um ar esportivo. Com estilo mais próximo ao de um cupê por conta de sua queda suave na traseira, o Cruze 2021 é muito elegante. 

Os retrovisores, com basculamento elétrico, agora possuem repetidores de direção, sendo mais uma das novidades que o sedan médio traz consigo. A única coisa que destoa um pouco no visual do modelo é a antena ajustável no teto. 

O modelo apresenta ainda maçanetas cromadas, rodas de liga leve de 17 polegadas com desenho aerodinâmico e frisos cromados que realçam ainda mais seu visual e imponência. 

E por fim, chegando à traseira, as lanternas bipartidas de tamanho considerável agradam bastante na parte de trás. 

Interior

No interior, o Chevrolet Cruze 2021 conta com um ambiente em dois tons que mostra muita evolução. 

O acabamento ficou muito melhor, ganhando dupla tonalidade de cinza e apresentando assim um visual equilibrado, embora os materiais plásticos ainda fazem grande parte da cabine. 

Bons acabamentos dos comandos podem ser facilmente notados no volante renovado Assim como seus ajustes a empunhadura está muito diferente e ficou muito confortável de pilotar. 

Interior
Interior do Cruze é lindo

O Cruze 2021 tem um quadro de instrumentos com um ambiente mais amplo, iluminação branca e um computador de bordo bem mais sofisticado, inclusive com uma aparência mais premium, vindo agora com uma série de novas funções. 

Os bancos foram todos remodelados e naturalmente, ficaram mais confortáveis. O do condutor em particular possui ajustes elétricos. 

O porta-luvas também mudou e agora tem espaço adequado, diferente do minúsculo espaço que tinha anteriormente. Há bons porta-copos e objetos espalhados pelo console central e pelas portas. 

Em termos de conforto interno, o Cruze é muito bom, principalmente na parte traseira, com espaço mais generoso para as pernas, embora não haja teto solar ou difusores de ar traseiros.

Ainda assim, o banco traseiro apresenta apoios de braço central, cintos e apoios de cabeça para todos e luzes de leitura. 

ANÚNCIOS

Dimensões e capacidade

Em termos de dimensões e capacidades, o Cruze 2021 dispõe de um comprimento total de 4,66 metros, largura de 1,80 metros, altura de 1,48 metros e distância entre-eixos de 2,70 metros. 

Com relação à capacidade, o tanque possui espaço para até 54 litros de combustível. Já o porta-malas agrada por toda sua amplitude, ao todo é possível acomodar até 440 litros na traseira. 

Paleta de cores

A paleta de cores do Cruze 2021 também é bastante variável, é possível escolher entre as seguintes colorações:

  • Cinza Satin Steel;
  • Vermelho Edible Berries;
  • Branco Summit;
  • Prata Switchblade;
  • Azul Eclipse;
  • Branco Abalone;
  • Preto ouro negro. 

Tecnologia e conectividade que impressionam

A Chevrolet vem se destacando no mercado por conta do alto poderio tecnológico que vem aplicando em seus veículos. Hoje muita gente associa a marca à tecnologia e conectividade. 

Vamos mostrar agora todo o poderio tecnológico presente no Chevrolet Cruze 2021. Bora conferir todos os gadgets do sedan?

Computador de bordo

O computador de bordo do Cruze 2021 é bem sofisticado e conta com uma aparência mais premium, vindo agora com medidor de pressão dos pneus, dados de navegação, mídia, telefonia, ajuste do alerta de colisão e estacionamento automático.

Volante multifuncional

Por meio do volante funcional é possível ativar diversas funções como atender ligações, trocar de música, alterar a visualização do computador, ter acesso a dados de navegação,  alterar o volume e muito mais. 

Sistema de Wi-fi exclusivo Chevrolet

A exemplo de outros modelos, como o Cruze também permite que todos os seus passageiros se mantenham conectados. 

Por meio do sistema de Wi-fi exclusivo é possível viajar conectado com smartphones, tablets ou notebooks.

wifi
Sistema wifi é inovador e diferenciado

O sistema é inovador e mantém conexão com alto poder de intensidade com um alcance de até 15 metros de distância permitindo que até 7 dispositivos se conectem por meio de reconhecimento automático. 

O sinal da conexão é oferecido pela Claro. Os três primeiros são gratuitos e a partir daí é possível escolher entre 4 planos diferentes que atendem as mais variadas necessidades. 

Faróis adaptativos

Os faróis do Cruze 2021 identificam quando um veículo vem no sentido contrário e diminuem automaticamente a iluminação, evitando ofuscar a visão do outro condutor.  

