Listas

Nissan Ariya: Saiba tudo sobre o primeiro SUV elétrico da marca

Conheça o Nissan Ariya – SUV 100% elétrico da marca japonesa repleto de aparatos tecnológicos e com autonomia para rodar mais de 600 km.

Por

Murilo C. 

| Publicado em

ANÚNCIOS

Nissan Ariya: O futuro é elétrico

O Nissan Ariya foi apresentado ao mundo pela primeira em 2019 durante a edição do Salão de Tóquio. Na ocasião o modelo era apenas um protótipo para a montadora nipônica. No entanto a aceitação foi tamanha que a marca resolveu tirar modelo do papel e torná-lo realidade. 

Nissan Ariya

Após muita especulação, testes e lançamentos de teasers o primeiro SUV elétrico da Nissan tem como intuito representar um marco para a empresa sendo o ponto de partida para uma nova fase automotiva. 

O modelo é considerado como chave. Afinal a Nissan tem um plano ousado de lançar 10 novos modelos nos próximos 20 meses.

É como se fosse um compromisso em atender à demanda dos clientes por veículos SUVs e crossovers mas com tecnologia eletrificada, automatizada e conecta. 

Estamos literalmente vivenciando o futuro e hoje vamos emergir de maneira mais profunda nele.

Se você gosta de carros e de tecnologia então precisa conferir nossa análise detalhada do Nissan Ariya. Vamos lá?

ANÚNCIOS

Nissan Ariya: Desvendando o elétrico

A Nissan resolveu fazer do Ariya um modelo único capaz de despertar sentimentos únicos e promover aos motoristas e passageiros sensações que nunca provaram antes e isso deve ser alcançado afinal o veículo possui características um tanto quanto únicas. 

ANÚNCIOS

Plataforma especial

O primeiro ponto sobre o SUV eletrificado é que sua plataforma é especial (e única). 

A plataforma utilizada é a CFM-EV fruto da união de esforços de uma aliança entre Renault - Nissan - Mitsubishi que também será utilizada em futuros projetos elétricos e dá ao Nissan Ariya um porte de SUV cupê médio. 

ANÚNCIOS

Design chama atenção

Com relação ao design não há nenhum tipo de surpresas. O modelo se manteve fiel ao protótipo conceito que foi apresentado no ano passado. A Nissan cumpriu a promessa de não fazer nenhum tipo de alteração. 

Na parte frontal a grade chama atenção por conta das entradas de ar verticais. Os faróis são estreitos como um esquema de luz único e interessante que chama bastante atenção pela harmonia e beleza. 

O perfil lateral possui linhas retas e fluídas que aos olhos mais atentos podem remeter às do novo Hyundai Tucson

ARiya
Nissan Ariya é simples e contemporâneo ao mesmo tempo

As maçanetas seguem a cor da lataria dando um toque suave e linear ao modelo e as rodas que podem ser aro 19’’ ou 20’’ foram desenhadas para fornecer melhor desempenho aerodinâmico e aproveitar ao máximo toda a energia elétrica. 

E na traseira o Ariya seguiu a moda do momento com as lanternas laterais interligadas por uma faixa contínua também com luzes de freio por toda a tampa do porta-malas. 

Falando de maneira generalista o Ariya é charmoso e bonito ao mesmo tempo conseguindo unir contemporaneidade com modernidade. De modo particular vai ser difícil encontrar críticos ao design do modelo. 

ANÚNCIOS

Interior futurista

Quando ainda era um protótipo a cabina do Ariya ainda não tinha sido revelada. 

Agora podemos ver a cabine do modelo que conta com um visual bastante futurista como não poderia deixar de ser. 

O ponto que mais chama atenção é o painel que é preenchido por duas telas que contém um sistema de entretenimento e um quadro de instrumentos. Cada uma possui 12,3 polegadas. 

Interior
Interior futurista agrada

Há poucos botões e as funções são em sua maioria configuradas na tela ou por comandos de voz . De acordo com a fabricante componentes do volante e seções do console são inspirados no modelo-conceito.

Outro ponto de destaque são os bancos que contam com a tecnologia “gravidade zero” capaz de promover mais conforto e melhores ajustes. O porta-malas também agrada e possui capacidade 467 e 413 litros dependendo da versão escolhida. 

ANÚNCIOS

Tecnologia é ponto alto

E como não poderia deixar de ser a tecnologia é um dos pontos mais altos do SUV elétrico. 

