Listas

Maserati MC20: Saiba tudo sobre o veículo que também vem ao Brasil

Saiba tudo sobre o novo Maserati MC20 superesportivo da marca italiana que confirmou que vem ao Brasil. Os números são incríveis!

Anúncios

por Murilo C.

17/10/2020 | Atualizado em 19/10/2020

Maserati MC20 vem direto da Itália

O Maserati MC20 foi apresentado recentemente e tem uma dura missão pela frente: suceder o MC12.

Em 2004, a montadora italiana marcou seu regresso às competições com o lançamento na época do MC12 e colocou ponto final em sua ausência que já perdurava 37 anos. 

Maserati MC20

Entre os anos de 2004 e 2010 a Maserati competiu no campeonato internacional de protótipos o FIA GT conquistando 22 vitórias.

Dessas glórias, três foram nas 24 horas de Spa disputadas na desafiadora pista belga. Nesses 6 anos,14 campeonatos foram conquistados incluindo construtores, equipes e pilotos. 

Agora em 2020 a marca volta com um novo bólido cuja sigla MC faz referência à Maserati Corse  que pode ser traduzido para o português como Maserati de corrida. 

Se você se amarra em superesportivos, então não pode perder o artigo de hoje. Bora conferir?

Anúncios

Maserati MC20: O início de uma nova era

A Maserati tem como berço a bela cidade italiana de Modena e o fato de ser bem nascida dá a ela uma missão um tanto quanto árdua. 

A montadora italiana hoje faz parte do Grupo Stellantis – que nasceu de uma fusão da FCA e da PSA. A intenção do novo grupo e dar atenção especial a todas as marcas envolvidas nessa união. 

Assim a missão do Maserati MC20 é dar início a uma era para todas as marca e recuperar o espaço perdido para concorrentes tanto nas ruas quanto nas pistas de corridas. 

Motorização

O motor do MC20 é um biturbo 3.0 V6 desenvolvido pela própria Maserati e é capaz de alcançar 630 cavalos junto a um incrível torque de de 74,4 kgfm. 

Essa unidade de potência é dotada ainda de tecnologia de Fórmula 1 com um sistema de injeção dupla e combustão pré-câmara o que permite ganhos extras de potência. 

Design Maserati MC20
Maserati MC20 tem motor inédito e design computarizado

Acoplado a esse motor especial está uma transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades que envia potência para as rodas traseiras através de um diferencial de deslizamento limitado. 

Com todo esse aparato tecnológico o MC 20 atinge os 100 km/h em 2,9 segundos e consegue alcançar incríveis 325 km/h de velocidade máxima. 

Anúncios

Design computadorizado

Como muitos sabem um veículo esportivo não é feito apenas de motor. A aerodinâmica também tem grande influência quando o assunto é performance. 

Sendo assim o design e a aerodinâmica do Maserati MC20 foram desenvolvidos e aperfeiçoados por meio de muito trabalho. 

A equipe de projetistas realizou mais de mil simulações de computador no túnel de vento da Dallara – Empresa também italiana e construtora de carros de competição para as mais diversas categorias entre elas Fórmula 1 e Fórmula Indy. 

Com todo esse trabalho de simulação o MC20 possui um coeficiente de arrasto menor do que 0,38 o que lhe confere maior estabilidade e carregamento de velocidade sem nenhum tipo de perda. 

Alto poder de aderência

Além de todo o poder aerodinâmico outro item que chama atenção no MC20 é o seu alto poder de aderência.

O modelo dispõe de linhas fluídas sem nenhum tipo de apêndice móvel e com um pequeno spoiler. Tudo isso foi pensado para melhorar o downforce.

A suspensão possui amortecedores ajustáveis o que dá ao veículo um alto poder de aderência. O Maserati MC20 literalmente gruda no chão. 

Tão importante num esportivo quanto o poder de aceleração é a capacidade de frenagem. Logo o modelo possui freios Brembo com discos carbo-cerâmicos de 390 mm de diâmetro nas rodas dianteiras e 360 mm nas traseiras com triângulos duplos nos dois eixos. 

Relação peso x potência

O peso de 1468 kg e a potência de 630 cavalos fazem do modelo um carro com excelente relação peso x potência o valor exato é de 2,33 kg para cada cavalo. 