Sistema Easy Park

Quando o condutor for estacionar, o sistema controla os movimentos do volante, sem o uso das mãos, através de sensores que identificam as vagas, sejam elas horizontais ou perpendiculares.  

Sistema de carregador de celular wireless

Esqueceu o cabo do celular? Tudo bem. No Cruze, é possível carregar a bateria do seu smartphone, através de indução. Basta colocar o dispositivo no espaço feito especialmente para guardá-lo.

carregador
Carregador sem fio é atração à parte

O carregador wireless do Cruze 2021 é compatível com dispositivos que estão alinhados aos padrões Qi WPC e PMA,  que já atendem a grande maioria dos aparelhos do mercado.

Câmera de visão traseira digital HD

Assim que a marcha a ré é engatada, a imagem da câmera traseira surge na central multimídia. 

Por ser uma câmera digital, ela tem melhor resolução e qualidade, garantindo ótima imagem mesmo em ambientes escuros. 

Ar-condicionado digital

No Cruze 2021 não se passa nem calor demais, nem frio demais. Isso porque o ar condicionado digital garante opções de ajustes disponíveis, em relação ao analógico, sendo possível escolher a temperatura exata do fluxo de ar. 

Chevrolet MyLink

A nova geração do Chevrolet MyLink chegou também ao Cruze, com um menu mais intuitivo, funcional e moderno. 

Agora, é possível conectar 2 celulares via Bluetooth, conversar por mensagens e acessar  playlists usando o comando de voz.

Através da tela de 8’’ sensível ao toque de alta precisão, é possível conferir o destino desejado, junto à navegação integrada e enviar sua direção com download do destino. 

Android Auto e Apple CarPlay

Como era de se esperar o Chevrolet MyLink é capaz de se conectar e parear com smartphones com sistema operacional Android ou IOS. 

Por meio desse pareamento, é possível espelhar apps, realizar ligações e até mesmo responder mensagens no Whatsapp. É tecnologia para ninguém botar defeito. 

Sistema Easy Entry

Quer mais tecnologia e facilidade? Com esse sistema, é possível destravar as portas por meio de um sensor de aproximação e também dar a partida com apenas um toque no botão do painel.

O sistema reconhece a presença da chave, destrava as portas e ainda permite a partida no motor por meio do botão start/stop. 

Altos níveis de segurança

Até aqui te mostramos que o Chevrolet Cruze 2021 é bonito, confortável e tecnológico. Agora vamos te mostrar todas as suas características em termos de segurança, que fazem do modelo uma escolha mais do que óbvia. 

6 Airbags, Isofix e Top Tether

Quando falamos de segurança, o primeiro dispositivo que vem à mente de muita gente são os airbags. 

Pois bem, no Cruze 2021 todos os passageiros são protegidos por 6 airbags de série. São dois frontais, dois laterais e dois do tipo de cortina.

Além dos bolsões de ar, o modelo conta com engates padrões Isofix e Top Tether, que permitem a fixação de cadeirinhas para carro com maior aderência, tornando a utilização mais segura e garantindo a proteção da criançada. 

Sistema auxiliar de permanência em faixa

O Sistema auxiliar de permanência em faixa garante um trajeto seguro sem sustos. 

Caso o motorista a bordo do Cruze sair da faixa sem querer, o veículo emitirá um alerta e corrigirá a trajetória, com a ajuda de uma câmera frontal que detecta as faixas da estrada. É a tecnologia trabalhando em prol da segurança. 

Alerta de ponto cego

Dirigir em grandes centros hoje é um desafio e tanto. Assim, para ajudar o condutor, o Cruze conta com sensores nos cantos traseiros do carro que avisam, por meio de sinais luminosos no retrovisor, quando houver algum veículo no ponto cego.

Alerta de colisão frontal

Durante uma condução, situações imprevistas podem surgir sem aviso prévio. 

Sendo assim, em caso de risco iminente de colisão frontal, um sinal sonoro e visual é emitido no para-brisas como forma de alertar o motorista a pisar no freio o mais rapidamente possível. 

Alerta de pressão dos pneus

O alerta de pressão de pneus é uma das novidades para o modelo 2021. O sistema avisará o condutor quando for preciso corrigir a pressão dos pneus, para manter o veículo em sua perfeita dirigibilidade.

Controle eletrônico de estabilidade e tração

O controle eletrônico de estabilidade e tração garante o controle do Cruze em curvas fechadas, desvios bruscos, pisos molhados e pouco aderente e em outras variadas situações. 

estabilidade
Segurança é ponto alto do Chevrolet Cruze 2021

Ao detectar a perda de controle da direção, o sistema aplica correções automáticas nos freios, para ajudar a conduzir o veículo na direção correta. 

Assistente de partida em aclive

O sistema de partida em aclive tem se tornado cada vez mais popular e útil por conta de seu eficaz efeito de segurança. 

Enquanto o motorista move o pé do freio para o acelerador, o assistente é capaz de segurar os freios por um curto período de tempo, o que evita que o carro recue em ladeiras. 

Sistema OnStar

E para fecharmos a nossa sessão de dispositivos de segurança do Chevrolet Cruze 2021 temos o sistema OnStar. 

Por meio dele, é possível ter auxílio em casos de emergências por meio de assistência 24 horas por dia e outros serviços exclusivos. 

Além de localizar o veículo, a Central de Atendimento do OnStar auxiliará na recuperação do Onix Plus em casos de roubo ou furto.

Ao apertar o botão SOS (no retrovisor ou aplicativo) ou quando o airbag e os sensores do veículo são ativados, é possível ter ao seu dispor uma linha de atendimento preferencial em situações emergenciais.

Quem já utilizou o sistema garante que ele é um verdadeiro anjo da guarda. 

Motorização, consumo e desempenho

O Chevrolet Cruze 2021 conta com a geração mais atual do Propulsor LE2, que pertence à família Small Global Engine – SGE que também equipa outros modelos da marca, como o Tracker e o Buick Encore, por exemplo. 

Vamos falar agora do propulsor presente sob o capô do Cruze 2021.

Motorização

A motorização do Cruze 2021 segue com o propulsor 1.4 turbo que já era utilizado anteriormente. 

O motor conta com diâmetro de 74 mm e curso de pistões de 81,3 mm e possui quatro cilindros com bloco, cabeçote e cárter em alumínio. 

O comando de válvulas é duplo, e variável contendo 16 delas. O turbocompressor é de baixa pressão com intercooler e injeção direta de combustível com tecnologia flex de pré-aquecimento de etanol para partidas a frio. 

Ao todo o motor é capaz de entregar 150 cavalos com um torque de 24 kgfm quando abastecido com gasolina. Já quando há etanol no tanque, a cavalaria sobe para 153 cavalos e o torque alcança 24,5 kgfm. 

Só há uma opção de câmbio: automático de seis velocidades com mudanças de marchas sequenciais. O que convenhamos, é uma pena para os mais puristas. 

Consumo

No uso urbano, o Cruze 2021 apresenta médias de 11,1 km/L com gasolina e 7,6 km/L com etanol. Já quando está na estrada, os números sobem para 13,9 km/L e 9,4 km/L com derivado do petróleo e da cana, respectivamente. 

Desempenho

Na questão de desempenho o Cruze 2021 faz bonito. Na aceleração o sedan vai de 0 a 100 km/h em 9 segundos e possui velocidade máxima de 214 km/h. 

Independente do tipo de combustível utilizado o motor entrega disposição e força em todos os tipos de situações. 

Embora não conte com a opção Sport, o Chevrolet Cruze 2021 apresenta alta performance com uma ótima dose de eficiência energética. O motor responde de maneira rápida e vigorosa, elevando os giros de maneira rápida e funcional. 

Rodando a 110 km/h – velocidade máxima de muitas rodovias brasileiras, o ponteiro marca apenas 2.000 rpm, o que contribui positivamente para conforto, economia e ruído interno. 

Chevrolet Cruze 2021: Versões e valores 

Hoje o Cruze 2021 é vendido apenas em três versões, que podem ser conferidas junto de seus valores logo abaixo:

  • Chevrolet Cruze LT 2021: R$ 114.800
  • Chevrolet Cruze LTZ 2021:R$ 126.590
  • Chevrolet Cruze Premier 2021:R$ 137.600

Um sedan médio brigando por espaço. É assim que o modelo da Chevrolet é visto ultimamente por muita gente.

Com muita tecnologia e segurança embarcada e um design que chama atenção, o representante da GM precisa encarar diariamente figuras carimbadas na categoria, mas podemos adiantar de antemão que ele se sai bem.

Depois de pilotarmos um exemplar, vamos te mostrar agora quais são as vantagens e desvantagens do Chevrolet Cruze. 

Se você gosta do modelo, já leu tudo sobre ele, mas gostaria de saber qual é o seu comportamento real do veículo antes de fechar negócio, não pode deixar de conferir a nossa análise.

Garantimos que você não irá se arrepender

Vantagens e desvantagens e desvantagens do Chevrolet Cruze

Conheça agora todos os pontos positivos e negativos de se ter um Cruze para chamar de seu e encarar os percalços diários. 

Vantagem: Design

Aqui temos a primeira vantagem em nossa lista de vantagens e desvantagens do Chevrolet Cruze. 

Como muita gente sabe, o Cruze está em uma categoria um tanto quanto inglória para se estar. Brincadeiras à parte, todos sabem que quando se fala de sedans médios, há ainda muita gente que pensa em Civic e Corolla, mas isso está mudando e com uma ajuda do exemplar da GM. 

Enquanto os nomes clássicos da categoria são considerados modelos de “tiozão” o Cruze inova em termos de design. 

Lindo
Chevrolet Cruze é joia sobre rodas

Como já dissemos algumas vezes, antes de um carro ser bom, ele precisa ser bonito e chamar atenção e disso o Cruze é capaz. 

Com um Design bonito e harmonioso, com linhas que lembram os antigos Coupés, o Chevrolet Cruze é sem sombra de dúvidas o sedan médio mais bonito do Brasil. 

Vantagem: Conforto

O segundo ponto que merece destaque em nossa lista de pontos positivos e negativos do Chevrolet Cruze é o conforto. E quando se fala de conforto, estamos falando de diferentes tipos de conforto. 

O primeiro tipo de conforto do qual iremos falar é sobre os bancos. Com novas costuras e moldes, todos os cinco ocupantes se sentem confortáveis ao se sentarem na cabine do sedan, seja para grandes ou pequenos deslocamentos. 

O segundo tipo de conforto é proveniente da comodidade, uma vez que o Cruze é um verdadeiro computador sobre rodas em termos de conectividade e funcionalidade. 

Com conexão Wifi e ar-condicionado digital, as viagens são mais confortáveis em termos de distração e temperatura. 

E por último, mas não menos importante, temos no silêncio o terceiro item. Com um motor bem calibrado capaz de rodar em altas velocidades e manter baixas rotações, o Cruze oferece um baixo nível de ruídos na cabine, o que torna todo e qualquer deslocamento mais prazeroso. 

Vantagem: Dirigibilidade

O terceiro item na nossa lista de vantagens e desvantagens do Chevrolet Cruze é a sua dirigibilidade. 

Com suspensões firmes e rígidas, aliada às rodas com aro de 17 polegadas e uma série de sistemas de segurança, como controle de tração e de estabilidade, pilotar o Cruze é uma experiência única. 

Dirigibilidade
Dirigibilidade é ponto alto

O veículo é fácil e divertido de pilotar nas estradas, e quando precisa ser utilizado em grandes centros também se sai bem, se comportando de maneira ágil em mudanças de faixa, de direção e até mesmo na hora de realizar manobras apertadas. 

Mais um ponto para o sedan!

Vantagem: Desempenho

O desempenho é outro ponto que agrada até os mais céticos que ainda acreditam que é preciso grandes motores para que melhores performances sejam alcançadas. 

Equipado com um motor 1.4 turbo capaz de gerar até 153 cavalos junto apenas com opção de câmbio automático, o desempenho do Cruze se aproxima de um esportivo puro sangue puro. 

As marchas que também podem ser trocadas manualmente com alguns toques no câmbio no console possuem engates e retomadas rápidas, precisas e funcionais. 

Além disso,o motor entrega potência de maneira linear evitando sustos ou derrapagens desnecessárias.

Apenas para efeito de curiosidade: o Cruze roda a 110 km/h com giros na faixa de 2.000 rpm, aliando assim, desempenho, conforto e consumo de combustível

Vantagem: Segurança

Os veículos da Chevrolet vem se destacando cada vez mais em termos de segurança. 

A montadora vem enfileirando títulos e prêmios de segurança em seus carros e com o Cruze a história se repete. 

O sedan médio conta com uma série de sistemas e componentes que foram desenvolvidos e atuam diretamente para manter a condução o mais segura possível. 

Controle de tração e estabilidade, sistema OnStar, 6 airbags, alerta de ponto cego, câmera de ré digital, farol com sensor de diminuição de luminosidade, alerta de pressão de pneus são alguns dos sistemas de segurança encontrados no Cruze. 

Vantagem:Espaço

Outro ponto que merece destaque no Cruz é seu amplo espaço, tanto na cabine, quanto no porta-malas. 

Com 2,70 metros de distância entre-eixos, o espaço das pernas para quem viaja no banco de trás surpreende. Além disso, a largura de 1,80 metros garante que três adultos viagem de maneira confortável por longos deslocamentos. 

Mas a questão de espaço não acaba por aí. O porta-malas também é outro destaque positivo quando o assunto é espaço, afinal são 440 litros disponíveis no compartimento traseiro. 

