Artigos

Scooter: um guia completo para motoristas!

Quer comprar uma scooter, mas não tem certeza do que precisa saber? Descubra tudo neste guia definitivo, como prós, contras e características!

Anúncios

Saiba aqui como funciona uma Scooter e suas vantagens e desvantagens

Scooter é alternativa econômica para o dia a dia. Fonte: AdobeStock.
Scooter é alternativa econômica para o dia a dia. Fonte: AdobeStock.

Muito bem, hoje em dia está cada vez mais difícil e estressante dirigir no trânsito caótico das cidades. Então, vamos conhecer neste post um guia completo para motoristas de scooter.

Afinal, as scooters estão se tornando cada vez mais uma opção para viagens curtas, devido à sua praticidade, acessibilidade econômica e eficiência de combustível.

Motociclista agachado em frente a moto

Qual a melhor moto para iniciantes?

Comprar a primeira moto é sempre uma experiência emocionante. Então, saiba aqui qual a melhor moto para iniciantes e faça um bom negócio!

Ou seja, uma scooter é fácil de manter, tornando-a uma escolha prática para qualquer um que queira se locomover de maneira econômica. Enfim, elas oferecem uma opção de transporte acessível para motoristas de todas as idades!

Mas afinal, o que é uma scooter?

Pois bem, apesar da semelhança, uma scooter possui diversas peculiaridades que a diferencia de uma moto, apesar de ambas terem duas rodas e serem versáteis para transitar.

  • Então, começamos pela diferença entre a posição do motorista. Em uma scooter ele vai sentado e em uma moto a posição é montada;
  • A condução da scooter é mais suave e contínua, ou seja, não tem a agilidade de manobra das motos;
  • A scooter é controlada apenas pelas mãos, pois em geral seu câmbio é automático e não são necessárias as trocas manuais;
  • Outra praticidade das scooters é com relação ao freio, que é acionado pelos manetes. 
  • O acelerador da scooter funciona pelo manete direito, que neste caso é similar a uma moto;
  • As scooters têm rodas bem menores que as das motocicletas, e exigem mais atenção ao transitar em vias esburacadas e mal conservadas.
  • As scooters tradicionais são movidas a combustível, mas já existem no mercado diversos modelos elétricos que também tem se tornado bastante populares.
  • Como depende somente da recarga da bateria, a scooter não polui o meio ambiente pela queima dos combustíveis, sendo assim uma opção mais sustentável de veículo.

Então, veja abaixo um guia completo para motoristas de scooter conhecendo suas vantagens e desvantagens.

E quais são as vantagens de uma scooter?

Pois bem, vamos saber então quais as principais vantagens de se ter uma scooter. Veja a seguir!

1- Mobilidade no trânsito

Então, como já dissemos acima, o trânsito nas cidades está cada vez mais caótico e se tornou um grande problema para quem precisa se locomover diariamente.

Isso faz com que as pessoas percam muitas horas em deslocamentos devido aos constantes congestionamentos e acidentes. Assim, uma scooter se torna uma excelente opção, pois garante uma mobilidade eficaz e rápida.

2- Economia

Logicamente, uma outra grande vantagem de uma scooter é a economia na hora de abastecer.

Afinal, elas possuem grande autonomia com poucos litros de combustível. E, no caso de uma scooter elétrica, o custo de recarregar as baterias é ainda menor.

3- Custo de manutenção

Muito bem, por serem veículos com mecânica relativamente simples, o custo de manutenção das scooters também é uma vantagem.

Sendo assim, como possui menos componentes no motor, a ocorrência de defeitos e problemas são bem menores.

4- Baixo ruído

Esta é uma vantagem exclusiva das scooters elétricas, que apresentam um ruído baixíssimo em relação às scooters e motos com motores convencionais.

E quais as desvantagens de uma scooter?

Scooters costumam ser mais caras do que motocicletas. Fonte: AdobeStock.
Scooters costumam ser mais caras do que motocicletas. Fonte: AdobeStock.

Através deste guia completo para motoristas de scooter, é importante também conhecer as suas desvantagens. Confira aqui quais são.

1- Preço

Então, a principal desvantagem das scooters é o preço. Elas costumam ter um custo mais alto em comparação com as motos similares. Mesmo as scooters elétricas também são mais caras que as movidas a combustível.

Porém, você pode fazer um financiamento de veículo. Com certeza, este custo maior para aquisição de uma scooter será amortizado a médio e longo prazo, devido à economia no gasto com abastecimento e manutenção.

2- Algumas Restrições

Então, apesar de toda a sua praticidade, as scooters não são indicadas para grandes deslocamentos, pois a viagem pode ficar muito cansativa.

E como vai poder ver nas dicas que damos a seguir, devemos ter um cuidado extra ao pilotar uma scooter para evitarmos sofrer algum acidente, pois ela é um veículo leve e sem proteção externa.

Dicas para quem decidiu ter uma scooter

Pois bem, se você decidiu ter uma scooter mas nunca dirigiu nada do tipo, então aprenda algumas dicas importantes neste guia completo para motoristas.

1- Dirija somente com habilitação

Muito bem, primeiramente, se ainda não for habilitado, o ideal é matricular-se em uma moto escola e seguir o procedimento para obter a sua CNH na categoria A.

Desse modo, você pode sair por aí com sua scooter sem preocupações, sem correr o risco de levar multas e perder a sua CNH e scooter por apreensão.

2 – Se não tem experiência, faça uma Escola de Pilotagem

Então, já tem a CNH em mãos, mas ainda está inseguro para enfrentar o trânsito pesado das cidades?

A dica é que você matricule-se em um curso de pilotagem, onde você irá aprimorar suas habilidades e adquirir mais confiança para pilotar uma scooter.

3- Utilize sempre equipamentos de segurança

É muito importante que você sempre pilote sua scooter devidamente equipado para garantir a sua segurança. 

Afinal, se estiver utilizando luvas, capacete, botas e macacão, correrá menos risco de se machucar. Além disso, os equipamentos são obrigatórios e você evita de levar uma multa.

4 – Não tenha pressa e dirija com bastante atenção

Às vezes, estamos atrasados ou com pressa de chegar logo ao destino e nos esquecemos de tomar algumas precauções que podem evitar acidentes.

Desse modo, além dos equipamentos de segurança, ao pilotar uma scooter dirija com atenção redobrada em relação aos veículos próximos.

Motociclista pilotando Honda Gold Wing Tour

6 melhores modelos de moto para viagem

Para fazer uma viagem tranquila e prazerosa a bordo de uma moto é preciso escolher aquela que mais combina com você. Então, veja quais os melhores modelos aqui!

E também, tome cuidado extra ao fazer curvas, nas frenagens e ultrapassagens, desviar de buracos ou transitar em pistas molhadas. Enfim, de maneira geral, evite fazer manobras bruscas que possam colocá-lo em perigo de acidentes.

Portanto, esperamos que com este guia completo para motoristas de scooter você tenha aprendido mais sobre elas, suas vantagens e desvantagens e como pilotar com segurança!

E, se você se interessou realmente por esse tipo de veículo, queremos que continue conosco! Abaixo, separamos um artigo com alguns modelos de scooter para você conhecer e, quem sabe, escolher uma para si. Confira!

Scooter elétrica vermelha

Scooters elétricas: conheça 7 modelos e preços!

Com a alta dos preços de combustíveis e o trânsito cada vez mais caótico, uma boa alternativa é adquirir uma scooter elétrica. Esses veículos variam de modelo e preço!

Em Alta

content

Tudo sobre o modelo Ecosport: conheça e saiba se vale a pena!

Apesar do encerramento das atividades da Ford no Brasil, o modelo Ecosport da marca ainda continua sendo uma boa opção de compra, conheça!

Continue lendo
content

Sites de leilão de moto: Passo a passo para comprar a sua

Descubra aqui o passo a passo simples para você comprar em sites de leilão de moto e fazer o melhor negócio na hora de adquirir seu veículo!

Continue lendo
content

Carros voadores: os modelos que já são realidade

Conheça os modelos de carros voadores que já são realidade, quanto custam e quando eles começarão a voar por aqui. Confira!

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Conheça as mudanças nas multas em 2023!

Modificação quanto à conversões na via, insulfim, farol baixo e mais. Confira aqui todas as mudanças que podem gerar multas em 2023!

Continue lendo
content

Porque veículos vão a leilão? Descubra quais são as 4 principais causas

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Porque veículos vão a leilão? Descubra quais são as 4 principais causas

Continue lendo
content

Sold Leilões: como se cadastrar para comprar

A Sold Leilões é uma boa opção no segmento de leilões de carros seminovos e usados: então saiba como se cadastrar para comprar com ela!

Continue lendo