Listas

Prós e contras do Toyota Yaris: Saiba na prática como é ter um modelo

Descubra quais são os prós e contras do Toyota Yaris e saiba como é ser proprietário de um exemplar.

Por

Murilo C. 

| Publicado em

ANÚNCIOS

Conheça os prós e contras do Toyota Yaris

Muitos são os carros que mexem com o imaginário de muita gente entretanto antes de comprar um exemplar algo muito positivo de ser feito conhecer seus pontos positivos e negativos. Assim separamos no artigo de hoje os prós e contras do Toyota Yaris

Prós e contras do Toyota Yaris

Se você tem em mente comprar um exemplar mas deseja saber como é ser dono de um Yaris confira nosso artigo mostrando tudo sobre o modelo. 

ANÚNCIOS

Conheça todos os prós e contras do Toyota Yaris

Saiba agora quais são os pontos positivos e negativos de se ter um Toyota Yaris na garagem de sua sua casa. 

ANÚNCIOS

Pró: Possibilidade de dois segmentos

O primeiro ponto positivo a ser levado em consideração sobre o Toyota Yaris é que o modelo abrange dois segmentos ao mesmo tempo. 

Dessa maneira o modelo é uma boa opção para quem busca tanto uma opção hatch quanto uma opção sedan. 

ANÚNCIOS

Pró: Acabamento

O acabamento do Toyota Yaris é um item de grande importância que deve ser levado em consideração na hora de fechar negócio

As peças plásticas são mais resistentes e apresentam qualidade muito superior à maioria dos seus concorrentes como é o caso do VW Polo ou do Chevrolet Onix. 

Acabamento refinado
Acabamento do Yaris é refinado

A qualidade refinada se faz presente em todos as versões do modelo algo que deve ser levado em consideração. Afinal com o passar dos anos veículos com acabamentos não tão refinados tendem a fazer barulho, trazendo poluição sonora e reduzindo o conforto à bordo. 

ANÚNCIOS

Pró: Conforto e espaço interno

Nas linhas de montagem da Toyota o Yaris é apelidado de pequeno Corolla

Trata-se de uma brincadeira com extremo senso de verdade com seu irmão mais velho por conta do conforto e espaço e interno que o modelo possui. 

Embora o modelo seja mais básico e mais acessível o conforto aliado ao espaço interno são surpreendentes. 

Tanto o Toyota Yaris hatch quanto o sedan que são montados sob a mesma plataforma possuem espaço de sobra e conseguem levar 5 ocupantes de maneira totalmente confortável. 

Conforto
Conforto e espaço interno são destaques positivos

Os passageiros que viajam nos bancos traseiros dificilmente relatam aperto ou desconforto. Trata-se de uma ótima para servir como carro de família ou até mesmo para solteiros com muitos amigos. 

ANÚNCIOS

Pró: Segurança

Dando continuidade à nossa lista de prós e contras do Toyota Yaris temos outro ponto bastante positivo e que não deve ser deixado de lado em momento: A segurança. 

As duas versões do Yaris são equipadas com dispositivos de segurança como controle de estabilidade e tração além de dispositivo para partidas em aclives. 

Além disso, o modelo conta com sensores de escuridão que acendem os faróis em casos de escuridão. 

Por fim é importante ressaltar e exaltar que o modelo conta com 7 airbags ao todo. Proporcionando segurança a todos os ocupantes. 

ANÚNCIOS

Pró: Porta-malas espaçoso

O Porta-malas espaçoso é um ponto muito positivo encontrado em ambas as versões do Yaris. Algo surpreendentemente positivo já na versão hatch que conta com um porta-malas de 310 litros. 

Além disso é importante ressaltar que os bancos podem ser rebatidos aumentando ainda mais a capacidade de carga. 

Já no modelo sedan a capacidade do porta-malas sobre para 473 litros no total. Assim aliado com a grande capacidade de espaço interno e um grande porta-malas o Yaris é uma ótima opção para carregar malas, tralhas e demais bugigangas. 