Como todo esse espaço, o Cruze é o carro ideal para grandes famílias, ou solteiros que curtem viajar em busca de aventuras com os amigos. 

Vantagem: Tecnologia e conectividade

A tecnologia e a conectividade falam alto no Cruze. Em termos de gadgets eletrônicos, não é absurdo algum falar que ele está muito à frente da concorrência. 

tecnologia
Tecnologia agrada muito

Quem possui um Cruze para se deslocar pode usar a conexão do próprio carro para se manter conectado e assim preservar o pacote de dados do smartphone. 

Além disso, há outras facilidades promovidas pela tecnologia, como carregador de celular sem fio, central multimídia MyLink por comando de voz, ar-condicionado digital e computador de bordo multifunções. 

Vantagem: Preço

E a última vantagem em nossa lista de vantagens e desvatagens do Chevrolet Cruze é o seu preço. 

Comercializado em três versões diferentes, ele possui preços mais acessíveis e consequentemente mais atrativos do que seus concorrentes diretos. 

Hoje um Cruze parte da faixa de R$ 115 mil podendo ultrapassar os R$ 135 mil, algo distante da realidade de muitos brasileiros, mas totalmente dentro da normalidade de sua categoria. 

Desvantagem: Ausência de shift paddles

A primeira desvantagem do Cruze é a ausência de Shift Paddles no volante, as famosas borboletas para troca de marchas. 

Embora seja um sedan médio, seu desempenho lembra sim um esportivo, e ter que trocar as marchas por meio de toques no câmbio ou esperar que o motor troque tudo automaticamente não é tão legal. 

Desvantagem: Câmbio automático apenas

A segunda desvantagem na lista de vantagens e desvantagens do Chevrolet Cruze mais uma vez diz respeito ao câmbio. 

Agora batemos na tecla do modelo ser ofertado apenas com câmbio automático. Ok, sabemos que o futuro do automóvel talvez envolva a extinção do câmbio manual, mas é preciso ter em mente que o brasileiro é um verdadeiro purista quando se fala de direção.

câmbio
Ausência de câmbio manual é desvantagem

Ainda tem muita gente que gosta de trocar as marchas manualmente, sem falar que um câmbio manual também colabora para a economia de combustível. Ponto negativo para a montadora nessa questão. 

Desvantagem: Excesso de plástico interno

Embora o acabamento do Cruze seja de boa qualidade, é comum que muita gente reclame do excesso de plástico utilizado no acabamento. 

Em um carro que pode alcançar quase os R$ 140 mil, espera-se que haja menos plástico, mas isso não deve ser visto como um grande problema, pois todos itens positivos conseguem amenizar esse item da lista, que precisava ser citado. 

Conclusão

Depois de conferir a nossa lista de vantagens e desvantagens do Chevrolet Cruze é possível chegar a conclusão de que quando se fala de sedan médio o exemplar da GM é sim, uma ótima compra. 

Como já virou jargão por aqui, é preciso ter em mente que não existe carro perfeito que será capaz de agradar a todos, embora o Cruze se aproxime disso. 

Em uma opinião pessoal de nossos especialistas, o que o Cruze precisa para se aproximar da perfeição seria a oferta de shift paddles, mesmo que como acessório e a adoção de um câmbio manual. 

Se depois de conferir uma análise detalhada sobre o comportamento do sedan você tiver ficado ainda mais interessado na compra de um exemplar é hora de abrir um sorriso!

Nossos especialistas fizeram um artigo com dicas práticas e funcionais de como comprar um Cruze por meio de um ótimo negócio. Para conferir, é só clicar no botão abaixo.

Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze

Sedan médio Tecnológico

Segurança, potência, conectividade e design com o melhor custo x benefício do Brasil!

Você permanecerá no site atual
Você permanecerá no site atual

Segurança, potência, conectividade e design com o melhor custo x benefício do Brasil!

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Artigos

Volkswagen Gol 2021: Depois de 40 anos modelo continua funcional!

por

Murilo C.

Publicado em

| Atualizado em

Tudo sobre o Gol 2021

Gol 2021

O Gol 2021 chegou de maneira discreta e sem fazer muito alarde. Logo após fazer 20 anos, o modelo que já foi considerado o queridinho de muita gente, perdeu o valor e o status de popular, o que não quer dizer que ele não seja um veículo funcional. 

Pensando em te manter informado, nós do Senhor Carros vamos voltar no tempo e te mostrar a história desse quarentão, além de te mostrar o que há de novo, no modelo 2021.

Ficou curioso? Então, não deixe de conferir o artigo a seguir! 

Linha do tempo do Volkswagen Gol

Como citado em maio, o modelo da Volkswagen completou 40 anos. Trata-se de idade para ninguém botar defeito, afinal, são poucos os carros que conseguiram se manter no mercado por todo esse tempo sem ser retirado de linha. 

Pensando nisso, fizemos uma linha do tempo, com os maiores feitos do Gol nesse quase meio século de vida. 

1980: idealizado para ser o sucessor do Fusca como carro-chefe da montadora, o Gol é lançado para disputar o mercado contra o Fiat 147 e o Chevrolet Chevette. O modelo era equipado com um motor 1.3 refrigerado a ar e 42 cavalos.

1981: A versão sedã do Gol, o famoso Voyage é lançado com motor 1.5 refrigerado a água, porta-malas espaçoso e um visual diferenciado. Nesse mesmo ano, o Gol passou a ser equipado com novo motor 1.6, ainda refrigerado a ar. 

1982: Chega a vez do lançamento da Parati, que mantém a motorização do Voyage, mas com um porta-malas ainda maior. A motorização é a mesma do Voyage. Ainda em 1982, a montadora lança sob a mesma plataforma o Saveiro. 

1984: É lançado o Gol GT, a primeira versão esportiva do hatch, equipado com motor 1.8 refrigerado a água com 99 cavalos, suspensão mais firme e bancos esportivos. 

1987: Com motores 1.6 e 1.8 AP, Gol, Voyage e Paraty passam por sua primeira reestilização, ganhando novos faróis, para-choques e lanternas. 

1988: A Volkswagen lança o gol GTI, que foi o primeiro carro nacional com injeção eletrônica. O modelo era equipado com um motor 2.0 AP de 112 cavalos. 

Gol GTI
Gol GTI marcou época

1991: O modelo passa pela sua última reestilização, ganhando a frente que é conhecida até hoje como “chinesa”. 

1992: É lançado o 1º Gol 1000.

1994: para enfrentar o Fiat Uno e o Chevrolet Corsa, o Gol chega a sua segunda geração, popularmente chamada de “bolinha”. O exterior e a arquitetura da cabine são novos. Seus motores eram de 1.0 com 50 cavalos, 1.6 de 76 cavalos e 1.8 de 91 cavalos. Neste ano, o Voyage também foi descontinuado. 

1999: A segunda geração, que ainda fazia uso da plataforma da primeira passa por mais uma renovação visual e é batizada de G3, deixando todo o conjunto ótico mais reto e alinhado. No interior o destaque fica por conta do painel de instrumento, muito semelhante aos utilizados pelos veículos da Audi na época. No ano seguinte, Gol e Parati ganham motor 1.0 turbo. 

2003: É lançado o primeiro Gol Total Flex, o primeiro carro bicombustível do Brasil.

2006: A linha 2006 passa a ser comercializada como G4, embora não passe por uma reestilização verdadeira. O conjunto ótico reto até então, volta a receber contornos arredondados. 

2008: Os designs externos e internos sofrem profunda alteração e os motores 1.0 e 1.6 da família EA 111 passam a ser utilizados. A produção do Voyage é retomada.

2009: A renovação de design chega à Saveiro, que ganha uma versão inédita com cabine estendida. Gol e Voyage ganham câmbio automatizado I-Motion;

2011: O Gol chega aos 25 anos de liderança no mercado nacional. A marca gera uma versão especial para 2012.

2012: O Gol passa por mais uma reestilização e passa a ficar parecido com o Fox. O modelo ganha também a versão ecológica Bluemotion.

2014: Versão Rallye estreia motor 1.6 de 120 cavalos. No mesmo ano, o reinado de liderança de vendas do Gol chega ao fim, com o Fiat Palio assumindo o posto.

2016: O Gol abandona o motor 1.0 de 4 cilindros e dá espaço para a chegada do motor 1.0 de 3 cilindros. O visual passa por pequenos retoques e uma nova central multimídia, passa a ser oferecida como item opcional. 

2020: Modelo comemora 40 anos de vida, ainda tendo lenha pra queimar. 

As novidades do Gol 2021 começam pela segurança

A principal novidade do Gol 2021 foi a adoção dos itens de segurança considerados obrigatórios para o mercado brasileiro. Ou seja, a montadora se viu na obrigação de adotar esses equipamentos. 

A partir do modelo 2021, o Gol passa a dispor de cinto de segurança de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, além do sistema de fixação Isofix para as cadeirinhas infantis. 