Aderência
Aderência e relação peso x potência são destaques positivos

Esse índice só é possível graças a utilização de material de boa qualidade como a fibra de carbono conhecida pelo seu baixo peso e alto poder de resistência. 

Dimensões

Com espaço para apenas dois ocupantes o MC20 é considerado um coupé. O superesportivo possui 4.660 mm de comprimento, 1.965 mm de largura, 1.221 mm de altura e 2.700 mm de distância entre-eixos. 

O modelo possui dois porta-malas: Um na parte dianteira e outro na parte traseira. Ambos somam ao todo apenas 150 litros de capacidade 

Minimalismo interno

O interior do modelo possui um minimalismo pouco usual para um carro esportivo e de luxo

As principais funções estão agrupadas na tela da central de multimídia de 10 polegadas ou então no próprio volante que reúne botões de partida do motor e controle de largada. 

Interior
Interior é minimalista e refinado

Por fim no console há um botão giratório cuja função é permitir a seleção dos cinco modos de condução que são: 

  • Wet: Pista molhada;
  • GT;
  • Sport;
  • Corsa;
  • ESC Off: controle de tração e estabilidade desativado. 

E como não poderia deixar de ser por ser um Maserati as portas do MC20 abrem para cima!

Versão híbrida e elétrica são esperadas

E seguindo a tendência do setor automotivo mundial além da versão apenas à combustão o MC 20 estará disponível também em uma versão híbrida e outra 100% elétrica. 

De acordo com a montadora a futura versão elétrica vai acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e tem velocidade máxima de 310 km/h. O MC20 elétrico tem autonomia para rodar 323 quilômetros. 

A Maserati ainda não divulgou nenhum tipo de informação extra sobre as especificações da versão híbrida do superesportivo. 

Maserati MC 20 Preço 

Nesse momento você deve estar se perguntando: Ok, mas e aí…Qual é o preço do Maserati MC 20?

Como era de se esperar esse é um modelo exclusivo e para pouco. O valor do superesportivo foi anunciado pela bagatela de US$ 210 mil, aproximadamente R$ 1,2 milhão. 

A montadora já confirmou que o veículo estará disponível para venda no Brasil. 

Conclusão

Superesportivos são o sonho de consumo de muitas pessoas no entanto são veículos destinados a um público um tanto quanto exclusivo. 

Além disso por conta de seus detalhes de produção não é absurdo algum afirmar que o MC20 é um carro de corrida. Assim seu uso em vias urbanas e até mesmo em estradas deve ser feito de maneira comedida. 

Frontal
Versões híbrida e elétrica também são esperados

Dessa maneira se você está pensando em comprar um exemplar é importante levar em consideração a necessidade de participar de trackdays. Afinal só em uma pista de corrida será possível extrair todo o potencial dessa verdadeira joia sobre roda. 

E você? O que achou do Maserati MC20? Gostou? Não gostou? Teria um exemplar na garagem? Tem algum outro modelo superesportivo do qual você gostaria de saber mais um pouco? Deixe um comentário pra gente. Sua participação é muito importante. 

E depois de falar de um superesportivo que tal conhecer outro? 

Para isso é só acessar o nosso link abaixo e saber tudo sobre o Lamborghini Essenza SCV12 um esportivo proibido para as ruas. 

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Revisado por

Luiza Lamas

Editor(a) sênior

Em Alta

content

Comprar e vender na Carflix: Conheça os passos para um bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Comprar e vender na Carflix: Conheça os passos para um bom negócio

Continue lendo
content

Vantagens da Bradesco Seguro Auto: Conheça os pontos positivos

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Vantagens da Bradesco Seguro Auto: Conheça os pontos positivos

Continue lendo
content

Carros de leilão: Vale a pena comprar? Aprenda a fazer bom negócio

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Carros de leilão: Vale a pena comprar? Aprenda a fazer bom negócio

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Seguro auto Porto Seguro: O que você precisa saber

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Seguro auto Porto Seguro: O que você precisa saber

Continue lendo
content

Você pode fazer isso pelo seu carro se ele estiver parado na quarentena!

Manter seu veículo parado sem nenhum tipo de cuidado durante o período de isolamento, pode causar problemas. Aprenda a cuidar do carro parado na quarentena

Continue lendo
content

Compra e venda em leilão veicular: 4 dicas certeiras para lucrar

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Compra e venda em leilão veicular: 4 dicas certeiras para lucrar

Continue lendo