ANÚNCIOS

Pró: Consumo

Outro ponto positivo que chama muita atenção no Toyota Yaris é o consumo do modelo tanto na categoria hatch quanto na categoria sedan. 

As duas opções de motor e duas opções de câmbio não destoam entre si. Algo que também vale a pena elencar. 

De maneira geral com ambos os motores e com as duas carrocerias diferentes o Yaris tem uma média de 10 km/L tanto com gasolina quanto com etanol nas cidades. 

Câmbio
Mesmo com câmbio automático consumo é positivo

Já quando colocado na estrada essa média aumenta. Com etanol as médias do Yaris ficam em torno de 12  km/L e com gasolina o exemplar alcança médias muito próximas dos 15 km/L. 

ANÚNCIOS

Pró: Garantia

Quando falamos em garantia quanto mais tempo melhor não é mesmo? 

A garantia é um dos pontos mais positivos que devem ser levados em consideração por quem está pensando em comprar um Yaris. 

Hoje a Toyota oferece uma garantia de 5 anos livre de quilometragem. Dessa maneira é possível comprar exemplares usados e que ainda estejam dentro da garantia de fábrica. 

Entretanto algo precisa ser dito sobre a garantia: Ela é muito difícil de ser utilizada. Isso se dá pelo simples fato dos veículos da Toyota terem uma mecânica pra lá de apurada. 

Como se sabe os carros japoneses são bem quistos no Brasil por conta de sua durabilidade e confiança em termos de mecânica. 

ANÚNCIOS

Contra: Dirigibilidade

Quando se lê sobre o Toyota Yaris um item que chama muita atenção é a direção eletroassistida. 

Em um primeiro momento ela parece ser um item bacana e melhora a questão da dirigibilidade. Mas isso infelizmente não é sentido na prática. 

Mesmo com diferentes modificações a Toyota ainda não achou um meio termo de calibragem para esse tipo de direção. 

Volante
Dirigibilidade deixa a desejar

Quando o veículo está em alta velocidade a direção é até mais firme do que deveria e quando no trânsito em baixa velocidade a sensação que se tem é que o volante está solto. 

Ambas as situações afetam diretamente a dirigibilidade e passam uma menor sensação de segurança. Sendo vista infelizmente como um ponto negativo na nossa lista de prós e contras do Toyota Yaris. 

ANÚNCIOS

Contra: Projeto antigo

O Toyota Yaris demorou para chegar até o Brasil. A geração que atualmente circula em nossas ruas e estradas foi lançada na Ásia em 2013. Ou seja, o modelo muito provavelmente está prestes a mudar de geração no mercado asiático e o mesmo não deve ocorrer por aqui. 

Embora a casca seja bonita e até mesmo atrativa é importante lembrar que sob o capô o Yaris já um pouco antigo. 

Atualmente a plataforma utilizada é a EFC do Etios que foi desenvolvida exclusivamente para mercados emergentes. 

Trata-se de uma arquitetura que está aí desde 2010 quando o modelo foi lançado no mercado asiático. 

Outro ponto prometido pela Toyota asiática é uma nova motorização. Embora os motores brasileiros sejam atuais e extremamente funcionais é muito provável que em breve novas unidades de potência sejam desenvolvidas. 

Inclusive versões híbridas já são dadas como certa, inclusive no Brasil e isso já pode ocorrer a partir de 2021. 

ANÚNCIOS

Conclusão

Como já foi colocado não existe nenhum modelo que seja considerado 100% em termos de itens positivos e negativos e o Toyota Yaris não seria nenhuma exceção à essa regra. 

Agora que você já conheceu todos os prós e contras do Toyota Yaris provavelmente já está inclinado a comprar ou um não modelo não é mesmo?

Assim se você está pensando em comprar um modelo seja ele usado ou zero km então nossa dica é que você clique no botão a seguir para conferir as melhores dicas de como fazer um bom negócio. 

ANÚNCIOS
ANÚNCIOS

Em Alta