Visual externo mais robusto

Como é possível notar, o Gol 2021 é um pouco mais robusto, e isso é fruto de uma leve reestilização adotada ano passado. A dianteira foi redesenhada e passou a trazer o mesmo conjunto utilizado no antigo Gol Track e na Saveiro (que foi quem estreou essas linhas). 

Ainda no exterior, o capô é mais elevado e possui vincos marcantes, com faróis maiores e mais angulares interligados à nova grade, que também é mais ampla. O para-choque por sua vez também passou por reestilização, fazendo com que os faróis de neblina fiquem em uma posição mais elevada. 

Gol lateral
Gol 2021 mudou muito pouco

As laterais seguem sem mudanças. A única alteração são as novas rodas de liga-leve e calotas. Já a traseira não sofreu qualquer tipo de modificação. 

Interior com leve alteração

No interior, as novidades incluem detalhes de acabamento, com um novo grafismo para o painel de instrumentos e novas opções de revestimento para os bancos. Além disso, o Gol 2021 recebeu um novo pacote opcional com edição limitada batizado de Urban Completo II.

Gol 2021
Interior passou por modificações

Esse pacote agrega uma série de itens, como sensor de estacionamento, chave canivete, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisores externos com ajustes elétricos, faróis de neblina, conjunto elétrico e rodas de 15 polegadas. O pacote custa cerca de R$ 3 mil. 

Além dessas novidades no interior, a central multimídia é outro item que chama bastante atenção. 

Motorização

Na questão de motorização, o Gol 2021 possui as mesmas opções do modelo anterior, um motor 1.0 e dois motores 1.6. 

O motor 1.0 conta com três cilindros e 12 válvulas, com componentes feitos em alumínio, sistema de refrigeração independente para bloco e cabeçote, comando duplo variável de válvulas e sistema de partida que dispensa o tanquinho de gasolina para partidas a frio.

Esse motor rende 75 cavalos a gasolina e 82 cavalos com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas. 

O primeiro motor 1.6 é o velho conhecido 8V MSI flex com quatro cilindros, capaz de render 101 cavalos na gasolina e 104 cavalos abastecido com etanol. Para essa motorização, está disponível somente um tipo de transmissão, a manual de 5 marchas que também é utilizada no 1.0.

Motor gol 2021
Gol 2021 tem 3 opções diferentes de motor

E por fim, a segunda opção de motor 1.6 é  moderno 16V MSI Flex de quatro cilindros que equipa o Polo, Virtus e a Saveiro Cross, pertencente à moderna família EA-211, esse propulsor traz bloco e cabeçote em alumínio, quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas variável na admissão. 

Esse motor mais moderno, rende 110 cavalos com gasolina e 120 cavalos com etanol e está acoplado câmbio automático Aisin AQ160 6F de seis velocidades com conversor de torque.

As trocas de marchas podem ser feitas por meio de alavanca ou shift paddles atrás do volante. Há também um modo de condução esportiva. 

As três versões do Gol 2021

O Gol 2021 conta com as seguintes versões:

  • Volkswagen Gol 1.0 manual;
  • Volkswagen Gol 1.6 manual;
  • Volkswagen Gol 1.6 automático.

Volkswagen Gol 2021 1.0

Equipado com motor 1.0 flex de 3 cilindros com 75/82 cavalos e câmbio manual de 5 marchas, essa versão conta com os seguintes itens de série. 

Sistema de freio ABS e EBD, sistema de partida frio, alerta de frenagem de emergência, 2 bolsas de airbags - para motorista e passageiro, alerta sonoro e visual de cinto de segurança, antena no teto, ar condicionado com filtro de poeira e pólen, banco do motorista com ajuste altura, banco traseiro rebatível, chave tipo canivete, cintos de segurança com pré-tensionador, coluna central externa com aplique preto, desembaçador do vidro traseiro, direção hidráulica, faróis com máscara escura, lavador e limpador do vidro traseiro, luz de freio elevada, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro com marcador do nível de combustível, preparação para sistema de som, revestimento dos bancos em tecido, rodas de aço de 14 polegadas, calotas em xisto, suporte para celular, tomada de 12V no console central, travamento das portas e vidros dianteiros elétricos. 

Volkswagen Gol 2021 1.6 manual

Equipado com motor 1.6 flex de 101/104 cavalos e câmbio manual de 5 marchas, essa versão conta com os mesmos itens de série da versão anterior, mais rodas de 15 polegadas com calotas gabro. 

Volkswagen Gol 2021 1.6 automático

Essa versão é equipada com o novo motor 1.6 de 110/120 cavalos e câmbio automático de 6 velocidades e conta com os mesmos itens de série da versão anterior, além do câmbio automatizado. 

Diferentes ofertas de pacotes

Todas as três versões podem ser turbinadas com três pacotes diferentes oferecidos pelas concessionárias. Os pacotes são:

Volkswagen Gol
Gol 2021 conta com diferentes versões e pacotes
  • Urban completo;
  • Interatividade Composition Touch;
  • Interatividade Media Plus.

Pacote Urban completo

Esse pacote conta com sistema de alarme com comando remoto, sensor de estacionamento traseiro, luzes dianteiras e traseiras, alças de segurança no teto, coluna de direção com ajuste e profundidade, retrovisores e maçanetas na cor do veículo, espelhos retrovisores elétricos e com luzes indicadoras de direção integradas, faróis de neblina, lanternas traseiras escurecidas, para sol com espelho iluminado para o motorista e passageiro, rodas de liga leve de 15 polegadas, tampa do porta malas com abertura elétrica, travamento elétrico das portas e vidros elétricos. 

Pacote interatividade Composition Touch

Esse pacote é equipado com I-System com Eco-Comfort, computador de bordo, 4 alto falantes e 2 tweeters, sistema de som com touchscreen com App-connect e volante multifuncional com comando de sistema de som.

Pacote interatividade Media Plus

E esse que é pacote mais básico, conta com 4 alto-falantes, 2 tweeters e sistema infotainment Media Plus, com bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-Card e Aux-In.

Desempenho, consumo e dimensões

O Gol 2021 apresenta bom desempenho com qualquer uma das opções de motorização. O 1.0 compacto de entrada apresenta boa disposição em saídas e retomadas, podendo ser considerado até mesmo surpreendente. 

Rodando em cerca de 3.000 rpm na estrada, é possível ter um ótimo rendimento e, termos de consumo, além de força suficiente para se manter embalado em ultrapassagens. 

Gol 2021 frontal
Gol 2021 possui bom desempenho e consumo nas três versões

Já nas motorizações 1.6, como era de se esperar, o desempenho é satisfatório, apresentando força para encarar subidas e realizar ultrapassagens na estrada, mas como é de se esperar, o consumo é mais elevado do que o 1.0. 

As médias de consumo são as seguintes:

Volkswagen Gol 1.0 manual

  • Consumo na cidade: 8,8 km/l com álcool e 12,9 km/l com gasolina
  • Consumo estrada : 10,3 km/l com álcool e 14,5 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 1.6 manual 

  • Consumo na cidade: 7,6 km/l com álcool e 11 km/l com gasolina
  • Consumo estrada: 9,2 km/l com álcool e 13,1 km/l com gasolina

Volkswagen Gol 1.6 automático

  • Consumo na cidade: 7,7 km/l com álcool e 11,1 km/l com gasolina
  • Consumo estrada: 9,6 km/l com álcool e 13,6 km/l com gasolina

As dimensões do Gol 2021 são as seguintes:

  • Comprimento: 3.897 mm;
  • Altura: 1.464 mm;
  • Largura: 1.656 mm;
  • Distância entre-eixos: 2.466mm.

Valores

Como era de se esperar cada uma das versões do Gol 2021 possuem valores distintos, sendo o 1.0 o mais barato e o 1.6 automático o mais caro. Os preços são:

  • Volkswagen Gol 2021 1.0 manual: R$ 50.250
  • Volkswagen Gol 2021 1.6 manual: R$ 56.490
  • Volkswagen Gol 2021 1.6 automático: R$ 61.390

Conclusão

Embora tenha a perdido a liderança de vendas em 2012 e ainda não tenha retomado o posto, o Gol 2021 é a continuidade de um modelo muito querido e que ainda é apreciado por muita gente, tendo “teoricamente” muito tempo de vida pela frente. 

Entretanto, previsões indicam que o modelo pode sair de linha no final do ano que vem para dar a lugar a um SUV compacto. Embora a montadora alemã não confirme essas informações, a verdade é que para enfrentar concorrentes como o Chevrolet Onix ou o Hyundai HB20, o Gol precisaria passar por algumas reestilizações estéticas, além de mudanças mecânicas. 

Agora queremos saber a sua opinião. O que você achou do Gol 2021? Você desembolsaria a quantia pedida pela montadora? Sim ou não? Deixe um comentário com a sua resposta. 

E já que estamos falando do veículo da Volkswagen com maior presença de mercado, que tal saber um pouco mais sobre o carro da Fiat com maior presença no comércio automotivo? Estamos falando é claro do Uno! Clique no botão abaixo e leia uma matéria que fizemos sobre a evolução desse popular de peso!

Continuar Lendo

Em Alta