Leilão de Carros

Leilão de sucata: Descubra como ganhar dinheiro com essa modalidade

Saiba tudo sobre leilão de sucata: Uma ótima oportunidade para encontrar aquela peça ou ganhar dinheiro com reciclagem!

Anúncios

Leilão de sucata é um negócio lucrativo

Como muita gente sabe, por meio de leilões é possível comprar motos, carros, vans, casas, apartamentos e muitos outros objetos por valores até 70% mais baixos do que realmente valem. Além disso, existe outra modalidade de leilão, responsável por guardar bens e uma série de vantagens aos participantes e compradores: estamos falando do leilão de sucata. 

image
Participar de leilão de sucatas

Participar de leilão de sucata

Descubra como e onde participar de leilão de sucata e levantar uma bela grana!

Você deve estar pensando:

Esse pessoal do Senhor Carros ficou louco, como assim leilão de sucatas?

Pois é. Embora em um primeiro momento pareça algo totalmente louco, o leilão de sucata pode ser uma verdadeira mina de ouro. 

Muita gente não sabe, mas o que o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro define como sucata, é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro ou até mesmo economizar em autopeças. 

Ficou curioso?

Nesse artigo vamos te mostrar do que se trata essa modalidade de leilão, quais são as vantagens oferecidas e como você pode participar. 

Tá buscando uma peça que não encontra ou quer levantar uma grana extra? É hora de olhar para os leilões que vendem “sucatas”. 

Anúncios

O que é um leilão de sucata?

De acordo com o primeiro parágrafo do artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, sucata é todo o veículo automotor recolhido que não esteja apto a trafegar, seja por conta de avaria grave ou por falta de peças. 

Nesse caso, o que os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) de todo o país fazem com esse tipo de veículos considerados como sucatas que se acumulam em seus pátios?

Isso mesmo, leiloam todos eles! 

De onde vem os veículos em um leilão de sucata?

Carros, motos, caminhões vans que são colocados em leilão anualmente pelo Detran de todo o país são apreendidos basicamente nas seguintes situações:

  • Infrações;
  • Acidentes;
  • Abandono. 

De acordo com o mesmo artigo do Código de Trânsito Brasileiro, qualquer veículo recolhido para as dependências do Detran e não reclamado em um prazo de até 60 dias está sujeito a avaliação para ser levado a leilão. 

O Objetivo de um leilão de sucata é tanto desocupar o pátio do órgão estadual, quanto saldar débitos do antigo proprietário.

Nessas situações, os débitos são parcelas de financiamento e IPVA atrasados, multas e outras despesas relacionadas. 

Anúncios

A principal regra de um leilão de sucata

Como você pode perceber, está mais do que claro, que o artigo da lei determina que um veículo sucateado não pode trafegar, correto?

Isso constitui infração gravíssima, até mesmo após reconstruir todo e qualquer veículo considerado sucata, sob penas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. 

Assim, a única ação permitida é aproveitar as partes do veículo, que podem inclusive estar em ÓTIMO estado de conservação. 

Como ganhar dinheiro como um leilão de sucata

Existem duas maneiras diferentes de ganhar dinheiro com um leilão de sucata. 

A primeira forma de conseguir levantar uma grana é revendendo partes do carro para ferros velhos ou ecopontos que reciclam os mais variados tipos de materiais. 

E a segunda maneira se dá por meio da retirada e comércio de peças de veículos que estejam em bom estado de conservação. 

Vamos te ensinar agora como lucrar com essas duas maneiras. 

Vendendo carro como sucata de ferro

A sucata de ferro é na verdade todo tipo de material que contém ferro e aço carbono solto ou em fardos, como sólidos, laminados e fundidos, tubos, barras, limalhas e cavacos, bobinas ou chapas. 

Sucata de ferro é dinheiro garantido!
Sucata de ferro é dinheiro garantido!

Automóveis também podem ser considerados um tipo de sucata de ferro, com bastante material, inclusive. 

Carros comprados em leilões de sucata podem substituir o aço em várias aplicações. 

Passando o carro para frente como sucata de alumínio

O alumínio é considerado hoje um material macio e maleável quando está puro. 

No entanto, ele pode ter a sua dureza aumentada por endurecedores. Esse material é resultado de trabalhos feitos em grande número com ligas. 

Os elementos utilizados nessas ligas normalmente são cobre, magnésio e silício. 

Embora pouca gente saiba, é muito comum que os veículos possuam grandes quantidades de alumínio em sua composição, seja puro ou então fundido a outras ligas. 

Uma forma certeira de ganhar dinheiro em um leilão de sucata. 

Comercializando o carro como sucata de metal

Também conhecida como sucata de letão, trata-se de todo tipo de material, cujos principais elementos são cobre e zinco. 

De modo comum, o zinco aparece em uma menor proporção e por ser bastante maleável e resistentes, o material é considerado fácil de ser utilizado e trabalhado. 

É muito utilizado para a fabricação de objetos como alfinetes, parafusos e arames e agora na pandemia tem sido cada vez mais procurado. 

É um dinheiro fácil e certeiro, é comprar o carro de sucata e revender. 

Negociando o carro como como sucata de ferro cavado

O ferro cavado é um tipo de sucata feita com material composto por alto carbono, que geralmente é gerado por um processo realizado na fabricação do ferro fundido. 

Essa sucata é muito produzida pela indústria automotiva que usa ferro com baixo teor de óleo e isentos de impureza. 

Trata-se de um metal bastante procurado e muito reaproveitado. Mais uma venda certeira em ferros velhos e ecopontos. 

Retirada e revenda de peças

E a segunda forma de garantir um bom dinheiro com leilão de sucata se dá por meio da revenda de peças retiradas desses veículos.

Como citamos, existem muitos veículos que são considerados como sucatas, mas que na verdade estão em ótimo estado de conservação. 

Retirada de peças é dinheiro mais que garantido
Retirada de peças é dinheiro mais que garantido

Nesses casos é possível comercializar desde pequenas peças exclusivas de cada modelo, como peças maiores que são utilizadas em um ou mais exemplares de uma mesma marca, como é o caso de câmbio, cabeçotes e até mesmo portas, por exemplo. 

Diferente do que muitos acreditam e até mesmo pregam por aí, leilões de sucata são altamente lucrativos. 

Se você está pensando em mudar de ramo ou procura uma segunda renda, agora já sabe onde investir seu tempo e dinheiro. 

Cuidados ao participar de um leilão de sucatas

Não é porque é chamado de sucata, que não se deve ter cuidado antes de participar e até mesmo dar um lance nesse tipo de leilão. 

Afinal, não estamos falando de comprar apenas ferro velho. 

Assim, separamos alguns cuidados que devem ser tomados por quem quer levantar dinheiro em leilões desse tipo. 

Os principais cuidados são:

Leia de maneira atenta e cuidadosa o edital do leilão;

Durante a vistoria, realize uma avaliação bastante apurada do estado do veículo sucateado, pois se você arrematar é exatamente isso que você vai levar;

Se possível busque um mecânico especialista de confiança para te acompanhar na vistoria;

Busque uma empresa credenciada e de confiança para comprar a “sucata”.

Como já te mostramos algumas vezes, novamente os leilões se mostram como uma excelente oportunidade de investimento, até mesmo quando falamos de comprar sucata. 

Mas é preciso concordar que, esse nome é um tanto inadequado, já que além de ganhar com diferentes tipos de metais presentes em um carro, é possível encontrar peças de ótima qualidade, em ótimo estado de conservação por valores extremamente baixos. 

Conclusão

Depois de descobrir como ganhar dinheiro com essa modalidade de leilão, certamente está se questionando:

Como participar e onde encontrar um leilão de sucata de confiança para participar?

Como sempre fazemos, nosso objetivo é te ajudar de todas as maneiras quando o assunto são carros. 

Assim, mantendo nosso auxílio, criamos um artigo onde mostramos os principais passos para participar e onde encontrar leilões de sucata seguros. 

Para saber mais, é só clicar abaixo!

Participar de leilão de sucatas

Participar de leilão de sucata

Descubra como e onde participar de leilão de sucata e levantar uma bela grana!

Sobre o autor

Murilo C.

Redator especialista em carros, se identifica com conteúdos relacionados a lançamentos e análises de veículos e acredita que compartilhar conhecimento na área ajuda todos a tomarem melhores decisões em busca do veículo ideal para cada tipo de perfil.

Em Alta

content

De despercebida à liderança de vendas: A evolução da Fiat Strada!

De despercebida à liderança de vendas: Conheça toda a história e evolução da Fiat Strada, líder de vendas do segmento há anos!

Continue lendo
content

Como e onde arrematar carro em leilão: Saiba tudo sobre o assunto

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Como e onde arrematar carro em leilão: Saiba tudo sobre o assunto

Continue lendo
content

Chevrolet Tracker 2020: Rumo à liderança do segmento

Chevrolet Tracker 2020 deseja se tornar líder da categoria de SUV. Confira todas as específicações daquele que é considerado o modelo do ano da GM

Continue lendo

Artigos

As 29 SUVs para evitar de qualquer maneira

Estes SUVs chamam atenção com seu acabamento externo. Mas, hoje, o Senhor Carros mostrará a você os piores carros do segmento de SUVs , confira!

Já teve o sonho de ter um SUV do ano ou qualquer outro utilitário esportivo? Normalmente estes belos carros chamam atenção com seu acabamento externo, talvez nem possa imaginar que talvez um utilitário seja um dos piores carros do mercado. Mas, hoje, o Senhor Carros mostrará a você as 30 SUV’s para evitar de qualquer maneira, confira! 

É importante ressaltar que fizemos nossa análise baseada em alguns tópicos segmentados, que são eles: o sistema de etiquetagem do Inmetro, o custo do veículo, consumo e os veículos em queda no mercado.

Nem todos aqui são necessariamente para “se evitar”, depende do perfil do consumidor, são diversos fatores que fazem um consumidor evitar um veículo, e apenas ressaltamos alguns deles. 

Agora fique com o artigo e veja os 30 SUVs para evitar de qualquer maneira! 

29 – Ford Ecosport

Iniciamos com o Ecosport, um SUV bastante conhecido que já deixou a desejar em algumas de suas versões, como a Run Flat. Mas, as versões Titanium e Storm 4WD superaram os piores carros SUVs desta vez. O consumo dos dois é ridiculamente baixo, fazendo máximos de 6 km/l na cidade, e mesmo com etanol continua sendo baixo comparado a outros carros.

28 – Hyundai Tucson 

Outro que também entra em nossa lista por causa de consumo é o Hyundai Tucson. Muitos proprietários dizem que este fator não tem problema porque comparando os gastos, pode valer a pena, de acordo com alguns relatos, ele parece ser um carro muito resistente, por isso o fato dele beber demais não incomoda alguns, mas não deixa de ser um dos piores carros SUVS, para alguns consumidores.

27 – Jeep Renegade 

Assim como os anteriores, Ecosport e Tucson, o Renegade também entra devido a consumo. O curioso é que ele é um dos SUVs mais vendidos no mercado. Ele tem um custo caro, seu preço também é salgado e como já foi dito, seu consumo não é lá essas coisas, mas ele ainda sim é um carro bom, pelo menos para quem pode tê-ló e mantê-lo, mas sobre os tópicos que abordamos, ele é um dos piores carros do mercado.

26 – Jeep Compass 

A Jeep domina as vendas dos SUVs, com seus dois carros chefes, Renegade e Compass. Mas, para alguns, eles são inacessíveis e caros. O consumo do Compass é inferior a 9 km/l na cidade e este é um dos fatores que fazem alguns encaixarem o veículo entre os piores carros do mercado, mas isso não impede ele de liderar as vendas.

25 – Renault Captur 

Os carros da Renault tem um charme único da marca, e talvez este seja um dos principais motivos que eles vendem o suficiente para se manterem no mercado. Entretanto, uma boa parte deles tem uma coisa em comum que assusta possíveis compradores, que é o seu preço. No caso do Captur, ele entra em nossa lista dos piores carros SUVs porque ele é muito caro, e comparando outros modelos do mesmo valor, talvez não vale a pena adquirir o Captur.

24 – Renault Duster

Diferentemente do Renault Captur, o Duster até que tem um preço acessível, por isso é bem nítido ver ele forte nas vias urbanas. Porém, o seu problema é o consumo, o Renault Duster faz 8,0 km/litro na cidade e 10,0 km/litro na estrada. Comparando os gastos gerais, talvez ele não seja um dos piores carros do Brasil, mas no quesito consumo, deixou a desejar.

23 – Hyundai Santa Fé

O Hyundai Santa Fé é um carro lindo, atraente, chamativo. Mas, ressaltando os tópicos abordados, ele se encaixa entre os piores carros do segmento de utilitários pelos seus gastos, que pesam no bolso. Só o consumo dele é de 7 km/litro, então é possível imaginar um bom gasto com combustível deste veículo.

22 – Hyundai Creta

Um dos principais motivos que levam os consumidores a adquirirem um utilitário esporte é o seu espaço interno, é possível imaginar que o porta-malas de um SUV seja tão grande quanto o próprio carro, mas não é o caso do Creta, além de ter um consumo parcialmente razoável, seu porta-malas comporta pouco superior a 400 litros, o que pode ser bom para uns, e ruim para outros.

21 – Audi Q3 

O primeiro da Audi em nossa lista e, normalmente os carros da Audi são muito bem aclamados e homenageados por muitos. Mas, pelos tópicos abordados, ele entra para os piores carros do segmento utilitário esportivo devido ao seu consumo baixo, ou para alguns, adequado. O Audi Q3 faz 8 km/litro na cidade e 10,6 km/litro na estrada.

20 – Honda WR-V

O Honda WR-V de fato é um bom veículo, ele não entra entre os piores carros do segmento por diversas qualidades, mas para alguns ele deixa a desejar em alguns aspectos, e um dos principais é a sua queda no mercado, nos últimos anos ele caiu no ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil, e para aqueles que querem comprar os que estão no topo isso pode ser um problema, porém, isso não impede ele de ter boas vendas e um dia voltar ao pódio.

19 – Fiat Doblò

O famoso “carro para trabalhar” entra em nossa lista com o poder de ganhar entre os piores carros deste segmento. O carro já foi e ainda é muito criticado por diversos motivos. A proposta da Fiat é boa, ele realmente é um ótimo carro para trabalhar, mas seu preço é exorbitante, sem qualquer hipótese de encarar seus concorrentes, por isso ele está entre os carros mais caros do Brasil.

18 – Chevrolet Tracker

Normalmente julgamos que um utilitário esportivo tenha um imenso porta-malas, mas o Chevrolet Tracker tem um dos menores porta-malas entre os SUVs apresentados aqui, além de ter um preço bem salgado comparado a outros modelos deste segmento. Seu porta-malas comporta apenas 306 litros, o que é muito pequeno para um carro GM desse suporte.

17 – Kia Sorento

O primeiro carro da Kia entra em nossa lista por causa de seus gastos. Seu consumo na cidade geral, em suas versões, variam entre 6,5 a 7,5 km/litro, o que é um problema, além de ser bem caro de cuidar e manter um veículo deste suporte, o Kia Sorento também não teve boa nota no sistema de etiquetagem, por estes motivos ele entra para lista dos piores carros do segmento de SUVs.

16 – Volkswagen T-Cross

O Volkswagen T-Cross é um utilitário esportivo que briga fortemente contra os concorrentes para ficar no topo das vendas, mas em comparação aos principais adversários, que são o Renegade e Compass, ambos da Jeep, o T-Cross tem uma desvantagem por ser muito caro, talvez o SUV mais caro do mercado.

15 – Toyota SW4

Este é um utilitário esportivo bastante conhecido da montadora Toyota. Ele entra em nossa por ser um dos mais gastões, para quem tem condições talvez não seja um problema. Porém, só de combustível ele pesa no bolso o mês inteiro, fazendo míseros 4,9 km/litro.

14 – BMW X5

O X5 é o quarto SUV da BMW a ser comercializado nacionalmente. Ele não está no topo das vendas e talvez nem seja um dos piores carros dessa lista, mas pelo fato de ser um carro vindo de fora, seus gastos aumentam, e os reparos podem ser bem caros, por isso é bom pensar antes de compra-lo. 

13 – Ford Edge

Assim como SW4, este utilitário esportivo também é um dos mais gastões, entrando para lista dos piores carros do segmento no quesito de gastos gerais e consumo, que é pouco superior a somente 7 km/litro na cidade.

12 –  Chery Tiggo 7

O motivo do Chery Tiggo 7 estar nesta lista são os mesmos que o X5 da BMW, a marca tem outros modelos no Brasil, como o famoso New Qq, mas como ele também é um carro importado, reparos e custos aumentam para o consumidor, o que pode ser um problema na briga do mercado de SUVs nacional.

11 – Lifan X60

A Lifan não é tão conhecida aqui no Brasil como é na Europa e em outros países. Seu modelo do segmento utilitário esportivo X60 é um carro muito atraente, mas tem que ter uma boa renda para mantê-lo, seus gastos gerais pesam, ainda mais que é um veículo fabricado fora do país, o que aumenta ainda mais os seus custos.

10 – Audi Q8

Este utilitário esportivo da Audi é muito conhecido lá fora, principalmente na Europa, é bem incomum não ver um SUV da Audi nas vias europeias, entretanto, ele ainda não se adaptou ao Brasil, com preço salgado e ainda vindo de fora, isso faz o consumidor coçar a cabeça, mas ele não deixa de ser um belo SUV e tem ótimos resultados lá fora.

9 – Toyota RAV4

Este é um excelente SUV da Toyota, um dos melhores, tem um ótimo mecanismo, excelentes detalhes e um belo design, mas nos últimos anos o Toyota RAV4 teve queda no mercado caindo no ranking dos SUVs.

8 – BMW X7

Outro veículo extremamente excelente, que igual ao Toyota RAV4, também teve queda no mercado, mas ele não deixa de ser um ótimo carro, é o X7 da BMW. O veículo é um ótimo utilitário esportivo que mesmo tendo queda, tem excelentes resultados.

7 – Citroën C4 Cactus

O Citroën C4 Cactus é uma proposta muito peculiar da marca francesa. Comparando a outros utilitários esportivos, o C4 entra para os piores carros talvez pelo seu preço, que pode chegar até $ 100.000 e pelo seu pequeno porta-malas de apenas 320 litros.

6 – Chery Tiggo X5

Outro que também tem reclamações com o porta-malas é o Chery Tiggo X5, pouco superior do C4 Cactus, beirando 340 litros, potencialmente nem chega a ser um problema grave, mas a marca não informa a capacidade de carga do veículo, e as caixas da roda prejudicam a acomodação. 

5 – Volvo XC60

O Volvo XC60 é um dos utilitários esportivos mais conhecidos do mercado, a marca é altamente reconhecida por este segmento, e ele é um excelente SUV, mas os preços para suas revisões são bem salgados, ultrapassando R$3.000.

4 – Volvo XC90

Outro da Volvo bastante conhecido no mercado é o XC90, um carro que é muito forte no comércio internacional, tem ótimas especificações e é perfeito para famílias, mas para quem deseja ter um veículo desse porte, é importante ficar ciente dos seus preços de revisão, que ultrapassam R$3.500.

3 – Jaguar I-Pace 

O Jaguar I-Pace é um carro elétrico, uma excelente proposta da Jaguar, com um ótimo acabamento externo é uma mecânica impecável. Pode parecer um sonho ter esse carro, por isso que ele entra em nossa lista, pelo fato dele ser de última geração, seu preço é bem alto e isso impede alguns de realizem tal desejo de ter o veículo, o que não é um problema para marca, mas para quem sonha, sim.

2 – Audi E-Tron

Assim como o I-Pace da Jaguar, o Audi E-Tron é um carro elétrico de última geração, com excelentes recursos e uma grande autonomia, os motivos dele estar nesta lista são os mesmos que o I-Pace, seu preço é inacessível para alguns, mas para quem pode tê-lo não é um problema.

1 – Honda HR-V

Talvez este seja o melhor SUV do mercado atual, considerado por muitos o mais seguro e confortável. Porém, considerando os tópicos que abordamos até aqui, talvez o único problema, que nem chega a ser um problema de fato, mas é para alguns, é sua queda no mercado nos últimos anos, que não foi tanta, ainda é um dos mais vendidos, mas caiu no ranking. Todavia, ele não deixa de ser um excelente utilitário esportivo.

Você também pode gostar

content

Combustível caro? Mitos e verdades sobre o GNV

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Combustível caro? Mitos e verdades sobre o GNV

Continue lendo
content

Como não cair no golpe do leilão falso

Confira dicas funcionais e certeiras de como não cair no golpe do falso leilão e garantir um carro de leilão de forma segura!

Continue lendo
content

Volkswagen Saveiro 2021: Saiba o que a picape tem a oferecer

Senhor Carros | Os melhores artigos sobre carros da internet! Volkswagen Saveiro 2021: Saiba o que a picape tem a oferecer

Continue lendo