Além de ser o primeiro modelo com propulsão elétrica o Nissan Ariya tem como objetivo ser uma vitrine das tecnologias mais recentes da montadora nipônica. 

Assim o SUV eletrificado conta com tecnologias específicas como a Nissan Intelligent Mobility. Um sistema de assistência ao motorista e ao co-piloto. 

Além disso uma atração muito esperada é o e-Pedal: Sistema que permite ao motorista iniciar o motor, acelerar e frear usando apenas o pedal do acelerador. 

Outro item tecnológico e de série na linha Ariya é o sistema Nissan Safety Shield 360.

Tecnologia
Tecnologia do Ariya surpreende

Esse sistema é um conjunto de tecnologias voltadas à segurança que inclui frenagem de emergência automática com detecção de pedestres e frenagem de freio traseiro, alerta de saída da pista, alerta de ponto cego, alerta de tráfego traseiro e assistente de farol alto. 

O sistema também conta com um alerta de colisão frontal inteligente com uma série de outras funcionalidades. E não acaba por aí!

Há uma interface que permite aos clientes usarem a voz para ajustar configurações do carro e o Ariya conta com a assistente Alexa da Amazon para ajudar os clientes a organizar as tarefas durante o percurso. 

E como já era de se esperar a conexão com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay também se faz disponível.

Por fim um dos maiores destaques do modelo é o Pro Pilot Remote Park. Trata-se de um sistema que permite ao motorista fazer manobras de estacionamento de fora do carro. 

ANÚNCIOS

Dois sistemas de propulsão

O Nissan Ariya conta com duas opções diferentes de propulsão que podem ser escolhidas pelos clientes. 

A primeira conta apenas com um motor elétrico e tração dianteira. Essa configuração entrega 217 cavalos de potência com o torque de 30,5 kgfm.

nissan
Há duas opções de "motorização"

 A segunda dispõe de dois motores elétricos um em cada eixo, fornecendo tração integral ao conjunto com 294 cavalos de potência junto a um torque de 61,2 kgfm. 

Em ambos os casos existem também duas opções para o conjunto de baterias. A primeira possui 63 kWh de capacidade. Já a segunda conta com capacidade de 87 kWh. 

ANÚNCIOS

Autonomia

Sempre que falamos de veículos elétricos a maior preocupação de muita gente é a autonomia. 

De acordo com números divulgados após testes privados da própria montadora japonesa a autonomia do Ariya é de 450 quilômetros para a versão com um motor e 610 quilômetros para a versão com dois motores. 

Na configuração mais potente o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,1 segundos e atinge velocidade máxima de 200 km/h. 

O peso do modelo varia entre 1.800 kg e 2.300 kg dependendo da configuração escolhida pelo comprador. 

ANÚNCIOS

Nissan Ariya preços e chegada ao Brasil

Quando apresentamos qualquer tipo de novidade um item esperado por todos é o preço. 

A Nissan anunciou que o modelo vai partir de US$ 40 mil. Em conversão direta o valor do elétrico estaria na faixa dos R$ 250 mil. No entanto a montadora ainda não se pronunciou quanto à vinda do modelo para o Brasil. 

Se levarmos em consideração a expansão do setor automotivo elétrico mesmo que de forma tímida por aqui, as possibilidades do Ariya desembarcar por aqui são grandes. 

ANÚNCIOS

Conclusão

Na busca por opções mais sustentáveis em termos de poluição e emissão de carbono os elétricos vêm se destacando. 

Em termos globais a onda elétrica deve em um primeiro momento dominar a Europa que inclusive já ultrapassou a China em número de vendas de veículos eletrificados por conta de subsídios. 

Em países onde a exploração e refino de petróleo ainda é grande as tecnologias que devem dominar o mercado em um futuro próximo são: Os combustíveis sintéticos, também conhecidos como E-Fuel ou veículos híbridos. 

Bateria
Futuro será diferente

O setor automotivo está passando por profundas mudanças e quem não se adaptar certamente ficará para trás. 

Agora queremos sua opinião. O que achou do Nissan Ariya? Gostou do modelo? Teria um? Deixe um comentário com suas impressões sobre o novo SUV elétrico da montadora japonesa. 

E já que estamos falando de um SUV elétrico que tal conhecer outro modelo eletrificado e poderoso? Estamos falando do Volkswagen ID.4. 

Para conhecer o veículo elétrico que já foi confirmado para o mercado brasileiro é só clicar no botão abaixo!

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta